quinta-feira, 8 de maio de 2014

Mês de maio movimenta Paróquia da Imaculada Conceição


Grupo de "anjos", em Nova Cruz

Recitação do terço e outras celebrações marcam o mês dedicado a Nossa Senhora, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz. As celebrações acontecem em todas as capelas, diariamente, às 19 horas. Na capela da Mãe Peregrina, a cada noite, a celebração conta com a participação de crianças vestidas de anjos. O número corresponde à data. No próximo domingo, 11, por exemplo, 11 crianças estarão vestidas como anjos. 

O encerramento da programação, em nível paroquial, acontecerá dia 31, com missa e coração da imagem de Nossa Senhora, na Igreja Matriz.

Vigário Geral participará de encontro com vigários gerais das dioceses do RN, PB, PE e AL


 O Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Padre Edilson Nobre, participará do encontro com os vigários gerais das dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O encontro acontecerá dias 14 e 15 próximos, na sede do Regional, em Recife (PE). O objetivo do encontro é refletir sobre o ofício dos vigários gerais, nos aspectos canônico, administrativo e pastoral. A assessoria será do bispo de Garanhuns (PE), Dom Fernando Guimarães. O evento será promovido pela presidência do Regional Nordeste 2, da CNBB.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Santa Cruz festeja Santa Rita de Cássia padroeira do município





“Entre espinhos, floresceu a paz”. Este é o tema da festa de Santa Rita de Cássia, padroeira do município de Santa Cruz. A programação terá início na próxima terça-feira, 13, às 18h, no Posto Apolo XI, com a acolhida da imagem de Santa Rita, padroeira da Paróquia de Ponta Negra, Natal. Após a acolhida, haverá uma carreata até à Igreja Matriz, onde terá hasteamento das bandeiras e será celebrada a primeira novena, presidida pelo Padre Alcimário Pereira. 

Nos demais dias, a programação constará de caminhada penitencial, às 5 horas; recitação do Ofício de Nossa Senhora, às 12 h; recitação do terço, às 18h15, e novena, às 19 horas. No domingo, 18, às 10h, será celebrada missa dos romeiros, no Santuário de Santa Rita. Nesse dia, a novena, às 19h, será presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales. No período festivo, todas as noites, também será desenvolvida com a programação sócio-cultural com diversas atividades.

Os festejos serão encerrados no dia 22, com uma intensa programação: 7h, missa, no Santuário, presidida pelo pároco, Padre Vicente Fernandes; às 9h, missa solene, na Igreja Matriz, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo; às 10h,, missa, na praça dos romeiros; às 12 h, missa da Coroa de Santa Rita; às 15h, missa dos devotos, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, acontecerá a procissão pelas principais ruas da cidade, seguida de bênção do Santíssimo Sacramento.

Em preparação à festa, aconteceu uma peregrinação, no período de 22 de abril a 9 de maio, com quadros contendo a imagem de Santa Rita de Cássia, pelos lares de devotos que residem em Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre Janilson assumirá Paróquia de Jandaira






A Paróquia de São José Operário, de Jandaira, terá novo administrador, a partir do dia 26 de maio. Será o Padre Janilson Francisco de Macedo. Ele sucederá o Padre João Paulo da Silva, que foi nomeado vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba. Padre Janilson foi vigário paroquial de Nova Cruz.

Padre Wilson Alves, até então, vigário paroquial de Macaíba, foi nomeado administrador da Paróquia de São José, de São José de Campestre, a partir do próximo dia 14. Ele assumirá a função até então desempenhada pelo Padre Gilvan Miguel Pereira, que será vigário paroquial de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz. O Padre Marcos Roberto, que estava como vigário paroquial de Santa Cruz, fará um experiência missionária na Arquidiocese de Fortaleza (CE).

As provisões com a nomeação de alguns padres para novas funções foi assinada pelo O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O Padre Darci Lopes assume a função de Vigário Paroquial de Santana, no Soledade 2, em Natal. Para sucedê-lo, na Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa de Pedras e Serrinha, foram nomeados os Padres José Adelson Rodrigues, como administrador, e Padre Luciano Inácio, como vigário paroquial. Os dois contarão com a colaboração do Diác. Idelbrando Basílio. Eles assumirão a Paróquia dia 7 de maio.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Missão Jovem nas comunidades de Conceição e Maranhão

Foi realizado neste domingo, dia 04, nas comunidades de Conceição e Maranhão, zona rural de Nova Cruz, A Missão Jovem, com os grupos de jovens da paróquia Imaculada Conceição. A Missão Jovem é um mutirão de evangelização formado por jovens de diversos grupos, como: Pastoral da Juventude, Ministério Jovem da RCC, Juventude Shekinah, Grupo de Jovens das comunidades, coroinhas, entre outros. O objetivo é a evangelização através da visitação nas localidades escolhidas, levando a palavra de Deus, orando, e ao mesmo tempo partilhando a fé.

A juventude se concentrou na capela da comunidade de Conceição, para o momento de preparação e divisão dos grupos, com a assessoria da Irmã Aparecida, da Congregação Filhas do Amor Divino. Após, saíram em visita pelas casas desta comunidade e a comunidade vizinha, Maranhão. Os testemunhos dão a dimensão da experiencia deste momento, e a gratidão do visitados.

Após as visitas todos os grupos saíram em arrastão, Cantando e dançando, com a animação do DJ Diogo no carro de som, da praça da comunidade Maranhão para Conceição.

O encerramento foi na capela de Conceição, com a santa missa celebrada pelo vigário paroquial Pe. Pedro Cunha. Próxima missão será na comunidade do Jurití, e a data ainda será definida.













Fotos: Helayne

Em Missa, bispos agradecem canonização de José de Anchieta

Neste domingo, 4, os bispos do Brasil, reunidos na 52ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP) participaram da Missa em ação de graças pela canonização de José de Anchieta. O santo foi canonizado por decreto assinado pelo Papa Francisco no dia 3 de abril, no Vaticano.
A celebração foi presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis. Na procissão de entrada, a relíquia de Anchieta, composta por um fragmento do seu osso, foi conduzida por entre os fiéis e foi colocada ao lado do Altar, onde permaneceu durante toda a Missa.
Na homilia, Dom Damasceno destacou que o exemplo e testemunho de Anchieta são inspiração para os evangelizadores de hoje, desafiados a falar à mente e ao coração das pessoas, de modo a levá-las ao encontro pessoal com Jesus Cristo.
“Sua criatividade no anúncio do Evangelho aos indígenas, recorrendo ao teatro e à poesia, interpela-nos quanto aos métodos que usamos nos tempos atuais na nossa missão evangelizadora. Revela-nos a urgência de uma missão inculturada, num país marcado pela pluralidade cultural e étnica”, enfatizou.
O cardeal lembrou que Anchieta, com apenas 19 anos, deixou sua terra e a Universidade de Coimbra, onde estudou, para trazer o anúncio do Evangelho às nossas terras e destacou que este ainda é o maior desafio para a Igreja neste momento da história e que o Papa Francisco tem convidado com insistência a Igreja a viver em “saída missionária”, um termo utilizado por ele mesmo.
“Não podemos ficar apenas no interior de nossas comunidades, mas é necessário ir ao encontro das pessoas mais distantes, mais afastadas, mais esquecidas, mais marginalizadas, para levar também a todas elas a boa nova do Evangelho, de Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós”, recordou Dom Damasceno, citando o apelo do Papa.
O cardeal agradeceu ao Papa Francisco pela canonização de Anchieta. E pediu ao novo santo que interceda pelo Brasil, “para que a Igreja, nesta terra de Santa Cruz continue cumprindo, corajosa e fiel, sua missão evangelizadora”.
A Missa foi a única atividade dos bispos neste domingo. Eles estão reunidos em retiro durante todo o final de semana e retomam suas atividades nesta segunda-feira.
Fonte: Canção Nova