sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Pastoral Familiar realiza retiro


Casais da Pastoral Familiar da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, participaram do retiro espiritual, domingo, 15 de setembro, das 8h às 12h, na fazenda Campo de São João. A pregadora do retiro será Irmã Celma Maria - FDC. O retiro acontece anualmente entre todas as pastorais, movimentos e serviço da paróquia.

Santuário Chama de Amor completa 15 anos de história




Os 15 anos de construção do Santuário Chama de Amor, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, serão comemorados na próxima segunda-feira, dia 16. Na ocasião, às 19 horas, será celebrada missa, presidida pelo Padre Antônio Maria. O Santuário Chama de Amor é um local procurado por grupos e paróquias para a realização de retiros. Todos os domingos, às 10h30, também há celebração de missa. No primeiro domingo, a missa é votiva aos Santos Mártires, com a bênção das velas. O espaço fica situado na RN 269, no trecho entre Canguaretama e Pedro Velho.


quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Paróquia de Nova Cruz implantará Pastoral da Sobriedade


Equipe paroquial com o pároco Pe. Aerton Sales


A Pastoral da Sobriedade será, oficialmente, implantada na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, no próximo domingo, dia 15, com missa em ação de graças , às 19h30, na Igreja Matriz. Na ocasião será apresentada a equipe de coordenação paroquial composta por Maria Marcelino (coordenadora), Narciso Genuíno e Maria José (secretários), Geovânio Medeiros e Maricelma de Souza (tesoureiros) e orientadora: Ir. Maria José de Souza – FDC. Os agentes já participaram da formação para atuar na pastoral, promovida pela coordenação arquidiocesana.

Essa Pastoral é a ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. Atua na Prevenção e na Recuperação da Dependência Química. A pastoral vai além da dependência química. Pela Terapia do Amor, trata todo e qualquer tipo de dependência.

As reuniões da Pastoral da Sobriedade acontecem toda segunda-feira, às 19h30, no salão da Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Frei Damião. Para participar das reuniões semanais do GRUPO DE AUTO-AJUDA, toda e qualquer pessoa pode participar, independemente de sua condição de dependência. A partir das reflexões dos 12 passos do PROGRAMA DE VIDA NOVA, como terapia do Amor, sendo   perseverante na vivência dos 12 passos, naturalmente, acontecerá a mudança em cada pessoa, tornando-a mais sensível ao sofrimento do outro.

Paróquia de Nova Cruz participará do Encontrão Arquidiocesano do Dízimo



Agentes da Pastoral do Dízimo da Paróquia da Imaculada Conceição, Nova Cruz, e das demais paróquias de toda a Arquidiocese de Natal vão participar do “Encontrão do Dízimo”, no próximo dia 15, na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova. Neste ano, o encontro vai ter como tema: “Enviados para testemunhar o Reino da partilha e do amor”.

A programação iniciará às 7h30, com o café da manhã; às 8h30, haverá celebração da missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, o encontro seguirá com conferências, proferidas por João Stascxak, da Arquidiocese de Fortaleza (CE).


Pastoral do Menor da Arquidiocese de Natal será homenageada na Assembleia Legislativa



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai promover uma sessão solene em homenagem à Pastoral do Menor, da Arquidiocese de Natal, na próxima sexta-feira, dia 13, às 9 horas, no Plenário Clóvis Motta. Na ocasião, algumas pessoas que contribuíram e contribuem para o trabalho da Pastoral do Menor, na Arquidiocese, receberão comendas, dentre elas o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. A proposição da sessão é a Deputada Cristiane Dantas.


quarta-feira, 11 de setembro de 2019

“Semana do Bem” vai entrar no calendário anual de ações da Justiça em Nova Cruz




A participação em massa da sociedade novacruzense durante as atividades da “Semana do Bem”, evento realizado entre os dias 2 e 4 de agosto em comemoração aos 10 anos do Juizado Especial daquela comarca, motiva a juíza titular da unidade, Tatiana Socoloski Perazzo Paz de Melo e equipe a realizar as atividades pelos próximos anos na cidade da região Agreste do Rio Grande do Norte. O evento de alcance social terá caráter permanente. Em 2020, a expectativa é que ela aconteça no final do primeiro semestre.

A mobilização das pessoas, entre elas muitos estudantes, “mostrou que a semana é importante, fomenta o comércio local, valoriza os projetos sociais da cidade, e merece ser repetida todos os anos”, destaca a magistrada. Para Tatiana Socoloski, o evento aproxima a Justiça do cidadão e mostrando que o Poder Judiciário se importa com as causas sociais. Além do pessoal da Justiça Estadual, a organização contou com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral, dos servidores da 12ª Zona Eleitoral, da Paroquia e da Prefeitura de Nova Cruz.

Tatiana Socoloski ressalta o engajamento dos alunos da rede pública e a manifestação dos adolescentes em favor de um ensino de mais qualidade e à disposição de todos, igualitariamente. “Trabalhamos com satisfação para semear o bem, os bons valores, a honestidade, a decência, o respeito, na esperança de propiciarmos caminhos para dias melhores”, reforça a magistrada. 

Cidade aderiu a evento

Foram três dias, de sexta a domingo, de participação efetiva da comunidade. No primeiro dia foi realizada a gincana do bem, com a participação das turmas do 9º ano dos colégios públicos da cidade de Nova Cruz. Ao final, seis colégios receberam troféus, sendo que os três melhores também receberam impressoras. Um dos desafios gerou a arrecadação de mil brinquedos que foram doados para as creches do município. Trezentos estudantes participaram da gincana no ginásio Geovana Targino.

Música, religiosidade e cultura. O evento contou com o aspecto festivo no segundo dia de atividades, em comemoração aos dez anos do juizado, com a participação dos corais do IFRN e da Paróquia da cidade, além de artistas locais, realização de missa e entrega de títulos de cidadãos a vários integrantes do poder judiciário local.

A cavalgada do bem marcou a programação do terceiro dia, com a participação de aproximadamente 200 cavaleiros e doação do valor arrecadado com a venda das camisas e senhas para feijoada para as obras assistenciais da paróquia local.










Fonte: tjrn.jus.br

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Lagoa d'Anta vive preparação para festa e criação da Paróquia



O Polo Pastoral Santa Teresinha, em Lagoa d'Anta, vive dias de expectativas para o início da festa da padroeira 2019, ainda mais no momento histórico para cidade, quando  acontecerá a tão sonhada criação da Paróquia de Santa Terezinha. Essa festa ficará marcada quando na ocasião será nomeado o primeiro pároco, Pe. Dian Carlos de A. Oliveira, quando antes de completar um ano que chegou em Lagoa d'Anta fez um grande trabalho junto com os fieis católicos da cidade para realização da criação da paróquia. 

A festa acontecerá de 22 de setembro a primeiro de outubro com o tema: Com Santa Teresinha, as sementes lançadas no passado, florescem no presente para frutificar em missão. O Pe. Dian faz um convite especial para vivência dese momento de graça: Neste tempo especial de festas, queremos com muita exultação convidar você, sua família e sua comunidade para juntos vivermos esse tempo forte de oração, de missão, de louvor, de fé e de agradecimento a Deus. Celebrar a Padroeira de nossa comunidade e a Criação da nossa Paróquia, deve ser para cada um de nós tempo de graça no qual renovamos o nosso compromisso de seguir Jesus tendo como modelo nossa amada padroeira, enfatiza o padre no convite da festa.

A programação da festa iniciou com a pré-festa com peregrinação das Imagens de Santa Teresinha, em preparação para festa, até dia 20 de setembro, quando acontece Missa de encerramento da peregrinação e sorteio das Imagens de Santa Teresinha

A partir do domingo, 22 de setembro a primeiro de outubro, Lagoa d'Anta vivenciará a tradicional a festa de Santa Teresinha, com Missa de abertura, às 19h, bênção do escudo e da bandeira da nova paróquia. No dia 23, será de grande alegria quando acontecerá a elevação da Paróquia de Santa Teresinha, com alvorada, às 6h; carreata de Santa Teresinha, às 17h30, e acolhida ao arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, padres e paroquianos, na entrada da comunidade Lagoa do Chico, seguida de procissão, às 18h, do mercado público até a Igreja; às 19h, Benção do Marco Paroquial na Praça Santa Teresinha e Missa da Elevação da Paróquia seguida da posse do primeiro Pároco, seguida da Benção da Placa e Hasteamento da Bandeira da Paróquia, às 20h30.

Durante o período festivo acontecerá uma vasta programação religiosa e social com recitação do Terço das rosas, às 18h, seguida de missa às 19h, e funcionamento das barracas na quermesse.

A festa termina dia primeiro de outubro com alvorada, às 5h; terço das Rosas, às 12h; missa e procissão,  às 17h, encerrando com bênção do Santíssimo Sacramento, às 19h.

Confira a programação completa abaixo:

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

7 de setembro - Paróquia conta história do centenário da cidade de Nova Cruz



No desfile cívico alusivo ao dia 7 de setembro pelos 197 anos de Independência do Brasil a Paróquia da Imaculada Conceição participou em comemoração ao centenário da cidade de Nova Cruz. Com a participação dos agentes das pastorais, movimentos, serviços e todas as comunidade, conduzindo a faixas, banners, estandartes, bandeiras e diversas homenagens significativas a paróquia contou a história da cidade de Nova Cruz, através das estrofes do Hino do Centenário.

"Nossos corações em festa alegres com tua história, teu centenário se eleva de eternal memória", as faixas com parte do Hino do Centenário a cada pelotão no desfile, crianças da Pastoral de Menor levando folhas de urtigas em EVA simbolizando o primeiro nome da cidade, Urtigal, como também crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária representaram o segundo nome da cidade, Anta Esfolada. O nome atual cidade de Nova Cruz foi representada com os Homens do Terço dos Homens que levaram uma cruz e um vestido de frade, representando frei Serafim de Catânia, que trouxe uma cruz de Inharé.

A paróquia apresentou toda ação pastoral, religiosa e missionária, na história de Nova Cruz através dos agentes das pastorais. Um desfile muito cheio de simbolismo contando a atuação da Igreja em Nova Cruz. No último pelotão a Pastoral do Dízimo fez uma mensagem de agradecimento: "Obrigado a você que mantém a nossa Igreja". O pároco Pe. Aerton Sales acompanhou todo desfile ao lado das autoridades civis e militares no palco oficial do desfile.





















Padre Aerton participa do Hasteamento das Bandeiras alusiva ao 7 de setembro

  


O pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, participou do Hasteamento das Bandeiras alusiva ao dia 7 de setembro - 197 anos de Independência do Brasil, na sede da Prefeitura e 8º Batalhão da Policia Militar, em Nova Cruz. Ao lado do prefeito municipal, Flavio Cesar Nogueira, e do comandante do 8º BPM, Tenente Coronel Genilton Tavares, além de secretários (as), auxiliares,  vereadores e população. 








Sarau Legionário em comemoração à Natividade de Nossa Senhora


A Legião de Maria, da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizou Sarau em comemoração à Natividade de Nossa Senhora, domingo, 8 de setembro, na Igreja Matriz. Recitação do Terço Mariano, apresentação teatral, palestra e bênção do Santíssimo fizeram parte da programação. O evento contou com a participação dos legionários de Nova Cruz e da Paróquia São Pedro, em Várzea.