quinta-feira, 14 de março de 2019

Comunidades de Nova Cruz festeja São José


São José


As Comunidades Lagoa Verde e Lagoa do Couro celebra a festa do padroeiro, São José, no período de 16 a 19 de março.  No período festivo, diariamente, Missas ou celebrações da Palavra, às 19h00 e quermesse, às 20h00 fazem parte da programação. Neste ano os fiéis refletirão o tema: Batizados e enviados. As festas terminam no dia 19, com procissão  seguida de procissão com a imagem do padroeiro pelas  ruas da comunidade, seguida de Missa de encerramento, às 19h00 na Comunidade Lagoa Verde.


Dom Matias conta História dos 164 da Paróquia de Nova Cruz



Dom Matias Patrício de Macedo, arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, presidiu missa em ação de graças pelo 164 da Paróquia da Imaculada Conceição, concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio.

A missa aconteceu na Igreja Matriz, na terça-feira, 12 de março. Na ocasião dom Matias fez um breve histórico da criação da paróquia. Ele foi pároco 22 anos em Nova Cruz. No final da missa o casal Maria de Lourdes e Rosalvo Soares, fizeram homenagem em nome das pastorais parabenizando a paróquia.

Segundo contou dom Matias na missa em 1848 a Igreja Matriz de Nova Cruz estava pronta, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e pertencia a Santa Cruz. O vigário da cidade de Goianinha/RN foi autorizado para presidir a benção. Dom Matias falou que graças a missões do Frei Serafim de Caetana, o vigário de Nova Cruz era ainda o  mesmo vigário de Santa Cruz.

Em 1848 Nova Cruz já pertencia a cidade de Serra de São de Bento, mais ainda a Santa Cruz como paróquia. O vigário desejavam muito a mudança da sede da paróquia para Serra de São Bento. Foi feito um requerimento a assembleia provincial, naquele tempo era ligado ao governo e era preciso fazer o pedido para desmembrar. Ele recorreu ao deputado Joao Mendes, que tinha raízes em São Bento, foi também a Recife e visitou ao bispo e entregou uma carta sugerindo ao bispo a  transferência da paróquia para ser sede, saindo de Santa Cruz para Nova Cruz. O bispo aceitou a sugestão, mas no 27 de junho de 1849 a assembleia aprovou a lei autorizando a transferência. 

A criação da paróquia aconteceu em 12 de março de 1855 e tem atualmente Pe. Aerton Sales como pároco, que também já viveu em Nova Cruz quando era seminarista.
















quarta-feira, 13 de março de 2019

Paróquia de Nova Cruz realiza atividades da Campanha da Fraternidade



A Paróquia da Imaculada Conceição realiza as atividades da Campanha da Fraternidade 2019. Os encontros da CF em Família através dos agentes das pastorais os encontros estão sendo realizados nas residências das famílias católicas refletindo sobre Políticas Públicas. Na Comunidade Capim Açu a equipe de Campanhas da Paróquia realizou momento de formação sobre a temática da Campanha da Fraternidade.




terça-feira, 12 de março de 2019

Paróquia de Nova Cruz completa 164 anos


A Paróquia da Imaculada Conceição, atualmente formada pelos municípios Nova Cruz e Lagoa d'Anta, celebra 164 anos de existência e evangelização. Para marcar a data comemorativa será realizada uma missa em ação de graças, na terça-feira, 12 de março de 2019, presidida pelo arcebispo emérito dom Matias Patrício de Macedo, concelebada pelo Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial.



Paróquia de Nova Cruz participa do lançamento da Campanha da Fraternidade




Na tarde deste domingo, 10, aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade, em nível de Vicariato Episcopal Sul, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Canguaretama. Na abertura  Pe. Francisco de  Assis Inácio fez uma reflexão sobre o tema da CF, em seguida uma dupla de embolador de Coco fez uma apresentação usando a arte para falar de políticas públicas. Os fiéis saíram em caminhada, da comunidade de Piquiri para o Santuário Chama de Amor, em Cunhaú, onde foi celebrada missa com pregação do Pe. Robério Camilo, coordenador de Campanhas da Arquidiocese de Natal. Representantes das 31 paróquias dos 4 zonais do Vicariato Sul participaram do lançamento, além de 25 padres e 5 diáconos e várias religiosas.