sexta-feira, 6 de maio de 2016

Arquidiocese de Natal vai celebrar Jubileu das Famílias


A  Arquidiocese de Natal celebra o Jubileu das Famílias, dia 15 de maio, das 7 às 16 horas, no ginásio de esportes do Complexo Henrique Castriciano, no bairro do Tirol, em Natal. A programação constará de palestras, missa e louvor. Entre os palestrantes, estão o Padre Joãozinho, SJ, de São Paulo; Sandro Menezes, de Natal; e Roberto Tannus, pregador nacional da Renovação Carismática Católica.

A atividade, que também celebra a festa de Pentecostes, faz parte da programação do Ano Jubilar da Misericórdia, desenvolvida na Arquidiocese de Natal. A entrada é gratuita.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Nova Cruz ativa Conselho Pastoral


Reunião extraordinária realizada na última quarta-feira, 04 de maio, com os representantes das pastorais, movimentos, serviços, setores e religiosas Filhas do Amor Divino, o pároco Pe. Francisco de Assis Inácio, ativa o Conselho Pastoral Paroquial. Na ocasião foi eleita Maria Aparecida de Oliveira a nova secretária do conselho.

O conselho pastoral se reunirá mensalmente no 4º sábado de cada mês no salão do ECC, a partir das 8 horas, afim de planejar, executar e definir as atividades na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta.



A Ordem estreia mais uma etapa na história




Na manhã desta quinta-feira, 5 de maio, foi realizado o lançamento da Revista A Ordem. O periódico substitui o jornal A Ordem, da Arquidiocese de Natal, cuja primeira edição data de setembro de 1935. O lançamento da revista aconteceu no salão de eventos do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), e reuniu o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; os arcebispos eméritos, Dom Heitor Sales e Dom Matias Patrício; padres; diáconos; assinantes e anunciantes da Revista; jornalistas; funcionários da Arquidiocese de Natal e da Fundação Paz na Terra.


Em 80 anos de história, o jornal A Ordem passou por três fases. Para quem acompanhou parte da história e, agora, acompanha o início desta quarta fase do meio de comunicação impresso da Igreja Católica, em Natal, o lançamento da Revista A Ordem é motivo de emoção. É o caso de Zita Guerra, filha de Otto Guerra, já falecido, que colaborou com o jornal, nos primeiros anos de funcionamento. “Desde pequena, acompanho A Ordem. Agora, esse passo dado foi ideal, principalmente pelos tempos que estamos vivendo”, destaca;
A revista A Ordem é uma publicação da Fundação Paz na Terra. “A Fundação, quando assume a publicação da revista, ela está exatamente atuando a sua finalidade, que é dar suporte à missão da Igreja, em transmitir a boa nova com fidelidade”, explica o vice presidente da Fundação Paz na Terra, Diácono Francisco Teixeira.

Para o coordenador do Setor de Comunicação, da Arquidiocese de Natal, Padre Edilson Nobre, a revista é fruto de análise profunda, que resultou num meio de comunicação que ajuda as famílias a refletirem sobre assuntos ligados à Igreja e à sociedade.

O lançamento da Revista A Ordem é uma conquista, muito louvável, por parte do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, ressaltou o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

As assinaturas da Revista A Ordem podem ser feitas com o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana) ou com as equipes paroquiais da Pastoral da Comunicação. Mais informações pelo telefone (84) 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre natalense é eleito presidente da Comissão Regional de Presbíteros

Padre Alcimário Pereira (Foto: Cacilda Medeiros)


O pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, em Ponta Negra, Natal, Padre Alcimário Pereira de Oliveira, é o novo presidente da Comissão de Presbíteros, do Regional Nordeste 2, da CNBB. A escolha aconteceu no último dia 23, durante o Encontro Nacional de Presbíteros, realizado em Aparecida (SP). Padre Alcimário sucede o Padre José Adelson Rodrigues, também da Arquidiocese de Natal, eleito, na mesma data, presidente da Comissão Nacional de Presbíteros.

Na Comissão Regional, o vice presidente é o Padre Erivon Maria, de Mossoró; o tesoureiro, Padre Aparecido Francisco, e o secretário é o Padre Francisco Evaristo, ambos da Diocese de Campina Grande (PB).

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 4 de maio de 2016

ECAN abre inscrições para Curso de Produção de Vídeo

 O curso integra a grade da ECAN
Crédito: Cacilda Medeiros

Como escolher o melhor ângulo para capturar as imagens; como produzir uma reportagem, um videoclipe, uma entrevista; como manusear a câmera; que programa  usar para fazer edição de vídeo. Estes assuntos serão abordados no Curso “Produção de Vídeo”, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN), dias 14 e 21 de maio, das 8 às 17 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta. O Curso será ministrado por Alexandre Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As inscrições estão abertas e devem ser feitas com a coordenação da ECAN, na sala do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, situada no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12h e das 13h30 às 17 horas. Serão oferecidas 40 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Ainda, neste ano, a ECAN vai promover mais dois cursos: “Fotografia: uma arte além da selfie”, dia 9 de julho, e “Implantação de Webrádio”, dias 3 e 4 de setembro.

Os interessados podem obter mais informações com o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, pelo telefone (84) 3615-2800, ou através do e-mail: pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Fundação Paz na Terra lança Revista "a Ordem"


Após 80 anos como jornal impresso, “A Ordem” se transforma em revista. O lançamento acontece na próxima quinta-feira, 5, às 10 horas, no salão de eventos, do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral).

O jornal A Ordem, da Arquidiocese de Natal, foi fundado no ano de 1935, numa época em que a Igreja Católica, no Rio Grande do Norte, se preocupava com os problemas sociais, consequências da pós Primeira Guerra Mundial; com o fortalecimento do catolicismo e com a moral. Nesses 80 anos, o impresso teve três fases. A primeira foi de 1935 a 1953. A segunda fase, de 1960 a 1967, sob a orientação de Dom Eugênio Sales, circulou numa época de efervescência do ‘Movimento de Natal’, cuja essência era as ações sociais, promovidas pela Igreja. A terceira fase iniciou em 1999 e foi concluída em abril deste ano, num formato tablóide, 12 páginas, semanal, com circulação entre as paróquias.

A transformação do jornal em revista se deve às próprias mudanças no campo da comunicação, principalmente com a ascensão da internet. Há cerca de um ano, a equipe do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal passou a realizar reuniões sistemáticas, com a finalidade de planejar essa inovação para o meio impresso arquidiocesano.

A Revista

O periódico, produzido sob a responsabilidade da Fundação Paz na Terra, conta com 40 páginas, uma tiragem de dois mil exemplares e circulação mensal. No conteúdo, são abordados diversos assuntos, que vão desde temas intra Igreja, ligados à espiritualidade, a temas sociais.

Para receber a revista, basta fazer a assinatura, anual, com a equipe do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17 horas. A assinatura também pode ser feita com as equipes paroquiais da Pastoral da Comunicação.

Os interessados podem obter mais informações através do telefone (84) 3615-2800 ou do e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

(Foto: capa da primeira edição da Revista A Ordem)

SERVIÇO:

Lançamento da Revista A Ordem

Data: 5 de maio de 2016, às 10 horas

Local: Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana de Natal)

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Paróquia de Nova Cruz celebra Dia do Trabalhador e Dia das Comunicações Sociais



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta celebrou no domingo, dia primeiro de maio, o Dia do Trabalhador e Dia Mundial das Comunicações Sociais. A missa foi presidida pelo Pe. Francisco de Assis, na Igreja Matriz, que na ocasião abordou na homilia parte da mensagem do Papa Francisco para Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema escolhido foi "Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo". “O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma  proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa. Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para  a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade", disse Pe. Assis. 

Na ocasião a missa também homenageou os trabalhadores, com jovens que simbolizaram algumas profissões da classe trabalhadora. 







Paróquia de Nova Cruz abre mês mariano


Com a missa na Igreja Matriz da Imaculada Conceição a Paróquia de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, abriu o mês mariano, no domingo, dia primeiro de maio. A missa foi presidida pelo Pe. Francisco de Assis, pároco. Durante os 31 dias do mês de maio, as igrejas e capelas da paróquia, seja nas cidades e ou nas comunidades, estarão abertas para recitação do terço e celebrações marianas. No dia 31 de maio, acontecerá o encerramento do mês de maio com a coroação de Nossa Senhora.





  

Feira das Pastorais aconteceu em Nova Cruz


A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, realizou a Feira das Pastorais no último dia 30 de abril, na praça de São Sebastião, após missa na Igreja de São Sebastião. A feira fez parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial das Comunicações, com exposição nos standes dos trabalhos realizados pelas pastorais, movimentos, serviços e comunidades, além de serviço de lanchonete e música ao vivo, com DJ Diogo. Foi um momento de confraternização entre as pastorais e fieis leigos da igreja que prestigiaram mais uma edição da Feira das Pastorais.








Paróquia de Nova Cruz abre mês Catequético


Com missa presidida pelo Pe. Antônio Roberto, vigário paroquial, a Pastoral da Catequese abriu no último sábado, 30 de abril, o mês catequético. A missa aconteceu na Igreja de São Sebastião. Durante todo o mês de maio serão realizadas diversos encontros com as crianças nos setores da paróquia.