sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pastoral da Criança realiza Missão Leiga no Amazonas


A Pastoral da Criança, em nível nacional, desenvolve o “Projeto Missionários Leigos”, há alguns anos. “O objetivo desse projeto é implantar a Pastoral da Criança em comunidades de difícil acesso. Sabemos que há Estados, no Brasil, onde há dificuldades. Mas, em outros, a situação é ainda mais crítica. Esse projeto leva a Pastoral da Criança a essas comunidades”, explica Marlúzia Pessoa, coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte.

Marlúzia faz parte da Equipe Nacional de Coordenação do Projeto Missionários Leigos, eleita na Assembleia Nacional, realizada em novembro de 2011. A coordenação tem três integrantes. Os outros dois são o Pe. Ademar Rover e Ana Ruth Góis. Marlúzia foi eleita como a representante de todos os coordenadores estaduais da Pastoral da Criança. Segundo ela, esse projeto deve ser divulgado em todas as Dioceses, para suscitar o desejo de líderes de sair em missão, nos lugares onde há necessidade de implantação da Pastoral da Criança.

Leia mais aqui

Foto: Arquidiocese de Natal

Noite de maio movimenta Nova Cruz


Durante as noites de maio nas igrejas e capelas da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz fieis devotos da Mãe de Deus e nossa,  participam dos mais variados ritos em homenagem Nossa Senhora. Na noite desta sexta-feira, dia 25, aconteceu a missa da noite de maio do Colégio de Nossa Senhora, presidida pelo Pe. Janilson Macedo.



Carreata encerra mês mariano em Nova Cruz


 Uma carreata saindo da Comunidade Lagoa Limpa em Nova Cruz abre a programação de encerramento do mês mariano na Paróquia da Imaculada Conceição. Às 18h, a carreata sairá com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, percorrendo algumas ruas da cidade e chegada na Igreja Matriz, onde haverá missa, seguido de coroação da imagem da Imaculada Conceição.

Durante todo o mês de maio as igrejas da paróquia estiveram abertas para momentos de devoção mariana. A coroação fecha a programação também nas Igrejas das comunidades e bairro. No dia primeiro de junho, a coroação será na Igreja de São Sebastião, com a missa às 19h. Na igreja de Santa Maria Gorette, o encerramento será no dia 2 de junho, com missa, coroação e envio dos quadros de Santa Maria Gorette que peregrinará pelas casas das famílias do bairro em preparação da festa da padroeira.



Renovação Carismática realiza Avivamento para casais e Retiro



A Renovação Carismática Católica de Nova Cruz realiza Avivamento para casais nos dias 26 e 27,  no Centro Pastoral Catolé. Palestras, momentos de louvor e oração fazem parte da programação. O  encerramento será com missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre, às 15h, no domingo dia 27.

A RCC realizará também retiro para grupos de oração da paróquia, no próximo domingo, dia 3 de junho,  das 8h às 15h, no Centro Pastoral do Catolé. A assessoria do retiro será com o coordenador estadual da RCC, Aldi Paulino. Já na quinta-feira, 31, a RCC realizará o sorteio da cesta de mantimentos, na missa de encerramento do mês mariano.

Ex - Pároco de Nova Cruz celebrará 20 anos de sacerdócio


 
Padre Bianor Júnior, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, completará 20 anos de sacerdócio, no próximo dia 30. A celebração em ação de graças, às 19 horas, será na Igreja Matriz de Ceará-Mirim, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Familiares, amigos, os vigários paroquiais, Pe. João Maria Dias e Pe. Cidinei Firmino, vários sacerdotes do clero natalense, comitivas das paróquias onde o Pe. Bianor já atuou, pastorais, movimentos e fiéis de Ceará-Mirim participrrão da missa.
 
Padre Bianor foi ordenado sacerdote em 30 de maio de 1992 e já atuou nas Paróquias de São Bento do Norte, Nova Cruz e Touros. Em Natal, passou pelas Paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Apresentação e Bom Jesus das Dores. Atualmente, administra a Paróquia de Ceará-Mirim e, recentemente, foi nomeado, pelo Arcebispo, Vigário Episcopal Norte. Ele nasceu em 05 de outubro de 1967, na cidade de Santo Antônio. Foi ordenado na Catedral Metropolitana de Natal, em 30 de maio de 1992, com 24 anos de idade.
 
 Fonte foto: www.nsconceicao.com.br

terça-feira, 22 de maio de 2012

Como produzir conteúdo de qualidade para as mídias sociais





Não é mais novidade que a boa produção de um conteúdo é fator determinante para destaque na internet. No entanto, em meio à grande quantidade de informações disponíveis na rede, é difícil encontrar um conteúdo de qualidade.

A grande dúvida é: Como saber qual matéria ou artigo tem, realmente, relevância? Lembre-se: o que é lixo para uns é nicho para outros. Saber trabalhar de maneira eficiente com o que o seu público quer é o primeiro passo, inclusive nas redes sociais.

Porém, alguns fatores, independente do assunto, devem ser levados em consideração, pois ainda associamos o termo “conteúdo” apenas ao texto, mas pode ser um vídeo, áudio ou uma imagem.

No caso específico do texto, algumas dicas podem auxiliá-lo na hora do desenvolvimento de um artigo. Antes de tudo, deve-se ter em mente 5 princípios básicos:

Erro gramatical é diferente de erro de digitação;
Não caia no mito do texto curto;
Ser objetivo é diferente de ser simplório;
Conteúdo exclusivo é diferente de conteúdo inventado;
Você escreve para pessoas e também para robôs [mecanismos de busca do Google].
Há públicos que não conseguem ler 140 caracteres, porém há segmentos, inclusive entre os mais jovens, que consomem textos de várias laudas. Ser objetivo, tanto em artigos longos como em curtos, vai muito além da quantidade de caracteres,  pois é preciso também dominar o assunto abordado.

É importante, sim, saber quais as pessoas que vão ler seu artigo, mas é preciso também conhecer os mecanismos de busca que rastrearão seu conteúdo, pois isso é fundamental na hora de desenvolvê-lo.

Atualmente, não basta apenas produzir um conteúdo relevante, é necessário informar a todos que ele existe.

Estipule uma periodicidade;
Comece a linkar, interna e externamente, outros artigos;
Sempre revise, corrija e atualize seu material;
Acompanhe as visitas e aprenda o que o seu público procura;
Procure trazer novas visões e opiniões.
Nessa pós-produção é importante ter persistência e disciplina. Com o tempo, sua imagem será associada com determinado assunto e, consequentemente, atingir o objetivo nessa era digital, que é ser referência quanto ao tema abordado.

Fonte: blog.cancaonova.com

Corrida de rua marca contagem regressiva para a JMJ Rio 2013


   

Uma corrida de rua, que vai acontecer no dia 22 de julho em todas as dioceses do Brasil, marcará o início da contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Esse é o Bote Fé na Vida, uma iniciativa da Igreja do Brasil que visa integrar esportes e evangelização.

O lançamento do Bote Fé na Vida aconteceu neste domingo, 20 de maio, durante o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, em Brasília, com a participação do triatleta Diego Ciarrocchi, que vai participar da organização do evento. Ele lembrou que a corrida é a segunda atividade esportiva mais praticada no Brasil e anunciou que esse será apenas o primeiro evento, pois outros esportes também serão contemplados posteriormente.

As inscrições serão descentralizadas, feitas em cada diocese. Para as dioceses se organizarem, foi preparado uma sessão especial no site Jovens Conectados com várias dicas.

Acesse www.jovensconectados.com.br.www.jovensconectados.com.br.

Fonte: CNBB

Igreja lembra um ano de beatificação de Irmã Dulce


  
Neste dia 22 de maio, recorda-se o primeiro aniversário da beatificação de Irmã Dulce, conhecida pelos baianos como “Anjo Bom”. Em Salvador (BA), foi realizada uma missa, no Santuário da Bem-aventurada Dulce, celebrada pelo bispo de Irecê (BA), dom Tommaso Cascianelli.

De acordo com a assessoria de imprensa das Obras Sociais Irmã Dulce, o reflexo da devoção à beata e da expectativa pela canonização é notado no expressivo aumento de 135% nas visitas ao Santuário (onde se encontra a Capela das Relíquias) e Memorial, entre 2010 e 2011.

Em 22 de maio do ano passado, a beatificação de Irmã Dulce reuniu mais de 70 mil pessoas no Parque de Exposições de Salvador.

Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, pouco antes de completar 78 anos. A fragilidade com que viveu os últimos 30 anos da sua vida, com a saúde abalada seriamente, não impediu que ela construísse e mantivesse uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país, batendo de porta em porta pelas ruas de Salvador, nos mercados, feiras livres ou nos gabinetes de governadores, prefeitos, secretários, presidentes da República, sempre com a determinação de quem fez da própria vida um instrumento vivo da fé.

O incentivo para construir a sua obra, Irmã Dulce teve do povo baiano, de brasileiros dos diversos estados e de personalidades internacionais. Em 1988, ela foi indicada pelo então presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Oito anos antes, no dia 7 de julho de 1980, Irmã Dulce ouviu do papa João Paulo II, na sua primeira visita ao país, o incentivo para prosseguir com a sua obra.

Os dois voltaram a se encontrar em 20 de outubro de 1991, na segunda visita do Pontífice ao Brasil. João Paulo II fez questão de quebrar o rigor da sua agenda e foi ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante debilitada, no seu leito de enferma. Cinco meses depois da visita do papa, os baianos choraram a morte do “Anjo Bom”.

O processo de beatificação começou em 2000 e a autenticidade do primeiro milagre atribuído a Irmã Dulce foi reconhecida pelo Vaticano em outubro de 2010.

Em 11 de dezembro de 2010, um dia após o decreto papal, a fase de canonização do processo foi iniciada. Isto significa que qualquer graça ocorrida a partir desta data pode vir a ser analisada pelo Vaticano como o potencial milagre de sua canonização.

Fonte: CNBB

Miss@o.Com do 7° Zonal será em Ceará-Mirim



Agentes da Pastoral da Comunicação das Paróquias que compõem o 7° Zonal participarão do “Miss@o.Com”, dia 3 de junho, das 8 às 16 horas, no Instituto Imaculada Conceição, em Ceará-Mirim. No início do encontro haverá palestra sobre “A comunicação na vida e missão da Igreja”, proferida pelo Diácono José Bezerra, da coordenação arquidiocesana.


A partir das 10 horas, serão realizadas três oficinas, simultaneamente: Comunicação e Rádio, assessorada por Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana; Comunicação Pessoal e Grupal, com Milton Dantas, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, e Comunicação e Liturgia, assessorada por Thiago Augusto, coordenador da Pascom na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Natal. O encerramento será às 16 horas, com missa, na Igreja Matriz.

Os agentes da Pascom devem fazer inscrição até 31 de maio, através do endereço www.nsconceicao.com.br . O encontro já é uma preparação para o 8o Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá em Natal, em outubro de 2013.


Fonte: Arquidiocese de Natal
Miss@o.Com do 7° Zonal, realizado em março de 2011, também em Ceará-Mirim
Foto: Cacilda Medeiros

TRÍDUO DA COMUNICAÇÃO - Confira fotos.

Foi um sucesso o TRIDUO DA COMUNICAÇÃO realizado no ultimo final de semana ( 18,19 e 20 de Maio) em Nova Cruz, promovido pela Paróquia e organizado pela PASCOM - Pastoral da Comunicação.
                                                                   

A CRISTOTECA que abriu na sexta feira a noite o evento a cada evento se firma como uma grande atração, uma vez que atrai cada vez mais os jovens para louvarem o Senhor por meio da música. A Cristoteca na nossa paróquia é coordenada pelo DJ DIOGO.



A FEIRA DAS PASTORAIS ocorrida no ultimo sábado também foi outro grande momento do Tríduo, onde os membros das diversas Pastorais, Movimentos e Serviços da Paróquia montaram stands para expor seus trabalhos e também criaram uma espécie de praça da alimentação e tudo regado ao som do grupo musical de Edson e Luciano.

 
 
 
 
 
 
 

No Domingo, 20 o evento foi encerrado com a Missa em Celebração ao 46o DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES instituído pelo Vaticano. A Missa das Comunicações foi celebrada pelo Padre Edilson Soares Nobre e pelo Diácono Jeová Santos. 

 
 
 
 

Confira outras fotos clicando nas palavras grifadas em AZUL.

Materia e fotos PASCOM.

domingo, 20 de maio de 2012

MISSA DA COMUNICAÇÃO encerra hoje o Tríduo da Comunicação em Nova Cruz.


O Tríduo da Comunicação iniciado na ultima sexta feira, em comemoração ao 46 DIA INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO, será encerrado hoje a noite com a MISSA DA COMUNICAÇÃO, logo mais às 19 horas na Igreja Matriz.

Uma celebração especial que traz uma profunda reflexão sobre o tema escolhido pela Igreja para este ano: "Silêncio e Palavra: Caminho da Evangelização", e que deverá contar com as presenças de comunicadores locais, membros da PASCOM da Paróquia e de pessoas ligadas a Imprensa em geral.


CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS DO TRÍDUO