sábado, 30 de abril de 2011

Conselho Pastoral define atividades

O Conselho Pastoral da Paróquia de Nova Cruz reuniu-se para planejar as atividades a serem realizadas no mês de maio. Na ocasião foi escolhido os representantes da Paróquia para os conselhos da Merenda Escolar e do Idoso. Para o conselho da merenda foi escolhido o seminarista Shirleno Sharlisson e Josinaldo dos Santos e para o conselho do Idoso Maria Eunice, e Prof. Pedro Marinho e Josimayre, onde na reunião do próprio conselho ficará apenas dois membros representando a paróquia.

As atividades que foram definidas são: a realização das celebrações durante o mês mariano, todas as noites, nas capelas da paroquia; também foi definido a realização da Feira Pastoral, que acontecerá dia 4 de junho, na praça de São Sebastião. A reunião contou com a presença dos padres Edilson e Janilson de Nova Cruz e Pe. Mário de Serra de São Bento., além de dos representantes das pastorais.


Pe. Edilson e Janilson e Pe. Mário

Pascom planeja comemoração para o Dia Mundial das Comunicaçãoes

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz está planejando as comemorações para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser realizado no dia 5 de junho. Em uma reunião com os membros da Pascom ficou definido a realização da Feira Pastoral, envolvendo as demais pastorais, movimentos e serviços de Nova Cruz, que acontecerá dia 4 de junho, na praça de São Sebastião, às 20h, e também a Missa da Comunicação, que acontecerá dia 5 de junho na Igreja Matriz, às 19h. Neste dia está previsto o lançamento do site oficial da Paróquia de Nova Cruz.

A reunião com os membros aconteceu dia 29 de abril, na sala da pascom e contou com a participação do seminarista Shirleno, onde na ocasião fez o momento de oração.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

49ª Assembleia Geral da CNBB começa dia 4


Começa, na próxima quarta-feira, 4, em Aparecida (SP), a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta será a terceira vez que a CNBB faz sua Assembleia em Aparecida. As duas anteriores aconteceram em 1954 e 1967, respectivamente, 2ª e 8ª Assembleias.

Dois temas marcarão, de forma especial, a assembleia deste ano: as eleições e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Serão eleitos, para um mandato de quatro anos, o presidente, vice-presidente e secretário geral.

Além destes, os bispos elegerão, também para um mandato de quatro anos, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, que atualmente são dez. Estes presidentes de Comissões com os três membros da Presidência formam o Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep).

O texto das novas Diretrizes, que também têm duração de um quadriênio, foi elaborado por uma Comissão de bispos, presidida pelo arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, e assessorada por peritos. A base do texto são as atuais Diretrizes, aprovadas em 2008 incorporando o conteúdo do documento final da V Conferência do Episcopado da América Latina e Caribe, realizada em 2007, em Aparecida (SP), e outros documentos da Igreja publicados desde então, como a recente Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini” do Papa Bento XVI.

Outros temas estarão na pauta dos bispos como as Diretrizes para o Diaconato Permanente, assuntos de liturgia, assuntos da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé, situação dos povos indígenas, análise da conjuntura eclesial e social, assuntos de Comunicação, Jornada Mundial da Juventude, 5ª Semana Social Brasileira.

A Igreja no Brasil tem 456 bispos, sendo 301 na ativa e 155 eméritos. Estão inscritos para a Assembleia 336 (296 da ativa e 40 eméritos). Outras 119 pessoas participam da Assembleia como assessores, peritos, convidados, colaboradores, prestadores de serviço, totalizando 455 pessoas.

Fonte: CNBB

Nova Cruz exibe documentário, abre mês mariano e faz show

Integrantes do Grupo Renovo, com o Pe. Edilson Nobre
Foto: Flávio Luiz

A equipe da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, exibe um documentário sobre o Papa João Paulo II, neste dia primeiro, às 20h, na Igreja Matriz. O motivo da exibição é a beatificação do Papa polonês, neste domingo.

Também, neste domingo, a Paróquia da Imaculada Conceição abre a programação do mês mariano e comemora o Dia do Trabalhador. Às 19h, haverá missa, na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Durante todo o mês, diariamente, na Igreja Matriz e nas capelas, às 19h, haverá celebração em honra de Nossa Senhora. Antes da missa, às 18h, membros do Movimento Jesus Misericordioso rezarão o Terço da Misericórdia. É a comemoração do Dia da Misericórdia.

Ainda em Nova Cruz, o grupo de jovens Renovo comemora 13 anos de atuação. Para comemorar a data, o grupo realizará show louvor, dia 7 de maio, às 21h, na Casa do Forró, animado pela Banda Unidos por Deus, da cidade de Montanhas. O grupo completou 13 anos, dia 24 de abril. Na ocasião, houve celebração eucarística, presidida pelo Pe. Edilson Nobre.


Reza do terço atrai homens para a Igreja

Grupo de homens rezando o terço, na Matriz de Pirangi
Foto: Gilberto Ferreira

Mais de 50 homens se reúnem, assiduamente, para rezar o terço, na Paróquia de Cristo Rei, em Pirangi - Natal. O momento de oração acontece toda quinta-feira, às 19h30, na Igreja Matriz. “Pelas mãos de Maria, estamos conseguindo evangelizar a massa masculina, residente no território da Paróquia de Cristo Rei. A cada semana, o número de homens, jovens e adultos, vem aumentando”, explica o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Gilberto Ferreira.

A programação, a cada quinta-feira, consta da recitação do terço, leitura e reflexão do Evangelho, feita pelo Diác. Iremar Costa. O Terço dos Homens foi implantado na Paróquia de Cristo Rei, em 17 de fevereiro deste ano.

A Paróquia de Cristo Rei também reúne os Ministros Extraordinário da Eucaristia, neste domingo, das 15 às 17h, na Igreja Matriz. Serão dois momentos: um de adoração ao Santíssimo e outro de formação, dirigidos pelo Diác. Iremar e pelo Pe. Alfredo Costa. Já, no dia 6, na Igreja Matriz de Pirangi, serão celebradas duas Missas da Penitência, às 5 e às 19h30.


Fonte: Jornal A Ordem online


Beatificação de João Paulo II acontece neste domingo

Papa João Paulo II em Natal
Visão parcial da Praça de São Pedro, no Vaticano
Fotos: Arturo Mari e Francisco Fernandes


Cerca de um milhão e meio de polonesês acorrem ao Vaticano, neste domingo, primeiro de maio,para a solenidade de beatificação do Papa João Paulo II, de origem polaca. A eles, se juntam outros milhares de fiéis do mundo inteiro, inclusive dois padres do Clero da Arquidiocese de Natal.

O Papa João Paulo II, esteve em Natal, no dia 13 de outubro de 1991, na missa de encerramento do XII Congresso Eucarístico Nacional. Ele veio ao Brasil duas vezes: em 1980 e em 1991. Em ambas, foi aclamado pelos brasileiros como “João de Deus”.

A solenidade de beatificação de João Paulo II, que acontecerá, às 5h (horário de Brasília) na Basílica de São Pedro, em Roma, sob a presidência do Papa Bento XVI. A maciça presença dos poloneses se deve ao fato de ser a Polônia o país natal de João Paulo II.

Entre esses milhares de fiéis estão dois padres da Arquidiocese de Natal: João Maria do Nascimento, pároco de Nossa Senhora de Fátima, Parque das Dunas, e Inácio Henrique de Araújo Teixeira, pároco de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros.

“Por aqui, tem-se notícias da presença de diversos chefes de Estado e seus respectivos corpos diplomáticos, além de lideranças religiosas de diferentes credos”, comenta o Seminarista Francisco Fernandes, da Arquidiocese de Natal, que estuda em Roma. Segundo ele, houve uma intensa preparação, do ponto de vista espiritual, com vigílias e encontros celebrativos, e do ponto de vista da segurança e infraestrtura. “A beatificação de João Paulo II é a confirmação de que o caminho da santidade continua a ser um apelo atual e sempre possível para todos nós”, afirma Francisco.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENCONTRO PROMOVIDO PELO S.A.R. Discute Participação da Sociedade nas Políticas públicas

PLENARIO DA CAMARA RECEBEU A REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO DO SAR


TECNICO GERALDO PINTO FALANDO SOBRE A ATUAÇÃO DO SAR


PADRE EDILSON DANDO AS BOAS VINDAS A TODOS

PADRE ROBERIO, PRESIDENTE DO SAR, EXPLICANDO A ATUAÇÃO DESTE SERVIÇO



JOSÉ FARIAS PRES. ASSOCIAÇÃO DE CURRALINHO EM SUA FALA
SEVERINO DE SOUZA "COIA" VICE PRESIDENTE DO FUMAC - NOVA CRUZ, TAMBÉM LEVOU SUA PALAVRA
"BILUQUINHA" REPRESENTOU O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

TECNICO DO SAR MOSTRANDO CRONOGRAMA DE REUNIÕES DO SAR


O Serviço de Assistência Rural – SAR , da Arquidiocese de Natal, dentro do seu cronograma de trabalho, promoveu nesta manhã na Câmara Municipal de Nova Cruz, um Encontro Público com representantes da Sociedade Civil, Associações em geral e Gestores públicos, para apresentar à sociedade Novacruzense como se dá sua atuação, quais seus objetivos, sua missão, que metodologia de trabalho é utilizada, e sua área de atuação.

O SAR é um Serviço da Arquidiocese de Natal, mantido com recursos de ONG alemã, com atuação há 61 anos nas cidades das paróquias pertencentes à Arquidiocese, hoje presidido pelo Padre Robério Camilo, desenvolve um trabalho de articulação entre a sociedade, através de suas representações ( associações, entidades, cooperativas, etc) e os órgãos e poderes públicos, no sentido de garantir o devido acesso às decisões das políticas públicas nas áreas, social, educativa e de saúde.

Nestes 61 anos o SAR contribuiu efusivamente para criação de cooperativas agrícolas, Escolas radiofônicas, Sindicatos Rurais, Educação Política. Atuou conjuntamente com outros parceiros como FETARN, MST para mediação de Conflitos de Terra. Ariticula junto às associações as escolhas das prioridades nos Oraçamentos Participativos e nas escolas das Políticas Públicas a serem aplicados pelos gestores públicos (estado, municípios).

Em Nova Cruz técnicos do SAR já vem desenvolvendo vários trabalhos, incluindo reuniões periódicas com conselhos municipais, entidades, associações, e poderes públicos, através de seus representantes, atuando dentro de sua missão e objetivos específicos.

Na reunião desta manhã, formaram a mesa diretora dos trabalhos, Padre Robério Camilo, atual Presidente do SAR – Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Nobre, Administrador Paroquial de Nova Cruz, Sérgio Pimentel , Chefe de Gabinete e no ato representando o Prefeito da cidade, Vereador Luiz da Costa Prudêncio, Presidente da Câmara e Vereador Humberto Martins.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz, FUMAC, Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes –CMDCA, Articuladores no município para o selo UNICEF, Conselhos Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, e entidades estudantis, além de populares compuseram a assistência.

Padre Robério explicou sobre a atuação do SAR que hoje compõe os municípios de São Pedro, São José do Campestre, Serra Caiada, Passa e Fica, São Tomé, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Santo Antonio e Nova Cruz. Ele conclamou a sociedade Novacruzense para um engajamento de todos no processo de tornar as Políticas Públicas mais participativas.

Padre Edilson reafirmou que há uma grande necessidade da Sociedade Civil organizada através de suas representações se aprofundar nos temas mais importantes nas áreas da saúde, educação e assistência social através de novos encontros, audiências públicas, nas diversas áreas.

Geraldo Pinto, Técnico do SAR que fez a explanação das ações do SAR, também deixou claro que a “população tem de participar das coisas da sua cidade, cobrando, dando opiniões, apontando as prioridades, e SAR está a disposição da sociedade para orientações neste sentido.

Em seguida, foi facultada a palavra aos presentes, onde se abriu um debate sobre as atuações das entidades ali presentes e suas responsabilidades como articuladoras no processo da aplicação das políticas públicas no município.

Várias outras reuniões serão realizadas neste ano. Dentro do cronograma, as reuniões Regionais ( do agreste) serão as seguintes: 21 de Maio em Santo Antonio. Dia 16 de Julho em Passa e Fica e dia 08 de Setembro em Nova Cruz.

INFORMAÇÕES OU CONTATOS COM O SAR:

Av. Floriano Peixoto 674, Tirol, Natal - Fone 84 - 3615-2800

E-mail: sar@arquidiocesenatal.ogr.br

(Matéria PASCOM / Fotos Claudio Lima Pascom)

Léia e Sonia se apresentarão em Campestre

No dia 8 de maio, as cantoras religiosas Léia e Sonia farão show em CampestreRN, em comemoração ao dia das mães. O Show será no CNEC, a partir ds 18h30.

Pascom exibirá video-documentário do papa João Paulo II

A Festa da Misericórdia de 2011 terá um aspecto todo especial, pois vai acontecer no mesmo dia da beatificação do Papa João Paulo II, em 1º de maio.

Por ocasião deste evento a Pastoral da Comunicação exibirá um exibirá video-documentário do papa João Paulo II. O video será exibido após a missa das 19h, na Igreja Matriz.


Neste dia, antes da missa os membros do movimento Jesus Misericordioso rezarão o terço da misericórdia, e irão refletir sobre a vida de João Paulo II e a referencia sobre o a divina misericórdia.

Irmã Espedita Valério fala sobre a comemoração dos 70 anos do CNSC


Nesta semana o Colégio de Nossa Senhora do Carmo de Nova Cruz, vive os último eventos alusivos aos 70 anos de fundação. A equipe da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz fez uma entrevista com a diretora do Colégio CNSC, Irmã Espedita Valério (foto). Ela fala sobre os 70 anos do CNSC e deixa uma mensagem para alunos e ex-alunos. O Colégio foi fundado em 19 de abril de 1941 e é administrada pelas Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho. Confira baixo:


1) Qual é a “receita” para fazer um colégio católico chegar aos 70 anos?

Podemos dizer que o Colégio tem uma linda história deste a sua fundação com a dedicação e coragem das primeiras Irmãs dirigentes, educadores e bem feitores que deram inicio a esta instituição de ensino e os/as que com muito entusiasmo, competência, fé e coragem deram continuidade a esta grande obra. Mas entendemos e temos consciência de que, nada aconteceria se não fosse Jesus Cristo que estivesse a frente iluminando e conduzindo esta grande família do CNSC para que pudessem chegar até aqui e continuar prosseguindo esta belíssima missão que tem como lema “ Educar à luz do Evangelho”.

2) Quais são as principais marcas que o colégio deixou na sociedade de Nova Cruz, nestes 70 anos?

Acreditamos que, quem passou por este colégio, quem estudou, lecionou, trabalhou, pode com precisão dizer quais foram às marcas que ficaram na vida e história de cada um.

Para nós, enquanto Irmãs Franciscanas de N. Srª do Bom Conselho e educadores, o que pretendeu-se e continuamos com o mesmo objetivo, é dar continuidade as obras que o nosso fundador Frei Caetano de Messina nos orientou e ensinou: ser instrumento de Paz; educar à luz do evangelho; enfatizando nossos Projetos Pedagógicos à luz da espiritualidade; tendo como finalidade a formação necessária ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, exercendo seus compromissos como verdadeiro cidadãos.

3) Quais são os desafios de um colégio Católico, hoje?

A evolução repentina e por vezes contraditória do nosso tempo suscita desafios educativos que interpelam o mundo da escola. Eles induzem a encontrar respostas adequadas não só a nível dos conteúdos didáticos, mas também a nível da experiência comunitária que caracteriza a ação educativa. A importância destes desafios transparece do contexto de complexidade social, cultural e religiosa na qual crescem concretamente as jovens gerações, e influenciam significativamente a sua vida.

Hoje , sabemos que, o projeto e/ou proposta educativa das nossas escolas católicas só convencem se forem realizados por pessoas profundamente motivadas, por que são testemunhas de um encontro vivo com Cristo, o Único no qual “ o mistério do homem encontra a sua luz verdadeira”.
Neste contexto, torna-se particularmente urgente oferecer aos nossos educandos um percurso de formação escolar que não se limite à fruição individualista e instrumental de um serviço apenas em vista de um titulo que deve ser obtido. Além da aprendizagem dos conhecimentos, é necessário que façam uma experiência de forte partilha também sobre a espiritualidade com seus familiares e escola a qual estão inseridos.

4) Qual é a programação comemorativa dos 70 anos?

A programação vem sendo desenvolvida ao longo deste mês, várias atividades que já foram realizadas. No dia 29, haverá uma carreata, envolvendo as cidades de Santo Antônio, Passa e Fica, Montanhas, Lagoa D’Anta, São José de Campestre, Nova Cruz, além de Caiçara (PB). Cidades estas que temos alunos estudando no colégio. A programação será encerrada no dia 30, às 19h30, com missa e bênção da cobertura da quadra de esportes, presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Depois, haverá festa dançante.

5) Que mensagem a senhora deixa para os alunos e ex-alunos do colégio?

“educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!” (Paulo Freire)

Queridos alunos e ex-alunos,

Como já dizia Dalai Lama- “só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. Então continuemos amando, acreditando, fazendo, vivendo e teremos a certeza de que seremos eternamente felizes.
O nosso agradecimento especial a todos que fizeram e fazem parte da história do nosso querido e amado Colégio de Nossa Senhora do Carmo que há anos educa gerações à luz do Evangelho.


Coroinhas realizam o II Cristo Vive

O grupo de Coroinhas da Paróquia de Nova Cruz realizam o II Cristo Vive, sábado dia 30. O evento consta de um arrastão pelas ruas da cidade ao som de muita musicas católicas, com o ministérios de músicas Missão Atos e Claves de Deus. A partir das 16 horas, começará a concentração com o trio, na praça de São Sebastião. Por volta das 16h30, todos sairão em caminhada percorrendo algumas ruas da cidade de Nova Cruz.

Antes, pela manhã os coroinhas das Paróquias do 8º zonal participarão de encontro de formação, a partir das 9h, no Centro Pastoral do Catolé. Estarão presentes os padres Mário Gomes, Janilson Macedo e Edilson Nobre. Às 11 horas acontecerá missa na capela de Santa Maria Goretti. Fotos abaixo do Cristo Vive realizado em 2010.




Coroinhas do 8º zonal

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Missa dos Ministérios de Leitor e Acólito aconteceu em Nova Cruz

Na noite desta quarta-feira, 27, aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a missa de instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito para 9 candidatos ao diaconato permanente da Escola Diaconal Santo Estevão. A missa foi presidida por Dom Matias Patricio e concelebrada pelos padres Jorge, Gilvan, Vicente, Mário, Janilson, Edilson, Idalmo, Mons. Lucas, e os padres Vicentinos Gilmar, Mauricios e André.

Os candidatos ao diaconato permanente que receberão os ministérios foram: Emanoel Araujo, da cidade de Campestre/RN; Evanoel Fernandes, Jairo Helio, Jose Rogério e Manoel Cicero, ambos de Santa Cruz/RN; Francisco Nelson, de Monte das Gameleiras; Geraldo Jose, de São Gonçalo; João Aparecido, de Passa e Fica, e Jose Jeova de Nova Cruz. Estiveram presente varias autoridades como a prefeita de Monte das Gameleira e o prefeito de São Gonçalo.

O Pe. Jorge Alves fez o comentário da missa
Os candidatos

Mons. Lucas apresentou os candidatos ao bispo dom Matias



Momento da Instituição do Ministério de Leitor

Alguns padres

Momento da Instituição do Ministério de Acólito

Momento das oração da assembleia

Momento da oração eucarística e comunhão
Pe. Edilson Nobrea fez os agredecimentos


Alunos, diaconos, Mons. Lucas e Dom Matias

SERVIÇO DE ASSISTENCIA RURAL DA ARQUIDIOCESE DE NATAL REALIZA AUDIENCIA PUBLICA EM NOVA CRUZ NESTA QUINTA FEIRA.

O Serviço de Assistência Rural –SAR, da Arquidiocese de Natal, convida aos paroquianos e população em geral para participarem de uma AUDIENCIA PUBLICA na Câmara Municipal de Nova Cruz, nesta quinta feira, 28, a partir das 09 horas da manhã, para discutir e debater POLITICAS PUBLICAS nas áreas Social e Rural nas cidades da Região em especial em Nova Cruz.

Autoridades do Município, representantes da Sociedade Civil organizada e a população em geral estão convidados para participarem do evento.

CONHEÇA UM POUCO DO SAR

O Serviço de Assistência Rural – SAR nos seus 61 anos possui um legado histórico que coincide com a própria organização, luta e conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras, no campo e na cidade, do Rio Grande do Norte, nas áreas do cooperativismo, sindicalismo, luta pela terra, educação política, controle social das políticas públicas, entre outras. Nessas seis décadas, o SAR construiu uma história pautada pelos princípios cristãos de justiça, solidariedade, respeito à vida e amor ao próximo, segundo a Doutrina Social da Igreja, além dos princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A coerência com que tem assumido esses princípios na sua prática sócio-educativa credibilizou o SAR perante as comunidades rurais e urbanas, homens e mulheres, da Igreja Católica ou de outros segmentos da sociedade, demandando a continuidade e adequação de suas ações, em cada conjuntura vivenciada no processo sócio-histórico.

(Informação da Arqudiocese)

ESCOLA DIACONAL ENTREGA MINISTÉRIOS AOS FUTUROS DIACONOS PERMANENTES

(José Jeová dos Santos - primeiro a esquerda - representa Nova Cruz entre os que receberão os ministérios)

Um grupo de alunos da Escola Diaconal Santo Estevão, Núcleo de Santa Cruz, receberá os Ministérios de Leitor e Acólito, dia 27 deste mês, às 19 horas, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macedo, concelebrados por diversos Padres das Regiões do Agreste e Trairí do estado.

Receberão os ministérios os candidatos ao diaconato permanente: Emanoel Araújo Costa, Evanoel Fernandes da Silva, Francisco Nelson Gomes, Geraldo José de Paiva, Jário Hélio do Nascimento, João Aparecido Ribeiro de Lima, José Jeová dos Santos Júnior, José Rogério Sobrinho e Manoel Cícero Batista Silva.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bispos do Brasil realizarão 49ª Assembleia

Dom Matias com o atual presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio
Foto: Cacilda Medeiros


Mais de 300 bispos de todo o Brasil se reunirão no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), no período de 4 a 12 de maio. Será a 49a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O encontro que, durante 33 anos foi realizado na Casa de Retiros Vila Kostka, dos padres jesuítas, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), a partir deste ano será realizado em Aparecida. Em 2010, aconteceu em Brasília, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional.

Em 2011, na pauta da Assembleia estarão as novas diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, que serão aprovadas para o quadriênio 2011-2015, além de assuntos relacionados à liturgia e às diretrizes do Diaconato Permanente. Na ocasião, também será eleita a nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a maior conferência episcopal do mundo.

Os eleitos ficarão no cargo nos próximos quatro anos. A atual presidência foi eleita em 2007 e é formada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente; Dom Luiz Soares Vieira, vice presidente; e Dom Dimas Lara Barbosa, secretário. Durante a assembleia também serão eleitos os presidentes das Comissões Episcopais de Pastorais. O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, participará da Assembleia.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

São Bento é Paróquia

(Pe. Mario Gomes, primeiro Administrador Paroquial de São Bento)

A partir de agora o 8º zonal passa a contar com mais uma paróquia. É a Paróquia de São Bento, que foi criada na noite do dia 25 de Abril. "Foi uma noite gloriosa para a cidade de Serra de São Bento", disse Pe. Mário.

Por volta das 19h30 Dom Matias iniciou a missa de criação da paróquia de São Bento Abade. Estavam presentes 19 padres, leigos da das cidades de Nova Cruz, Santa Maria, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Natal e de outras localidades, como também todo o povo da nova paróquia de São Bento. A missa contou ainda com a presença dos 03 padres filhos natural de Serra de São Bento, Pe. Nicodemos que se encontra na cidade de São José de Piranhas/PB, Pe. José Moreira pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Passa e Fica/RN, o frei Reginaldo que mora atualmente na cidade de Ouricuri/PE.

"Esta criação ficará marcada para sempre em todos que participaram da solenidade", disse o novo e primeiro administrador paroquial Pe. Mário Gomes.

Na ocasião foi lido o Decreto de fundação e o Termo de posse do atual administrador da paróquia padre Mário Gomes ( na foto) se tornando o primeiro padre da recém criada paróquia de São Bento.

Fontes:
areapastoraldesaobento.blogspot.com
erinilsoncunha.blogspot.com
(adaptado pela Pascom Nova Cruz)


QUEM FOI SÃO BENTO, abade?








São Bento, que hoje é o Patriarca vários religiosos, nasceu na região de Núrsica - hoje Norcia - em 480 d. C. Filho de pais nobres . Quando atingiu um desenvolvimento espiritual maior, os pais do santo o levaram para estudar belas artes, letras e retórica, em uma escola pública em Roma, mas não se agradando do estilo de vida, abandona todos os projetos humanos, e se dirige para as montanhas almejando somente agradar a Deus.

Ficou isolado em uma gruta de difícil acesso onde hoje existe um mosteiro construido em sua homenagem. Durante sua estadia neste mosteiro teve muitos embates com o inimigo. Quando percebeu que suas forças estavam esvaindo-se, retirou sua roupa e atirou-se sobre uma roseira que alí estava. Claro que as feridas provocadas pelos espinhos, muito dolorosas fizeram com que aquela tentação abandonasse sua mente!

O Santo Varão foi convidado a assumir a vaga de um abade que acabara de morrer em um mosteiro próximo de onde ele estava.

Muitos foram os combates e milagres feitos por este santo que modificou a conduta de todos os mosteiros, mudança necessária na sua época. Por este motivo, até os dias de hoje ele é considerado o patriarca dos mosteiros. Também pelos combates que ele venceu é invocado, através da oração da medalha, quando é necessário combater o inimigo!

(Fonte: Vaticano)


Beatificação de JPII terá cobertura total pela Canção Nova

Monsenhor Jonas com João Paulo II, em 2002, no Vaticano

A beatificação do primeiro Papa polonês, Karol Wojtyla, acontecerá em 1º de maio na Praça São Pedro, no Vaticano, e será presidida pelo sucessor e amigo, Sua Santidade o Papa Bento XVI, às 10h (horário local). No Brasil, o evento será transmitido, ao vivo, pelo Sistema Canção Nova de Comunicação a partir das 5h (horário de Brasília). Para a celebração são esperados dois milhões e meio de pessoas do mundo inteiro. Depois da Missa, a urna com os restos mortais de João Paulo II ficará exposta em frente ao altar central da Basílica de São Pedro para que todos os fieis tenham a oportunidade de visitá-lo.

A multidão presente na Praça São Pedro no dia do funeral de João Paulo II, em 8 de abril de 2005, informalmente o aclamou santo súbito. Apesar do Vaticano ter regras rígidas para dar início ao processo de canonização, que podem levar vários anos para ser concluído, Josef Ratzinger, concedeu uma autorização especial. Ele permitiu a abertura imediata da causa de Karol Wojtyla em 2005, reconhecendo-o como Servo de Deus.

O processo de beatificação foi conduzido pelo sacerdote polonês, Slawomir Oder, e inclui pesquisas de escritos, entrevistas com pessoas que o conheceram mais de perto e testemunhos de milagres alcançados pela intercessão do novo beato. A beatificação do Pontífice representará a mais rápida beatificação da atualidade, superando por poucos meses a de Madre Teresa de Calcutá, falecida em 1997 e beatificada em 2003.

Entre os inúmeros relatos enviados a padre Oder, um foi o escolhido. Trata-se da religiosa francesa, Marie Simon-Pierre. A freira de 49 anos foi curada do mal de Parkinson graças à intercessão do Santo Padre. O milagre, um passo determinante nesse processo, foi reconhecido em 2010 por uma comissão liderada pelo médico particular de Bento XVI, Patrizio Polisca.

João Paulo II chega aos altares. Ele destacou-se ao longo de seu pontificado pela “produção” de santos. Ao todo, foram proclamados 1338 beatos e canonizados 482 santos. Números que, somados, superam as beatificações e canonizações realizadas desde o século XV. Aliás, a exortação “o Brasil precisa de santos... muitos santos” feita pelo Papa em Florianópolis (SC), no dia 18 de outubro de 1991, foi um dos discursos que mais repercutiram no país após sua vista.

Fonte: Canção Nova noticias

Jornal do Vaticano publica Revista especial sobre o João Paulo II


O jornal vaticano L’Osservatore Romano informou que publicará nesta quarta-feira, 27, um especial de 100 páginas, totalmente a cores, por ocasião da beatificação do Papa João Paulo II (no próximo dia 1º de maio), e que estará disponível em italiano, polonês, inglês, espanhol, alemão, francês e português.

Esta revista, explicou o L’Osservatore Romano, foi impressa em sete países dos quatro continentes: Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Itália, Reino Unido e Espanha, com uma edição total de quase 400 mil cópias.

Além do testamento de João Paulo II e a homilia da Missa de exéquias do então cardeal Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI), a revista apresenta outras homilias do pontífice lembrando o papa polonês, além de artigos, entrevistas e uma detalhada cronologia.

Esta revista, conclui a nota, busca ser “uma homenagem a um cristão exemplar e um grande bispo de Roma protagonista de um pontificado que já entrou na história. O especial é um verdadeiro número de coleção, ilustrado por belíssimas e raras fotografias”.

Fonte: CNBB


Dom Eugênio Sales fala de suas alegrias em artigo que encerra 40 anos de presença na imprensa brasileira


O arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), cardeal dom Eugênio de Araújo Sales encerrou na dia 22, a publicação de artigos na imprensa que acontecia desde 1971. No último artigo “A alegria pascal”, o cardeal fala da verdadeira alegria que sacia o coração humano e pontua as diferenças entre alegria e prazeres.

“As pessoas humanas trocam muitas vezes a alegria pelos prazeres. Mas o prazer não é alegria; é uma excitação momentânea e passageira, que deixa a pessoa recair no vazio, na decepção e na solidão”, diz o cardeal num trecho do artigo.

Dom Eugenio fala ainda de duas alegrias suas. Uma é o “empenho pelo Evangelho, esta causa sublime de Deus” que se dedicou durante toda a sua vida. A outra, que, segundo o cardeal é motivo de incalculável alegria é o seu sucessor dom Orani João Tempesta. “[...] é um homem sábio que nos foi dado por Deus. Ele não só continuará o que procurei fazer, mas seu espírito aberto, sal grande experiência e sua vida de homem de Deus darão à Igreja nova força de presença transformadora”, escreveu dom Eugênio.

O jornal O Globo, trouxe na sexta-feira uma matéria especial “O adeus do pastor”, na qual comenta a atuação de dom Eugênio nos bastidores, em defesa dos perseguidos políticos no tempo do regime militar e sua proximidade com a imprensa. O jornal lembra ainda que, durante 40 anos dom Eugênio escreveu colunas no O Globo. “Na primeira, de 30 de abril de 1971 ele se apresentava como sucessor de dom Jaime de Barros Câmara, e continuador da milenar tradição da Igreja [...]”.

No dia 30 de abril, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, vai publicar artigo em homenagem a dom Eugênio Sales.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Candidatos receberão ministérios nesta quarta-feira

Alunos da Escola Diaconal que receberão os ministérios

Um grupo de alunos da Escola Diaconal Santo Estevão, Núcleo de Santa Cruz, receberá os Ministérios de Leitor e Acólito, dia 27 deste mês, às 19 horas, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Receberão os ministérios os candidatos ao diaconato permanente: Emanoel Araújo Costa, Evanoel Fernandes da Silva, Francisco Nelson Gomes, Geraldo José de Paiva, Jário Hélio do Nascimento, João Aparecido Ribeiro de Lima, José Jeová dos Santos Júnior, José Rogério Sobrinho e Manoel Cícero Batista Silva.


Pe. Mário Gomes toma posse da nova Paróquia da arquidiocese de Natal

Pe. Mário Gomes

O Pe. Mário Gomes, toma posse hoje da nova Paróquia da Arquidiocese de Natal. Nesta noite de segunda-feira, 25, o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá a missa em que criará a Paróquia de São Bento, formada pelas cidades de Serra de São Bentoe e Monte das Gameleiras. A partir de agora a Arquidiocese de Natal passará a contar com um total de 80 paróquias e seis áreas pastorais.

Segundo relatos históricos, Serra de São Bento já foi paróquia lá pelos idos de 1800. Perdeu o título e foi anexada à Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. Em 2009, Dom Matias desmembrou Serra de São Bento e Monte das Gameleiras das paróquias de Nova Cruz e São José de Campestre, respectivamente, criando a Área Pastoral de São Bento Abade. A criação da Área Pastoral se deu no dia 15 de junho de 2009.


domingo, 24 de abril de 2011

Missa do Domingo da Páscoa

A comunidade novacruzense se reuniu na noite de domingo, 24, para celebrar a Páscoa do Senhor Jesus Cristo. Ele Ressuscitou, graças a Deus, Aleluia. A missa na Igreja Matriz foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e teve os casais do ECC animando a liturgia. Na ocasião a missa foi em ação de graças pelo aniversário do Grupo de jovens Renovo. Também neste domingo aconteceu várias missas em algumas comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.
Pe. Edilson fez uma bela reflexão do evangelho.
Cristiane fez o comentário da missa


A missa terminou com os parabéns dos aniversariantes e benção solene
Fotos: Flavio Luiz - Pascom