sábado, 7 de julho de 2012

Padre Edilson recebe homenagens e diz que nome do novo administrador poderá sair próxima segunda-feira



Várias pastorais e movimentos da Paróquia de Nova Cruz estão homenageando o pároco Padre Edilson Nobre. Na noite de sexta-feira, 6, aconteceu o encerramento da Festa de Santa Maria Gorette, padroeira do bairro do mesmo nome da santa. No final da missa, presidida pelo Padre Edilson, os jovens fizeram uma homenagem a ele. Logo após, por volta das 21 horas, a Equipe da Pastoral do Dízimo e Liturgia recepcionaram o Pe. Edilson, acompanhado pelo Pe. Janilson e as Religiosas Ir. Aparecida e Gilvanete.
No sábado pela manhã, os membros da Pastoral da Comunicação tiveram a oportunidade de agradecer o período em que Pe. Edilson esteve em Nova Cruz. Padre Edilson recebeu os membros e falou da importancia do trabalho da Pascom numa paróquia, agradeceu aos membros e pediu para continuar com o desenvolvimento das atividades da Pascom em Nova Cruz. Já os membros não tiveram como se emocionar ao agradecer o apoio, a dedicação e humildade do Pe. Edilson. Assim como os membros, o Pe. Edilson também ficou muito emocionado. No final os membros da Pascom entregam um poste-quadro com fotos dos membros da Pascom e Padre Edilson.

Momentos das homenagens

Pastoral da Comunicação





Homenagem em Santa Maria Gorette




Homenagem da Pastoral do Dízimo e Liturgia







No momento das homenagens muitos membros das pastorais do Dízimo e Liturgia falaram agradecendo ao Padre Edilson  pelo trabalho desenvolvido em Nova Cruz. Já o Padre Edilson também agradeceu e disse já tem o nome do novo padre que virá para Paróquia de Nova Cruz, mas no momento ainda não pode ser divulgado. Ele ainda adiantou que na próxima segunda-feira haverá uma reunião na Diocese com Dom Jailme e o Padre, pois logo após será dilvulgado. Portanto acesse  este blog da Pascom e o site da Paróquia para saber o nome do novo administrador paroquial de Nova Cruz. 

Padre Edilson deixa uma Paróquia totalmente transformada

 Neste domingo, dia 8, o pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Soares Nobre, deixará a Paróquia da Imaculada Conceição. Ele chegou em Nova Cruz no dia 6 de janeiro de 2008, quando foi recepcionado pelos fieis paroquianos. Desde sua chegada até hoje, foram realizadas muitas obras, adquisição de materiais, reformas, organização e estruturação dos espaços físicos, formação aos agentes de pastorais. O Padre Edilson, deixa a paróquia de Nova Cruz totalmente reformada, com umo novo visual. Veja abaixo algumas fotos antes de sua chegada e agora como deixa a paróquia.


Igreja de São Sebastião
 Foi feita uma pintura externa e interna

Igreja Matriz
 Pintura na parte externa da matriz, deixando com um novo visual



Igreja de Nossa Senhora da Piedade

 Igreja situada no bairro Frei Damião, lá foi construida a torre
 Momento da construção

 Igreja de Santa Luzia
 Pintura da igreja


Salão do ECC



Centro Pastoral do Catolé
 
Antes

Depois

Antes

Depois

 Aquisição de equipamentos para cozinha do centro



Salão Paroquial de São Sebastião



Novos bancos para Igreja de São Sebastião


Novas cadeiras, bateria e ventiladores para Igreja Matriz



Novo carros
Como disse, Padre Edilson, na reunião do Conselho, tudo isso só foi possível graças ao empenho e dedicação de todos os fieis paroquianos que junto com ele realizaram tudo e muito mais. "Sou consciente que o que fiz, não fiz sozinho. Aqui encontrei pessoas comprometida com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, e na construção do seu Reino - Padre Edilson Nobre".


Padre Edilson fala sobre seu pastoreio em Nova Cruz



 O padre Edilson Nobre falou sobre o perído em que esteve a frente da paróquia de Nova Cruz. A equipe da Pascom esteve com ele e fez algumas perguntas. Confira:

 No que se refere às ações pastorais, como encontrou a Paróquia ao assumir o cargo? 

Encontrei uma Paróquia que já tinha um dinamismo pastoral significativo, com diversos grupos de pastorais, serviços e movimentos. Muitas lideranças já atuavam à frente destes grupos e das diversas comunidades pertencentes à Paróquia. A extensão paroquial na época ainda abrangia o município de Lagoa Danta, o que exigia de nossa parte um maior empenho. No entanto, percebia nestes grupos e comunidades um anseio muito grande de colaboração no que se refere à formação e acompanhamento dos mesmos.

O que considera como o maior desafio enfrentado quando assumiua administração paroquial? 

 Do ponto de vista administrativo, senti que havia uma certa precariedade nas estruturas físicas dos espaços pastorais (Centro Pastoral do Catolé e salões paroquiais) Isto eu encarei como um desafio a ser enfrentado. Tínhamos que fazer melhorias, porém, os recursos eram muito limitados. Do ponto de vista pastoral, o maior desafio foi o fator tempo. Eu tinha que administrar o tempo para a Pascom Diocesana, o Vicariato para o Clero e o atendimento às comunidades, às pastorais e aos fiéis que me procuravam para uma orientação ou direção espiritual.

Durante os 4 anos e 6 meses que está à frente da Paróquia, o que maismarcou a sua caminhada evangelizadora?

 A receptividade do povo. Senti-me muito bem acolhido. Os fiéis foram muito receptivos à minha pessoa. Nos primeiros meses, através de ajudas e de um festival de prêmios já conseguimos adquirir um novo veículo, pois a Paróquia só tinha um e isto dificultava o deslocamento para as comunidades, uma vez éramos dois sacerdotes, com horários de missas coincidentes.

 Hoje, como o Senhor avalia as atividades desenvolvidas na Paróquia? 

Positivas. Creio, segundo o meu critério de julgamento, houve uma efervescência maior na participação das Missas. A participação dos fiéis nas festas de padroeiros cresceu bastante. A Festa da Imaculada Conceição que,a meu ver, era um pouco fria tomou uma proporção muito maior com o envolvimento de todas as comunidades, pastorais, serviços e movimentos. De fato hoje eu vejo como a Festa da Paróquia no todo e não apenas da Matriz. Sou muito grato aos dizimistas que fielmente vêm cumprindo o seu dever de cristãos e garantindoa nossa manutenção, a manutenção das nossas estruturas e permitindo ainda que desenvolvamos de modo sistemático o trabalho de evangelização.

 Que mensagem deixa para os seus colaboradores (agentes pastorais) e paroquianos?

 Perseverança. Desejo que todos perseverem na missão que receberam de Nosso Senhor Jesus Cristo através do Sacramento do Batismo. Que nunca abandonem o caminho da Igreja e que sejam solícitos com o novo padre que irá me substituir. Sou consciente que ninguém é insubstituível e que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus. Façam tudo por amor a Deus e à Sua Igreja.



Padre Edilson agradece aos paroquianos de Nova Cruz




Caros Paroquianos

Sou muito grato a Deus por me ter permitido conhecer de perto a vida, a cultura, a história e a religiosidade deste povo de Nova Cruz. Aqui cheguei “sem querer querendo” e pouco a pouco fomos construindo boas amizades e semeando, com a graça de Deus, a semente de Seu Reino. Procurei fortalecer os trabalhos pastorais e fomentar a ação missionária da Igreja. Isto foi possível graças aos padres que nestes anos foram nossos colaboradores (Pe. Mário Gomes, Pe. Iranildo Augusto e Padre Janilson Francisco) e graças também às Irmãs religiosas Filhas do Amor Divino; mulheres incansáveis que não medem esforços para  ajudar na evangelização e na formação dos leigos. Aqui encontrei excelentes agentes de pastorais comprometidos com a Igreja que me ajudaram a fazer a diferença na ação missionária da mesma. A principal obra que procurei edificar foi a construção do Reino de Deus. Procurei, dentro dos meus limites, e com a parceria de todos, anunciar a Palavra de Deus nas mais diversas ocasiões e recantos desta Paróquia e fomentar os fiéis para o verdadeiro encontro com Cristo na escuta da Palavra de Deus e na vivência dos Sacramentos, sobretudo através do Sacramento da Eucaristia. O bem espiritual do povo de Deus foi sempre a minha preocupação número um. 

No entanto, procurei não negligenciar em relação aos cuidados com o patrimônio físico da comunidade paroquial. Procuramos zelar, preservar e melhorar os bens pertencentes à nossa Paróquia. Sou consciente de que não fiz nada sozinho. Na verdade, em cada comunidade contei com colaboradores eficientes que me ajudaram a conduzir os trabalhos voluntariamente e com muito entusiasmo.

Aos dizimistas e benfeitores, muito obrigado! Obrigado pela generosidade e pelo compromisso de fidelidade que mantiveram durante estes anos! Obrigado pela confiança que depositaram na minha pessoa. Perseverem e nunca deixem de colaborar com a Igreja, pois sem as suas colaborações fica difícil para qualquer padre dar continuidade aos trabalhos pastorais e administrativos.
A todos faço um pedido. Acolham bem o novo Pároco que está por vir. Ele é digno da missão que está recebendo e tenho certeza que ele vem com muita boa vontade para servir à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta bela terra de Nova Cruz.

Deus abençoe a todos! Que a Mãe Imaculada continue intercedendo por vocês.

Pe. Edilson Soares Nobre

Padre Edilson concede entrevista a Rádios locais


Na manhã de sexta-feira, 6, o Padre Edilson Nobre, foi a rádio 107 FM, onde concedeu entrevista em cadeia com a rádio Curimatáu AM. Na ocasião o padre falou sobre seus 4 anos e seis meses de pastoreio na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. 

Padre Edilson falou que durante este período procurou, pouco a pouco, melhorar os espaços físicos da paróquia, como também teve uma preocupação de formar e capacitar os agentes de pastorais. Ao ser perguntado sobre como ficará a paróquia de Nova Cruz e quem será o novo administrador, padre Edilson falou que o padre Janilson ficará responsável pela paróquia até a chegada do outro padre, pois ele disse já tem o nome do padre, mas ainda não pode ser divulgado.

"Acho natural os paroquianos ficarem me perguntando quem será o novo padre, isso mostra que eles estão preocupados com a igreja e sua paroquia", disse padre Edilson.


 A entrevista com padre Edilson foi feito pelo radialista Robson Gomes

Gizelda, da Rádio 107 FM, e Padre Edilson

Título de cidadão foi entregue ao padre Edilson



O Padre Edilson Soares Nobre, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, recebeu o título de cidadão novacruzense, em sessão solene na  Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 5, onde várias outras pessoas foram homenageadas com títulos e comenda. 

O Padre Edilson Soares Nobre, Pároco de Nova Cruz e Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, recebeu das mãos  do prefeito Flávio Azevedo, o título proposto pelo vereador e presidente da Câmara, Luis da Costa Prudêncio.

No seu pronunciamento o Padre Edilson agradeceu e disse que esse momento ficará marcado em sua vida, pois está muito feliz em receber este título.” Fico feliz nesta noite receber esta homenageado com o título de cidadão novacruzense, agradeço aos vereadores pelo aprovação do meu nome”.  Padre Edilson já recebeu outros títulos de cidadão na cidade de Lajes e Macau. No final da sessão os paroquianos que foram prestigiar a entrega do título ao Padre Edilson fez questão de parabenizar.

Paroquianos participaram da homenagem ao padre Edilson


O padre Edilson recebeu das mãos do prefeito Flavio Azevedo o título de cidadão


Paroquianos parabenizaram o padre Edilson