quinta-feira, 7 de março de 2019

Vicariato Sul fará abertura da Campanha da Fraternidade 2019


Padres, diáconos, religiosas, articuladores, agentes de pastorais e fieis das paróquias do Vicariato Sul da Arquidiocese de Natal, participarão da abertura da Campanha da Fraternidade 2019, próximo domingo, 10 de março. A programação começa às 14h30 com acolhida das caravanas na comunidade Piquiri, em Canguaretama, seguida de caminhada até o Santuário Chama do Amor, animado pelo Pe. José Neto, encerrando com Missa, às 17h00.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Igreja Católica inicia Tempo da Quaresma na Missa de Cinzas



A Igreja Católica inicia a Quaresma, tempo litúrgico devotado à penitência e conversão em preparação à Páscoa. Na Missa da Quarta-feira de Cinzas (06/03), os fiéis recebem as cinzas sobre suas cabeças, simbolizando o convite à conversão. Na Paróquia da Imaculada Conceição a abertura deste tempo quaresmal aconteceu com as Missas presidida pelo Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial.

Visando a conversão, a Campanha da Fraternidade traz o tema: Fraternidade e Políticas Públicas, e o lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is. 1,27). Um dos principais objetivos da CF é contribuir para o conhecimento da importância do tema e promover uma participação maior na elaboração de políticas públicas nos diversos âmbitos da vida social (saúde, educação, segurança pública, meio ambiente…) temas já trabalhados em temas anteriores. 

Esta Campanha, com um tema de caráter mais abrangente, retoma e dá continuidade a outras que tiveram temas mais específicos. Ela estimula o exercício consciente e responsável da cidadania, despertando o interesse pelas políticas públicas, tema exigente e ainda pouco conhecido.












terça-feira, 5 de março de 2019

Missa de Cinzas abre Quaresma



Período é marcado pela vivência da Campanha da Fraternidade que, neste ano, promove reflexões sobre políticas públicas

A Quarta-feira de Cinzas marca o início do mais importante período penitencial da Igreja Católica, a Quaresma. Na Paróquia da Imaculada Conceição a abertura deste tempo de recolhimento e reflexão acontece na Missa da quarta-feira (06/03), às as 17h00 na Igreja de São Sebastião e 19h30 na Igreja Matriz. Durante a celebração os fiéis recebem as cinzas sobre suas cabeças, simbolizando o convite à conversão.


A data também abre as ações da Campanha da Fraternidade, vivida pela Igreja no Brasil durante o período quaresmal. A atividade, que acontece desde 1962, quer chamar a atenção da sociedade para problemas que afetam os brasileiros, buscando caminhos de superação para essas adversidades. Neste ano, as reflexões giram em torno do tema "Fraternidade e políticas públicas" e o lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27).

De acordo com o texto base, documento que norteia os trabalhos da Campanha em todo o país, o objetivo é fazer com que as políticas públicas sejam percebidas "na ótica da fé cristã, como ações misericordiosas que ajudam a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade de irmãos e irmãs". O guia aponta ainda a Doutrina Social da Igreja como instrumento para uma eficaz participação nestas políticas "para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade".


domingo, 3 de março de 2019

Comunicação e Fé - Edição de março 2019



A Pastoral da Comunicação lançou mais uma edição do Informativo Paroquial COMUNICAÇÃO e Fé, realizado no domingo, 03 de março, na Missa da manhã na Igreja Matriz, presidida pelo Pároco Pe. Aerton Sales. O lançamento acontece no primeiro domingo de cada mês.

Nesta edição nº 238 - de Março 2019, tem na Capa a Quaresma, tempo de mudança; Editorial: Ano Missionário: Batizados e enviados, escrito pelo Pároco Pe. Aerton Sales;  Entrevista com Pe. Robério falando sobre a Pastoral da Sobriedade que será implantada na Paróquia; nas Notícias: Abertura da CF 2019, Comunidades festejam São José, Encontros de formação, Festa de Acies da Legião de Maria e Formação da Pascom; no Destaque Pastoral, a Legião de Maria  e Prestação de contas de janeiro 2019