sexta-feira, 27 de abril de 2012

Rio de Janeiro prepara ensaio para as catequeses durante a JMJ em 2013



“Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13). Esse é lema que vai guiar o Simulado de Catequese em preparação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013 que será realizado em 38 paróquias da Arquidiocese do Rio (uma por forania) no dia 19 de maio.

O simulado será promovido pelo Comitê Organizador Local (COL), sendo coordenado pelo Setor de Preparação Pastoral.

"Vamos trabalhar justamente a questão da acolhida da Jornada, da hospitalidade. Vamos falar um pouco também, dentro do tema, sobre o que é a Jornada Mundial da Juventude", disse um dos diretores do setor, padre Arnaldo Rodrigues.

Segundo o também diretor do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, está em fase de finalização o processo de escolha das 38 paróquias. "Os jovens terão a oportunidade de participar de um evento que dará um pouco do gostinho do que será a Jornada e poderão ser inseridos nos vários campos de trabalho, para que naquele ambiente, onde, em torno de seis até dez Paróquias vão estar reunidas em uma única manhã, possam perceber como funciona a JMJ", explicou.

As atividades seguirão o mesmo padrão de catequese de uma Jornada. A programação está dividida assim: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística. Simultaneamente acontecerão confissões.

O simulado, a princípio, acontecerá somente no Rio de Janeiro. "É possível que façamos ainda outro simulado ampliando ainda mais o número de Paróquias e estendendo isso às sub-sedes", disse padre Leandro.

Padre Arnaldo reforça o convite para que todos participem: "Todos são chamados a participar da catequese. Por mais que se diga que o protagonista da Jornada Mundial da Juventude ou de qualquer atividade da Jornada seja o jovem, também é a família, também são os membros da comunidade, da paróquia. Todas as pessoas serão chamadas a viver a experiência do que é o Simulado da Catequese, porque quando acontecerem as catequeses na JMJ será um movimento que vai envolver a todos, e não somente os jovens".

Do site oficial JMJ Rio 2013

Fonte: www.jovensconectados.org.br

Arcebispo de Natal nomeia e transfere padres




O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha (foto), nomeou o Padre José Lenilson de Morais, até então administrador paroquial de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, para a função de vigário paroquial de Santana e São Joaquim, de São José de Mipibu. Padre Lenilson assumirá a nova função, dia 13 de maio, às 19 h, durante celebração eucarística, na Igreja Matriz de São José do Mipibu. Ele sucederá Padre Valtair Lira Lucas, que assumirá a Paróquia de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. A posse do Padre Valtair será dia 01 de maio, às 19 horas.

Para a função de administrador paroquial de Nísia Floresta o Arcebispo nomeou o Padre Fábio Pinheiro Bezerra. Ele já exercia a função de vigário paroquial de Nossa Senhora do Ó.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Pe. Edilson presidiu missa do Bom Conselho






A Missa aconteceu na quinta-feira,  dia 26, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, com participação de ais, alunos, professores, funcionários, irmãs e amigos do CNSC, em agradecimento a Deus e a Nossa Senhora do Bom Conselho pelo dom da vida.

Há 158 anos, Frei Caetano de Messina, franciscano capuchinho, veio da Itália para o Brasil em missão de paz. Atuando mais precisamente no nordeste pernambucano, ele se sensibilizou com as necessidades espirituais e materiais nas cidades por onde passou e junto com o povo aliviou seus sofrimentos.


Sua atitude mais marcante se deu em Papacaca, hoje Bom Conselho/PE. Vendo a miséria moral e material de tantos adolescentes que muito lhe comoveu, construiu um colégio, pois pensou consigo: “Educando uma menina, educa-se uma mãe, educando-se uma mãe, transforma-se a sociedade”. 

A partir daí, nasceu a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, que com o tempo se expandiu por outras cidades, buscando continuar o zelo do incansável Frei Caetano de Messina que, além destes benefícios, trouxe ao Brasil a devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho, que se comemora no dia 26 de abril.









Fonte: cnscnc.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Catequese realiza Tarde Alegre e reúne pais





A Catequese da Paróquia de Nova Cruz realizará uma Tarde Alegre com as crianças da Primeira Eucaristia,  próximo sábado, dia 28, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 13h30. Brincadeiras, animação, distribuição de lanche, sorteiro de brindes, fazem parte da programação.  Já no dia 29, domingo, acontecerá a reunião com os pais das crianças, também no Centro Pastoral do Catolé, das 8h às 12h.


Palhaços farão brincadeiras com as crianças

Coordenação paroquial da Catequese

ECC de Nova Cruz promove seresta


O ECC da Paróquia de Nova Cruz promove Seresta com Agnelo de Currais Novos, próxima segunda-feira, dia 30, véspera de feriado, na Maçonaria,  a partir das 22h. A equipe dirigente do ECC já está vendendo as mesas. Os interessados deve procurar além dos casais a loja Empório da Construção para adquirir sua mesa. 

Lagoa de Pedras realiza VIII Romaria Mariana



VIII Romaria Mariana da Paróquia São Francisco de Assis de Lagoa de Pedras e Serrinha, acontecerá próximo sábado, dia 28, com o tema:  Maria, Mãe Missionária. Começando com a Missa às 16:00hs. na Comunidade do Mandú e em seguida sairemos em caminhada com destino a Serrinha/RN. Na chegada, Haverá benção do Santíssimo Sacramento.

Desde já, convidamos toda a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz para participar desse grande momento de fé e devoção.


Foto: Romaria realizada em 2011

Amazônia é tema de Semana da Comunicação na Diocese de Santarém




“Amazônia é os Olhares da Comunicação”. Este é o tema da Semana da Comunicação promovida pela Diocese de Santarém/PA – Regional Norte 2 da CNBB. O evento que está em sua 12ª edição inicia oficialmente neste sábado,28, com uma celebração Eucarística na igreja São Francisco de Assis – paróquia São José – BR 163 (Santarém Cuiabá, KM 19), transmitida pela Rádio Rural de Santarém.  As comunidades e paróquias realizam, também, celebrações de abertura em seus horários de costume.

De acordo com a coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação(Pascom), a 12ª edição tem entre outros objetivos:  Promover uma reflexão sobre os diversos olhares que a Mídia tem da Amazônia; Sensibilizar as comunidades e a sociedade para a importância da comunicação solidária que busque a cidadania e valorize a vida; Motivar e fortalecer o trabalho das equipes da  Pascom nas paróquias e áreas pastorais.

Oficinas, debates, seminários, feira da comunicação, palestras, roda de conversa, caminhada, gincana, exposição, exibição de documentários, show, apresentações culturais, entre outras, estão na programação e serão realizadas pelas comunidades e paróquias.  

Na sexta-feira, dia 04, às 09h30, o programa Rural Debate, da Rádio Rural de Santarém, vai abordar a temática da 12ª Semana da Comunicação.

No dia 05 de maio será realizado o Dia “D” da Comunicação: Oficinas para Leitores de Celebração e de Acolhimento, nos seguintes locais e horários:

Região 01: Centro paroquial de São Sebastião, às 14h;

Região 02: Auditório do IFPA- bairro da Interventoria, às 14h;

Região 03: Salão paroquial de São Francisco de Assis – Caranazal, às 08h.

Ainda será refletido um texto durante a semana  em forma de círculo bíblico nas comunidades e paróquias sobre a comunicação na Amazônia.

A 12ª Semana da Comunicação prossegue até o dia 06 de maio.

O tema

A escolha do tema: Amazônia e os olhares da comunicação está em sintonia com o ano em defesa da Amazônia proposto pela Diocese de Santarém, e com uma das prioridades pastorais da Diocese: “Defesa da Amazônia, seus povos, sua cultura”. Também é uma alusão ao encontro dos bispos da Amazônia a ser realizado em Santarém, em julho deste ano, em comemoração aos 40 anos do Documento pastoral elaborado em 1972 pelos bispos em Santarém.

Atores e diretores da peça "Enlace a Loja do Ourives" visitam 50ª AG



A atriz Françoise Fourton, os atores Claudio Lins e Rafael Almeida e os produtores da peça "Enlace a Loja do Ourives" visitaram nesta quarta-feira (25) o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida (SP). Eles convidaram os bispos para a pré-estreia da peça, que é uma adaptação da obra de Karol Józef Wojtyła, o Papa João Paulo II, escrita quando ainda era bispo de Cracóvia, na Polônia.

A pré-estreia será no dia 18 de maio, às 21h30, no TUCA – Teatro da Universidade Católica em São Paulo. A estréia será no dia 19 de maio. A peça tem a direção geral de Jo Santana e a direção artística de Roberto Lage.

No total são 26 atores e 10 músicos que participam do espetáculo que vai abordar a problemática do amor e do casamento.

Maria de Lourdes Muniz de Mello, idealizadora do projeto, disse que se interessou pela peça durante a visita do já Papa João Paulo II ao Brasil em 1980. “Foram muitos anos para se obter junto ao Vaticano os direitos para encenar essa peça e muitas pessoas me ajudaram. E agora esse sonho está sendo realizado”.

Fonte: CNBB

Bispos emitem nota sobre os 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II


   
Os bispos do Brasil aprovaram uma mensagem sobre a celebração do 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II. De acordo com a mensagem, A celebração do 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II e a volta aos seus documentos “nos levem ao discernimento sobre o que o Espírito Santo continua a dizer à Igreja e à humanidade nas circunstâncias atuais, como observou o Papa Bento XVI, logo após sua eleição como Sucessor de Pedro: “com o passar dos anos, os textos conciliares não perderam sua atualidade; ao contrário, seus ensinamentos revelam-se particularmente pertinentes em relação às novas situações da Igreja e da atual sociedade globalizada” (Discurso aos cardeais eleitores, 20/04/2005)”.

Leia parte da nota dos bispos do Brasil sobre a celebração do aniversário do Concílio Vaticano II:

Mensagem dos Bispos do Brasil sobre a celebração do 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II

Ao clero, consagrados e consagradas na Vida Religiosa e em outras formas de consagração a Deus, ao querido povo de Deus em nossas Dioceses:

No dia 11 de outubro deste ano, o Papa Bento XVI presidirá, em Roma, à solene abertura do Ano da Fé, para comemorar o 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II e o 20º aniversário do Catecismo da Igreja Católica. Celebrações tão significativas são motivo de grande alegria para a Igreja e convite para voltarmos nosso olhar para o imenso dom deste Concílio, no qual participaram os Bispos do mundo inteiro, convocados e presididos pelo Sucessor de Pedro. Mas é também ocasião para uma avaliação a respeito da aplicação das decisões conciliares e do caminho que resta ainda a ser percorrido nessa direção.

O Papa João XXIII, explicou que convocava o Concílio para “o crescimento da fé católica, a saudável renovação dos costumes no povo cristão e a melhor adaptação da disciplina da Igreja às necessidades de nosso tempo. [...] Sem dúvida constituirá maravilhoso espetáculo de verdade, unidade e caridade que, ao ser contemplado pelos que vivem separados desta Sé Apostólica, os convidará, como esperamos, a buscar e conseguir a unidade pela qual Cristo dirigiu ao Pai do Céu a sua fervorosa oração” (Encíclica Ad Petri Cathedram, 33). Assim, o Concílio Ecumênico poderia “restituir ao rosto da Igreja de Cristo o esplendor dos traços mais simples e mais puros de suas origens” (Homilia a um grupo bizantino-eslavo, 13/11/1963). O Beato João XXIII e o Venerável Paulo VI consideraram o Concílio, suscitado pelo Espírito Santo, um novo Pentecostes, uma verdadeira primavera para a Igreja.


Fonte: CNBB


terça-feira, 24 de abril de 2012

Coletas da CF custeiam projetos na Arquidiocese de Natal


A comunidade Angélica, da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Ipanguaçu, foi uma das que se beneficiou de projetos do Fundo Nacional de Solidariedade, formado com as coletas da Campanha da Fraternidade. Em 2012, a comunidade foi contemplada com um projeto de mobilização para a conquista e efetivação de direitos. “O projeto foi feito com apoio de Cáritas Diocesana. Para este ano, estamos prevendo o desenvolvimento de outros projetos para Ipanguaçu e também para Ceará-Mirim”, informa Kilza Gomes, da Cáritas Arquidiocesana.

Os recursos repassados pelas Dioceses do Nordeste 2, formado pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, somaram mais de 200 mil reais, em 2011. Neste ano, a Cáritas Nacional apoiou 320 projetos, em todo o Brasil, com os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pastoral da Comunicação prepara Encontro Estadual

Mesa Redonda, no 1° Mutirão Estadual de Comunicação, realizado em Natal, em 2010
Foto: Cacilda Medeiros

Agentes da Pascom da Arquidiocese de Natal e das dioceses de Caicó e de Mossoró se preparam para participar do 2° Mutirão Estadual de Comunicação, que será realizado no período de 6 a 8 de julho próximo, na cidade de Mossoró, com o tema: “A comunicação a serviço da verdade na era digital”.

Na abertura, na noite do dia 6, haverá conferência sobre o tema do Mutirão, proferida pela Irmã Helena Corazza, de São Paulo, autora de livros na área de comunicação e de acolhida. No sábado, serão oferecidas sete oficinas e um grupo temático, simultaneamente. No domingo, haverá uma mesa redonda que enfocará o tema: “A comunicação na vida e missão da Igreja”.

Para a Arquidiocese de Natal são disponibilizadas 40 vagas. Para facilitar a participação dos agentes da Pascom e demais interessados, a coordenação arquidiocesana preparou um pacote, incluindo a inscrição, hospedagem e transporte. A adesão ao pacote pode ser feita a partir do dia 30 de abril. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação arquidiocesana, pelo telefone 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

Mais informações sobre o Mutirão também estão disponíveis no seguinte endereço: http://2muticomrn.blogspot.com.br.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Pauta desta terça-feira na 50ª AG



Os bispos reunidos na 50ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tem intensa pauta de trabalhos para esta terça-feira, 24/02. Estão previstos mais quatro escrutínios para a escolha dos delegados do episcopado brasileiro para o próximo Sínodo dos Bispos, que vai acontecer em Roma no mês de outubro, com o tema “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.

Na parte da manhã, haverá a comunicação das comissões episcopais para a Missão Continental, coordenada por dom Adriano Ciocca, e da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, coordenada por dom Sérgio Braschi. Também está prevista a discussão de assuntos da Comissão de Liturgia, e a apreciação de textos de notas e mensagens do episcopado.


O tema central desta 50ª AG, “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja” também está na pauta, além de comunicados da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. No período da tarde, os bispos tem mais uma reunião reservada, e no início da noite, os encontros das Comissões Episcopais Pastorais com os bispos referenciais dos Regionais.

Fonte: CNBB

domingo, 22 de abril de 2012

CNBB publicará mensagem oficial no final da Assembleia Geral



Mensagem Oficial será publicada no final da 50a. Assembleia Geral da CNBB

O Cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, anunciou que a Conferência vai marcar sua atuação de orientadora dos cristãos católicos e das pessoas de boa vontade de todo o Brasil com uma Mensagem Especial sobre as eleições municipais deste ano que será lançada no final da 50a. Assembleia Geral dos bispos na próxima semana.

A Mensagem dos bispos está sendo preparada e colocada em discussão no plenário da Assembleia em várias sessões. Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), tem sido o responsável pela apresentação do texto para o debate e disse, em Entrevista Coletiva concedida esta semana, que o texto tem seu processo de redação adiantado e os bispos devem analisar detalhadamente e aprovar até o final do encontro que está sendo realizado em Aparecida.

É uma verdadeira tradição representada pela manifestação da CNBB por ocasião por ocasião de anos eleitorais, mas neste ano, o texto dos bispos deve trazer elementos novos e fundamentais para ajudar os eleitores no processo discernimento do voto livre consciente na escolha para os chefes dos executivos das cidades e suas câmaras legislativas.

A escolha do final da assembleia para a apresentação do documento respeita o fato de que que o processo de elaboração, discussão e aprovação está sendo realizado entre as sessões que discutem o tema central da 50a. reunião geral dos bispos da CNBB este ano que é a "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja". Além desse compromisso, os bispos tem uma vasta pauta sendo cumprida que inclui temas relevantes para a vida das comunidades e do Brasil.

Fonte: CNBB

Homenagem da 50a. Assembleia Geral aos 50 anos do Vaticano II

Concilio Vaticano

Nesta segunda-feira, 23 de abril, a partir das 18 horas, no plenário da Assembleia Geral dos bispos do Brasil que se realiza em Aparecida (SP), será realizada uma sessão solene para homenagear o jubileu dos inícios dos trabalhos conciliares do Vaticano II.

Uma comissão especialmente designada pela CNBB e presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, preparou a cerimônia que será aberta aos profissionais da imprensa que cobrem o evento.

O Concílio do Vaticano II é considerado o mais importante fato da história recente da Igreja e os bispos brasileiros participaram ativamente dos trabalhos, tanto que as assembleias gerais da CNBB de 1964 e 1965 foram realizadas em Roma por esta mesma razão.

Levantamento feito no início deste ano de 2012 pelo professor Fernando Altemeyer Junior, do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, oferece dados importantes para se contemplar a participação no Concílio.

São 179 bispos do mundo inteiro que estão vivos e participaram do Concílio, entre eles 10 são brasileiros, sendo que um deles deixou o ministério episcopal. São 9 bispos, portanto, que estiveram ao menos em uma das quatro sessões conciliares:

1. Dom Armando Círio, OSI, arcebispo emérito de Cascavel-PR, nascido em 30/4/1916, atualmente com 95 anos de idade, participou da 1ª. e da 3ª. sessões do Vaticano II.

2. Dom Jaime Luiz Coelho, arcebispo emérito de Maringá-PR, nascido em 26/7/1916, atualmente com 95 anos de idade, participou de todas as quatro sessões 1ª, 2ª, 3ª e 4ª do Vaticano II.

3. Dom Servílio Conti, imc, prelado emérito de Roraima-RR, nascido em 19/10/1916, atualmente com 95 anos de idade, participou da 4ª. sessão do Vaticano II.

4. Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba-PB, nascido em 15/03/1919, atualmente com 92 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., 3ª, e da 4ª. sessões do Vaticano II.

5. Dom Eugenio de Araújo Sales, cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro-RJ, nascido em 08/11/1920, atualmente com 91 de idade, participou da 1ª., 2ª., 3ª, e da 4ª. sessões do Vaticano II.

6. Dom Waldyr Calheiros Novaes, bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda-RJ, nascido em 29/7/1923, atualmente com 88 de idade, participou da 3ª. e da 4ª. sessões do Vaticano II.

7. Dom Serafim Fernandes de Araújo, cardeal arcebispo emérito de Belo Horizonte-MG, nascido em 13/08/1924, atualmente com 87 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., e da 4ª. sessões do Vaticano II.

8. Dom José Mauro Ramalho Alarcón Santiago, bispo emérito de Iguatu-CE, nascido em 14/05/1925, atualmente com 86 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., 3ª. e da 4ª. sessões do Vaticano II.

9. Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito de Goiânia-GO, nascido em 10/06/1926, atualmente com 85 anos de idade, participou da 4ª. sessão do Vaticano II.

Segundo a pesquisa do professor Altemeyer, atualmente, ou seja, na primeira metade do mês de janeiro de 2012, há 5207 bispos católicos vivos e atuantes em todo o planeta e dentre eles estão aqueles que participaram do Concílio Vaticano II, ocorrido entre 1962 a 1965 em Roma, na Itália.

A primeira sessão se deu entre 11/10/1962 até 8/12/1962: presença de 2448 padres conciliares. Estão vivos 46 bispos presentes nesta sessão, espalhados pelo mundo inteiro.

A segunda sessão foi celebrada de 29/09/1963 até 04/12/1963 com a presença de 2488 padres e destes estão vivos 55 padres.

A terceira sessão transcorreu de 14/9/1964 até 21/11/1964 com a presença de 2468 padres e destes estão vivos 67 padres conciliares.

A quarta sessão ocorreu de 14/09/1965 até 08/12/1965, com a presença de 2625 padres, e destes estão vivos 78 bispos e abades que participaram da última sessão conciliar.

Fonte: CNBB

Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB


As TVs de inspiração católica transmitiram na noite desta sexta-feira, 20 de abril, diretamente de Aparecida (SP,) a cerimônia de entrega dos prêmios da CNBB. Apresentada pelos jornalistas Dudu Prado e Lilian de Paula e animada pela Banda “Dom”.

A solenidade teve a participação do Cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Orani Joâo Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, dom Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG) ex-presidente da CNBB. Também participou do programa o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnello.

Vários outros bispos que participam da 50ª. Assembleia também acompanharam a apresentação nos estúdios da TV Aparecida. Entre eles estavam o Cardeal Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer e dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB. Os familiares dos ganhadores, a diretoria da Rede Aparecida e membros das paróquias de Aparecida lotaram o auditório do estúdio.

O programa teve quatro blocos. No primeiro foram entregues os prêmios “Clara de Assis” de TV e os ganhadores foram: a TV Nazaré com o documentário “Marujada” sobre os negros em uma festa popular do Pará; a TV Senado com uma reportagem a respeito do consumo de drogas álcool; A TV PUC Ri com reportagem com o título “Filhos do abandono” e a TV Aparecida com uma reportagem especial sobre o lixo que, no momento da entrega, fez uma homenagem ao jovem cinegrafista Rodrigo Calquist, falecido recentemente.

No segundo bloco foram entregues os prêmios “Dom Hélder Câmara” de Imprensa. Os agraciados foram: “Meninos condenados”, uma série de reportagens do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS) que trata da entidade que substituiu a Febem no Rio Grande do Sul; “Extermínio silencioso”, matéria da Revista Família Cristâ, de Sâo Paulo (SP), a respeito do extermínio dos índios Guarani Kawoa, no Mato Grosso do Sul e recebeu Menção Honrosa, uma matéria do Portal Terra a respeito da situação da saúde pública em Alagoas.

Os prêmios de Rádio foram entregues no terceiro bloco do programa. Os programas que foram agraciados com o “Microfone de Prata” na cerimônia: “Por dentro do assunto” da Rádio Mensagem 1470 AM de Jacareí (SP); “Novo Código do processo Civil – uma justiça mais rápida” da Rádio Senado, Brasília (DF) e o programa “Nossas igrejas, uma expressão de fé, arte e cultura” da Rádio 9 de Julho, da arquidiocese de São Paulo.

O último bloco do programa foi dedicado aos prêmios “Margarida de Prata” concedidos à produções de cinema. Os ganhadores foram: “As Canções” de Eduardo Coutinho; “Diário de uma busca” de Flávia Castro. O longa-metragem “A sombra de um delírio verde” de Cristiano Navarro Peres e outro longa, o filme de Nelson Pereira dos Santos, “A música segundo Tom Jobim”.

Fonte: CNBB

Paróquia de Lagoa de Pedras realizará Romaria Mariana



A 8ª Romaria Mariana organizada, organizada pela Paróquia São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedra, acontecerá dia 28 próximo, com o tema:"Maria Missionária". Às 16 horas, na Comunidade Mandu, haverá missa, presidida pelo administrador paroquial, padre Darci Lopes de Araújo.

Após a missa, os fieis sairão em caminhada com destino à cidade de Serrinha. Durante o percusso, haverá louvor e adoração ao Santíssimo. No encerramento, será realizado bênção dos Santíssimo Sacramento. Segundo padre Darci, a romaria significa um ato de fé e devoção a Nossa Senhora.

Dia de Cidadania

A Paróquia de Nova Cruz em parceria com a Prefeitura realizaram um dia de Cidadania, no último sábado, dia 22, na Escola Estadual Getúlio Vargas. A ação aconteceu durante toda tarde e contou com a colaboração de diversos voluntários que prestaram serviço a comunidade novacruzense.

As pastorais também estiveram presentes levando alguma demonstração de alimentação saudável, fazendo alusão ao tema da Semana da Cidadania: Tema: Juventude e Saúde e o Lema: É preciso ter certeza o se põe na mesa.



A Catequese fez a festa com as crianças através de palhaços e bonecos fantoches


A Pastoral da Liturgia levou um nutricionista para falar sobre dicas de alimentação saudável, além de oferece a degustação de frutas


A Pastoral da Saúde levou vários tipos de chá


A Secretaria Municipal de Saúde participou da ação através de vários profissionais da área que realizaram atendimento como verificação da pressão arterial, exames de Glicemia, limpeza dental e extração. No total foram realizados cerca de 150 atendimentos.


Durante a realização do evento o grupo G2, com Geraldo Morais, Adson Gomes e Thiago Barros, fizeram a animação ao som de músicas que deixaram os participantes bem descontraídos, proporcionando um ambiente bastante agradável.

Casais do ECC e jovens da Pastoral da Juventude estiveram na equipe de infraestrutura


Dom Matias visitou Nova Cruz

O arcebispo emérito dom Matias Patrício esteve em Nova Cruz neste domingo, dia 22. Dom Matias presidiu missa na Igreja Matriz, às 7h30, a convite da família de Sr. Zezito e dona Dezilda, que completaram 65 anos de vida matrimonial. Na casa paroquial dom Matias foi recebido pelo Pároco, Pe. Edilson Nobre, e foi presenteado com uma religuia de São João Maria Vianney, patrono dos padres.