sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Paróquia de Nova Cruz realiza encontro com equipes do Dízimo

Equipes da Pastoral do Dízimo da Paroquia de Nova Cruz participam de encontro de formação neste domingo, dia 24, no salão do ECC, ao lado da Igreja Matriz. O objetivo é repassar o encontrão do dízimo que ocorreu no mês de setembro, em Natal, como também fazer um balanço como está o dízimo na paroquia. A assessoria do encontro será feita pelo Pe. Edilson Nobre e equipe paroquial do dízimo.

Dom Matias nomeia os novos padres

Os novos padres com o Arcebispo, Dom Matias
Foto: Cacilda Medeiros

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e o Conselho Presbiteral definiram os lugares de atuação e a função dos 11 novos Padres Diocesanos, ordenados quinta-feira, 21 de outubro, na Catedral. Todos eles serão nomeados vigários paroquiais.

Depois da celebração da primeira missa, eles irão para as seguintes paróquias: Pe. Cidinei Firmino da Silva, para Macau; Pe. César Luiz Lima de Morais, para Sagrada Família, Rocas, Natal; Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, para Nísia Floresta; Pe. Helenildo Marques de Morais, para Canguaretama; Pe. Ivanilson Alexandrino, para João Câmara; Pe. Janilson Francisco de Macêdo, para Nova Cruz; Pe. João Maria Dias da Silva, para Ceará-Mirim; Pe. João Paulo Costa Silva, para Pedro Velho; Pe. José Pereira da Silva Neto, para Santa Cruz; Pe. Leilson Leandro da Silva, para Várzea; e Pe. Severino da Silva Neto, para São José de Mipibu.

Fonte: Jornal A Ordem online

Arquidiocese divulga programa da festa da Padroeira

Procissão da festa de Nossa Senhora da Apresentação, em 2009
Foto: Cacilda Medeiros


Está pronta a programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Catedral e da Arquidiocese de Natal. Várias atividades precedem o novenário da festa. Quinta-feira, dia 21, às 5 horas, foi feito o lançamento de um mês festivo, com missa na Igreja do Rosário dos Pretos e caminhada até a pedra do Rosário. Hoje, dia 24, a programação é apresentada às paróquias da Região Pastoral Urbana, no Encontrão do Povo de Deus, na Escola Doméstica. De 28 deste mês a quatro de novembro, haverá Cerco de Jericó, na capela do Santíssimo, na Catedral; dia 4, às 15h, na AABB, tarde festiva de Nossa Senhora da Apresentação; dia 5, às 20h, na AABB, Jantar de Adesão e festa dançante.

O novenário será aberto no dia 11, com missa, às 15h30, na Catedral, seguindo-se o primeiro cortejo do Rosário, Procissão da Bandeira, apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, no Átrio da Catedral, às 19 horas, palavras de abertura das autoridades e hasteamento das bandeiras, às 19h30, seguindo-se show pirotécnico. O novenário será celebrado de 12 a 20, às 19 horas. No período festivo, diariamente, às 5 horas, haverá caminhada da Igreja do Rosário dos Pretos para a Antiga Catedral, onde haverá missa. Na catedral de Nossa Senhora da Apresentação, haverá missa diariamente, às 11 horas.

A programação do dia 21, dedicado a Nossa Senhora da Apresentação, começa a zero hora, com vigília de Nossa Senhora, na Pedra do Rosário, até às 4 horas; às 4h30, procissão fluvial e, às 5 horas, missa na Pedra do Rosário. Às 7h30, missa solene na Antiga Catedral e, às 10h, missa solene na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. A procissão “Natal caminha com Maria” começará às 14 horas, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, para a Catedral. Às 16 horas, missa de encerramento, com transmissão da Rede Vida de Televisão.

Fonte: Jornal A Ordem online

Paróquias debatem impactos da Copa

Pe. Alcimário, coordenador do Zonal
Foto: cedida

As paróquias que formam o segundo zonal da Arquidiocese de Natal realizarão encontro no dia 6 de novembro e debaterão sobre os impactos e benefícios que a copa do mundo de 2014 trará para a zona sul de Natal. A reunião será aberta às 9 horas e concluída às 11h45, em local ainda a ser definido. Padres, Diáconos e Agentes pastorais das paróquias do Zonal participarão do encontro.

Na pauta, também consta a participação de uma apresentação da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa; do Ministério Público sobre o Grupo de Ação Especial para acompanhar as obras da Copa; de professores da UFRN; e de dois políticos: Vereador George Câmara e Deputado Fernando Mineiro. Na ocasião, será feita uma apresentação do projeto “A Copa do Mundo é Nossa”, elaborado pelo Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra, em conjunto com o Coletivo Leila Diniz e o Canto Jovem. O objetivo do projeto é trabalhar ações de sustentabilidade nas áreas da Cultura e do turismo, na comunidade.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Brasileiros verão preparativos da Jornada da Juventude



O assessor do Setor Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Pe. Carlos Sávio Ribeiro, acompanhado de quatro jovens, vai à Espanha. Eles embarcam na próxima segunda-feira, dia 25, e só retornam dia 8 de novembro. O grupo de brasileiros vai conhecer de perto como está sendo preparada a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no próximo ano, em Madri, capital da Espanha.

Pe. Carlos Sávio é da Arquidiocese de Natal e, atualmente, reside em Brasília, onde atua como assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O objetivo do grupo é ver a metodologia de trabalho para a organização da Jornada.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Diacono Cidiney será ordenado hoje

Acontece hoje, na Catedral de Natal a ordenação de 13 novos padres para Igreja da arquidiocese de Natal. Entre eles está o diacono Cidiney Firmino, natural de Passa e Fica, e que fez o estágio pastoral na Paroquia de Nova Cruz. A ordenação será presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patrício, onde na ocasião rende graças a Deus pelos 20 anos de bispo.
Cidiney foi ordenado diacono no dia 12 de dezembro de 2009, logo foi designado para atuar na Paroquia de Candelária em Natal, logo depois veio para Nova Cruz. O então padre Cidiney presidirá sua primeira missa no dia 26, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica, às 19 horas. Uma carreata saindo de Nova Cruz, às 18 horas, do dia 26, conduzirá o Pe. Cidiney até Passa e Fica. Queremos através deste blog agradecer o quanto Cidiney fez pela paroquia de Nova Cruz. Sua atenção e zelo por tudo que fez em prol da evangelização.

Ministério para Família reune casais

O Ministério para Família da Renovação Carismática Católica da Paroquia de Nova Cruz realizou na noite de quarta-feira, 20, um reunião com casais do ministério, na capela Santo Expedito. Momentos de oração, louvor e pregação fizeram parte da programação que contou com a participação do ministerio de música e do coordenador da RCC, Sidney Silva. No final da reunião foi falado do novo projeto de evangelização para o ministério para família. A RCC firmou uma parceira com AA e com NAA, Alcolicos Anonimos e Narcorticos Anonimos de Nova Cruz, cujo objetivo é fazer um trabalho em conjunto para evangelizar as famílias que algum membro envolvido, com algum tipo desses males.
O ministério para família vai realizar no próximo sábado, dia 23, louvor para familia na cidade de Passa e Fica e no dia 14 de novembro vai realizar encontro para casais cujo tema será Espirito Santo.

Sidney Silva fez a pregação

Fotos: Flavio luiz

Começou a festa em homenagem a São Judas

A paroquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz iniciou na noite de terça-feira, 19, a festa em homengem a São Judas Tadeu, padroeiro do bairro do mesmo nome do santo. A festa prossegue até o dia 28 deste mês com caminhadas penitenciais, às 5 horas, seguido da reza do oficio de Nossa Senhora e celebrações às 19 horas. Na noite de quarta-feira, 20, aconteceu a celebração da palavra presidida pela ministra da eucaristia, Maria Eunice e com animação da missão atos.





Banda Rosa de Saron participa da 2ª Romaria Nacional da Juventude


O Santuário Nacional acolhe no dia 13 de novembro (sábado), a 2ª Romaria Nacional da Juventude. A atividade, que no ano passado tinha o nome de Jornada Nacional da Juventude, conta nesta edição com a participação da Banda Rosa de Saron. Para todo o dia uma programação especial, cujo tema proposto para as reflexões e diálogo é ‘Entendimento Mútuo’.

Segundo o prefeito de Igreja, padre Rodrigo Arnoso, após a Jornada Nacional dos Jovens Universitários, que aconteceu em 2008, o Santuário Nacional atendeu ao grande clamor da Igreja no Brasil, que é criar meios e modos de atrair os jovens para a Igreja.

“O objetivo é trazer o jovem para o Santuário Nacional de Aparecida. Não só aqueles que estão dentro de nossas comunidades, mas também aqueles que ainda não se sentiram tocados para fazer parte da comunidade cristã”, disse.

Em sua primeira edição, em 2009, várias atrações fizeram parte de uma programação voltada ao público jovem, que contou com momentos formativos e também de entretenimento. A expectativa é grande, mas não há uma previsão de participação dos jovens neste dia especial. Qualquer jovem pode participar da Romaria. Não há taxa nem é necessária inscrição prévia.
Fonte: catolicanet.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

8º zonal se reunirá em Santo Antonio


Padres, articuladores paroquiais e zonal, religiosas e leigos do 8º zonal, se reunirão no próximo dia 22, sexta-feira, na paroquia Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antonio. Com o tema ''A missão do leigo na Igreja'', os participantes ainda irão articular as atividades previstas para serem realizadas nos próximos meses nas paroquias e areas pastorais. A reunião do zonal acontece a cada dois meses, em uma das paroquias e areas pastorais.

Dom Raimundo Damasceno é o novo cardeal do Brasil


O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 20, a nomeação de 24 novos cardeais entre os quais o brasileiro, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Com sua nomeação, o Brasil passa a ter nove cardeais, dos quais seis são eméritos.


Dos 24 novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos e são eleitores. O Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Este será o terceiro Consistório do pontificado de Bento XVI e os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores. Dom Damasceno, que participa em Roma do Sínodo para os bispos do Oriente Médio, tem 73 anos e foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandados (1995 a 1998 e 1999 a 2003).


Mineiro de Capela Nova, o novo cardeal foi ordenado padre no dia 19 de março de 1968 para a arquidiocese de Brasília (DF). Nomeado bispo auxiliar de Brasília em 1986, recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de setembro do mesmo ano e adotou como lema “Na alegria do Senhor”. Em janeiro de 2004, foi transferido para a arquidiocese de Aparecida.


Com pós-graduação em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), dom Damasceno fez a filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.


Atividades de dom Damasceno como bispo.Bispo Auxiliar de Brasília-DF (1986-2004); Vigário-Geral e Vigário Episcopal na Arquidiocese de Brasília-DF; Professor do Departamento de Filosofia da UnB (1976-1991); Secretário-Geral do CELAM (1991-1995); Secretário-Geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Sto. Domingo); Secretário-Geral da CNBB (1995-1998) e (1999-2003); Delegado ao Sínodo Especial para a África, Sínodo sobre a vida religiosa, como convidado; Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações; Membro do Departamento de Comunicação do CELAM; Membro da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB (2003-2007); Delegado do CELAM (2007); Presidente do CELAM; Membro da Pontifícia Comissão para a América Latina-CAL (2009); Sínodo para a África (2009).

Fonte: CNBB

Regionais do Nordeste promovem Seminário de Formação Teológica para Leigos


Nos dias 16 e 17 de outubro, em Teresina (PI), sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, envolvidos na formação do Laicato, se reuniram no seminário de Formação Teológica para Leigos. Os participantes fazem parte dos Regionais da CNBB, Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Nordeste 4 (Piauí) e Nordeste 5 (Maranhão).


O seminário, segundo os organizadores, teve o objetivo de possibilitar a partilha das experiências vividas entre os participantes e mostrar o resultado do levantamento sobre a formação para o laicato e os cursos de Teologia para leigos, realizados junto às arquidioceses e dioceses. Ainda durante o curso, foi visada a contribuição na elaboração de indicativos básicos para a formação para o laicato e para cursos de Teologia para leigos.


Coordenado pelo assessor da Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Geraldo Aguiar, o encontro teve a participação do secretário executivo do Nordeste 5 da CNBB, padre José Adalberto Vanzella. Esse é um trabalho conjunto da do Setor Leigos da CNBB em parceria com os Secretários Executivos dos Regionais da CNBB. O objetivo é que sejam aplicados em todos os Regionais da CNBB, para que haja resultados em todas as dioceses do Brasil.


Fonte: CNBB

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Arquidiocese ganhará 13 sacerdotes

Diáconos que serão ordenados padres
Foto: Cacilda Medeiros

Treze diáconos da Arquidiocese de Natal serão ordenados sacerdotes, dia 21 próximo, às 17h, na Catedral Metropolitana de Natal, em celebração presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Serão ordenados os Diáconos Cidinei Firmino da Silva, César Luiz Lima de Morais, Fábio Pinheiro Bezerra, Helenildo Marques de Morais, Ivanilson Alexandrino, Janilson Francisco de Macêdo, João Maria Dias da Silva, João Paulo Costa da Silva, osé Pereira da Silva J Neto, Leilson Leandro da Silva, Severino da Silva Neto, além de dois Filhos de Santana, Eliano Firmino Silvestre e Fábio José Costa.

Os novos padres presidirão as primeiras missas, nos seguintes dias e locais: Pe. Fábio Pinheiro, dia 22, às 19h, em Santa Cruz; Pe. Fábio Costa, também no dia 23, às 19h, na Igreja de São Vicente de Paula, no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal; Pe. Severino Neto, dia 23, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São José, na cidade de Elói de Souza; Pe. Leilson Leandro, dia 24, às 19h, em São Rafael; Pe. José Pereira Neto, dia 25, às 19h, em São José de Mipibu; Pe. Cidinei Firmino, dia 26, às 19h, em Passa e Fica; Pe. César Luiz, dia 27, às 19h, na Capela de Santo André, no Jardim Lola, em Natal; Pe. João Maria, dia 28, às 19h, na Igreja de São Lucas, no Conjunto Amarante, São Gonçalo do Amarante; Pe. João Paulo, dia 29, às 19h, em Macau; Pe. Ivanilson Alexandrino, dia 30, às 19h, em Ipanguaçu; Pe. Janilson Macêdo, dia primeiro de novembro, às 19h, na Matriz do Bom Pastor, em Natal; Pe. Helenildo Morais, dia 5, às 18h, em Ceará-Mirim, e, Pe. Eliano Firmino, dia 7, às 19h, em Sobral (CE).

Fonte www.arquidiocesedenatal.org.br

Encerramento da festa da Mãe Peregrina

Aconteceu na noite de segunda-feira, 18, o encerramento da festa em homenagem a Mãe Peregrina, padroeira do bairro Planalto, em Nova Cruz. Por volta das 18h30, fiéis devotos sairam em procissão pelas ruas do bairro, seguido de missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Além das missionárias da Mãe Peregrina, dos diversos setores da paróquia, vieram também missionárias das comunidades do Serrote e Nova Descoberta, para renovação da aliança de amor, que acontece todos os meses, no dia 18.

Na homilia o Pe. Edilson, lembrou quando moradores lhe procuraram para dizer que querem construir uma igreja na comunidade, o padre disse "que primeiro é preciso construir uma igreja povo", foi assim que aos poucos começou os trabalhos de evangelização com celebrações todas as semanas e missas uma vez por mês.

A festa teve inicio no dia 15, e durante o período aconteceram missas, quermesse, desfile da rainha da festa, louvor e uma participação muito boa de muitos fiéis católicos que vieram prestigiar. No final da festa, foi feito os agradecimentos a todos que colaboraram e contribuiram para o êxito da festa e também o arriamento da bandeira.



Fotos: Flavio Luiz e Diogo Oliveira

Santo do dia - São Paulo da Cruz


Foi aos dezenove anos de idade, após ouvir um sermão sobre a Paixão de Cristo, que Paulo Francisco Danei decidiu-se pela vida religiosa. Nascido em Ovada, na Alexandria, região norte da Itália, no dia 3 de janeiro de 1694, era o primeiro dos dezesseis filhos de um casal de nobres e fervorosos cristãos. Apesar do nome e da posição social, a família não possuía fortuna. Seu pai era um dedicado comerciante que viajava muito. Desde a infância Paulo acostumou-se a acompanhar o pai, primeiro como seu companheiro, depois, também, para ajudá-lo nos negócios.

Também desde pequeno se entregava a exercícios de oração e penitência e à leitura da vida dos santos, encantando-se, especialmente, com a dos eremitas. Gostava de ir à igreja para rezar o terço. Essa rotina floresceu e fez crescer sua vocação.

Quando ouviu o sermão que o tocou, já pertencia à Irmandade de Santo Antônio. Primeiro pensou em alistar-se como voluntário na cruzada contra os turcos, organizada pelo exército veneziano. Depois, rezando perante a santa eucaristia, ouviu o chamado de Deus para a vida religiosa. Iniciou, então, suas intensas orações contemplativas e penitências.


Fonte: www.paulinas.org.br

Brasil é elogiado pelas Nações Unidas


Em relação aos direitos humanos no Brasil, um relatório das Nações Unidas elogiou o Brasil, em matéria de proteção aos direitos das crianças e adolescentes. O documento traz dados sobre abusos a menores constatados em todo o planeta e as ações dos diferentes governos contra esses episódios.

Segundo a secretaria de Direitos Humanos, o Brasil tornou-se uma referência por conta do serviço de denúncia disque 100 e pela organização do 3º Congresso Mundial da Criança em 2008. Para os próximos anos, a grande preocupação será com a Copa de 2014, pois há uma relação histórica entre turismo e exploração sexual de crianças e adolescentes. O relatório ainda ressaltou que ações governamentais em diversos países, contra a exploração sexual são muito fragmentadas, poucos eficazes e que, em muitos casos, se desconhece a magnitude do problema.

Informações Rádio Vaticana
Foto: Divulgação
Fonte: a.12

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Papa diz que missão do sacerdote "permanece grande e pura"


O Papa Bento XVI enviou uma carta aos seminaristas do mundo todo nesta segunda-feira, 18, festa litúrgica de São Lucas. O texto segue na esteira das reflexões desenvolvidas ao longo do Ano Sacerdotal.

Queridos Seminaristas,

Em Dezembro de 1944, quando fui chamado para o serviço militar, o comandante de companhia perguntou a cada um de nós a profissão que sonhava ter no futuro. Respondi que queria tornar-me sacerdote católico. O subtenente replicou: Nesse caso, convém-lhe procurar outra coisa qualquer; na nova Alemanha, já não há necessidade de padres. Eu sabia que esta "nova Alemanha" estava já no fim e que, depois das enormes devastações causadas por aquela loucura no país, mais do que nunca haveria necessidade de sacerdotes. Hoje, a situação é completamente diversa; porém de vários modos, mesmo em nossos dias, muitos pensam que o sacerdócio católico não seja uma "profissão" do futuro, antes pertenceria já ao passado. Contrariando tais objeções e opiniões, vós, queridos amigos, decidistes-vos a entrar no Seminário, encaminhando-vos assim para o ministério sacerdotal na Igreja Católica. E fizestes bem, porque os homens sempre terão necessidade de Deus – mesmo na época do predomínio da técnica no mundo e da globalização –, do Deus que Se mostrou a nós em Jesus Cristo e nos reúne na Igreja universal, para aprender, com Ele e por meio d’Ele, a verdadeira vida e manter presentes e tornar eficazes os critérios da verdadeira humanidade. Sempre que o homem deixa de ter a noção de Deus, a vida torna-se vazia; tudo é insuficiente.

Depois o homem busca refúgio na alienação ou na violência, ameaça esta que recai cada vez mais sobre a própria juventude. Deus vive; criou cada um de nós e, por conseguinte, conhece a todos. É tão grande que tem tempo para as nossas coisas mais insignificantes: "Até os cabelos da vossa cabeça estão contados". Deus vive, e precisa de homens que vivam para Ele e O levem aos outros. Sim, tem sentido tornar-se sacerdote: o mundo tem necessidade de sacerdotes, de pastores hoje, amanhã e sempre enquanto existir. Confira a mensagem a íntrega o site: www.cancaonova.com.

Fonte Canção Nova noticias


Domingo de festa no bairro Planalto

Mais uma noite de festa da Mãe Peregrina, em Nova Cruz. No domingo, 17, a missa foi presidida pelo Pe. Iranildo Virgilio, assistente da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Natal. O brilho da festa ficou por conta da participação da juventude, através das apresentações e também pela participaçãos dos fiéis católicos que lotaram o espaço da festa. Foi uma noite de música, de desfile, quermesse e homenagens aos padrinhos e madrinhas. A festa termina nesta segunda-feira, dia 18, com procissão às 16 horas, seguido de missa, presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Na ocasião as missionárias da Mãe Peregrina irão fazer a renovação da aliança.

A rainha, o rei e a princesa da festa foram sorteadas,
logo após o desfile das crianças

As jovens também desfilaram e contagiaram o público
Fotos Robervanio e Flavio

Cerca de 100 crianças participaram do retiro

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou no domingo, dia 17, o retiro da crianças que irão receber a primeira eucaristia em dezembro. O Centro Pastoral do Catolé ficou lotado com cerca de 100 crianças dos setores da paróquia que vieram participar do retiro, acompanhados com as catequistas. O retiro foi assessorado pela Ir. Raimunda, da Congregação Filhas do Amor Divino, e teve a presença do padre Iranildo Augusto, vigário paroquial. Momentos de oração, reflexão, dinâmicas, e descontração fizeram parte da programação.

Ir. Raimunda e as crianças





Festa da Mãe Peregrina

No sábado, dia 16, teve continuidade a festa da Mãe Peregrina, no bairro Planalto, em Nova Cruz. A celebração foi presidida pela Ir. Raimunda, e contou com a participação de muitos paroquianos. Apresentações, homenagens aos padrinhos, quermesse e show louvor, fizeram parte da programação.
Fotos Flavio Luiz