sábado, 12 de janeiro de 2013

Dom Matias abre festa de São Sebastião em Nova Cruz

Da esq.: Pe. Janilson, dom Matias, diác. Jeová e Pe. Marcelo

O arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, dom Matias Patrício de Macedo, presidiu a primeira noite da novena da festa de São Sebastião, na Paróquia de Nova Cruz, realizada na sexta-feira, dia 11. A missa teve a presença do Pe. Marcelo Cezarino, natural de Lagoa Danta, pároco da Paróquia de Emaús - Parnamirim/RN, que trouxe dom Matias,  e fez a pregação na missa de abertura da festa, do diácono José Jeová e das religiosas Filhas do Amor Divino.

Os noiteiros do primeiro dia da novena foi da Pastoral da Liturgia e do Dízimo, o grupo de Cororinhas e comunidades São Judas Tadeu.  No final o vigário paroquial, Pe. Janilson Macedo, fez o agradecimento pela presença do Pe. Marcelo e do dom Matias, e com eles foi hastear as bandeiras em frente a Igreja de São Sebastião. A festa prossegue até dia 20, com celebrações todas as noites, às 19 horas.






Momento da pregação
Pe. Marcelo Cezarino


 Momento da entrega da lembrança da festa



Momento do hasteamento das bandeiras




sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Festa de São Sebastião em Nova Cruz acontece de 11 a 20



A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, está realizando a festa em honra de São Sebastião, de 11 a 20 deste mês. Este ano, a festa tem como tema: “Com São Sebastião, acolhemos Jesus, razão da nossa fé”. Os festejos ocorrerão na Igreja situada no bairro São Sebastião, o bairro mais populoso da cidade, no período de 11 a 20. Neste período, diariamente, às 5 horas, haverá caminhada penitencial, e, às 19h, missa, com padres convidados, seguida de atividades sócio-culturais.

Durante o período da festa as missas dominicais, dos dias 13 e 20, serão realizadas na Igreja de São Sebastião. Portanto nos dias citados só haverá missa na Igreja Matriz, às 7h30.  No dia 20, às 16h, haverá procissão, culminando com missa solene, em frente à Igreja, presidida pelo  Pe. Robério Camilo, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Petrópolis – Natal, concelebrada pelos padres Francisco de Assis Inácio (Pároco), e Janilson Francisco de Macêdo (Vig. Paroquial) e  participação do Diácono  José Jeová.

Solenidade do Batismo do Senhor - comentário litúrgico do pároco de Nova Cruz




Introdução

Estejamos atentos para o que significa o Batismo do Senhor. Lucas é claro ao relatar o trecho de hoje, mostrando quem é Jesus e o que ele fez; quem são os seus seguidores e o que devem realizar no coração do mundo.
Por conseguinte, não basta termos recebido o batismo. Aliás, Deus que me perdoe, mas quantos que foram batizados, sem que demonstrem compromisso com a fé e a vida, na relação com Deus, com a Igreja, com o próximo.

I Leitura (Is 42,1-4.6-7)
                Na segunda parte do Livro de Isaías, o próprio Deus faz uma apresentação do seu servo e sua missão. E sua missão é implantar o direito, segundo a vontade de Deus. Com um detalhe, a realização dessa missão, não ocorrerá com as armas e as forças próprias dos poderosos e malvados, mas com as condições da misericórdia, da mansidão e da justiça. Assim, sim, os fracos poderão contar com um Deus que é realmente parceiro. 
                E um detalhe: os primeiros cristãos logo reconheceram neste “Servo do Senhor” a pessoa de Jesus, o Filho de Deus.
E quando se dá essa identificação? Tudo se torna claro naquela tarde em que Jesus é condenado. A comunidade encontra no Livro do Profeta Isaías, a história deste “Servo” que, depois de um processo tirânico, é eliminado.
É bem verdade, que não se sabe, de forma concreta, a quem o profeta Isaías se refere quando trata sobre o “Servo do Senhor”, entretanto, é possível afirmar com segurança, que Jesus realizou tudo aquilo que está escrito no Livro de Isaías sobre esse “Servo” fiel a Deus.
Atenção: Temos aqui descrito a vocação, o dom do Espírito e a missão do “Servo do Senhor”. Que tal, após termos ouvido este relato, examinarmos melhor a nossa missão como filhos de Deus?
Ó Deus, sabemos que, quem procura viver verdadeiramente o Evangelho, corre o rico de dissabores, ajuda-nos, porém, a que nada nos tire do sério na hora de termos que viver a fé, a esperança e o amor do jeito que o teu Filho viveu.


Evangelho (Lc 3,15-16.21-22)
                O trecho do Evangelho de hoje está subdividido em duas seções:
A primeira seção (vv. 15-16). Aqui, de início, Lucas começa dizendo: “Visto que o povo estava na expectativa...”. É, portanto, uma constatação muito carregada de preocupações. Mas quais são essas preocupações?  As carências e suas consequências eram preocupantes. Por exemplo: O escravo esperava a sua liberdade; o pobre, condições de vida mais digna; o doente, a cura; a mulher violentada, a recuperação da sua dignidade, e tantas outras situações que poderiam ser descritas. Além do mais, o aspecto religioso não incutia alegria, mas sim perturbação, medo, angústia: alguma coisa deveria mudar! Eis aqui os motivos pelos quais, João Batista advertia às pessoas o processo da conversão.
Pois bem, naquele tempo a realidade era assim. Hoje, não é diferente, o povo “está na expectativa e se pergunta dentro de seu coração”: quando é que as coisas vão mudar? Temos razão quando falamos dos desvios morais e éticos relacionados aos políticos e outras lideranças, relacionados com a vida das pessoas, causando-lhes a violação de sua dignidade. É verdade! Porém, também é verdade, a nossa indiferença ética e moral diante dos apelos dos pobres, nossos irmãos, portanto, filhos do mesmo Deus, será revista pela justiça divina. “O verdadeiro cristianismo rejeita a ideia de que uns nascem pobres e outros na riqueza, e que os pobres devem retribuir a sua pobreza à vontade de Deus” (Dom Helder).
Pois bem, é preciso dizer aqui que, o povo também vive momentos de esperança. Espera, sonha e se pergunta: Não seria João Batista esse Messias?
João Batista vive as esperanças e as expectativas da comunidade. E, em vez de usurpar o lugar do Messias que está para chegar, ajuda a esse mesmo povo a não desanimar. O precursor reconhece seu papel e lugar: “Eu não sou digno de desamarrar-lhes as sandálias” (v. 16b). Parabéns, João, você entendeu bem que, sua missão é a de apresentar que Jesus é a realização das esperanças do povo, aquele que Deus ungiu como Messias, e não de se revestir de um messianismo alheio, ofuscando a missão do Filho de Deus, como tentam, equivocadamente, alguns e algumas.
Segunda seção (vv. 21-22).
Lucas apresenta Jesus sendo batizado junto com o povo. Esse é um detalhe que prova a atitude solidária da parte de Jesus em relação com a humanidade.
O Evangelho afirma que, enquanto Jesus rezava, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Um detalhe: Com isso aprendemos que, para o evangelista Lucas, o dom do Espírito Santo é a resposta de Deus à oração da humanidade (cf. 11,13: “O Pai dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem” (cf. também At 1,12-15).
Lucas afirma que, enquanto Jesus rezava, o céu se abriu. Vemos, nesse sinal, a resposta de Deus à esperança do povo. Também em Isaías 63,19, o povo pede a Deus, assim: “Oxalá rasgasses o céu para descer! Diante de Ti as montanhas se derreteriam!”. Pois bem, com Jesus, a esperança orante do povo tem sua resposta definitiva.
E para concluir, é válido salientar que, o centro do Evangelho está no v. 22, ou seja, na descida do Espírito Santo sobre Jesus e na proclamação feita pelo Eterno Pai: “Tu és o meu Filho amado, em ti encontro a minha complacência” (v. 22b). Ele vai implantar o direito na terra (cf. Is. 42,1.4).

II Leitura (At 10,34-38)
                Como é conhecido por muitos, ambos os escritos (o Evangelho e os Atos dos Apóstolos), são de autoria de S. Lucas. No Evangelho, relatou o trajeto de Jesus; enquanto que nos Atos, apresenta o caminho das comunidades que buscavam atualizar as palavras e ações do Mestre em outros tempos e lugares.
                A leitura traz o discurso de Pedro na casa de Cornélio, em Cesaréia. Havia um problema na Igreja primitiva que dividia a comunidade: deveriam ou não os pagãos ser admitidos ao batismo?
                Pedro, no início era contrário; mas depois, porém, disponibilizado ao Espírito, mudou de opinião, entendendo que o Senhor não faz acepção de pessoas. Essa questão de homens puros e impuros, para ele não isso não existe. Todos aqueles que acreditam em Deus e praticam a caridade, pertençam eles a qualquer povo, são aceitos por ele (vv. 34-36).
                Sem pretender sair do rumo dado por Lucas, gostaria de abrir um parêntese, acenando para Pedro, por causa da sua mentalidade. Cristo, ao escolher Simão para ser pedra (a pedra sobre a qual erguia sua Igreja) sabia, de sobra, que o Apóstolo era precipitado e irrefletido. Sabia que esta fraqueza se manteria até a negação... E o escolheu. A meu ver, por dois motivos principais: irrefletido, impulsivo, arrebatado, mas nada morno, nada convencional, nada calculista e frio... Amava! E como!

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Imaculada Conceição
NOVA CRUZ - RN
                

Edições CNBB lançam Manual de Instruções para a Semana Missionária



Com o objetivo de orientar e sugerir a preparação da Semana Missionária nas diferentes dioceses do Brasil, as Edições CNBB lançaram o Manual de Instruções da Semana Missionária JMJ Rio 2013. Baseado no tripé: espiritualidade, cultura e ação social (solidariedade missionária), o evento será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 20 de julho, antecedendo a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 23 e 28 do mesmo mês.

Na apresentação do Manual, o presidente da Comissão Especial para JMJ e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro da Silva, falam sobre a importância do documento: "Ele quer ser uma contribuição, uma sugestão para a dinamização da Semana Missionária, segundo as indicações do Pontifício Conselho para os Leigos, na esperança de que a Semana Missionária seja um acontecimento frutuoso para nossas Igrejas Particulares, para nossas comunidades", pontuaram.

Elaborado pelas Comissões Pastorais da CNBB, sob a coordenação da Comissão Especial da CNBB para a Jornada Mundial da Juventude, o subsídio propõe uma programação concreta, que pode ser seguida em cada diocese, e ainda transmite as orientações gerais para o evento de forma clara e objetiva, com gráficos, frases e fotos, sem perder a jovialidade.

"Nesta Semana Missionária em especial, vocês são chamados a colocarem em prática o que desde o batismo receberam. Com certeza, esta Semana Missionária irá aguçar seu espírito para estarem sempre prontos para a missão, que não é uma moda que passará, mas que deverá ser vivida dia a dia em sua comunidade, em estado permanente. Assim, sejamos jovens sempre conectados à vontade de Deus que nos pergunta: Quem enviarei? E sem medo responderemos: Eis-me aqui, envia-me!", escreveu o padre Marcelo Gualberto, das Pontifícias Obras Missionárias, no Manual.

Como fazer uma visita missionária a uma casa? O que fazer antes, durante e depois da visita? Como abençoar uma casa? O Manual de Instrução também traz as respostas dessas e de outras questões práticas, incluindo, ainda, os contatos de todos os padres referenciais dos Regionais da CNBB para a Semana Missionária e anexos.

Ainda no documento, o coordenador nacional da Semana Missionária (JMJ Rio2013) e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, recordou os objetivos do evento.

"Um dos objetivos é o acolhimento no país, para que o peregrino faça uma experiência com a Igreja no Brasil. É também o desejo de preparar as dioceses brasileiras para a JMJ, mobilizando todo o país a entrar no tema proposto para a Jornada: Missão. Por isso, propõe-se uma experiência missionária, que conjugue o anúncio de Jesus Cristo e o serviço às pessoas. Uma proposta que não consta na programação, mas foi um pedido feito pelo Pontifício Conselho para os Leigos, é que sejam proporcionados aos jovens, durante a Semana Missionária, de forma paralela às atividades que serão realizadas, momentos do sacramento da reconciliação. Cada diocese deve pensar na melhor forma de preparar este momento ao longo da programação, dando oportunidade para aqueles que desejarem buscar o Sacramento", ressaltou.

O Manual de Instruções da Semana Missionária JMJ Rio2013 pode ser adquirido pelo site das Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Campanha da Fraternidade será lançada no dia 13 de fevereiro




Será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.

O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

“Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.

Na arquidiocese de Aparecida (SP), o lançamento da CF 2013 será no dia 31 de janeiro, em Guaratinguetá. A abertura será feita pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis.

Em Natal



A programação de lançamento nacional será em Brasília, na sede da CNBB e também na cidade de Natal (RN), arquidiocese que deu início à Campanha, em 1962.

O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, falou da satisfação da arquidiocese em sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que começou aqui. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, lembrou que a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da em Natal foi do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB.

Para o lançamento, ficou definida uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013; ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, seguida de um show.

Segundo o padre Luiz Carlos, antes, no dia 13, quarta-feira de cinzas, em Brasília, a presidência da CNBB receberá a imprensa, em entrevista coletiva.

Origem da CF



A primeira Campanha foi realizada na arquidiocese de Natal em abril de 1962, por iniciativa do então administrador apostólico, dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da arquidiocese. A comunidade rural de Timbó, no município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.

O lançamento foi feito oficialmente numa entrevista do administrador apostólico da arquidiocese às Rádios Rural de Natal e Poty. Dizia, então, dom Eugênio: “Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas se espera uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a Campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão”.

A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.

Fonte: CNBB

Comunicação e fé


A Partir deste mês a Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, publicará as edições do informativo paroquial, Comunicação e fé. O informativo é impresso em 4 páginas, mensalmente sendo distribuído gratuitamente aos fieis paroquianos. Uma equipe da Pascom junto com o pároco Pe. Francisco de Assis e Pe. Janilson Macedo, prepara a cada mês a edição com matéria de capa, entrevista, noticias, prestação de contas, culinária e agenda de missas das comunidades. A Pascom, em nome da paróquia agradece aos colaboradores e patrocinadores que mensalmente ajuda a cada edição. 





Festa de São Sebastião começa próxima sexta-feira


 Imagem de São Sebastião


Fiéis da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebram festa em honra de São Sebastião, de 11 a 20 deste mês. Os festejos ocorrerão na Igreja situada no bairro São Sebastião, o bairro mais populoso da cidade. A missa de abertura será presidida pelo Pe. José Marcelo Cezarino Cruz, da Paróquia de Emaús – Parnamirim/RN, concelebrada pelos padres Pe. Francisco de Assis Inácio (pároco) e Pe. Janilson (Vigário paroquial). Os noiteiros serão: Liturgia, Pastoral do Dízimo, Coroinhas e Comunidade São Judas Tadeu. 

Neste período, diariamente, às 5 horas, haverá caminhada penitencial, e, às 19h, missa, seguida de atividades sócio-culturais. No dia 20, às 16h, haverá procissão, culminando com missa solene, em frente à Igreja. Este ano, a festa tem como tema: “Com São Sebastião, acolhemos Jesus, razão da nossa fé.”

Gruta Nossa Senhora da Conceição completa 17 anos em Nova Cruz


 


A Gruta Nossa Senhora da Conceição instalada na casa do casal Matias Junior e Iracilda, completa 17 anos nesta quarta-feira, dia 8. Matias e Iracilda tem o prazer de convidar os devotos de Nossa Senhora, para o seu 17º Aniversário da Gruta para às 19h30, acontece momentos de  louvores a Mãe de Deus. A gruta fica na Rua Maria Cavalcante de Melo,85 -Centro -Nova Cruz/RN. Mensalmente fieis devotos de Nossa Senhora se reunem na casa do casal para recitação do terço e momentos marianos, sempre no dia 8 de cada mês.

Fotos da Gruta

Desde já agradecemos a quem comparecer a esse momento Mariano.
"Bendita seja a Santa Imaculada Conceição".

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Arquidiocese de Natal começa a vender senhas para Seminário da CF





A coordenação arquidiocesana de Campanhas já disponibilizou a venda dos ingressos para o Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade. O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido na Livraria Paulinas, no centro de Natal. Segundo a coordenação, o valor é promocional e vale até 31 de janeiro. O ingresso dá direito ao almoço, no dia do Seminário.

O evento acontecerá dia 15 de fevereiro, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções, localizado na Via Costeira de Natal. Entre os palestrantes estarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o cantor e compositor, Padre Fábio de Melo; e o missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga. Durante o Seminário, também acontecerá com o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, com a presença da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB; do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello; e dos bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB.

Em preparação à comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, a Arquidiocese também confeccionou camisetas, nas cores brancas e pretas. A camiseta, no valor de R$ 20,00, pode ser adquirida na sala da CF, localizada no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 13 horas.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Papa divulga Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo



A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na manhã desta terça-feira, 8, a mensagem de Bento XVI para o 21º Dia Mundial do Enfermo, que é celebrado em 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

“Nesta circunstância, sinto-me particularmente unido a cada um de vós, amados doentes, que, nos locais de assistência e tratamento ou mesmo em casa, viveis um tempo difícil de provação por causa da doença e do sofrimento”, escreve o Pontífice.

Este ano, o Dia Mundial do Enfermo será celebrado de forma solene no Santuário mariano de Altötting, no sul da Alemanha, com o tema “Vai e faz tu também o mesmo”, extraído da parábola do Bom Samaritano narrada por São Lucas.

Com essas palavras, o “Senhor indica qual é a atitude que cada um dos seus discípulos deve ter para com os outros, particularmente se necessitados de cuidados. Trata-se, de auferir do amor infinito de Deus a força para viver diariamente uma solicitude concreta, como o Bom Samaritano, por quem está ferido no corpo e no espírito, por quem pede ajuda, ainda que desconhecido e sem recursos”.

Bento XVI cita ainda o Ano da fé, que “constitui uma ocasião propícia para se intensificar o serviço da caridade nas nossas comunidades eclesiais, de modo que cada um seja bom samaritano para o outro, para quem vive ao nosso lado”.

Por fim, o Pontífice dirige um pensamento de gratidão e de encorajamento às instituições sanitárias católicas e à própria sociedade civil, às dioceses, às comunidades cristãs, às famílias religiosas comprometidas na pastoral sanitária, às associações dos operadores sanitários e do voluntariado.


Veja a íntegra da mensagem


Fonte: CNBB

Comitê Organizador Local da JMJ tira dúvidas sobre a acolhida aos peregrinos



Faltando pouco menos de 200 dias para a peregrinação que vai reunir milhões de jovens do mundo inteiro junto ao papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, a diretora executiva do Setor de Hospedagem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), irmã Graça Maria, enviou, na última sexta-feira, dia 4 de janeiro, uma carta e um vídeo para todas as paróquias da arquidiocese do Rio com o objetivo de intensificar a divulgação da Campanha de Hospedagem.

A campanha “Abra seu coração. Abra sua casa” já começou pelo site da JMJ, e agora cartazes serão colocados nas paróquias. Haverá também a adesivagem dos carros e de acordo com a secretária executiva do Setor, Isadora Baptista, é mais uma maneira de expandir e alcançar o maior número de pessoas possível que possam acolher os peregrinos e não sabem como fazer.

Segundo irmã Graça Maria, para acolher os jovens não precisa de muito, apenas boa vontade e um pequeno espaço em casa. Ela afirma ainda que acolher um peregrino é muito seguro.

“O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 tem os dados dos documentos dos peregrinos, e dos responsáveis pelo grupo, além de informações sobre sua diocese de origem, paróquia ou movimento. Tudo passa pela organização da JMJ antes de chegar à casa da família de acolhida. O peregrino inscrito não é um desconhecido. Acolher em sua casa um peregrino é seguro”, ressaltou.

Além da acolhida ser simples, não há custo algum e não existe uma data limite para se inscrever. Após o cadastro, a família receberá a visita de responsáveis pela hospedagem, que esclarecerão as dúvidas que surgirem, dando mais informações, se necessário.

“Quanto ao tempo de permanência na casa, o acolhedor também não precisa se preocupar, porque os peregrinos não passam o dia no local de hospedagem. Eles têm uma programação intensa na Jornada. A casa de acolhida é um local para dormir e fazer higiene pessoal. Eles já trazem em sua bagagem colchonete ou saco de dormir e, portanto, é preciso oferecer apenas um espaço para que possa descansar e um banheiro para fazer sua higiene pessoal. A casa pode acolher dois, três peregrinos e até o quanto couber. Quem acolhe também não precisa se preocupar com a segurança do peregrino fora de casa. Eles serão orientados a avisarem a família caso decidam passar a noite fora de casa. Todas as orientações estarão no Manual do Peregrino. O mais importante neste momento é que os cariocas juntem-se a nós na construção da JMJ Rio2013 sendo uma família de acolhida”, destacou irmã Graça.

Dúvidas frequentes:

Por que acolher em família?

Porque colabora com a Igreja, põe em prática a hospitalidade cristã. É uma oportunidade de conhecer jovens do mundo inteiro.

O que oferecer?

Os jovens trazem na bagagem saco de dormir ou colchonete e durante o dia eles estarão em atividades da JMJ. Basta oferecer um espaço para o pernoite e higiene pessoal.

Preciso oferecer refeição?

Não. O peregrino inscrito na JMJ terá alimentação completa (café da manhã, almoço e jantar), oferecida pela própria organização da JMJ. Quando não for feita essa opção no ato da inscrição, a alimentação será de responsabilidade do próprio peregrino.

Quando hospedar?

No período de 21 a 31 de julho de 2013. Isso porque alguns peregrinos chegam antes da JMJ e/ou saem depois, por conta da disponibilidade de transporte.

Irei acolher peregrinos que não falam português?

Sim. Os laços com pessoas de outros países fazem parte da emoção de uma JMJ. Não será necessário aprender outro idioma, pois as necessidades básicas do peregrino são de fácil entendimento.

Como faço para participar?

Entre no site www.rio2013.com, acesse o menu “Participe/Seja uma Família de Acolhida” e preencha o formulário. Se você não tem acesso à internet, entre em contato pelo telefone: (21) 3177-2013.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fieis festejam São Sebastião em Nova Cruz



Fieis paroquianos de Nova Cruz irão festejar São Sebastião,  padroeiro do bairro mais populoso da cidade cujo nome também é São Sebastião. A festa terá inicio dia 11, com missa de abertura, presidida pelo Padre Marcelo Cesarino, de Parnamirim, seguido de hasteamento das bandeiras e prossegue até dia 20. Neste período acontece, diariamente, às 5 horas, haverá caminhada, missa às 19 horas presididas por padres convidados e pelos padres Francisco de Assis e Janilson Macedo, pároco e vigário paroquial, respectivamente, e às 20 horas programação sócio cultural com barracas e atrações musicais, ao lado da igreja de São Sebastião. 

Este ano a festa tem como tema: Com São Sebastião, acolhemos Jesus, razão da nossa fé!. Os festejos serão encerrados dia 20, com a seguinte programação procissão a partir das 16 horas com a imagem do santo padroeiro, pelas principais ruas da cidade, seguido de missa solene em frente a Igreja.


Fotos da Abertura da festa em 2012


Paróquia de Nova Cruz restaura Capela Nossa Senhora da Piedade




A capela Nossa Senhora da Piedade, da Paróquia de Nova Cruz, no bairro Frei Damião, está passando por restauração. Lá foi colocada novas portas, foi iniciado a pintura da torre, que foi construída em 2011 e será construída a calçada no lado da Igreja para missa campal. A obra teve inicio ainda no mês de dezembro e tem previsão para terminar este mês. No período de 24 de janeiro a dois de fevereiro acontecerá a festa em homenagem a padroeira Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro. Também em Nova Cruz está sendo construída a  capela São Judas, no bairro São Judas. A obra teve inicio em dezembro do ano passado. 


Capela antes da restauração

Escolas do Rio de Janeiro acolherão jovens participantes na JMJ




Em preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, muitas instituições e organizações estão se preparando para receber os jovens que virão de todas as parte do Brasil e do mundo. Nesse contexto, instituições de ensino católicas do Brasil já estão organizando o acolhimento aos peregrinos que vão participar do grande encontro.

O Colégio Teresiano, da PUC do Rio, está se preparando para receber 180 jovens provenientes da Europa e América Latina. A oportunidade de reunir os jovens inclusive durante a hospedagem, proporcionará um maior o intercâmbio de ideias de jovens de diferentes culturas.

“Além de garantir a hospedagem, ofereceremos também aos jovens a oportunidade de interagir com nossos alunos em encontros sobre educação e sustentabilidade”, adianta a diretora Glória Fátima Nascimento, em comunicado publicado pela agência Ecclesia.

As inscrições na JMJ, para a qual se prevê a presença do Papa Bento XVI, podem ser feitas no site oficial da Jornada (www.rio2013.com). O ‘Manual de Inscrições de Peregrinos’, disponibilizado na internet, apresenta os custos para os visitantes provenientes de diversos países, divididos em três classes - A, B e C – conforme a situação econômica de cada nação. O lema da JMJ 2013 é ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Fonte: CNBB