sábado, 5 de novembro de 2011

"A Festa está apenas começando"

Foi com essas palavras que o Pe. Edilson Nobre falou aos fiéis paroquianos, por ocasião da realização do Terço Luminoso em Nova Cruz. Milhares de fiéis paroquianos foram até a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, bairro Frei Damião, de onde sairam em procissão pelas ruas da cidade. Foi uma grande demostração de fé. O Pe. Edilson Nobre, pároco, ficou muito sastifeito e feliz com a presença de todos, "fico feliz com a respostas que o povo de Nova Cruz deu ao realizarmos este evento, agradeço a todos e aos que vieram de outras cidades", enfatizou o Pe. Edilson. O evento fez parte da programação de preparação para a festa da padroeira que começa dia 29. Antes terá inicio a peregrinação da imagem da Imaculada Conceição. Com benção do Santissimo Sacramento em frente a Igreja Matriz, foi encerrado o Terço Luminoso.


O Terço Luminoso vem sendo realizado pelo Grupo do Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim. O grupo já realizou em várias paróquias e pretende visitar outras, levando esta inovação na evangelização. Em Nova Cruz estiveram presente fiéis de outras paróquias e cidades como Santo Antonio, Montanhas, São Paulo do Potengi e Caiçara/PB .

Fotos do Terço Luminoso: AQUI

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Terço luminoso acontece sábado, dia 5

Terço luminoso realizado em Santo Antonio, dia 31 de outubro

Os fiéis de Nova Cruz participarão o Terço Luminoso, neste sabado, dia 5 de novembro, a partir das 18h. A pretensão é reunir 1.000 fiéis que conduzirão 1.000 tochas que iluminarão a caminhada que sairá da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, passando pela Igreja de São Sebastião com chegada na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, com participação do Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim.

Segundo o Pároco, Pe. Edilson Nobre, o terço luminoso é o ponto de partida dos preparativos para a festa da Padroeira da Cidade, a Imaculada Conceição. “abre a peregrinação da imagem da Padroeira pelas comunidades”, explicou. A partir do dia 8 de novembro a imagem vai peregrinar por todas as comunidades, preparando os fiéis para a festa que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.

Peregrinação movimenta Nova Cruz

Abertura da peregrinação, em 2010


A imagem centenária da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz, peregrinará pelas comunidades rurais que formam a paróquia, partir da próxima terça-feira, dia 8. Na ocasião haverá celebração do envio da imagem e dos missionários que também participarão da peregrinação com a peregrinação dos quadros da Imaculada Conceição. Após a celebração uma carreata conduzirá a imagem até a comunidade de Serrote. A cada noite a imagem visitará uma comunidade, ao chegar acontece a celebração de acolhida e coroação da imagem, e ao sair no dia seguinte, acontece a missa de envio da imagem para outra comunidade.

Já a peregrinação dos quadors serão cerca de 80 missionários que visitarão 1.600 familias. A cada dia um dos quadros visitará uma familia católica. A peregrinação acontecerá no periodo de 8 a 29 de novembro. No dia 29, acontecerá a abertura da festa da padroeira. A peregrinação faz parte dos preparativos para a festa da padroeira. No fina da festa os quadros serão sorteados entre as familias que receberão durante a peregrinação.

Assista o Jornal da Arquidiocese - 10º edição

Regional lança Agência de Notícias

Mayara Renata, assessora do Regional, no lançamento da Agência
Foto: José Bezerra



A Agência de Notícias João Paulo II, do Regional Nordeste 2, da CNBB, foi lançada no último dia 30 de outubro, em Maceió (AL), por ocasião do encerramento do 4o Mutirão Regional de Comunicação. A Agência será alimentada por correspondentes, agentes da Pascom, das Dioceses que formam o Regional. “Produziremos um boletim eletrônico, semanalmente, que será enviado às pessoas, por e-mail, todas as quartas-feiras”, explica a assessora de imprensa do Regional, Mayara Renata. “A finalidade da Agência é favorecer a Pastoral de Conjunto entre as 21 Arquidioceses e Dioceses do Nordeste 2”, acrescenta.

Qualquer pessoa pode receber o boletim. Para isto, basta se cadastrar, através do site: www.cnbbne2.org.br. No encerramento do 4° Mutirão, também foi divulgado o nome da Diocese que sediará o próximo. Será a Diocese de Campina Grande (PB), no ano de 2014.

Na ocasião, ainda foram apresentados os nomes da nova Comissão Regional de Pastoral da Comunicação, a partir de janeiro de 2012. A nova coordenadora será Márcia Marques, de Campina Grande, que sucederá Cacilda Medeiros, da Arquidiocese de Natal. Ela esteve na função nos últimos quatro anos.

Fonte: Jornal A Ordem online

Paróquia de Lajes completa 90 anos de Paróquia


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, formada pelos municípios de Lajes, Pedra Preta e Caiçara do Rio dos Ventos, completa 90 anos de criação. Desde o mês de maio, a Paróquia vem realizando atividades em preparação à comemoração dos 90 anos, cujo ápice acontece durante a festa da padroeira, no mês de dezembro.

Entre as atividades já realizadas estão a criação da logomarca e do hino alusivos aos 90 anos; festa de Pentecostes; celebração da Primeira Eucaristia e da Crisma; e um desfile, mostrando as ações pastorais, no dia 7 de setembro. Há cerca de 60 dias, a imagem da padroeira peregrina pelas comunidades que formam a Paróquia. Nestes dias, a imagem se encontra no município de Pedra Preta. No dia 18, ela será levada para o município de Caiçara do Rio dos Ventos. A peregrinação será concluída dia 28 de novembro, quando terá início a festa de Nossa Senhora da Conceição.

Toda a programação é coordenada pelo administrador paroquial, Padre José Roberto da Rocha.


Fonte: Jornal da Arquidiocese

Festa da padroeira da Arquidiocese começa dia 11

Abertura da festa de Nossa Senhora da Apresentação, em 2010
Foto: Cacilda Medeiros

A Arquidiocese de Natal está em contagem regressiva para o início da festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. A abertura oficial da festa será dia 11 próximo. Às 15 h, na Catedral, haverá missa, seguida do segundo Cortejo do Rosário, que caminhará pelas ruas do centro da Capital, até à Pedra do Rosário. Às 17h, uma carreata partirá de São José de Mipibu, conduzindo a imagem de São José, com destino à Catedral Metropolitana. Às 18h, acontecerá a procissão da bandeira, da Pedra do Rosário para a Catedral, onde haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

No período de 12 a 20, na Catedral, haverá missa às 11 e às 16h30. Na Capela do Santíssimo, no subsolo da Catedral, a missa será celebrada, de segunda a sexta-feira, às 8 horas. No mesmo período, padres atenderão fiéis em confissão, das 14 às 16h30. Às 18h, haverá recitação do terço, transmitida pela Rádio Rural de Natal. Às 19h, haverá celebração de novena.

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral, diariamente, às 5 horas, terá caminhada, saindo da Igreja do Rosário. Às 5h30 e às 17h30, haverá celebração eucarística.
No pátio da Catedral, todas as noites, terá funcionamento de quermesse. Durante o novenário, os fiéis poderão participar do “gesto solidário”, doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e hospitalar. As doações serão destinadas ao Hospital Infantil Varela Santiago. A festa de Nossa Senhora da Apresentação se estenderá até 21 de novembro.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vaticano: Conferência lembrará o Beato João Paulo II e a doutora Zilda Arns


Realiza-se no Vaticano, de 26 a 28 deste mês, a 26ª Conferência Internacional organizada pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde. Esta edição terá como título: "A pastoral de saúde a serviço da vida à luz do magistério do beato João Paulo II". Participarão da Conferência especialistas e representantes dessa Pastoral provenientes de todo o mundo.

Representando o Brasil estará o arcebispo emérito de salvador, cardeal Geraldo Majella Agnelo. Ele participará de uma mesa-redonda sobre figuras ilustres e heróicos agentes da saúde, e falará sobre a fundadora da Pastoral da Criança, doutora Zilda Arns Neumann, que morreu no terremoto no Haiti, em janeiro de 2009.

Do Brasil participará também o doutor André Luiz Oliveira, da Pastoral da Saúde Nacional, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em preparação à Conferência, se realizará no dia 25 um Concerto centralizado na figura de João Paulo II, na Sala Paulo VI, com a orquestra filarmônica de Roma e o coral e a orquestra de Penza (Rússia).

"A Cruz, a Misericórdia, a Glória" é título do Concerto. O dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos irá para a Fundação "O Bom Samaritano", que cuida de viúvas e crianças doentes de malária, tuberculose e HIV-AIDS na África e em outros continentes.

Fonte: CNBB

Lançado concurso para letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2013


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2013. O hino será escolhido em duas etapas: na primeira, será feita a escolha da letra, com prazo de entrega das composições até dia 11 de dezembro de 2011; na segunda etapa, será feito o concurso para a música, até março de 2012.

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema: “Fraternidade e juventude”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

“A CNBB solicita a colaboração de todos os poetas para a criação de um texto belo e profundo, que reflita a realidade da juventude, sua espiritualidade, seus anseios, suas lutas e esperanças”, salientou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.

O Objetivo Geral da CF 2013 diz que “refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.

Veja o edital do concurso: AQUI
Fonte: CNBB

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Nova Cruz tem Diácono Permanente

A partir de agora os padres Edilson Nobre e Janilson Macedo da Paróquia de Nova Cruz passam a contar com a ajuda do novo diácono permanente, José Jeova, ordenado no último domingo, 30 de outubro, na Matriz de Santa Rita de Cássia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo. Foram ordenados 07 diáconos permanente para Igreja. Estiveram presentes os familiares e amigos de cada diácono ordenado, além de 14 sacerdotes e 12 diáconos, como também religiosas.


A Paróquia de Nova Cruz foi esteve na celebração para saudar o novo diácono Jeová
Confira mais fotos: Ordenação
Fotos: Erica Lays

Dizimistas participaram de encontro

A Paróquia de Nova Cruz realizou mais um encontro com os dizimistas. Como acontece todos os anos, o Pe. Edilson reúne os dizimistas para momento de confraternização, prestação de contas e mostrar a importância do dízimo para manutenção da paróquia. O encontro aconteceu na quadra de esportes do Colégio de Nossa Senhora do Carmo e teve inicio com a santa missa, presidida pelo Pe. Janilson e concelebrada pelos padres Edilson e João Maria do Nascimento. Após a missa teve momento de reflexão sobre o fundamento bíblico do dízimo abordado pelo Pe. João Maria.



Veja mais fotos do encontro, clique: Dízimo

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lançado subsídio de preparação ao 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude



Já se encontra disponível para download no site da Pastoral da Juventude www.pj.org.br/enpj o subsídio do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá (PR). O material, que tem roteiros de ofícios, encontros e reuniões é destinado a grupos de jovens de todo o Brasil.

O roteiro da celebração propõe a construção e o envio de um retalho de pano com os sonhos dos jovens. Durante o 10º ENPJ os retalhos serão unidos formando uma grande colcha, simbolizando os sonhos da juventude brasileira.

O subsídio foi desenvolvido a partir da reflexão do tema, “Somos Igreja Jovem”, do lema, “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida”, e da iluminação bíblica, “Ele, tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).


Fonte: CNBB

Entidades preocupadas com denúncias de irregularidades em convênios com o Governo




Preocupado com as denúncias sobre irregularidades em convênios firmados entre ministérios e entidades sem fins lucrativos, o Comitê Facilitador da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, conjunto de organismos sem fins lucrativos na qual a Cáritas Brasileira faz parte, divulgou uma nota pública à presidente da República, Dilma Rousseff, pedindo agilidade nas investigações e punição aos culpados, sem que isso acarrete prejuízo do serviço e pagamento de instituições que nada tem a ver com as denuncias.

Segundo a nota, as entidades que fazem parte do Comitê acompanham com preocupação as denúncias “principalmente porque a maneira como tais fatos vêm sendo tratados por setores de gestão pública e pela mídia comprometem a imagem pública de uma infinidade de organizações que prestam regularmente serviços públicos e fazem com que a opinião pública julgue sem critérios e se volte contra todas as organizações, entre elas as que têm prestado relevantes serviços à democracia deste país”.

O maior temor, de acordo com o Comitê, é que a maioria das organizações sem fins lucrativos sejam penalizadas injustamente. “Se o governo entende que é necessário organizar uma força tarefa para avaliar a qualidade dos convênios em vigência, poderia fazê-lo sem que fosse necessária a suspensão de repasses, o que pode causar graves problemas àquelas entidades que estão cumprindo regularmente suas obrigações”.

Confira nota: CNBB

Papa pede orações para Igrejas Católicas Orientais e pela África



Neste mês de novembro o Papa Bento XVI reza e pede a todos os fiéis que rezem com ele pelas Igrejas Católicas Orientais, para que a sua venerável tradição seja conhecida e estimada enquanto riqueza espiritual para toda a Igreja.

Já na intenção missionária deste mês, o Papa pede para que o continente africano encontre em Cristo a força de realizar o caminho de reconciliação e justiça indicado pelo segundo Sínodo dos Bispos da África.

O Santo Padre visitará a República do Benin, na África, entre os dias 18 e 20 de novembro deste ano. A visita se realiza a convite do presidente do Benin, Boni Yayi, e da Conferência Episcopal beninense.

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mutirão de Comunicação: de Maceió/AL para Campina Grande/PB

Cerca de 400 pessoas de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participaram do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 que abordou tema sobre “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”. A cidade de Maceió/AL foi sede do evento promovido pela Igreja Católica para promover o diálogo entre fé e cultura, durante os dias 28 a 30 de outubro.


Na abertura, a religiosa Joana Puntel (foto acima), pós-doutora em comunicação, realizou a conferência sobre o tema geral e afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital, sempre ressaltando a necessidade de ser artífice da evangelização nesta ambiência. Ao término de sua exposição, Ir. Puntel foi extremamente ovacionada pelos presentes.


A Paróquia de Nova Cruz foi representada por Flavio Luiz, coordenador da Pastoral da Comunicação. Flavio participou da oficina de Marketing Digit al e do seminário de Aplicaçãoo do marketing na Igreja, além de todos os momento do mutirão.

Oficina de Marketing Digital

O sábado foi reservado à participação de 14 oficinas que ocorreram simultaneamente, sendo assessoradas por diversos comunicadores de todo o Brasil. O último dia foi dedicado à análise crítico-reflexiva nos oito seminários promovidos, onde os participantes discutiram sobre a importância da comunicação na Igreja em suas mais variad as formas de pastoral.


Assessores das oficinas e seminários

Arquidiocese de Natal foi bem representada com 40 membros da Pastoral da Comunicação de várias paróquias, entre equipe arquidiocesana de coordenação e coordenadores paroquiais. Na ocasião a equipe do JA-Jornal da Arquidiocese esteve fazendo a cobertura do mutirão e gravou participação de várias pessoas. Uma dessas pessoas foi o coordenador da Pascom de Nova Cruz, Flavio Luiz (foto abaixo). A matéria completa vai ao ar, na próxima sexta-feira, 4 de novembro, através do blog: jornaldaarquidiocesedenatal.blogspot.com ou na Tv Potiguar a cabo.


Dom Delson, bispo de Caicó/RN

Durante reunião dos articuladores diocesanos foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, tendo a jornalista Márcia Marques da Diocese de Campina Grande (PB) como Articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) como Secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho.


Equipe da Pascom de Campina Grande

O 4º Muticom teve como um dos marcos principais o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2. A iniciativa está sob a responsabilidade de Mayara Renata, Assessora de imprensa da CNBB NE 2, com sede em Recife (PE). Acesse www.cnbbne2.org.br e confira a Agência de noticias.

De Maceió para Campina Grande (PB), onde acontecerá o próximo Mutirão de Comunicação Regional no ano de 2014. Em 2013 o Mutirão Nacional de Comunicação acontecerá na Arquidiocese de Natal (RN) por isso, o Mutirão Regional foi adiado em sua próxima edição, para 2014. No mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre o mutirão regional.

Veja mais fotos: FOTOS

Texto: www.cnbbne2.org.br (adpatado)

Procissão encerra festa de São Judas


Na última sexta-feira, 28, Dia de São Judas Tadeu, foi realizado a procissão de encerramento da Festa do padroeiro do bairro, São Judas. Fiéis devotos participaram da procissão e missa que foi presidida pelo vigário paroquial, Pe. Janilson Macedo. A festa teve inicio dia 19 de outubro e prolongou-se até dia 28. Celebrações, sorteio de brindes e quermesse fizeram parte da programação.

Veja mais fotos: Festa São Judas