sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Paróquia de Nova Cruz realiza 21º ECC

 Casais que fizeram o 20º ECC, em Nova Cruz

O Encontro de Casais com Cristo, da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará o 21º ECC, no período de 16 a 18 deste mês, no auditório do Colégio Nossa Senhora do Carmo. O encontro reunirá cerca de 40 casais. No domingo seguinte ao do encontro, dia 25, às 19 horas, no salão paroquial, os novos casais ECC serão apresentados á comunidade.

Atualmente, a paróquia de Nova Cruz já conta com cerca de 400 casais que participaram do ECC. Um dos objetivos do Encontro de Casais com Cristo é inserir os casais na vida da Igreja paroquial e nas pastorais.

Missa no Planalto tem novo horário este mês


Os missionários da Mãe Peregrina, da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, terão missa e farão a renovação da aliança, no dia 18 deste mês, às 16 horas, na capela da comunidade Planalto. Mensalmente, os missionários da Mãe Peregrina participam da missa, sempre no dia 18, ocasião em que fazem a renovação da aliança. Este mês de agosto a missa não será às 19 horas, por ocasião da missa dominical na Igreja Matriz. 


Fotos da missa realizada no mês de julho

Padres recém-nomeados assumem as paróquias

Dom Jaime empossará padres 


O Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha e o Vigário Geral, Pe. Edilson Nobre, estão empossando os padres nomeados para várias paróquias e para o Seminário de São Pedro. Na quarta-feira, dia 7, foram empossados o Pe. José Nazareno e Pe. Francisco Fernandes, nas funções de Reitor e Vice-Reitor do Seminário, respectivamente.

Nesta quarta, dia 8, o Pe. Abelardo de Freitas Barros Neto assume a paróquia do Beato André de Soveral, em celebração presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime. Na ocasião, também será apresentado o Pe. Luciano de Freitas como vigário paroquial. 

No sábado, dia 10, o Pe. Edilson Nobre dará posse ao Pe. Gutemberg Simplício, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Maxaranguape.

Segunda-feira, dia 12, às 19 horas, Dom Jaime dará posse ao Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, na paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara. Na cidade, os fiéis preparam a recepção ao Pe. Fábio. 

Na terça-feira, dia 13, às 19 horas, será empossado o Pe. Ajosenildo Nunes, na paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta. A celebração será presidida pelo Arcebispo.

Outras quatro posses estão agendadas: dia 17, o Pe. Edvaldo Brito assume a paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros. No dia 19, Pe. Marcelo Cezarino toma posse na paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal. Dia 30, será empossado o Pe. Cidinei Firmino da Silva, na paróquia de Nossa Senhora da Pureza, em Pureza. E, dia 31, às 19h, Pe. Josenildo Bezerra toma posse na paróquia de São Francisco, de Pedro Velho. Todos serão empossados por Dom Jaime.

Convite para posse do Pe. Fábio Pinheiro

Fonte: Arquidiocese de Natal

19º Domingo Comum


 Saber esperar e vigiar em qualquer momento
É ser amigo de Deus!

São Lucas 12, 32-48

              «Não tenhas medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino”. Vendei vossos bens e dai esmola [...] (vv. 32-34)». Antes de qualquer uma outra iniciativa, Jesus tem a preocupação de exortar aos seus discípulos missionários com essas recomendações ao abandono na Providência amorosa de Deus e ao desprendimento dos bens efêmeros. Eles não se sentem tão seguros, porque têm consciência de que são resumidos e fracos, e que estão diante de um mundo hostil: apesar de ser um pequeno número e sem recursos humanos, os discípulos, aos poucos vão vencendo o medo, pois foram admitidos no Reino de Deus que é indestrutível (cf. Lc 1, 33).
                   Jesus recomenda a não acumular bens, mas a reparti-los com os carentes. As boas obras de misericórdia em geral (cf. Mt 25, 31-46) constituem uma riqueza que não se perde, pois essas obras terão uma recompensa eterna nos céus.
                   O texto nos apresenta três parábolas: a dos “criados vigilantes” (vv. 35-36), a do “ladrão” (v. 39) e a dos “servos administradores”. De que tratam as parábolas? As duas primeiras referem-se à necessidade da vigilância e a terceira à necessidade da fidelidade.
                   Criados vigilantes (35-40).
                   Esta parábola aborda o tema da vigilância ativa na espera do Senhor, que está a serviço de qualquer um. Por isso as expressões «Rins cingidos» e “lâmpadas acesas” lembram a atitude básica do discípulo missionário seguidor de Jesus: “Estejam com as mangas arregaçadas”, ou seja, rins cingidos e com as lâmpadas acesas: Isto é, literalmente falando, rins cingidos é o mesmo que colocar ao redor da cintura o cordão que amarra a túnica: é um gesto habitual, próprio de quem quer trabalhar; estar à disposição de Deus.
                   Iluminados pela história contada a respeito dos servos que esperam seu senhor voltar do casamento (vv. 36-38), compreendemos melhor a vigilância e a prontidão própria de nossa parte como cristãos. E, para fins de complemento e ajuste ao sentido da parábola, o senhor que retorna para casa, ao encontrar os servos vigiando, os fará sentar á mesa e os servirá. Agora, sim, a nossa compreensão cada vez se amplia diante da certeza de que esse senhor significa ser Jesus Cristo que veio para dar a vida.
                   Atenção! É possível que alguém pense que a vida concedida por Ele chega de qualquer jeito, de mãos encruzadas; não, é preciso interação entre a fé, a esperança e o amor, ou seja, vigilância e prontidão. Vitória da Vida sobre a morte, não se aguarda cochilando, mas lutando, construindo sempre. É uma questão de parceria entre Deus e o homem.     
ü Outra parábola: A do ladrão que chega sem ser esperado (vv. 39-40)
                   Parece ser intrigante essa parábola! Como um ladrão, que de forma inesperada, imprevista pode arrombar a nossa casa e roubar tudo o que temos, Deus se apresenta na nossa história, na nossa vida, vindo de improviso. Se for assim, Deus parece ser estranho, não é?
                   Qual é mesmo o sentido da parábola? Vejamos bem, entre as tantas vindas do Senhor, há uma que é definitiva: Aquela que registra o Senhor no final da nossa vida! Essa é a mais importante das suas vindas e é necessário que nos encontre devidamente preparados. Mas sempre é bem vindo o alerta: Cuidado! Esforcemo-nos para que a sonolência, mãe do indiferentismo, não nos domine! Pessimismo, nunca! Otimismo, sempre!
ü A terceira parábola (vv. 41-48): A do administrador fiel e responsável!(41-46)
                   Pedro pergunta ao Mestre: “Senhor, estás contando esta parábola só para nós, ou para todos?” (v. 41). Todos – responde o Mestre – devem vigiar, mas, sobretudo aqueles que na comunidade são os responsáveis por esse ou aquele ministério (1 Pd 4,10-11).
                   Aqui é válido salientar que, nessa parábola, a vigilância se transforma em serviço-doação-promoção ao próximo, a exemplo doSenhor que veio para servir e amar.
                   O Mestre nos chama atenção para os dois tipos de administradores: um fiel e prudente, o outro negligente e arrogante. A tarefa que o Senhor nos dar quando nos chama, não é a de dominar as pessoas, mas acolher, servindo-as sem distinção. Ofereçamos a todas elas o Pão da Palavra, o Pão da Eucaristia, o diálogo, o acolhimento, a compreensão, a solidariedade sempre. É esta a característica de nossa missão como administradores fieis e responsáveis, frente à comunidade.
                   Agindo diferentemente, ou seja, como negligente e arrogante, aguardemos, portanto a sentença, que, aliás, será drástica: “O Senhor o expulsará de sua casa e o fará participar do destino dos infiéis” (v. 46).
                   Livra-nos, Senhor, em vez de sermos servidores, sermos patrões dominadores, senhores. Ai desses administradores: diáconos, padres (nós), bispos, animadores de comunidades infiéis – diz Jesus – que se comportam deste modo!
ü Quanto maior for o conhecimento, maior será o compromisso (vv. 47-48)
                   « A quem muito foi dado…». Temos aqui a forma impessoal da voz passiva para, segundo o costume judaico, evitar pronunciar o nome inefável de Deus, por motivo de respeito, equivalendo a: «a quem Deus muito deu...». No dia de juízo haverá uma desigualdade de castigos proporcionada à responsabilidade de cada um. É fácil perceber que os discípulos de Jesus são aqueles que «sabem o que o Senhor quer» (v. 47) e aqueles «a quem muito foi dado» (v. 48).
                   O que foi dado e confiado aos discípulos de Jesus? “Não tenha medo, pequenino rebanho, pois foi da vontade do Pai dar a vocês o Reino” (v. 32).

Padre Francisco de Assis
Pároco

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ – RN



Abertura da Semana da Família será na Igreja Matriz de Nova Cruz


A Paróquia de Nova Cruz realiza a Semana da Família, a partir do próximo domingo, dia 11. Uma missa marca a abertura da atividade, às 19 horas, na Igreja Matriz, com a participação de casais e de representantes das pastorais, movimentos e comunidades da paróquia. As atividades da Semana da Família prosseguirão até o dia 18, seguindo os textos do livro Hora da Família.

O tema deste ano é “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família” considerando, especialmente, a responsabilidade dos pais. A reflexão também leva em conta o “Ano da Fé”, instituído pelo Papa emérito, Bento XVI, a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude.

A programação da Semana da Família em Nova Cruz terá varias atividades, no período de 12 e 17, a equipe da Pastoral Familiar realizará visitas as residencias das famílias, durante o dia e a noite, a partir das 19 horas, acontecerão celebrações nos bairros da paróquia, seguido o cronograma: dia 12, missa no bairro Antonio Peixoto Mariano; dia 13, celebração no bairro Santa Maria Goretti; dia 14, celebração no bairro Frei Damião; dia 15, celebração no bairro Planalto; dia 16, celebração no bairro Santa Luzia e dia 17, celebração no bairro Cidade do Sol. O encerramento será feito no dia 18, com missa às 19 horas.

Hora da Família 2013

O livreto tem sete encontros, sete celebrações, cantos, instruções sobre associação de famílias, a organização da própria Comissão Vida e Família da CNBB. Os temas compreendem o papel dos pais; os desafios que se apresentam; os valores que permanecem; educação pela presença; a presença dos pais com fortaleza e docilidade; iniciação cristã, como educação para a felicidade e, por último, a elaboração de projeto de vida pessoal e familiar.




Papa Francisco publica Motu Proprio sobre combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo

 
O Papa Francisco assinou nesta quinta-feira, 08 de agosto, um Motu Proprio para o combate à lavagem de dinheiro, que institui um Comitê de Segurança Financeira. O documento entrará em vigor no próximo sábado, 10 de agosto.

A iniciativa está voltada para a "promoção da integridade, estabilidade e transparência dos setores econômico-financeiros" e para a "prevenção e combate às atividades criminosas", escreve o Santo Padre. O Pontífice ressalta, também, que a publicação deste documento dá prosseguimento à ação empreendida por seu predecessor Bento XVI com o Motu Proprio de 2010.

“Em continuidade com a ação já empreendida por Bento XVI, renovo o compromisso da Santa Sé em favor da prevenção e o combate à lavagem de dinheiro”. Papa Francisco cria, no mesmo ato, um Comitê de Segurança Financeira com a finalidade de coordenar as Autoridades competentes da Santa Sé em matéria de prevenção e de combate à lavagem de dinheiro, de financiamento ao terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa.

O Comitê, constituído de sete pessoas, é presidido pelo assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. O documento estabelece a extensão da aplicação das leis vaticanas em matéria aos dicastérios da Cúria Romana e aos outros organismos e entidades ligados à Santa Sé bem como às organizações sem fins lucrativos com personalidade jurídica canônica e sede no Estado vaticano.

Além disso, o Motu Proprio estabelece a função de vigilância e de regulamentação da Aif, a Autoridade de Informação Financeira. Por fim, respondendo a uma recomendação do Comitê "Moneyval" do Conselho da Europa, o Papa Francisco também instituiu a função de vigilância prudencial das entidades que desempenham profissionalmente uma atividade de natureza financeira, atribuindo-a à Aif.
 
Fonte: CNBB

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Paróquia de Nova Cruz realiza Semana da Familia

Capa do Livro Hora da Familia

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, fará abertura da Semana Nacional da Família, com missa, no salão do ECC, dia 11, às 19h,  Durante a semana, haverá celebrações, nos bairros, e visitas às famílias. O encerramento, no dia 18, será às 19h, com missa. A Pastoral Familiar desenvolverá uma vasta programação:

Dia 12, missa no bairro Antonio Peixoto Mariano
Dia 13, celebração no bairro Santa Maria Goretti
Dia 14, celebração no bairro Frei Damião
Dia 15, celebração no bairro Planalto
Dia 16, celebração no bairro Santa Luzia
Dia 17, celebração no bairro Cidade do Sol

Todas as celebrações acontecerão às 19 horas. Antes, durante o dia, os agentes da Pastoral Familiar visitarão as famílias nos respectivos bairros.
  
Agentes da Pastoral Familia em visita ao bairro Santa Luzia


Natal (RN) sediará 12º Nordestão de Presbíteros



Padres das dioceses da região nordeste são convidados a participar do 12º Nordestão de Presbíteros, que será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto, em Natal (RN). No encontro, os participantes refletirão sobre o tema "O Vaticano II e o Presbítero do Nordeste, testemunho de Fé, Esperança e Caridade".

A abertura do evento será no dia 26, às 19h30, com missa. A programação do dia 27 também começa com missa, seguindo-se o simpósio, por toda a manhã, e conferência, à tarde. No dia 28 haverá três conferências e trabalho em grupos. O dia 29 será dedicado a visitas aos lugares dos Martírios: às 7h30, visita ao monumento aos Mártires de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, e à capela de Nossa Senhora das Candeias, na Fazenda Cunhaú, no município de Canguaretama.

Para participar do Nordestão de Presbíteros é preciso se inscrever e pagar uma taxa de R$ 230,00, que deve ser depositada na conta: 7279-1, operação 003, agência 0035, da Caixa Econômica Federal. O comprovante de depósito e a ficha de inscrição devem ser enviados para o e-mail: adelson.stoantonio@gmail.com.

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

Fonte: CNBB

Secretaria paroquial de Nova Cruz funciona no Lar de Maria


Com as obras da Igreja Matriz, o Pároco Pe. Assis, comunica o novo endereço, provisoriamente, da Secretaria Paroquial de Nova Cruz, que passa para o Lar de Maria, situado ao lado da Igreja Matriz. O expediente da secretaria no Lar de Maria vaão acontecer enquanto durarem as obras de restauração da Igreja Matriz. A secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. No mesmo local também está instalado a capela do Santíssimo Sacramento. 



capela do Santíssimo Sacramento


Pároco completa um ano em Nova Cruz


O atual Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, completou um ano a frente da administração da Paróquia, nesta terça-feira, 06 de agosto. Padre Assis vem realizando diversas atividades em Nova Cruz, tanto administrativamente, como religiosa e social. Ele iniciou e concluiu uma reforma e ampliação da casa paroquial. Recentemente iniciou a restauração do telhado e madeiramento da Igreja Matriz. Com as pastorais vem desenvolvendo vários eventos religiosos em Nova Cruz. No setor social, Pe. Assis tem assumido a titularidade dos conselhos municipais onde a Igreja Católica tem cadeira, atuando constantemente das reuniões e conferências.

Padre Assis chegou a Nova Cruz no dia 06 de agosto de 2012, após saída do Pe. Edilson Nobre, que assumiu a função de Vigário Geral da Arquidiocese de Natal. Antes Pe. Assis, estava assumindo a função de admintrador paroquial da Paróquia de Taipu. Relembre a chegada do Pe. Assis: Click AQUI

Padre Assis em visita ao 8º BPM

Padre Assis em visita ao Juiz de Nova Cruz


Padre Assis em reunião com o Conselho administrativo


Pe. Assis na missa dominical

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Encontrão do povo de Deus em Serra de São Bento


Fiéis das paróquias de Santo Antônio, Nova Cruz, Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Vera Cruz, Passa e Fica, Brejinho e Serra de São Bento, participaram do Encontrão do Povo de Deus, domingo, 4, na Paróquia São Bento, na cidade de Serra de São Bento. 

Palestras, animação, louvor e celebração eucarística fazem parte da programação  que contou com a assessoria da dupla Leia e Sonia. O encontrão terminou com missa presidida pelo coordenador do 8º zonal, Pe. Iranilldo Augusto.


Leia e Sonia


Paroquianos de Nova Cruz



 Apresentação cultural


 Bandeiras do município e da Paróquia de Nova Cruz

 Padres do 8º zonal
Pe. Mario Gomes

Pe. Iranildo Augusto

Animadores da liturgia e do canto

Pe. Assis, Pároco de Nova Cruz



Veja mais fotos AQUI

Cardeal Raymundo Damasceno, na reflexão sobre o mês vocacional: “Jesus nunca deixa ninguém sozinho!”


O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, publicou um artigo em que apresenta uma reflexão sobre o mês vocacional, celebrado pela Igreja no Brasil em agosto. No texto, ele parte da vocação fundamental de cada cristão à santidade, “que recebemos no dia em que fomos batizados”.

A seguir, a íntegra do texto:

Agosto: mês vocacional

No Brasil o mês de agosto é sempre uma oportunidade para que possamos refletir sobre o chamado que Deus nos faz para vivermos de um modo mais concreto a nossa vocação à santidade, que recebemos no dia em que fomos batizados.

Na primeira semana, lembramos a vocação sacerdotal, refletimos sobre a sua importância para a Igreja e rezamos ao Senhor da messe para que envie operários, de modo que não faltem padres para cuidar das mais diversas comunidades espalhadas pelo Brasil.

Em seguida, recordamos a vocação religiosa. Nossa mente se volta para os homens e mulheres que se consagraram a Deus através dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência para viverem em comunidade segundo o carisma de seus fundadores e servirem à Igreja e ao povo de Deus nos mais diferentes serviços, sejam de natureza religiosa ou social. Lembramo-nos também dos missionários e missionárias que deixaram suas terras e foram para os locais mais distantes no serviço do Reino de Deus, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não O conhecem.

Há também outra vocação que não pode ser esquecida: a dos fiéis leigos e leigas que, através do exercício de ministérios não ordenados, se fazem presentes nas comunidades eclesiais e no mundo e se dedicam à evangelização na família, no trabalho profissional e no seu ambiente social, para santificar o mundo e fazer com que ele deixe de ser a cidade dos homens para tornar-se a cidade de Deus. Dentre os diferentes ministérios leigos, o último domingo de agosto destaca a catequese, comemorando o dia dos catequistas.

Grandes santos são lembrados neste mês, como: São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, padroeiro dos párocos; São Lourenço, padroeiro dos diáconos; Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas; São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas; Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e, de modo especial, nossa Santa Mãe do Céu, Maria Santíssima, que é recordada na solenidade da sua Assunção, nos apontando o feliz destino de todos os que dizem “Sim” a Deus.

O tema vocacional é, de modo especial, voltado para os jovens. É um apelo para que todos procurem ouvir a voz de Deus e dizer sim ao seu chamado para servirem concretamente ao seu Reino.

Rezemos para que a Mãe Aparecida abençoe a Igreja, e, especialmente, os jovens, a fim de que sejam fiéis no seguimento de Jesus Cristo e obedientes ao mandato de seu Fundador e Mestre: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. O Papa Francisco, em sua homilia da Santa Missa para a 28ª JMJ, afirma: “Não tenham medo! Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai a nossa frente e nos guia. Ao enviar seus discípulos em missão, Jesus prometeu: “Eu estou com vocês todos os dias” (Mt 28,20). E isto é verdade também para nós! Jesus nunca deixa ninguém sozinho! Sempre nos acompanha.”

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP)
Presidente da CNBB

Fonte: CNBB