sábado, 26 de abril de 2014

Dom Jaime participará da Assembleia dos Bispos

Da esq.: Dom Jaime Vieira, Dom Matias Patrício e Dom Heitor Sales
Foto: Cacilda Medeiro

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e os arcebispos eméritos, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, participarão da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontecerá no período de 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida (SP). Mais de 300 bispos, de todo o Brasil, participarão do encontro, que, neste ano, terá como tema: "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia". A pauta da assembleia consta de retiro, reuniões, celebrações especiais e comunicações.


O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis, elencou os principais assuntos que serão tratados, em matéria publicada no site da CNBB. "Durante o evento, os bispos irão refletir sobre temas importantes como a renovação paroquial. Depois nós vamos também iniciar uma reflexão sobre os cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Teremos um tema a ser aprovado sobre a questão agrária, assim como um documento sobre a realidade nacional, referente à situação atual, num momento que estamos nos aproximando das eleições", disse o cardeal.



Dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. 



Durante a Assembleia serão divulgadas, ainda, mensagens sobre o Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Reunião Extraordinária do CPP

A paróquia da Imaculada conceição de Nova Cruz, por meio de seu administrador, o pároco Pe. Francisco Assis Inácio e o vigário paroquial Pe. Pedro Cunha, convidam todos os coordenadores e representantes de pastorais, serviços, movimentos e comunidades, para REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), que acontecerá próximo dia 30, quarta-feira, a partir das 19h30m, no Salão do ECC. Avisamos também que, por motivo maiores, não haverá reunião no dia 26.



CNSC apresentou a Paixão de Cristo

O CNSC (Colégio Nossa Senhora do Carmo) de Nova Cruz, apresentou nesta quarta-feira, dia 23, a Paixão de Jesus Cristo. A noite de apresentações começou com a animação e oração com o Ministério de Música Renascer, da renovação Carismática Católica de Nova Cruz. Logo após deu-se inicio à apresentação do teatro. A encenação foi realizada pelos alunos e professores do próprio colégio.

A entrada para o espetáculo foi um quilo de alimento não perecível, e foi aberto a todo publico, inclusive aos pais, parentes e amigos dos alunos. Ao final da apresentação a diretora do colégio fez os agradecimentos e realçou o grande sucesso e a importância deste trabalho de evangelização através da arte.









terça-feira, 22 de abril de 2014

Comunidade festeja Santo Expedito


A comunidade Santo Expedito da Paróquia Militar Cristo Rei, está realizando a festa do Padroeiro que prossegue até dia 26 de abril. A festa teve inicio dia 22 de abril e na ocasião contou com a presença do vigário militar, Pe, João Batista. Este ano a festa tem como tema: Anunciai a todos e Boa noticia da Páscoa do Senhor.











Parabéns para o coordenador da Pascom de Nova Cruz


Neste dia em que o sol brilha trazendo o sinal do Cristo ressuscitado queremos parabenizar este jovem servo e trabalhador na vinha do Senhor. Robervânio receba os sinceros parabéns de toda equipe da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz. 

Que o Nossa Senhora te proteja hj e sempre!!!






segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tá Chegando o dia: Cristoteca 2014

O grupo Juventude Shekinah, convida todos da Paróquia da Imaculada Conceição e cidades circunvizinhas para  Cristoteca 2014.A festa da família Cristã está chagando! É dia 26 de abril, no Salão do Lions Club, a partir da 20h, com a banda Chaves de Deus, com participação especial de Pe. Francisco de Assis e Pe. Adelson, e o DJ Diogo Oliveira.

As senhas estão sendo vendidas ao preço de R$3,00, com os integrantes do Juventude Shekinah e Coroinhas da Paróquia de Nova Cruz.




Missa da Pascoa 2014

Foi celebrado com muita alegria, neste ultimo domingo, dia 20, a Pascoa do Senhor. Depois da alegria da ressurreição de Jesus Cristo no sábado de aleluia, podemos agora festeja a vitória do Cristo sobre a morte.
Podemos festejar também, pela libertação do povo cristão as mãos do pecado. 

Durante todo o dia, foi realizado varias missas em comemoração a Pascoa em toda paróquia de Nova Cruz e área pastoral de lagoa d'Antas. Destaque para a missa realizada na matriz de Nova Cruz, celebrada pelo Pároco de Pe. Francisco de Assis.












Fotos: Robervânio Heverton

Em Mensagem de Páscoa, Papa reza pela paz e pelos doentes

mensagem_pascoaNa Mensagem de Páscoa proclamada pelo Papa Francisco neste domingo, 20, o Santo Padre destacou que a Ressurreição de Jesus é a Boa Nova por excelência, pois se “Cristo não tivesse ressuscitado, o Cristianismo perderia seu valor”.
Francisco disse que a mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta: “Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e fê-Lo Senhor da vida e da morte. Em Jesus, o Amor triunfou sobre o ódio, a misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, a vida sobre a morte”.
E diante de cada situação humana, marcada pela fragilidade, pelo pecado e pela morte, esta Boa Nova é um testemunho de amor gratuito e fiel. “É sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, é permanecer junto de quem a vida feriu, é partilhar com quem não tem o necessário, é ficar ao lado de quem está doente,é idoso ou excluído”, explicou o Papa.
O Pontífice ressaltou que o Amor é mais forte, Ele que dá a vida, que faz o florescer a esperança no deserto.
E dirigindo-se em oração ao Senhor ressuscitado, o Santo Padre pediu que ajude o Seu povo a vencer a chaga da fome, “agravada pelos conflitos e por um desperdício imenso de que muitas vezes somos cúmplices”. E que os torne capazes de proteger os indefesos, “sobretudo as crianças, as mulheres e os idosos, por vezes objeto de exploração e de abandono”.
De modo especial, o Papa pediu ao Senhor que auxilie as pessoas para que possam cuidar dos irmãos atingidos pela epidemia do ebóla em Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria, e “daqueles que são afetados por tantas outras doenças que se difundem também pela negligência e a pobreza extrema”.

Após celebrar a Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco dirigiu-se ao balcão central da Basílica Vaticana para ler sua mensagem de Páscoa
Francisco rezou ainda pelas numerosas pessoas, sacerdotes e leigos, que foram sequestradas em diferentes partes do mundo, e pelos migrantes, que deixaram as suas terras para irem a lugares onde possam esperar um futuro melhor, viver a própria vida com dignidade e, não raro, professar livremente a sua fé.
Pediu o fim de toda guerra, de toda hostilidade grande ou pequena, antiga ou recente. Em particular, pela Síria, “para que quantos sofrem as consequências do conflito possam receber a ajuda humanitária necessária e as partes em causa cessem de usar a força para semear morte, mas tenham a audácia de negociar a paz, há tanto tempo esperada”.
O Papa pediu conforto às vítimas das violências fratricidas no Iraque e amparo às esperanças suscitadas pela retomada das negociações entre israelenses e palestinos.
Paz também para a Ucrânia, para a República Centro-Africana, para a Nigéria e o Sudão do Sul. Pediu também pela reconciliação e concórdia na Venezuela.
“Pedimo-Vos, Senhor, por todos os povos da terra: Vós que vencestes a morte, dai-nos a vossa vida, dai-nos a vossa paz!”, rezou o Santo Padre
Por fim, Papa Francisco concedeu a Indulgência Plenária aos presentes e a quantos acompanhavam pelos meios de comunicação, agradecendo a todos pela presença, pela oração e pelo testemunho.
Kelen Galvan
Da redação, com Rádio Vaticano

domingo, 20 de abril de 2014

Vigília Pascal na Paróquia de Nova Cruz


A Vigília Pascal na Paróquia da Imaculada Conceição começou por volta das 21h30, em frente a Igreja Matriz, com a benção do fogo, seguido da entrada do Círio Pascal, quando proclamação feita pelo Padre Francisco de Assis, "Eis a luz de Cristo". A cerimonial prosseguiu com as três parte da liturgia: Liturgia da Luz, liturgia Batismal e liturgia Eucarística. Este ano na Paróquia de Nova Cruz a vigília pascal tem a presença de várias pessoas que foram receber os sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimonio, todos fizeram parte do processo catecumenato.

O Catecumenato, também conhecido como Sacramento da Confirmação. É o sacramento que confirma e consolida a graça batismal, e concede o dom especial do Espirito Santo, unindo o cristão a Cristo e à sua Igreja. Existe, assim, uma íntima relação entre os sacramentos do Batismo e da Confirmação, mesmo que haja uma distância de anos entre estas celebrações.

No final da vigília os fieis católicos saíram em procissão até a Igreja de São de São Sebastião, celebrando a Páscoa de Jesus, pois Ele ressuscitou. O Pároco, Pe. Francisco de Assis conduziu o Santíssimo Sacramento durante toda procissão.