quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Paróquia inicia preparativos para reabertura das capelas

Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, inicia preparativos para reabertura das capelas. Na Igreja de São Sebastião começou as adequações para missa presencial dos fiéis. A partir do dia 20 de setembro serão retomadas as missas na igreja de São Sebastião. Para participar presencialmente, é necessário ter o cartão de acesso que serão disponibilizados. 





Pe. Matias Soares saiu do hospital após mais de 30 dias UTI



O Pe Matias Soares saiu do Hospital para o apartamento paroquial, na tarde desta quarta-feira, 09 de setembro. Ele estava internado na Policlínica, em Natal, desde 12 de julho. Neste período, 39 dias foram na UTI, devido à covid-19. Pe. Matias é filho natural da comunidade Primeira Lagoa, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz.


 

Nota de falecimento de Monsenhor Lucilo Alves ex-vigário de Nova Cruz


A Arquidiocese de Natal comunica, consternada, o falecimento do Monsenhor Lucilo Alves Machado, no início da tarde desta quarta-feira, 9 de setembro, aos 91 anos de idade, em decorrência de um Acidente  Vascular Cerebral hemorrágico. Ele sofreu o AVC no dia 19 de agosto, e desde então, estava internado na Casa de Saúde São Lucas, onde faleceu.

Mons. Lucilo nasceu em 20 de fevereiro de 1929, em Angicos (RN). Estudou no Seminário de São Pedro, em Natal, e no Seminário da Prainha, em Fortaleza (CE). Foi ordenado sacerdote, na Catedral de Natal, em 30 de novembro de 1952. Foi vigário da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, em 1952. Entre as funções exercidas na Arquidiocese de Natal, destacam-se a de reitor do Seminário de São Pedro, entre 1958 e 1968, e a de reitor de Catedral Metropolitana de Natal. Atualmente, era reitor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta. 

O local e horário do velório e sepultamento serão divulgados posteriormente. 


 

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Pe. Aerton Sales completa 23 anos de vida sacerdotal


No próximo domingo, 13 de setembro, a Paróquia da Imaculada Conceição, rende graças a Deus pelos 23 ano de vida sacerdotal do atual pároco Pe. Aerton Sales da Cunha, a partir das 10h, na Igreja Matriz de Nova Cruz, com transmissão pelas redes sociais e rádios 103 e 107 FM.

Ordenado Sacerdote aos 13 de setembro de 1997, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Pe. Aerton é conhecido pelo seu carisma e dom ministerial durante toda trajetória e dedicação a santa Igreja. 

 

BIOGRAFIA DO PADRE AERTON SALES DA CUNHA

Pe. Aerton Sales da Cunha, nasceu em Arez-RN, no dia 13 de novembro de 1971, filho de Aldo Sales da Cunha e Maria da Luz Cunha. Foi batizado aos 04 de maio de 1972, fez a 1ª Eucaristia aos 24 de junho de 1982 e foi crismado em 19 de outubro de 1985, sempre na Matriz de São João Batista de Arez.

Ingressou no Seminário de São Pedro aos 13 de fevereiro de 1988, em Nova Cruz-RN; cursou Filosofia e teologia em Natal-RN.

Foi ordenado Diácono aos 21 de dezembro de 1996, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação.

Foi ordenado Sacerdote aos 13 de setembro de 1997, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação.

Foi Vigário Paroquial de Sant’Ana e São Joaquim de São José do Mipibu, auxiliando  o Mons. Barros, de 1997 a 1999, sendo responsável pela Área Pastoral de Monte Alegre e Lagoa Salgada.

Foi o responsável pela criação da paróquia e 1º Pároco de Nossa Senhora da Penha de Monte Alegre, de 1999 a 2003.

O 27º Pároco de Santa Rita de Cássia de Santa Cruz-RN, de 2003 a 2009.

Inspirou e acompanhou a construção do Santuário Alto de Santa Rita, a maior estátua católica do mundo, em Santa Cruz-RN, de onde foi reitor, de 2009 a 2011.

Colaborou com o Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo, exercendo a função de Vigário Geral de 29 de dezembro de 2006 a 21 de dezembro de 2011.

1º Pároco da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação em Natal, de 2009 a 2012.

67º Pároco de Arez, sua própria terra, de 2012 a 2017.

Assumiu a função de pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Nova Cruz, no dia 17 de julho de 2017, onde continua até os dias atuais, conduzindo o povo de Deus e as atividades da Igreja Católica no Município. Desde a sua chegada tem se dedicado à renovação da fé, promovendo diversos eventos e atividades de cunho religioso, chamando os católicos, novamente à prática da religião. Tem organizado as pastorais através dos conselhos paroquiais, pela formação dos grupos e da articulação paroquial. Investe na catequese como meio de iniciação cristã que conduza ao engajamento pastoral. Atua na comunicação, principalmente pela rádio chegando diariamente à casa de milhares de fiéis da cidade e região através do programa semeando a paz que tem grande audiência. Reestruturou e renovou as festas dos padroeiros, principalmente a da Imaculada Conceição, reunindo milhares de fiéis na procissão. Reformou diversas igrejas e capelas, principalmente a Matriz. Celebra mensalmente a Missa com oração de cura e libertação reunindo milhares de fiéis da cidade e região. Iniciou o processo de criação da Paróquia de Lagoa d'Anta, desmembrando-a de Nova Cruz, acolhendo um padre para uma experiência pastoral, seguido da criação da Paróquia de Santa Teresinha. Foi o motivador e incentivado nas comemorações do ano jubilar e se empenhou para celebrar o Centenário da cidade de Nova Cruz, em 2019.


Legião de Maria realiza Sarau

 


Legião de Maria da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizou o Sarau legionário realizado na Igreja Matriz, com missa presidida pelo pároco Pe. Aerton Sales, no dia da Natividade de Nossa Senhora, 08 de setembro. Esse ano sem a presença expressiva dos legionários na igreja por ocasião do pandemia do covid-19.







Padre Aerton Sales prega na primeira missa do neo-sacerdote Pe. Dênison Ricardo

 


A Primeira Missa do neo-sacerdote Pe. Dênison Ricardo, novo vigário paroquial de Nova Cruz,  aconteceu na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Na pregação feita pelo Pe. Aerton Sales, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, enfatizou a trajetória da vocação sacerdotal do Pe. Dênison. Naquela ocasião Pe. Aerton era o pároco de Santa Cruz e enviou para o seminário. Pe. Dênison também falou da experiência e testemunho de vida do Pe. Aerton exercendo seu ministério. A missa foi realizada no último sábado, 06 de setembro.










Fotos: Aldair Dantas


7 de setembro: Pároco Pe. Aerton participa da Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras

 


No dia alusivo a Independência do Brasil o pároco Pe. Aerton Sales da Cunha participou da Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras na sede do Poder Executivo e no 8° Batalhão de Polícia Militar, no dia alusivo a Independência do Brasil, 7 de setembro. Por ocasião da pandemia do covid-19, não foi realizado o Desfile Cívico. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.





Fotos: Redes Sociais