sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Tribunal Eclesiástico Interdiocesano retoma atividades

Assinatura do contrato com o Cúria Online, nesta quinta-feira, 15/01
Foto: Cacilda Medeiros

Após dez meses sem funcionamento, devido à pandemia, o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano retomou as atividades, no início de janeiro. A retomada chegou com uma inovação: o Tribunal aderiu ao Sistema Cúria Online. A assinatura do contrato aconteceu na última quinta-feira, dia 14, entre o presidente do Tribunal, Padre Júlio César Souza Cavalcante, e o sócio da empresa, Renan Borges. “Com a pandemia, nós tivemos que nos adaptar para atender bem às pessoas e, também, preservar a vida dos nossos colaboradores. Quando estávamos pensando em como retomar as atividades, surgiu a oportunidade de trabalhar com o Cúria Online, que possibilitará que os processos sejam virtuais”, explicou o presidente.

De acordo com Padre Júlio César, para quem deseja iniciar um processo de nulidade matrimonial, por exemplo, o primeiro passo é buscar informações no  site do Tribunal, no endereço: https://tribunaleclesiasticonatal.org.

O Tribunal Eclesiástico Interdiocesano funciona no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral. Neste mês de janeiro, o expediente ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas. O telefone de contato é o  (84) 3615-2800.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pascom de Nova Cruz recebe novos agentes após participarem de formação

(Foto: Flávio Luiz)

A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, acolherá seis novos membros, neste sábado, dia 16, na novena de São Sebastião, a partir das 19 horas. Os novos agentes da Pascom passaram por um processo de formação desde março de 2020. Com a pandemia, os encontros de formação aconteceram de forma virtual e, depois, pelo processo de treinamento prático nas atividades. Os novos agentes também participaram das oficinas e do estudo do Diretório de Comunicação de Comunicação da Igreja no Brasil, oferecidos pela coordenação arquidiocesana, no ano passado, no formato online.

“Com a chegada dos novos agentes, pretendemos melhorar cada vez mais a atuação na comunicação e evangelizar através das ferramentas de ação pastoral na paróquia de Nova Cruz”, diz o coordenador paroquial, Flávio Luiz. “Esta é a segunda turma de novos membros. A primeira aconteceu em 2019, quando implantamos os correspondentes da Pascom nas comunidades. Para 2021, a formação para uma nova turma está prevista para iniciar após a assembleia pastoral”, acrescenta.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da Festa de São Sebastião 2021


Confira a programação completa AQUI

A Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz realiza a tradicional Festa de São Sebastião 2021, padroeiro do bairro mais populoso da cidade e com o nome nome do santo. A festa acontece de 11 a 20 de janeiro, com o tema: “Irmanados na fé, na devoção e na fraternidade”,  inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti,  do Santo Padre o Papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social.

Este a festa será realizada de forma diferente com participação reduzida dos fiéis devotos de São Sebastião que costumam preencher todo interior da igreja e a praça. Por ocasião do enfrentando a pandemia do coronavírus COVID – 19, todo protocolo de prevenção será adotado na entrada e dentro da igreja, com distanciamento entre os fiéis, higienização e aferição da temperatura. Toda programação da festa será transmitida pelas redes sociais da paróquia e rádio 103 FM.

No convite da programação os padre Aerton Sales, pároco, e Dênison Ricardo, vigário paroquial, pede a intercessão do santo mártir: "Nunca como hoje se fez tão necessária a intercessão do Glorioso Mártir São Sebastião, sobretudo contra a peste. Este vírus que mata homens e mulheres em todo o mundo e também aqui em nossa cidade, tem desafiado a medicina, as autoridades sanitária, nossos governantes e também a nossa fé"

Na festa de São Sebastião 2021 não será realizada a programação cultural com barracas, quermesse, e festa social. Toda programação religiosa acontecerá na Igreja de São Sebastião. O leilão da festa será realizado de forma virtual através do contato do WhatsApp (84) 98190-4926, para as pessoas ofertar os lances durante o período da festa até no dia 19 de janeiro quando será apresentado o maior lance e conhecer o ganhador. 

Durante o período festivo será realizada Missa, às 8h; reza do terço, às 18h30 e novena às 19h. No encerramento da festa, dia 20, feriado municipal, às 6h, alvorada festiva; às 8h, Missa solene, às 12h, missa do Batalhão Espiritual de São Sebastião, e às 16h, Carreata com a imagem de São Sebastião, Bênção do Santíssimo e arreamento da bandeira.