sábado, 2 de outubro de 2010

Dia das eleições


Caríssimos irmãos e irmãs,

Dia três de outubro, recordamos que, num dia como esse, há 365 anos, na Capela de Cunhaú, acontecia o morticínio do Pe. André de Soveral e vários fiéis leigos que participavam da Santa Missa. Devido às eleições gerais que acontecem neste dia estivemos celebrando no domingo passado com grande festa o louvor a Deus por estes irmãos nossos que em nome da fé entregaram sua própria vida.

Hoje, estaremos voltados para eleger os nossos representantes tanto para o Executivo – Federal e Estadual – como para o Legislativo também Nacional (parte do Senado e os Deputados Federais) e Estadual. É preciso estarmos atentos. Temos nas mãos o poder de escolher como será o nosso destino nos próximos quatro anos. Precisamos olhar a realidade que estamos vivendo e projetar qual o futuro que desejamos viver.

Temos que buscar em nossa consciência quais os critérios cristãos para a escolha de quem será merecedor do nosso voto. Critérios que estão contidos na Cartilha lançada pela CNBB para as eleições deste ano: O Chão e o Horizonte.

Estamos diante de uma realidade que se apresenta preocupante. A economia produtivista e consumista que se acelera cada vez mais leva a uma crise ecológica com o aquecimento global, a rápida extinção de espécies, a perda de cobertura nativa (através do desmatamento), a desertificação dos oceanos, o esgotamento de reservas fósseis e a acumulação de lixo.
No Brasil, cerca de 100 mil pessoas formam um pequeno grupo de milionários, e pouco menos de 20 milhões de pessoas perfazem as chamadas classes “a” e “b”. Apresenta-se, porém, um crescimento considerável da classe “c” que movimenta o mercado interno por sua demanda de consumo.

Diante desse quadro, é preciso voltar os olhos para o futuro, de modo a não ficarmos presos ao hoje. Não podemos cair no extremo de transformar a eleição em um plebiscito pelo estado mínimo ou desenvolvimentista, nem no outro extremo que é buscar candidaturas que resolvam todas as grandes questões que enfrentamos.

Precisamos pensar nos pobres na hora de dar o nosso voto. A pobreza continua grande e é preciso buscar caminhos que produzam vida digna para todos. É preciso analisar se os nossos candidatos têm consciência ecológica e o desejo de buscar um outro modelo de desenvolvimento, voltado não para o lucro, e sim, para a vida, não para a produção ilimitada, mas para a humanidade, onde se produza aquilo de que precisamos sem destruir a terra.

Ao sair de casa, para depositar o seu voto, reflita se o seu candidato – ou candidata - alguma vez tratou do tema da dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus e da busca do bem comum.

Que Deus nos abençoe hoje e sempre.





Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

Fonte: Coluna Palavra do Arcebispo do Jornal A Ordem online, edição 3 de outubro, 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arcebispo de Natal envia nota à imprensa

A ARQUIDIOCESE DE NATAL vem a público reiterar a sua confiança e o seu compromisso com o SEMINÁRIO DE SÃO PEDRO, e, ao mesmo tempo, manifestar sua indignação acerca das notícias ultimamente divulgadas atingindo essa insigne entidade de formação para o ministério sacerdotal católico, criado há mais de 90 anos. Nesta oportunidade tem a dizer:

a) O Seminário de São Pedro, como casa de formação para o sacerdócio ministerial, o faz em conformidade com as diretrizes e orientações emanadas pela Igreja Católica Apostólica Romana, consignadas nos documentos e no Direito Canônico, que são de domínio público;

b) Que nenhum aluno acolhido no referido Seminário desconhece as diretrizes, regras e orientações guiadoras de todo o processo de formação e discernimento exigidos para quem, de livre e espontânea vontade, pretende assumir o sacerdócio ministerial;

c) Que o reitor, Pe. Antônio Gomes da Silva, e sua equipe de formação, gozam de nossa inteira confiança;

d) Que, enquanto pastor e guia desta Igreja, tenho como o primeiro dever de nossa solicitude pastoral o cultivo e a formação dos vocacionados;

e) Que a Igreja, consciente de seu papel na história, e de sua responsabilidade perante o Povo de Deus, a quem, em nome de Jesus Cristo, é chamada a servir, tem o grave dever de, através de suas Casas de Fomação e de seus Formadores, fazer uma seleção notadamente rigorosa dos candidatos ao sacerdócio ministerial;

f) E, por isto, é consciente de que cada vez mais é necessário oferecer a esses candidatos e educadores uma sempre atualizada formação na dimensão humana, intelectual, espiritual, pastoral e missionária, face aos desafios hodiernos de uma sociedade pluralista em que vivemos;

g) Que o processo de formação permanente dos seminaristas e educadores deve equacionar um ambiente de paz e confiança mútua capaz de mediar a superação de dificuldades decorrentes das exigências inerentes ao processo dos que facilitam o discernimento vocacional. Isto requer das partes atitudes de humildade e honestidade, amparadas na dócil e confidencial comunhão com as próprias autoridades da Igreja;

h) Que faz parte do múnus episcopal incentivar reitores e equipes de educadores a ter firmeza quanto à seleção e ao cuidado para com os formandos: é o bem da Igreja e dos próprios jovens que o exige;

i) Não é demais recordar que a ninguém se atribui o direito ao sacerdócio ministerial pelo simples fato de ingressar no Seminário. Cabe tão somente à Igreja chamá-los, acolhê-los e reconhecer-lhes a Vocação;

j) Por fim, trazemos à memória quantos homens honrados que, outrora, estudaram no Seminário de São Pedro e que, no presente, servem à sociedade no exercício das mais diversas profissões, enriquecendo-a pelo exemplo de vida fundada nos valores humanos, plasmados nas virtudes divinas que conduzem suas atitudes e ações.

Natal-RN, 01 de outubro de 2010.
DOM MATIAS PATRÍCIO DE MACEDO
Arcebispo Metropolitano de Natal

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Dom Erwin ganha Prêmio Nobel Alternativo


Dom Erwin Kräutler (foto) é um dos quatro ganhadores do Prêmio Right Livelihood 2010, um prêmio Nobel Alternativo, que honra o poder de mudança nas bases. A entidade publicou a informação nesta quinta-feira,30. Segundo os organizadores, dom Erwin recebeu o prêmio "por uma vida dedicada ao trabalho com direitos humanos e ambientais dos povos indígenas, e por seu incansável esforço para salvar a Amazônia da destruição”.

Dom Erwin justificou a alegria de receber o prêmio. “Não estou feliz em meu nome, mas por causa da Amazônia e dos povos indígenas que merecem esse reconhecimento!”, declarou. A Cerimônia de Premiação no Parlamento sueco será realizada no dia 6 de dezembro.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) havia encaminhado uma carta à fundação Right Livelihood Award ratificando a indicação do nome de dom Erwin Kräutler para o prêmio Nobel Alternativo dos Direitos Humanos em fevereiro deste ano. De acordo com a CNBB, a indicação é um gesto de reconhecimento à atuação “pastoral e profética” de dom Erwin “junto aos mais fracos e aos povos indígenas”.

Para o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, esse prêmio é uma grande homenagem a dom Erwin e também honra muito a própria CNBB. De acordo com dom Geraldo, o prêmio é o reconhecimento da grande luta de dom Erwin na defesa da vida dos povos indígenas e da própria dignidade humana destes povos.

Dom Erwin Kräutler nasceu na Áustria em 1939, tornou-se padre em 1964 e veio para o Brasil como missionário. Em 1978, tornou-se cidadão brasileiro (embora também mantendo a sua cidadania austríaca). Em 1980, foi nomeado bispo do Xingu, a maior circunscrição eclesiástica do Brasil. Entre 1983-1991, e desde 2006 é o presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), entidade vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ameaças

Em outubro de 1987, alguns meses antes da decisão de concessão de plenos direitos civis para os povos indígenas na Assembleia Constituinte, dom Erwin ficou gravemente ferido em um acidente de carro supostamente planejado. Desde 2006, o bispo está sob proteção policial por causa da ameaça de morte que tem recebido devido à sua atuação pastoral na região.

Fonte CNBB/CIMI

Santo do dia - Santa Teresinha do Menino Jesus (de Lisieux)

A vida da santa Teresa de Lisieux, ou santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, seu nome de religiosa e como o povo carinhosamente a prefere chamar, marca na história da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus como um fim em si mesmo para toda a existência eterna. Um amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância espiritual" e "História de uma alma", editados a partir de seus escritos. Sua vida foi breve, mas plena de dedicação e entrega. Morreu virgem como Maria, a Mãe que venerava, e jovem como o amor que vivenciava a Jesus, pela pura ação do Espírito Santo.

Teresinha nasceu em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca Martin e desde então destinada ao serviço religioso, assim como suas quatro irmãs. Os pais, quando jovens, sonhavam em servir a Deus. Mas circunstâncias especiais os impediram e a mãe prometeu ao Senhor que cumpriria seu papel de genitora terrena, mas que suas filhas trilhariam o caminho da fé. E assim foi, com entusiasmada aceitação por parte de Teresinha desde a mais tenra idade.

Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose, que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em 1° de outubro de 1897, com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.

Teresa de Lisieux foi beatificada em 1923 e canonizada em 1925 pelo papa Pio XI. Ela, que durante toda a sua vida teve um grande desejo de evangelizar e ofereceu sua vida à causa missionária, foi aclamada, dois anos depois, pelo mesmo pontífice, como "padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo, tendo o mesmo título de são Francisco Xavier". Esta "grande santa dos tempos modernos" foi proclamada doutora da Igreja pelo papa João Paulo II em 1997.

Fonte: www.paulinas.org.br

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Igreja comemora dia do nascituro


A Arquidiocese de Natal comemorará o dia do nascituro, dia 8 de outubro, na Catedral Metropolitana. O evento será aberto às 18h, com palavras do coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Francisco das Chagas de Souza. Depois, haverá apresentação teatral abordando a bioética e palestra. Às 19h, será celebrada missa, presidida pelo vigário geral, Pe. Aerton Sales da Cunha. Nas paróquias, haverá o tríduo da vida, de 5 a 7 deste mês.

A comemoração é organizada pelo Setor Família, da Arquidiocese, Casa do Terço, Comunidade de Casais Vida Nova, Legião de Maria, Movimento Mãe Peregrina, Equipes de Nossa Senhora e Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB - núcleo de Natal.

Na internet, no site www.pastoralfamiliarcnbb.com.br, há um subsídio disponível para ser trabalhado nas paróquias, na Semana da Vida.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

CNBB faz campanha de doação de Bíblias

Dom Dimas Lara, secretário da CNBB
Foto: José Bezerra

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB realiza, neste ano, a Campanha Um Milhão de Bíblias. “Esta campanha é um serviço, inserido no Projeto Brasil na Missão Continental, que a CNBB oferta a todos os regionais, dioceses, pastorais, organismos do povo de Deus, movimentos e outras associações da Igreja Católica em nosso País, bem como a todos os discípulos missionários, chamados a anunciar a boa nova de Jesus Cristo”, explica o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

Através da Campanha, a CNBB faz doação de um “kit de evangelização”, contendo uma Bíblia Sagrada - edição da CNBB, uma Bíblia infantil, o Pequeno Catecismo - Eu Creio, e o folheto ABC Leitura da Bíblia - iniciação à leitura da Bíblia. “Em sua essência, a campanha objetiva levar a Palavra de Deus aos irmãos e irmãs que não têm condições de comprar a Bíblia e outros materiais educativos de evangelização”, reforça Dom Dimas. E ele alerta: “a campanha não é uma simples ação de distribuição de Bíblias em comunidades carentes. Ela precisa estar inserida num adequado Projeto Diocesano de Evangelização”.

Para os regionais, dioceses, pastorais, organismos, movimentos e associações da Igreja, o preço do kit é de R$ 33,00. “Os fiéis que desejarem adquirir o kit para si deverão, obrigatoriamente, fazer a doação de um kit para a Campanha. Esta doação descaracteriza a operação de venda de produtos subvencionados”, explica o secretário da CNBB.

Todas as doações ou solicitações de kits da Campanha devem ser feitas junto à CNBB, em Brasília. Mais informações pelo telefone (61) 2103-8300, pelo e-mail minder@cnbb.org.br ou no site: www.cnbb.org.br.

Madre Bárbara Maix será beatificada no Brasil


No dia 6 de novembro, em Porto Alegre (RS), acontece a beatificação de Madre Bárbara Maix. O processo, que começou em 1993, teve a autorização do Vaticano publicada em maio deste ano, pelo papa Bento XVI, através do decreto do milagre atribuído a intercessão da madre. O decreto fala sobre o menino Onorino Ecker, que em julho de 1944, ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau. O garoto brincava quando lhe sobreveio uma panela de água fervente. Através do reconhecimento deste milagre, deu-se o último passo de beatificação.


A cerimônia de beatificação será presidida pelo prefeito da congregação para a Causa dos Santos, dom Ângelo Amato, e faz parte das comemorações dos cem anos da arquidiocese de Porto Alegre.


“As beatificações acontecem nas Igrejas locais, porque do ponto de vista pastoral, de evangelização, é uma experiência esplêndida. Beatificar uma pessoa na comunidade onde ela viveu e doou a vida é um forte convite aos concidadãos a seguir seu exemplo de firmeza na fé, de esperança inabalável e amor sem reserva”, disse a postuladora da causa, irmã Gentilla Richetti.


Bárbara Maix nasceu na Áustria, mas a perseguição às ordens religiosas, movida pela revolução de 1848, fez com que ela e outras 21 companheiras fossem expulsas do país. Em maio de 1849, já no Brasil, a religiosa fundou a congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro. “Será um revigoramento para toda a congregação, levando-nos a buscar na fonte original a força dinamizadora para darmos continuidade a esta obra que, conforme Bárbara afirmou, é de Deus”, declarou a diretora. geral da congregação, irmã Marlise Handges.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti.

Fonte: CNBB

CNBB publica documento de estudos sobre missionários para a Amazônia

A 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em maio de 2009, acolheu, de forma expressiva, o apelo vindo da Amazônia e selou um apoio ao episcopado e às comunidades dessa região do Brasil. Este apoio está expresso no documento “Missionários(as) para a Amazônia”, publicado na série "Estudos da CNBB" (conhecida como "Coleção Verde"), número 100.

O documento será enviado a todos os bispos, Regionais da CNBB e casas de formação do Brasil que trabalhem com formação de missionários para a Amazônia.

O documento elaborado é um subsídio para aquelas pessoas interessadas em tornarem-se missionários na Amazônia. “Neste documento, tanto as paróquias, dioceses e bispos, quanto os missionários, estarão respaldados com informações de grande relevância para dar seguimento ao processo de Evangelização da Amazônia, seguindo uma linha aprovada pela CNBB”, destacou a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes.

De acordo com o documento, é de suma importância que os missionários para a Amazônia, antes de iniciarem o trabalho, participem dos cursos de formação missionária, promovidos pela CNBB e pelos Regionais da CNBB. “Além desses cursos, cada Regional da Amazônia oferecerá cursos de formação sobre a realidade Amazônia: cultura, tradições. Documentos e caminhada da Igreja na Amazônia, realidade urbana e rural, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, migrantes, desmatamento, avanço do agronegócio. É importante destacar a prioridade para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formação missionária dos cristãos leigos e a Pastoral de Conjunto”.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Você sabe o que faz o presidente ou um deputado?


Você sabe o que faz um deputado ou senador? E o presidente, como deve governar? A resposta para essas perguntas precisam estar na ponta da língua. Este pode ser um dos primeiros critérios do eleitor para uma escolha consciente do seu candidato.

Neste ano o eleitor brasileiro vai escolher representantes para cinco cargos diferentes: presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais. E na hora do voto saber o que cada um deles faz pode servir como primeiro critério para a escolha do candidato.

O deputado estadual ou distrital é responsável por elaborar as leis estaduais, ajudar na correta divisão do orçamento entre os municípios e fiscalizar a atuação do governador.

O governador, por sua vez, é o chefe do poder executivo no estado. É ele quem cumpre as leis e administra os recursos fazendo com que cada município cresça por igual. Os deputados federais são os representantes do povo, por isso na Câmara o número é definido de acordo com a quantidade de eleitores por estado. São Paulo, por exemplo, tem 70 deputados, o Rio Grande do Sul tem 31 e o Acre tem oito. No total são 513 deputados representando os 26 estados e o Distrito Federal.

Já o Senado representa os estados junto a União. Para garantir direitos iguais, são eleitos três senadores por estado da federação. Sendo 81 no total. No Congresso eles elaboram as leis, fiscalizam o trabalho do presidente e ministros e ajudam a elaborar o orçamento com os gastos do governo.

No poder executivo, o presidente, junto com os ministros nomeados, cumpre as leis aprovadas no Congresso e as transformam em benefícios para a população. A definição mais fiel para o papel do presidente é governar.

Helen Bernardes
Canção Nova Notícias, DF
Fonte: cancaonovanoticias

Igreja forma frente de reconstrução religiosa do Haiti



Um encontro em Miami, Estados Unidos, entre bispos do Haiti, episcopados de vários países e instituições financeiras, abordou a reconstrução religiosa do país caribenho. Um acordo que estabelece formalmente um órgão consultivo internacional responsável pela avaliação e construção de cerca de 70 igrejas destruídas pelo terremoto foi assinado durante a reunião.

O Episcopado do Haiti será o condutor do projeto que terá a participação da Conferência dos Religiosos do Haiti, a Agência para a solidariedade na América Latina da Conferência Episcopal da Alemanha, o episcopado americano, o Catholic Relief Services e a Sociedade São Vicente de Paulo.

Segundo o jornal vaticano L'Osservatore Romano, a atenção será concentrada na avaliação e realização dos projetos enquanto o objetivo é envolver a população local, com a finalidade de que a mesma se torne independente das ajudas externas. “Também será possível aos doadores acompanhar em detalhes o progresso feito na reconstrução”, disse o Núncio Apostólico no Haiti, dom Bernard C. Auza, “mas, apesar dos 33 milhões de dólares recolhidos, seriam necessários ulteriores fundos”. Sobre os projetos, que preveem a reconstrução de todas as estruturas religiosas, no entanto, ainda não foi aberto nenhum canteiro de obras.

Foto: divulgação

Fonte: www.cnbbne2.org.b

Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais divulga tema do Dia Mundial das Comunicações 2011

Foi revelado hoje, 29, pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, no Vaticano, o tema para o 45º Dia Mundial das Comunicações 2011. “Verdade, anúncio e autenticidade da vida na era digital” foi escolhido pelo papa Bento XVI, que deve divulgar o texto completo da mensagem no dia 24 de janeiro de 2011, na festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

Segundo o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em seu comunicado oficial à imprensa, a comunicação deve ser entendida e centrada na pessoa humana que está no coração de todos os processos comunicativos. “Mesmo em uma era que é amplamente dominada e, por vezes condicionadas, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua a ser essencial”.

O Pontifício Conselho pede que haja critérios baseados na verdade, principalmente pelos jornalistas católicos. “Para abordar a verdade e assumir a tarefa de compartilhar isso exige a ‘garantia’ de uma autenticidade de vida daqueles que trabalham na mídia, e especialmente dos jornalistas católicos, uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital”.

Finalizando, o Pontifício Conselho pede a credibilidade na pessoa humana e não nas tecnologias. “A tecnologia, por si só, não pode estabelecer ou reforçar a credibilidade do comunicador, nem pode servir como uma fonte de valores que guia a comunicação. A verdade deve permanecer em um ponto firme e imutável de referência das novas mídias e o mundo digital, abrindo novos horizontes de informação e conhecimento”.

Fonte: CNBB

Neópolis celebra festa da padroeira


A comunidade de Neópolis, em Natal, celebra a festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, no período de 2 a 12 de outubro, com o tema: “Mãe Aparecida, estendei o vosso olhar sobre o chão de nossa vida”. Diariamente, às 12h, terá reza do Ofício de Nossa Senhora, e, às 19h30, celebração de novena, com a participação de padres e diáconos da Arquidiocese.

Na programação sócio-cultural, de 5 a 7, haverá funcionamento de barracas, no pátio da Igreja, após a novena; no dia 8, terá jantar de confraternização; no dia 9, a partir das 21h, música ao vivo, e, no dia 10, a partir das 10h, acontecerá a Feirinha de Nossa Senhora Aparecida.
A festa será encerrada no dia 12, com alvorada, às 6h; missa solene, às 8h30; missa e procissão, às 16h30.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Padre fará mestrado em Roma

Pe. Valdir Cândido de Morais e Pe. José Marcelo Cezarino Cruz


O Pe. Valdir Cândido de Morais viajará para Roma, na próxima segunda-feira, dia 4,onde deverá residir por um período de três anos. Ele irá fazer mestrado em “Matrimônio e Família”, na Pontifícia Universidade Lateranense.

Para administrar a Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, Parnamirim, em substituição ao Pe. Valdir, foi nomeado o A posse do Pe. Marcelo será dia 7 próximo, às 19 horas, na Igreja da Mãe Peregrina, no bairro Jardim Aeroporto. Já, para as funções de dirigente espiritual arquidiocesano do Segue-me e do Encontro de Casais com Cristo - ECC foi nomeado o Pe. Paulo Henrique da Silva.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Político ficha Limpa e eleitor ficha suja!


Caro leitor é com extrema satisfação que inicio estas linhas falando sobre um assunto tão Perto de nós, Ficha Limpa. É notório que foi aprovado A Lei Complementar 135, conhecida como Ficha Limpa, foi publicada no Diário Oficial da União, a lei que impede políticos com processos em julgamento ou que foram condenados por algum delito eleitoral e administrativo, ou melhor, dizendo a lei da Ficha Limpa estabelece que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

Posso dizer que é uma vitória para o nosso Brasil tão a ver escândalos, mas ao mesmo tempo um atraso em nosso processo político, pois o certo é que não tivesse que ser feito este tipo de lei. Porém, aquele que vende seu voto também é um eleitor de Ficha Suja. O julgamento deveria levar ambas as partes? Todavia sei que o do dinheiro fala mais alto, mas não existiria um político com ficha suja, sem um eleito que o ajudasse, posso até está ultrapassando alguns pensamentos, não quero defender candidato A ou B, quero chamar atenção a falta de ética tanto para um como para outro, pois, os freqüentes escândalos de corrupção são frutos de uma parceria entre político de ficha sujas e eleitores de fichas sujas, digo isso, por que percebemos quase na maioria alguns eleitores que vendem ou trocam seus votos e consciências levando nossos municípios, estados para o caus. Dito posto, precisamos de ética na política, por que a lei do ficha limpa não garante políticos com índole plena e não impede que pessoas com má intenções cheguem a administração publica, fazendo do bem publico um recurso próprio.

A Igreja católica por ser uma instituição religiosa com serviço social instrui e orienta pessoas para a escolha dos candidatos, para isso, elenca alguns critérios para esta escolha que citaremos a seguir; Examinar suas vidas e idéias, Escolher candidatos que tenham princípios e valores éticos. Observar os que defendem a vida desde concepção até a morte. Procurar pessoas que defendem a dignidade e acultura da Paz que lutem pela inclusão social e a libertação dos vícios políticos. É hora de limpar a sujeira incutida a tanto tempo na sociedade.
Quem quiser conhecer melhor as orientações para uma boa escolha de candidatos, basta procurar a cartilha de orientação Pastoral Popular da CNBB com o titulo de Eleições 2010: O chão e o horizonte, ela está sendo disponibilizada pelos setores sociais da Arquidiocese.


Padre Mário Gomes


Fiéis pedem criação de Área Pastoral na Redinha

Missa de encerramento da visita pastoral
Foto: José Bezerra

Os fiéis e o Pe. João Maria do Nascimento, pároco de Nossa Senhora de Fátima, do Parque das Dunas, Zona Norte de Natal, aproveitaram a Visita Pastoral do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, para fazerem um pedido: criar uma Área Pastoral numa parte da paróquia, com vistas a instalação de uma futura paróquia. O pedido foi apresentado na noite da sexta-feira, dia 24 de setembro, na missa que Dom Matias presidiu, na Igreja de Pedras, da Redinha.

Na ocasião, o Arcebispo reconheceu como sendo justo o pedido, devido à extensão territorial da Paróquia. Disse que o assunto entrará na pauta dos estudos e das discussões, mas não definiu nenhum prazo para a criação da Área Pastoral. Lembrou, ainda, que há necessidade de se criar uma estrutura mínima para a Área Pastoral, entre as quais um lugar para funcionamento de uma secretaria e para o padre morar, além das condições de sustentabilidade.

A Visita Pastoral, iniciada na quinta-feira, dia 23 de setembro, foi encerrada no sábado, com dois momentos significativos. O primeiro, à tarde, foi assembléia com a presença dos agentes pastorais representantes de 16 grupos . O Arcebispo ouviu atentamente o representante de cada, pastoral, grupo ou movimento e, depois, falou sobre o Plano Pastoral da Arquidiocese, expondo as linhas gerais. O segundo momento foi a missa solene de encerramento da Visita, em frente à Matriz de Nossa Senhora de Fátima. No final, Dom Matias agradeceu pela acolhida e os encontros que teve com as lideranças pastorais e parabenizou a todos pelos trabalhos que realizam. O Pároco, Pe. João Maria, também agradeceu ao Arcebispo pela visita e a todos os colaboradores que o ajudam nos trabalhos pastorais e, em especial, nos preparativos da Visita de Dom Matias.

Fonte: www.arquidiocesenatal.org.br

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

“Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente” é o tema da Semana Nacional da Vida


Com o tema “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.

Segundo a pastoral familiar, o tema foi escolhido com o incentivo da proposta da encíclica Centesimus Annus do papa João Paulo II de 1991. Neste documento, o papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada. O papa Bento XVI, na mensagem para o Dia mundial da Paz, em 2007, ratificou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento”.

Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Outras informações no site www.cnpf.org.br

Fonte CNBB

Festa dos Mártires reuniu milhares de pessoas

Celebração em honra aos Protomártires do Brasil, na tarde do dia 26 de setembro de 2010, no Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. No calendário da Igreja Católica, consta a festa dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, dia 3 de outubro. Este ano, pelo fato de ter coincidido com as eleições, a Arquidiocese de Natal antecipou as celebrações para ontem.

A emoção tomou conta dos fieis que acompanharam o evento, principalmente nos momentos em que padre Zezinho cantou músicas famosas do seu repertório, como "Oração pela família", Utopia, Um certo Galileu e "Maria de Nazaré". No meio do show, o padre desceu do palco e caminhou num corredor, entre as pessoas que participavam do evento.

Fotos: Cacilda Medeiros
Às 16h, teve início do show com o Pe. Zezinho e grupo Ir ao Povo
Milhares de pessoas participaram da festa


Após o show, a missa. Os comentários ficaram com o Pe. Flávio Herculano
A animação foi de um grupo de cantos da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim
Procissão de entrada
Dom Matias, presidente da celebração, incensando o altar

Mais de 30 sacerdotes e diáconos concelebraram
Diác. José Pereira Neto proclamou o evangelho
Momento da homilia
Dom Frei Magnus Henrique, bispo de Salgueiro (PE),
e o Pe. Edilson Nobre, vigário episcopal para o clero de Natal

Momento da oração eucarística
Padres presentes á celebração

Momento da comunhuão
Bênção final
Fonte www.arquidiocesedenatal.org.br e
www.dnonline.com.br

Nos caminhos dos Mártires

Uma caravana de 7 ônibus conduzindo cerca de 400 pessoas da Paróquia de Nova Cruz fizeram uma peregrinação durante todo o dia de domingo, 26, pelos lugares onde aconteceram o martírio de Cunhaú e Uruaçú, durante a invasão holandesa no RN, no século XVI, onde dezenas de fiéis foram assassinados por propagarem a fé católica. Nos caminhos dos Mártires foi o nome dado a peregrinação organizado pela paróquia, com participação dos agentes das diversas pastorais, movimentos, serviços e fiéis leigos que foram conhecer a História dos Mártires do Rio Grande do Norte.

Saída
Os ônibus sairam da Igreja Matriz, São Sebastião
e Santa Maria Goretti
Em frente a Igreja de São Sebastião Ir. Lúcia organiza a saída.
Animação, alegria e sorteio de brindes foi realizado durante a viagem

Cunhaú
A primeira parada foi em Cunhaú, onde aconteceu um dos Martírio.
Lá os padres Edilson e Iranildo falaram sobre o acontecimento.
Após parada o Santuário Chama do Amor, eles foram até visitar a capela
Catedral nova
Santúario dos Mártires

Macaíba
Uma parada para o almoço em Macaíba

Ir. Lúcia, Pe. Iranildo, Ir. Edneide, Pe. Edilson
e Ir. Cida, foram coordenadores dos ônibus


Uruaçú
Em Uruaçú, uma multidão participou do show com Pe. Zezinho
e missa presidida por Dom Matias.
Fotos Flavio Luiz e Mateus Herinque

Biblia e Dízimo foram destaques no mês de setembro

Na Igreja Católica o mês de setembro é dedicado a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, e na Arquidiocese de Natal, também dedica ao Dízimo. Por isso durante todo o mês a Bíblia e o Dízimo foram destaques em todas as paróquias, com várias atividades alusivas, demonstrando todo o sentido nós católicos. No domingo, 26, a liturgia da Igreja foi destinada ao enceramento do mês. Em Nova Cruz as atividades encerraram no último sábado, 25, com missa na Igreja Matriz, e participação das pastorais e movimentos. Foi uma missa festiva com muita animação e participação. A palavra de Deus entrou solenemente na Igreja, em um carro, com uma jovem ensinando a uma criança ler a Bíblia. A pastoral do dízimo apresentou o banner com a mensagem Devolva o é de Deus, com os agentes da pastoral.

Entrada do banner do Dízimo

Entrada da Bíblia

Agentes da Pastoral do Dízimo

Pe. Edilson Nobre presidiu a missa

Casais do ECC participaram do ofertório

Fotos: Flavio Luiz