sábado, 10 de novembro de 2012

32º Domingo do Tempo comum




Este 32º domingo, trás na dinâmica da liturgia, o comportamento assinalado pela extraordinária solidariedade de duas mulheres viúvas (1ª leitura e Evangelho). A hospitalidade da primeira é compensada pelo milagre de Elias, sobretudo porque foi acompanhada pela fé na palavra de Deus e a humildade generosa da segunda mereceu ouvir de Jesus um elogio sem igual. Ensina-nos S. Paulo que o único sacrifício que agrada a Deus é o do coração disposto a amar quem quer que seja, não só oferecendo-lhe o que se possui, mas até a própria vida, se necessário for (2ª leitura).
·      Primeira leitura: 1 Rs 17,10-16
Contextualizando a primeira leitura, é possível chamar atenção para o confronto que havia entre os profetas de Baal, que eram adorados pelos habitantes de Canaã e o profeta de Deus, Elias, o homem da esperança.
No tempo de Elias quase todo o povo foi vítima das seduções desse deus Baal. Os ídolos são sempre assim: prometem o que não têm, por isso terminam iludindo os que lhes prestam culto.
Diante dessa apostasia, qual a postura de Elias, o profeta de Deus? Fazer a vontade de Deus, conscientizando povo a não entrar “nessa!”
O rei, após ser informado pelos bajuladores a respeito do trabalho de Elias, deu ordens para localizar o profeta e condená-lo à morte. É nessa faze da história de Elias que se insere o episódio da leitura de hoje.
Para livrar-se da ira de Acab, o profeta foge. Certo dia chega à cidade de Sarepta onde encontra uma viúva, à qual restou só um punhado de farinha e um pouco de azeite. O profeta é alimentado pela viúva, que lhe oferece o único alimento que lhe restava.
A viúva acredita nas palavras do profeta, oferece-lhe tudo o que tem e Deus abençoa a sua generosidade.
Vejamos, pois: Deus abençoa os que partilham os seus próprios bens; a multiplicação dos nossos bens é consequência da nossa generosidade.

·      Evangelho: Mc 12,38-44
Marcos divide o texto de hoje em duas partes: O primeiro (vv. 38-40), Jesus lembra aos discípulos para que tenham cuidado, quanto ao comportamento dos doutores da lei; a segunda parte (vv. 41-44) trás a narração sobre a viúva pobre que deposita seu donativo, o último recurso que ela tinha no cofre do templo.
Mas então, quem eram essas “figuras impolutas”, os doutores da Lei? Tratava-se dos “especialistas no conhecimento dos preceitos da LEI de Deus e de suas prescrições para o povo de Israel” (Esdras 7,11); além do mais, eram eles que exigiam e julgavam nos tribunais o que deviam também cumprir e não cumpriam.
  Um detalhe: Por que Jesus aparece sempre reprovando a atitude dos “doutores da lei”, os “escribas”? Por que não desfrutavam de forma alguma da sua simpatia? Porque eram “exibicionistas”, “orgulhosos”, “injustos” e “desumanos”, portanto, incoerentes com o que ensinavam e exigiam em relação aos outros. Folcloristas, no sentido negativo; a ponto de tornarem-se ridículos. O Mestre não tolerava essas facetas “encenações”, aliás, até parece que sentia alergia.
Jesus é encontrado no templo de Jerusalém, o centro do poder político e religioso daquela época, condenando não só o pecado de vaidade por parte dos doutores da Lei, mas, sobretudo porque eles “dilapidavam as casas das viúvas” (v. 40). Elas são as protegidas por Deus (Sl 146,9): “Ai de quem as maltrata! Ai de quem as faz chorar!
Em contraposição aos doutores da lei, às pessoas que dominam a sociedade, a segunda parte do evangelho, apresenta um exemplo de religiosidade autêntica: uma pobre viúva que escancara o seu coração e doa tudo o que tem.
Que lições é possível tirarmos? A mais simples e imediata, é de humildade, confiança, generosidade e fé em Deus, apesar de nunca ter acompanhado Jesus, como fizeram os doze, e como fazemos muitos de nós.
E mais: Precisamos entender melhor que, “cristão não é o homem rico que, possuindo muito bens, pode dar generosas esmolas, oferecendo parte daquilo que lhe sobra: cristão é só aquele que, rico ou pobre, coloca à disposição dos irmãos, ´tudo´ o que possui”.
O pobre também é convidado a partilhar os seus bens. Não há  ninguém tão pobre que não tenha nada a oferecer.
Mais uma lição: a viúva que oferece tudo é a imagem de Deus – a imagem de Jesus Cristo que – como ensina S. Paulo – “sendo rico, se fez pobre” (2 Cor 8,9).
Para Jesus, é evidente o contrate alarmante e injusto entre as lideranças (doutores da lei, escribas, fariseus, políticos, ricos e outros) e a classe das viúvas, representantes dos pobres, marginalizados, das “classes sobrantes”.
Enquanto os outros só buscam ver por fora, Jesus vê além das aparências, vê lá por dentro! Jesus vê o coração fechado do rico; Jesus vê o coração aberto da viúva pobre, que termina oferecendo tudo o que tem.
 Pois bem, aí está a autêntica atitude religiosa que é a de entregar-se totalmente a Deus, doando do que tem, doando-se a si mesmo ao seu semelhante, ao invés de confiar no seu poder e na sua riqueza.
O trecho estudado, faz-nos alguns questionamentos sobre as razões que trazemos no coração. Chega de máscaras e subterfúgios. Precisamos ser francos e sinceros. Cuidado para não ficarmos tão somente nas boas intenções, apesar das mesmas serem a primeira condição para se alcançar uma vida autêntica.

·      Segunda leitura: Hb 9,24-28

O trecho da Segunda leitura nos indica dois motivos pelos quais Jesus deve ser considerado como único e verdadeiro sacerdote.
Os antigos sacerdotes (Antiga Lei) – nos diz a leitura – ofereciam os seus sacrifícios num templo material. Cristo, ao contrário, cumpre o seu ministério no céu, num santuário não construído pelas mãos humanas.
Jesus, ao invés, ofereceu um só e perfeito sacrifício, não derramou o sangue dos animais, mas doou o seu próprio, e, com o seu gesto de amor, destruiu definitivamente o pecado (9vv. 25-27).

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco de Nova Cruz

Joseph Ratzinger: uma inspiração religiosa e intelectual




O 2º Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, que traz como tema: “Humanização e Sentido da Vida”, teve sua cerimônia de abertura realizada na manhã de quinta-feira, 8 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A solenidade contou com a presença do arcebispo do Rio e grão-chanceler da Universidade, dom Orani João Tempesta, do reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, do presidente da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI, monsenhor Giuseppe Scotti, do presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e bispo auxiliar da arquidiocese, dom Paulo Cezar Costa, do conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, monsenhor Gian Luca Perici, do vice-reitor comunitário da PUC-Rio, Augusto Sampaio, do decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Paulo Fernando Carneiro, e do diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, professor Leonardo Agostini Fernandes.

Num espírito cívico mostrando a unidade entre Brasil e Roma, o Hino Nacional e o Hino Pontifício foram executados, seguidos da apresentação de um vídeo com uma saudação especial do Santo Padre aos participantes, marcando, assim, o início dos trabalhos no Simpósio.

“Saúdo os Reitores, Professores, Autoridades e estudantes das diversas Universidades que, no Rio de Janeiro, começam o Simpósio sobre “Humanização e Sentido da Vida”. Em um mundo em rápida mudança, é preciso ajudar o homem a descobrir, juntamente com o sentido da vida, a própria arte de viver. Faço votos de que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar, com alegria, os grandes desafios da vida”, afirmou Bento XVI.

O Simpósio foi realizado pela primeira vez na cidade de Bydgoszcz, na Polônia, em 2011. Para o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, o tema do encontro é fascinante e traz grandes discussões. “Para esta profunda discussão, escolheu-se o pensamento e reflexão de uma das maiores personalidades intelectuais do nosso tempo, apontado pela revista Times, em 2005: Joseph Ratzinger. Além de grande teólogo, grande colaborador do Concílio Vaticano II e atualmente o papa Bento XVI, queremos aprofundar sobre sua reflexão e aprofundar seus escritos nesse viés. Os pensadores de hoje não podem deixar de aprofundar sobre o assunto. A universidade, que é o lugar próprio do diálogo dos saberes, deve se engajar nessa discussão. É um tema necessário e importantíssimo para a vida do homem neste planeta. Nessa sociedade tão cheia de perguntas e de muitas decisões que influenciam a vida humana, uma reflexão como esta poderá lançar luzes sobre a nossa vida e o nosso futuro. Para isso, reitores, alunos, professores de muitas universidades da América Latina e também da Europa estarão nesses dois dias discutindo o assunto. O Simpósio tem como objetivo promover o diálogo com a cultura, a ciência, a educação, a política. Está aberto a todos, indistintamente”, ressaltou o arcebispo.

Durante a cerimônia, o padre Josafá Carlos de Siqueira, destacou a alegria de toda a comunidade universitária em poder sediar e promover o evento. Ele desejou ainda que o evento favoreça a reflexão e prepare os participantes também para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

“Depois do sucesso do 1º Simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger, na Polônia, o Brasil, o Rio de Janeiro, e a PUC-Rio se sentem honrados em acolher o 2º Simpósio, cujo objetivo é conhecer, refletir e divulgar a profundidade do pensamento intelectual do atual sucessor do Apóstolo Pedro. Embora saibamos do grande volume de publicações e da profundidade de Bento XVI, muitos cristãos, católicos e irmãos de outras denominações religiosas ainda desconhecem o significado humanístico deste grande intelectual. A PUC-Rio se sente lisonjeada em acolher esse II Simpósio, que contará com a participação de muitos intelectuais da nossa cidade e do nosso Brasil. Que esse encontro possa nos oferecer subsídios de reflexão preparando-nos para o grande encontro do Papa com a Juventude em 2013”, disse.

O presidente da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger, monsenhor Giuseppe Scotti, falou sobre o homem do hoje. “Sabemos que o Papa nos acompanha e o quanto estima este nosso trabalho, do qual tem profundo conhecimento. Estamos convencidos de que, de fato, é possível buscarmos, juntos, a verdade sobre o homem de hoje”.

Monsenhor Gian Luca Perici representou o Núncio Apostólico, dom Giovanni d’Aniello, e leu a mensagem enviada por ele aos participantes.

“Sinto muito não poder participar como queria do Simpósio, mas apresento meus votos e felicitações. O tema escolhido é, sem dúvida, de extrema atualidade, como testemunha a importância que o papa Bento XVI vem dando nos seus mais diversos pronunciamentos. Nossa sociedade globalizada encontra-se numa encruzilhada de culturas, nunca antes experimentadas, e o próprio sentido da vida humana está em jogo. Julgo que a coisa mais importante, nesta ocasião, seja reavivar em toda a Igreja aquele desejo ardente de anunciar novamente Cristo ao homem contemporâneo. Estou confiante de que os resultados desse Simpósio marcarão de forma determinante a figura de Bento XVI”, escreveu em sua mensagem Dom Giovanni.

“Humanização e Sentido da Vida” e “A Fé Cristã em Joseph Ratzinger”

O presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, dom Paulo Cezar Costa, mediou a mesa da primeira conferência, que trouxe como tema “Humanização e Sentido da Vida” e foi ministrada por dom Orani João Tempesta. Já o padre Mário de França Miranda, que também é professor da PUC-Rio, refletiu sobre “A fé cristã em Joseph Ratzinger”.

Inspirado pelo livro “O Sal da Terra”, lançado pelo Papa em 1997, dom Orani utilizou alguns pontos para transmitir a compreensão de Joseph Ratzinger sobre a modernidade. Destacando a teologia da fé nos escritos do Papa, padre Mário de França destacou o profundo conhecimento de Bento XVI sobre a história do cristianismo e a tradição da Igreja. Ele observou ainda alguns desafios sobre a vivência da fé nos dias atuais, apontados por Joseph Ratzinger em sua Carta Apostólica Porta Fidei.

A segunda conferência contou com a mediação do professor Miguel Pereira, e revelou aspectos ligados à política, ética, economia e filosofia, tudo sob a ótica de Joseph Ratzinger. O professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), padre José Carlos Aleixo, falou sobre “Igreja e Política”. O ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do Brasil, Marcílio Marques Moreira, trouxe reflexões sobre “Ética e Economia em Joseph Ratzinger”, e o acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Luiz Paulo Horta, definiu: “Ratzinger, um pensador atual”.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Missa de envio da imagem e quadros da Imaculada Conceição

Teve inicio os preparativos para grande festa da Mãe de Deus que em nossa cidade veneramos como Imaculada Conceição. Dia 8, foi realizada a Missa do Envio da imagem centenária que está percorrendo todas as comunidades pertencentes a Paroquia de Nova Cruz, como também os quadros de Nossa Senhora, que peregrinar pelas casas dos fieis nos diversos bairros de nossa cidade. A Missa foi presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis e concelebrada pelo vigário Pe. Janilson.

Grande número de fieis participaram da missa, assim como representantes das comunidades, principalmente de Serrote dos Bezerras que foi  primeira comunidade a receber a imagem centenária. Foram distribuídos materiais litúrgicos, instruções e aguá benta para os animadores e missionários, que iram organizar, promover celebrações e encontros nas localidades durante a peregrinação. Após a missa a imagem foi conduzida em carreata para a comunidade de Serrote dos Bezerras, onde aconteceu a celebração de acolhida e coroação da imagem da Imaculada. A peregrinação acontecerá ate o dia 29 de novembro quando começará o grande novenário da Imaculada Conceição com encerramento no dia 8 de dezembro.

 Missionários e representantes das comunidades

 Benção dos quadros e dos missionários






 materiais litúrgicos, instruções e aguá benta


 Ministério Renascer


 Chegada na Capela do Serrote dos Bezerras



Coroação da Imagem

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Paróquia de Nova Cruz realiza Seminário de Escatologia



Imagem de Santo Tomás de Aquino
Fonte: Google imagens


A Escola de Fé Santo Tomás de Aquino, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará seminário de Escatologia, dia 15 de novembro, às 14 horas, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. O Seminário terá como assessor o vigário paroquial de São José de Mipibu, Pe. José Lenilson de Morais, que fará abordagem de temas como Céu, Inferno e Purgatório. Os interessados em participar deverão fazer inscrição na Secretaria da Paróquia de Nova Cruz e pagar uma taxa de R$ 5,00.




 

Santa Cruz vive Semana Missionária


Santuário Santa Rita de Cássia
Foto: José Bezerra



A paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, realizará semana missionária a partir de domingo, 11 de novembro, até o dia 18, com o tema “Vão vocês também para a minha vinha”, uma citação do Evangelho de São Mateus. A programação de abertura das atividades consta de concentração dos missionários, às 15 horas, no Instituto Cônego Monte. Às 18 horas, acontece caminhada missionária para a Matriz de Santa Rita, onde haverá a missa e envio dos missionários, presidida pelo Pe. Vicente Fernandes.

Nos demais dias, haverá acolhida dos missionários, na residência de uma família, às 14 horas; confissões, às 15 horas; reza do terço, às 18h30, e missa, às 19 horas. Essa programação se repetirá até o dia 18, quando haverá o encerramento da Semana Missionária. A cada dia, essas atividades serão realizadas em um dos setores da paróquia.

No sábado, dia 17, as atividades serão na Matriz de Santa Rita, começando às 8 horas, com a acolhida dos missionários, seguindo-se visitas à delegacia de polícia e ao hospital. O encerramento, no dia 18, acontecerá na capela de Nossa Senhora das Graças. Além de encerrar as missões, também será feita a abertura da festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira da comunidade.
Foto: José Bezerra.


Fonte: Arquidiocese de Natal


Setor Universidades da CNBB lança site para interação entre os Universitários Cristãos



Página inicial do site

O Setor Universidades, que faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está lançando o seu site. Trata-se do www.universitarioscristaos.com.br, que tem como finalidade interagir com a juventude cristã que faz parte do âmbito universitário.

Segundo o Setor Universidades, o site foi inteiramente pensado e executado por jovens, voluntários do Setor, e aprovado pela assessoria e coordenação do Setor e pela presidência da Comissão Episcopal.

“Este site é uma conquista da própria juventude universitária que encontrou neste meio com a intenção de aproximar, partilhar e socializar as experiências de Pastoral vividas em diferentes partes do Brasil e de países de América Latina”, destacou a assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado.

O site é um espaço de interação, formação e comunicação. São disponibilizadas notícias, atividades, materiais e ações realizadas em todas as regiões do Brasil. Nele, a Pastoral Universitária apresentará as diferentes experiências com três eixos comuns ou dimensões: espiritualidade, formação/reflexão e dimensão solidária ou sócio-educacional.

“O projeto ‘Universitários Cristãos’ quer nos aproximar e contribuir para manter a identidade do Setor como um espaço aberto de diálogo e interação entre todos os que estão imersos neste ambiente universitário, com uma proposta comum a todos: A Pastoral Universitária. Sermos presença evangelizadora da Igreja no âmbito universitário é o nosso desafio”, completou Eugênia.

Para que este site possa cumprir com a finalidade em que foi criado o Setor Universidades conta com o apoio dos voluntários em vários estados. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o Setor Universidades, no e-mail: contato@universitarioscristaos.com.br .

“Mandem as suas noticias, materiais de divulgação, e experiências bem sucedidas para que aqueles que desejam iniciar, organizar ou aprofundar na experiência possam encontrar subsídios adequados. Mandem ainda suas perguntas, questionamentos que nos ajudarão a formatar subsídios na busca de uma evangelização mais fecunda e eficaz”, finalizou a assessora da CNBB.

Fonte: CNBB

Festa da padroeira da Arquidiocese de Natal começa neste domingo


Imagem de Nossa Senhora da Apresentação
Foto: Cacilda Medeiros


A partir de domingo, 11 de novembro, a Arquidiocese e a cidade do Natal festejam a padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. Durante dez dias, os fiéis terão a oportunidade de participar de uma diversificada programação com caminhadas, missas, novenas, atendimento de confissões, reza do Ofício de Nossa Senhora e do terço, e atividades sociais, incluindo funcionamento de barracas e shows musicais.

O ápice dos festejos acontecerá no dia 21, feriado no município de Natal. Nesse dia, a programação terá início a zero hora, com uma vigília, na Pedra do Rosário. A partir das 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. A procissão encerrará na Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada a missa, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Edilson Soares Nobre. Tradicionalmente, todos os anos, milhares de fiéis participam dessa celebração.

Ainda no dia 21, às 7h30, haverá missa, na antiga Catedral, presidida pelo Monsenhor Agnelo Dantas Barretto. Às 10 horas, na Catedral Metropolitana, haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 14 horas, acontecerá a caminhada, intitulada '9º Natal Caminha com Maria', saindo do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, para a Catedral Metropolitana, onde haverá missa, também presidida pelo Arcebispo.
Durante os festejos, circula a XI edição da Revista Rosário do Potengi. Nesta edição, a revista traz uma matéria sobre o funcionamento da Paróquia da Catedral, criada em 29 de dezembro de 2009; artigos sobre o Ano da Fé, 50 anos da Campanha da Fraternidade e do Concílio Vaticano II; além da novena e do hinário da festa.

À luz do Ano da Fé e do Concílio

"Mãe da Apresentação, modelo perfeito de fé" é o tema escolhido para a festa de Nossa Senhora da Apresentação 2012. Segundo o pároco da Paróquia da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, o tema está relacionado com o Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI. "Julgamos que Maria foi quem mais professou sua fé, dando o sim ao projeto de Deus. Então, por isso, e em consonância com o Ano da Fé, escolhemos este tema", enfatizou.

Já, o lema é uma citação do Evangelho de Lucas, no texto conhecido como Magnificat: "Bem aventurada aquela que acreditou". "Uma vez que Maria deu seu sim ao projeto de Deus, ao mesmo tempo a alegria invadiu seu coração, e ela, por meio do Espírito Santo, tornou realidade o projeto de Deus, gerando o filho, Jesus Cristo", explicou o pároco.

Durante as festividades, a cada noite um subtema norteará a pregação da novena. Segundo o Padre Valdir, cada subtema é baseado no capítulo 8, da Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II. "Esse capítulo é dedicado à Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus. A Lumen Gentium foi promulgada pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, dia da apresentação de Nossa Senhora", comenta Padre Valdir.

Um convite ao projeto de Deus

De acordo com o pároco da Catedral, a festa de Nossa Senhora da Apresentação é momento que possibilita às pessoas a adesão ao projeto de Deus. "Somos uma Igreja em estado permanente de missão e estamos vivenciando as alegrias do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, como também vivemos os 50 anos do Concílio Vaticano II. Neste clima de alegria, queremos que este momento da festa de Nossa Senhora da Apresentação possibilite a nossa adesão ao projeto de Deus, que tão bem foi aceito por Nossa Senhora", destaca Padre Valdir. E acrescenta: "A festa que vamos celebrar nestes dias é um grande momento de crescimento na nossa missão e, ao mesmo tempo, um momento propício para reacender nossa fé e receber as graças que nos vêm pela intercessão da Mãe, Maria Santíssima."


fonte: Arquidiocese de Natal


"Memória Viva" entrevista Arcebispo de Natal


Dom Jaime
Foto: Cacilda Medeiros



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, é o personagem entrevistado no programa Memória Viva, da TV Universitária, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O programa foi gravado e será exibido em duas datas e horários diferentes, neste mês de novembro: dia 15, às 19 horas, e dia 18, às 16 horas.

O apresentador do Programa, Tarcísio Gurgel, contou com a participação do jornalista Paulo Tarcísio e a jornalista Virgínia Coelli. No programa, o Arcebispo foi interpelado sobre a sua infância, personagens que influenciaram na sua formação, além de funções que exerceu e a ascensão ao ministério episcopal, até chegar a Arcebispo de Natal. Vários outros temas também são abordados pelos entrevistadores.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Serrote será primeira comunidade a receber a imagem da Imaculada



A missa do envio da imagem e de quadros da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz, acontece na próxima quinta-feira, dia 8,  às 19 horas, na Matriz. O pároco, Pe. Francisco de Assis, presidirá a celebração, tendo como concelebrante o vigário paroquial, Pe. Janilson Macedo. Após a missa, haverá uma carreata conduzindo a imagem da padroeira até a comunidade Serrote, onde haverá celebração de acolhida dos fiéis e da imagem. A comunidade Serrote será a primeira comunidade a receber a imagem da Imaculada, onde haverá a celebração de acolhida e coroação.


Depois da missa, 50 missionários conduzirão os quadros com a imagem da Imaculada Conceição, para a peregrinação que acontece no período de 8 a 28 de novembro. Cada missionário visitará 20 lares da cidade, preparando os fiéis para a festa da padroeira. Serão 1.000 famílias que receberão a visita dos quadros com a imagem da Imaculada. A festa da padroeira será aberta no dia 29 de novembro, com a chegada da Imagem e dos quadros na Igreja Matriz, em carreata. A festa da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, irá até 8 de dezembro deste ano.

Veja algumas fotos da chegada da imagem em Serrote, em 2011





Coroação realizada em 2011

Igreja matriz de Ceará-Mirim recebe vitrais


Igreja Matriz de Ceará-Mirim

A Igreja matriz da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, passa por reforma e vai receber vitrais. Atualmente  a arquiteta e Vitralista Analys Berti trabalha na confecção de 7 vitrais da Igreja. O primeiro vitral, com o tema “A Anunciação”, já poderá ser visto, no dia 18 deste mês, durante a missa das 6h30. A missa contará com a participação de representantes das equipes que estão trabalhando para a realização da Festa da Padroeira deste ano.

Os demais vitrais vão apresentar a história de Maria, retratando momentos como o Nascimento de Jesus, a Fuga do Egito, A Paixão de Cristo e Pentecostes. “Estamos aproveitando a reforma da Igreja Matriz para torná-la mais bela”, afirma o Pe. Bianor Júnior, Administrador Paroquial de Ceará-Mirim.

Fonte: Arquidiocese de Natal
Foto: José Bezerra

Catequese arquidiocesena realizará assembleia




A Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Natal realizará assembleia de avaliação das atividades, no dia 24 de novembro, das 8 às 13 horas, na paróquia de São Pedro, do Alecrim. “Vamos avaliar nossas atividades, nossos eventos, nossas formações, nossos momentos de catequese nas paróquias, ocorridos neste ano, e definir nossas metas e ações para o ano de 2013”, informa o coordenador arquidiocesano da Animação Bíblico-Catequética, Diác. Edmar de Araújo Conrado (foto).

A assembleia contará com a participação de todos os coordenadores da Eucaristia, Crisma e Batismo. De cada paróquia deverão participar três pessoas, sendo uma de cada Sacramento da Iniciação Cristã - Batismo, Eucaristia e Crisma. Cada participante deverá fazer a inscrição até o dia 20 deste mês, pelo telefone (84)8807-6542 ou pelo e-mail: edmar_conrado@yahoo.com.br. Cada pessoa pagará uma taxa de R$ 10,00 para cobrir as despesas do encontro, inclusive com a alimentação.

Fonte: Arquidiocese de Natal
Foto: Cacilda Medeiros

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Minissérie de TV retrata a rotina dos Papas do Concílio Vaticano II



O Concílio Ecumênico Vaticano II foi convocado no dia 25 de janeiro de 1961, através da bula papal "Humanae salutis", pelo papa João XXIII. Este mesmo Papa inaugurou-o, a ritmo extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962. O Concílio, realizado em quatro sessões, só terminou no dia 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI.

Nestas quatro sessões, mais de dois mil bispos convocados, de todo o planeta, discutiram e regulamentaram vários temas da Igreja Católica. As suas decisões estão expressas nas quatro constituições, nove decretos e três declarações elaboradas e aprovadas pelo Concílio.

Neste ano de 2012 a Igreja celebra os 50 anos da abertura desse grande evento. Em comemoração ao jubileu de prata será exibida, pela primeira vez na televisão brasileira, a minissérie “Papas do Concílio”.

Com base em dois filmes produzidos na Itália e inéditos no Brasil, a minissérie retrata a trajetória do Papa João XXIII e do Papa Paulo VI, principais protagonistas do Concílio.

A produção que terá dez episódios conta, também, com depoimentos das personalidades mais importantes do episcopado brasileiro, que vivenciaram o período histórico mais marcante da Igreja Católica.

“Papas do Concílio” estreia no próximo dia 12 de novembro, em dois horários, às 14h e às 20h, na TV Aparecida.

Fonte: CNBB

Dom Jaime participa de reunião na SESAP


A reunião foi realizada na sala do Secretário Estadual de Saúde
Foto: Cacilda Medeiros



A atual situação do Hospital Regional do Seridó, situado na cidade de Caicó, foi o motivo de uma reunião, realizada na Secretaria Estadual de Saúde - SESAP, em Natal, na manhã desta segunda-feira, 5. Da reunião, participaram o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha;  a Governadora, Rosalba Ciarlini; o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira; o Secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino; e representantes de vários segmentos da sociedade seridoense. 

Na ocasião da reunião, foi entregue ao Secretário e à Governadora uma cópia de um documento, elaborado por uma Comissão, que vem se reunindo há semanas. O documento trata da precariedade em que se encontra o Hospital e aponta sugestões de providências que podem solucionar os problemas. “A atual situação põe em risco a vida do cidadão que procura aquela unidade hospitalar. Nós estamos solicitando que o Estado assuma, verdadeiramente, a estadualização do Hospital”, disse o presidente do Conselho de Saúde do município de Caicó, José Procópio de Lucena. 

Dom Jaime enfatizou que a situação é de emergência. “Devemos sair dessa reunião com uma saída emergencial. A pergunta é: o que o Estado pode fazer de imediato, nesta situação em que se encontra o Hospital Regional?”, indagou o Arcebispo.

A Governadora lembrou a situação de calamidade, em relação à saúde pública, no Rio Grande do Norte. Após ouvir o relato da Comissão, feito através do Presidente do Conselho de Saúde, Procópio Lucena, a Governadora pediu que uma equipe, formada por membros da Comissão e por técnicos da SESAP, encontre uma solução para o repasse de recursos financeiros por parte do Estado para o Hospital, pelo menos até abril de 2014. Este é o prazo dado pela Comissão para que o Governo do Estado faça um estudo a fim de ver como assumirá, definitivamente, o Hospital Regional do Seridó, em Caicó.

Fonte: Arquidiocese de Natal



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RCC realiza reunião para servos

O Grupo Renascer da  Renovação Carismática Católica de Nova Cruz realiza nesta segunda-feira dia 5 de novembro reunião para todos os seus servos e ministérios, as 19:30h na Capela Sagrada Família, no Bairro da Cidade do Sol. Nesta reunião serão definidas ações e planejamentos para os próximos meses além de outro assuntos. Será a primeira reunião presidida pela nova coordenação do Grupo Renascer eleita dias atrás. Rita de Cassia foi a nova eleita e recebeu simbolicamente o cargo das mão do até então coordenador Josinaldo (Naldo) na missa realizada neste domingo, dia 4, na matriz. Anteriormente o grupo se reuniu no sábado dia 3, para o costumeiro louvor na capela sagrada família,  mas desta vez em agradecimento ao ano de coordenação de Naldo a frente do grupo. Nesta ocasião houve a presença ilustre do Pe. Assis e Pe. Janilson que dirigiram sua palavras aos fieis. Naldo fez seus agradecimentos e presenteou os membros com uma lembrança.

 Presença de Pe. Francisco de Assis

 Ministério de Música faz a animação do louvor

 Pe. Assis faz seu agradecimento a Naldo em nome da paroquia


 Presença de Pe. Janilson

 A Neo-Coordenadora Rita de Cassia faz o agradecimento a Naldo em nome o Grupo Renascer


 Naldo entrega lembranças aos membros