sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Planalto festejará Mãe Peregrina


O bairro Planalto em Nova Cruz festejará a padroeira Mãe Peregrina, no periodo de 15 a 18 deste mês. Antes da festa, de 10 a 15 de outubro, um grupo 4 religiosas postulantes, com a participação das irmãs que moram em Nova Cruz, da Congregação Filhas do Amor Divino irão realizar missão no bairro, visitando as familias e convidando para participarem da festa.

A abertura da festa será no proximo dia 15, com missa às 19 horas, presidida pelo Pe. Iranildo Augusto (foto abaixo), concelebrada pelo Pe. Edilson Nobre, onde na ocasião a missa será em ação de graças pelo 1º aniversário de ordenação do Pe. Iranildo. Logo após havera hasteamento da bandeira e funcionamento de quermesse .


A festa da Mãe Peregrina terá com tema principal: Sob o olhar da Mãe Peregrina, caminhamos com Jesus. No sábado dia 16 será realizado celebração com as Irmãs Filhas do Amor Divino, seguido de show musical ao vivo. No domingo dia 17, haverá missa presidida pelo Pe. Iranildo Virgilio e logo em seguida quermesse com barracas e bazar.

A festa do planalto terá como noiteiros as diversas pastorais existentes no bairro, como catequese, juventude, infancia missionaria, pastoral da criança, Mãe Peregrina e a cada noite um tema para reflexão e participação dos ministérios de musicas da paroquia. O encerramento acontecerá dia 18, com procisão às 18 horas e missa às 19 horas presidida pelo Pe. Edilson Nobre. O bairro do planalto está construindo a capela da Mãe Peregrina, desde 2009. toda renda será em prol da continuidade da construção.

Pascom sorteia camiseta com assinantes

Maria de Fátima foi a ganhadora da camiseta no mês de setembro
Foto: Flavio Luiz

A Pastoral da Comunicação da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realiza sorteio de camisa do jornal A Ordem, domingo, 10 de outubro, às 7h30, durante a missa, presidida pelo vigário paroquial, Pe. Iranildo Augusto. O sorteio é um incentivo para os assinantes do jornal continuarem a assinar o jornal. A cada mês a pascom sorteia uma camisa entre os assinantes. A pascom também está com cinema itinerante exibindo filmes nas comunidades rurais da Paróquia. Neste mês o cinema acontecerá na comunidade de Conceição.

Comunidades de Nova Cruz festejam a padroeira do Brasil


A padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida também é padroeira de duas comunidades na Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz. Lagoa Seca e Macacos são as comunidades que irão festejar a padroeira do Brasil a parti de sábado dia 9. A festa terá na programação missas, louvor, celebrações, quermesse e show cultural. A festa se estende até o dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças. Neste dia acontecerá o encerramento da festa com procissão e missa, às 16 horas em Macacos e às 19 horas, missa em Lagoa Seca.

No bairro Antonio Peixoto Mariano em Nova Cruz também tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida. Lá a festa teve inicio no dia primeiro de outubro e todas as noites acontecem celebrações às 19 horas. No dia 12, a programação será voltada para homenagear as crianças e a padroeira do Brasil. Às 16 horas acontecerá missa e encerramento da festa. Antes haverá distribuição de brinquedos e brincadeiras para as crianças.

Papa Bento XVI aceita renuncia de dom Cláudio Hummes do cargo de prefeito da Congregação para o Clero

Dom Cláudio Hummes

Bento XVI acolheu, no dia de hoje, 7, a renúncia apresentada, por limites de idade, pelo cardeal dom Cláudio Hummes, do cargo de prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. O papa Bento XVI nomeou como sucessor do brasileiro o arcebispo Mauro Piacenza, até então secretário do mesmo dicastério vaticano.

O cardeal dom Cláudio Hummes, é frade franciscano e nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo seu 6º arcebispo e 4º cardeal; é arcebispo emérito de São Paulo. Em 31 de outubro de 2006, foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, na Cúria Romana.

O Papa acolheu também a renuncia apresentada por limite de idade pelo cardeal Paul Josef Cordes, do Conselho Pontifício “Cor Unum”, chamando o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, arcebispo emérito de Conakry, Robert Sarah, para a sucessão.

Fonte: CNBB

Igreja lembra morte do Pe. João Maria

Gravura, representando Pe. João Maria
Foto: José Bezerra

A paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Petrópolis, Natal, realizará celebração dos 105 anos da morte do Pe. João Maria Cavalcanti, no período de 13 a 16 deste mês. A abertura será dia 13, às 15h, com reza do terço pela beatificação do Pe. João Maria, na praça que leva o nome do Padre. De 14 a 16, às 19h, haverá tríduo, na Matriz de N. Sra. de Lourdes. No dia 15, também haverá um simpósio sobre a vida e obra do Pe. João Maria, também na Matriz. A coordenação é do Pároco, Pe. Robério Camilo, do Vigário Paroquial, Pe. Francisco da Assis, e da Comissão Pro-beatificação do Pe. João Maria.

A programação do dia 16 começa às 9h, com oração pela beatificação do Pe. João Maria e visita ao mausoleu, na matriz; às 12h, ofício de Nossa Senhora e 105 badaladas do Sino da Igreja Matriz; às 19h, missa de encerramento do tríduo,presidida pelo Pe. Elielson Cassimiro e concelebrada pelo Pe. Robério Camilo, pároco de N. Sra. de Lourdes. Depois, haverá um recital sobre o Pe. João Maria, pelo grupo Pro-Jovem de Santo Antônio do Salto da Onça-RN.

Fonte: Jornal A Ordem online



Dom Frei Magnus assume Diocese dia 12

Dom Frei Magnus Lopes
Foto: José Bezerra

A Diocese de Salgueiro, localizada no sertão de Pernambuco, estará oficialmente instalada e empossará o primeiro Bispo na próxima terça-feira, dia 12 de outubro, solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A posse de Dom Frei Magnus Henrique Lopes será às 16 horas, com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri; do Metropolita, Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, dos demais arcebispos e bispos das dioceses do Nordeste 2, além dos padres das 17 paróquias que compõem a vigésima primeira diocese do Nordeste 2. Centenas de fiéis, além de religiosos e religiosas e seminaristas da Diocese, também estarão presentes.

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, confirmou presença na solenidade de posse. Dom Magnus, que permaneceu no Convento Santo Antônio, depois da Ordenação Episcopal, irá para Recife e, no dia 12, viajará para Salgueiro na companhia do Metropolita, Dom Fernando Saburido, e do Núncio, Dom Lorenzo Baldisseri.

Dom Frei Magnus escolheu como lema uma frase da carta de São Paulo aos filipenses: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Sobre a missão de assumir uma diocese recém-criada, ele diz: “estamos aqui para enfrentar os desafios. Consagrei-me para me dedicar ao Reino de Deus, para servir ao Senhor. Ser o primeiro bispo de uma Diocese é um presente de Deus. É bem desafiante”. O padroeiro da nova Diocese é Santo Antônio, também padroeiro de Salgueiro, cuja matriz funcionará como Catedral. Para governar a Diocese, Dom Frei Magnus contará com 13 padres, 28 seminaristas, quatro frades e 16 freiras. O território tem quase 18 mil quilômetros quadrados e uma população de mais de 439 mil habitantes.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Igreja ajuda no combate à hanseníase

O Brasil viverá, no próximo domingo, dia 10, um dia de mobilização e informação sobre a hanseníase, doença que afeta pessoas em 141 países. A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Altoé, encaminhou carta aos líderes pedindo apoio e o fato está sendo repercutido nas paróquias. Em Natal, há parceria com o poder público e a FARN, que enviam equipes a algumas paróquias para distribuição de panfletos, durante as missas.

A coordenadora do programa de combate à hanseníase, em Natal, Andreza Siqueira, se reuniu com representantes da Pastoral da Criança e outros setores da Arquidiocese para a parceria. Mais informações, na Secretaria de Saúde do Estado, fone (84) 3232-2693.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br


A paróquia de Santa Cruz fará Romaria da Gratidão


A paróquia de Santa Cruz e o Santuário de Santa Rita realizarão a Romaria da Gratidão, durante todo o dia de terça-feira, 12 de outubro. É uma forma de agradecimento a Deus pela instituição do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, criado em 11 de outubro de 2009, por decreto do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

As atividades começarão com missa, às 7h30, na Matriz de Santa Rita, comemorando os 16 anos de trabalhos da Pastoral da Criança na paróquia. No final da celebração, os fiéis acolhem a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. No Santuário, há celebrações às 10 e às 15 horas, com a participação dos romeiros.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Santo do dia - Santa Osita

Era o século VII. Osita nascia na Casa dos Essex, nobreza inglesa. Seu pai era o rei Fredevardo, cristão, piedoso e muito caridoso. A menina foi educada na tenra idade pelos pais dentro dos rigores da nobreza e no seguimento de Cristo. Mas depois eles a entregaram aos cuidados das irmãs beneditinas, que cuidaram tanto da formação espiritual como intelectual. Posteriormente, o rei a chamou de volta para a vida da Corte, mundana e frívola, mas necessária.

Costume na época, os casamentos eram arranjados em acordos entre as casas reais, para fortalecer o poder e até mesmo para poder mantê-lo. Tal era o destino da bela e jovem princesa Osita. Obedecendo às regras sociais e políticas da época, deveria casar-se, com o filho do líder dos saxões, o príncipe Sigero, ele também muito piedoso e casto.


Osita, porém, não teve sossego. Anos depois, quando piratas dinamarqueses invadiram e saquearam a Inglaterra, Sigero foi morto e o seu convento não foi poupado. O líder dos invasores encantou-se com a sua beleza e, quando soube que ela era uma princesa, insistiu para Osita entregar-se a ele. Depois de seguidas recusas, friamente ele mesmo atravessou seu peito com a espada.

Nos anos seguintes, o túmulo de Osita foi lugar de uma intensa peregrinação, pois milagres aconteciam e foram comprovados. Assim, a Igreja autorizou o seu culto e manteve a data da tradicional celebração em 7 de outubro.

Fonte: www.paulinas.org.br

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Diáconos farão retiro antes da ordenação


Os 13 diáconos da Arquidiocese de Natal que serão ordenados neste mês farão o retiro no período de 11 a 15 de outubro, no convento dos Franciscanos, em Lagoa Seca-PB. O pregador será o Bispo de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha. Eles farão o retiro exigido para a ordenação presbiteral, que ocorrerá no dia 21 deste mês, às 17 horas, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, de Natal.

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, será o presidente da celebração e ordenante. Dos 13, dois são da Associação dos Filhos de Sant’Ana: Diác. Eliano Firmino Oliveira e Diác. Fábio José Costa. Os outros 11 diáconos são da Arquidiocese de Natal: Cidinei Firmino da Silva, César Luiz Lima de Morais, Fábio Pinheiro Bezerra, Helenildo Marques de Morais, Ivanilson Alexandrino, Janilson Francisco de Macêdo, João Maria Dias da Silva, João Paulo Costa da Silva, José Pereira da Silva Neto, Leilson Leandro da Silva e Severino da Silva Neto.

Fonte www.arquidiocesedenatal.org.br

Evangelho do dia


Lc 10,38-42 - Jesus elogia quem é capaz de escutar

Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:
- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.
Aí o Senhor respondeu:
- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.

Fonte www.paulinas.org.br

Bom dia, eis uma mensagem para você



Os alunos estavam cheios de perguntas a respeito de Deus.
O mestre, então, lhes diz:
- Deus é o Desconhecido, Deus é o Incognoscível.
Quanto dele se diga, toda e qualquer resposta a estas suas perguntas é apenas aproximação da Verdade.

Admirados, os discípulos disseram:
- Então por que nos falas dele?
E o mestre lhes respondeu:
- Vocês sabem dizer por que o pássaro canta?
Um pássaro não canta porque tem algo a dizer.
Ele canta porque traz uma melodia na garganta - disse o mestre.

As palavras dos cientistas são para serem compreendidas.
As palavras do mestre não são para serem compreendidas.
Elas são para serem ouvidas com atenção meditativa, do mesmo modo como alguém escuta o vento, o marulhar de um riacho e o canto do pássaro.
Elas despertarão dentro do coração algo que ultrapassa qualquer conhecimento.


Anthony de Mello

Fonte www.paulinas.org.br

santo do dia

São Benedito, o Negro

Hoje é um dia muito especial para o povo brasileiro. Comemora-se o dia de são Benedito, um dos santos mais queridos e cuja devoção é muito popular no Brasil. Cultuado inicialmente pelos escravos negros, por causa da cor de sua pele e de sua origem - era africano e negro -, passou a ser amado por toda a população como exemplo da humildade e da pobreza. Esse fato também lhe valeu o apelido que tinha em vida, "o Mouro". Tal adjetivo, em italiano, é usado para todas as pessoas de pele escura e não apenas para os procedentes do Oriente. Já entre nós ele é chamado de são Benedito, o Negro, ou apenas "o santo Negro".

Há tanta identificação com a cristandade brasileira que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos vendidos na ilha. O seu pai, Cristóforo, herdou o nome do seu patrão, e tinha se casado com sua mãe, Diana Lancari. O casamento foi um sacramento cristão, pois eram católicos fervorosos. Considerados pela família à qual pertenciam, quando o primogênito Benedito nasceu foram alforriados junto com a criança, que recebeu o sobrenome dos Manasseri, seus padrinhos de batismo.

Foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Seu culto se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Em 1652, já era o santo padroeiro de Palermo, mais tarde foi aclamado santo padroeiro de toda a população afro-americana, mas especialmente dos cozinheiros e profissionais da nutrição. E mais: na igreja do Convento de Santa Maria de Jesus, na capital siciliana, venera-se uma relíquia de valor incalculável: o corpo do "santo Mouro", profetizado na infância e ainda milagrosamente intacto. Assim foi toda a vida terrena de são Benedito, repleta de virtudes e especiais dons celestiais provindos do Espírito Santo.

Fonte www.paulinas.org.br

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Festa de São Francisco

São Francisco é o padroeiro de duas comunidades na paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, Juriti e Primeira Lagoa. A festa nessas comunidades iniciaram ainda o mês de setembro e encerram no dia 4 de outubro, dia de São Francisco. Durante o período festivo foram realizadas missas, louvor, celebrações e atividades envolvendo as pastorais das comunidades.

A equipe da Pascom esteve na comunidade de Juriti e registrou uma das noites da novena, com a presença do diácono Cidinei Firmino. Lá teve uma exposição das atividades realizadas pela Pastoral da Juvetude.




Fotos Flavio Luiz