sábado, 1 de dezembro de 2012

Programação da festa da padroeira (domingo 02/12)



Pe. Roberio presidirá missa deste domingo

05h – Caminhada penitencial

11h – Ofício da Imaculada Conceição

12h – Bênção do Santíssimo Sacramento

18h e 30 – Recitação do Terço. Resp.:Ecc (Encontro de Casais com Cristo) e Catequese batismal.

19h – Celebração da Eucaristia (Presidente): Pe. Robério Camilo da Silva (Paróquia N. Senhora de Lourdes – Petrópolis/ Natal), Pe. Francisco de Assis Inácio e Pe. Janilson de Macedo.

Tema: Seguir a Jesus pela fé é uma graça! (cf. DA, p.17)

Noiteiros: CDL, Comerciantes e Comerciários, Serrote, Comunidades: Arisco, Lagoa Limpa do Fernando,Santa Luzia, ECC, Catequese batismal e matrimonial. 

Programação cultural

Dia 2 – (domingo)
Forró com Edson e Balança Bebe de Nova Cruz/RN



Festa da padroeira: noite de show louvor e jantar


Momento da recitação do terço 

O terceiro dia da Festa da Padroeira da Paróquia de Nova Cruz, no sábado, 01/12, foi bastante movimentado. Logo pelo manhã, 12 casais receberam o Sacramento do Matimônio, na celebração assistida pelo Pároco Pe. Assis. A noite a missa teve como animador o Pe. Assis e presidente da celebração Pe. Matias Soares da Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu. Na missa o Pe. Matias abordou o tema da noite Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria! (DA, p. 17), texto retirado do Documento de Aparecida, que foi citado várias vezes pelo Pe. Matias. Ele falou sobre a tradição religiosa da Paróquia de Nova Cruz e da vivência da alegria cristã: a festa da padroeira é como um retiro popular, espaço para o encontro com Deus e da vivência da alegria cristã, disse Pe. Matias. 

Depois da santa missa teve inicio a programação cultural com o jantar da Imaculada e show louvor com o ministério de música da Renovação Carismática Católica. Várias familias participaram desse momento de confraternização da festa da padroeira. 

Entrada das comunidades noiteiros


Padrinhos e madrinhas da noite

Pe. Matias presidiu a missa 
Momento da comunhão


Momento da entrega da lembrança da festa aos padrinhos


Ministério de música da RCC aninou a quermesse


Jantar da Imaculada



Casamentos comunitários


Na programação da festa da padroeira de Nova Cruz aconteceu os casamentos comunitários, assistidos pelo Pároco Pe. Francisco de Assis. Foram 12 casais que receberam o Sacramento do Matrimônio. A celebração aconteceu na Igreja Matriz, na manhã de sábado, dia primeiro de dezembro. Veja algumas fotos: 










sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Comentário Litúrgico - 1º Domingo do tempo do Advento



Com esta celebração, estamos ingressando no tempo do Advento e começando um novo ano litúrgico. Advento, quer dizer “dia da vinda”. É um tempo que nos alerta a nos prepararmos para acolher o Senhor, o Deus da vida que vem nos visitar. Sendo assim, a manifestação do Senhor tem dois aspectos:
1)    A sua manifestação em nossa carne ao nascer, que constitui sua primeira vinda;
2)    A sua manifestação em glória e majestade no final dos tempos, que constitui sua segunda vinda.
As três de hoje nos falam de vinda.
Estejamos bastante atentos para o sentido que tem a liturgia deste 1º domingo: Diante da vinda do Filho do Homem, precisamos, portanto, levantar, erguer a cabeça e tomar cuidado, ficar atentos. Melhor ainda, ficar de pé diante do Filho do Homem.

1ª Leitura (Jr 33,14-16)
                Os israelitas, aos quais o profeta dirige suas palavras contidas nesta leitura, voltaram há pouco tempo de Jerusalém em ruínas. Ao seu redor só aparecem sinais de ruínas de morte.
                Começa a reconstrução da Nação, mas a passos lentos. Todos se encontram desanimados. Mas para este povo desanimado, o profeta dirige uma mensagem de esperança: estão chegando os dias nos quais o Senhor cumprirá todas as suas promessas.
                O “rebento de Davi”, esperado pelos israelitas, - nós bem o sabemos – já chegou: é Jesus de Nazaré.

Evangelho (Lc 21,25-28.34-36)
                Abre-se o Evangelho de hoje com estas palavras: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações, pelo bramido no mar e das ondas... Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobreviver para toda a terra. As próprias forças do céu serão abaladas” (vv.25-26). Cuidado, não tomemos tais expressões ao pé da letra. Hoje devemos concentrar nossa atenção na narrativa de Lucas: deixemos, portanto, que ele fale. Para descrever uma grande mudança, uma intervenção de Deus, a Bíblia emprega normalmente imagens impressionantes.
                Em domingos anteriores, temos dito que essa maneira de dizer a mensagem com “imagens apocalípticas” era bastante comum aos lábios dos pregadores e escritores no tempo de Jesus Cristo.
                O mais importante mesmo é entendermos o que o Mestre objetiva a nos repassar como proposta de salvação. Cuidado para não pensarmos que o Filho de Deus, ao invés de anunciar aos corações dos ouvintes de fé uma proposta de esperança, esteja aterrorizando-os. Nada disso!
                Contudo, é neste mundo que, por causa do pecado perverso praticado por alguns, vai-se criando situações praticamente insuportáveis; espalham-se as violências, as guerras e instalam-se climas desumanos. Tomados pela dor e pelo desespero, homens e mulheres chegam a se perguntar: O que acontecerá? Quando será o fim? E como será o nosso fim? “Os homens definharão de medo” (v. 26).
                Disto isso, quer dizer que a história caminhará para possível catástrofe? Absolutamente, não!  Garante Jesus – Quando tudo parecer arruinar-se no pecado, virá o Filho do Homem com grande poder e majestade, e do caos fará surgir um mundo novo (v.27). Um mundo novo, porém, já surgiu com Jesus de Nazaré.
                O que nos dirá a segunda parte do evangelho de hoje? No mínimo, nos dirá o que e como devemos fazer, enquanto aguardamos a construção do mundo, em sua plenitude, nos finais dos tempos.
                Não obstante os sofrimentos, as confusões, as nossas incoerências, as fugas diante de nossa responsabilidade cristã em transformar o que se segue na contramão do Reino de Deus, ninguém pode se deixar abater: “Reanimai-vos e levantai as vossas cabeças – ensina Jesus – porque se aproxima a vossa libertação” (v. 28).
                Atenção, muita atenção: Só quem reza é tem condições de cultivar esta “vigilância” e pode interpretar e ajudar a mudar a tristeza em alegria com os olhos de Deus.

Segunda leitura (1 Ts 3, 12-4,2)
                Na segunda leitura de hoje, S. Paulo invoca o auxílio de Deus sobre os tessalonicenses que já testemunham uma fé operosa. Contudo, embora estejam vivendo de forma agradável ao Senhor, são chamados a progredir na vida cristã, através de um amor transbordante, comprometido com as pessoas. O amor mútuo e universal é o caminho da perfeição, a maneira de ser manter vigilantes na espera do Senhor.
                “E nesta tensão do ´já´ e do ´ainda não´ que celebramos, alimenta-nos da palavra e da eucaristia, para que tenhamos coragem de erguer do chão tudo o que está abatido”. 

Pe. Francisco de Assis 
Pároco de Nova Cruz/RN

Casamentos comunitários e jantar acontece neste sábado na festa da padroeira


No terceiro dia da festa da padroeira acontecerá os casamentos comunitários, às 9 horas. A noite a missa será presidida pelo Padre Matias Soares da  Paróquia de Santana e São Joaquim de S. José de Mipibu/RN. Após a missa será realizado o jantar da Imaculada, com show louvor ao vivo. As senhas do jantar estão a venda com membros da pastorais, movimentos e serviços. Veja a programação completa: 


05h – Caminhada penitencial
09h – Casamentos Comunitários
11h – Ofício da Imaculada Conceição
12h – Bênção do Santíssimo Sacramento
18h e 30 – Recitação do Terço. Resp.: Pastoral de Juventude e Movimento Jesus Misericordioso.


19h –Celebração da Eucaristia (Presidente): Pe. Matias Soares (Paróquia de Santana e S. Joaquim -S. José de Mipibu), Pe. Francisco de Assis Inácio e Pe. Janilson de Macedo.
Tema:Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria! (DA, p. 17)
Noiteiros: Órgãos governamentais, Comunidades: Macacos, Lagoa Limpa, Lagedo do Paiva, Nova Descoberta, Pastoral da Juventude, Crismandos e Movimento Jesus Misericordioso.

Jantar realizado em 2011



Padre Mário participou da festa em Nova Cruz


A segunda noite da festa da padroeira de Nova Cruz teve a presença do Padre Mário Gomes, da Paróquia de Serra de São Bento. A noite começou com recitação do terço, com a presença Catequese e Infância Missionária, seguida de missa presidida pelo Pe. Mário que substituiu o Pe. Iranildo Augusto, que por motivo de saúde de sua mãe não pode comparecer, ficando para vim dia 6 dezembro. 

O padre Janilson Macedo, Vigário paroquial, fez o comentário e foi o animador da celebração. Durante a missa aconteceu instituição dos 6 novos coroinhas que irão servir na Paróquia da Imaculada Conceição. Depois da missa teve show musical  com o grupo G 2, com Geraldo e Thiago, funcionamento de quermesse e a presença das 
famílias


Recitação do Terço



Pe. Janilson Macedo fez a acolhida 

Fieis participaram da santa missa 


Pe. Mário fez uma bela homilia

Momento da instituição dos novos coroinhas 



Novos coroinhas


Momento do ofertório 

Momento da comunhão


Momentos das homenagens aos padrinhos

G 2 animou a quermesse






Camerata de vozes se apresentou em Natal





O Grupo Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, ligado à Secretaria Estadual de Cultura, fez uma apresentação na Capela do Santíssimo Sacramento, situada no subsolo da Catedral Metropolitana de Natal, na noite de ontem, 28. O grupo, composto por 34 componentes e sob a regência do Padre Pedro Ferreira da Costa, fez uma apresentação denominada “Uma conversa em torno da música sacra”. A apresentação foi em comemoração aos 21 anos de inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. A inauguração, há 21 anos, contou com a presença do Papa João Paulo II.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arcebispo se reunirá com a imprensa



Dom Jaime tomará café com a imprensa, na próxima quarta-feira

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, agendou um café com a imprensa natalense, dia 5 de dezembro, às 8 horas, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral Metropolitana. Na ocasião, Dom Jaime fará uma retrospectiva das principais ações realizadas, na Arquidiocese de Natal, neste ano, assim como falará das perspectivas pastorais para 2013. 

Na oportunidade, o Arcebispo também agradecerá à imprensa pela divulgação das atividades realizadas na Arquidiocese.

Fonte: Arquidiocese de Natal

A festa continua nesta sexta-feira


Pe. Iranildo Augusto


A programação da segunda noite da festa da Padroeira, nesta sexta-feira, 30, teve inicio às 5 horas, com caminhada penitencial e às 19 horas contará com a presença do Pe. Iranilson Augusto, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica. Pe. Iranildo, passou por Nova Cruz, ainda quando era seminarista, depois de ordenado Diácono, ainda permaneceu em Nova Cruz, e quando foi ordenado padre, em março de 2009, assumiu a então, Área Pastoral de São Miguel do Gostoso/RN. A programação social terá atração musical com o grupo G2 de Nova Cruz e funcionamento quermesse em frente a Igreja Matriz.

 Confira a programação (Religiosa): 


05h – Caminhada penitencial
11h – Ofício da Imaculada Conceição
12h – Bênção do Santíssimo Sacramento
18h e 30 – Recitação do Terço. Resp.: Catequese e Infância Missionária.
19h –Celebração Eucarística (Presidente): Pe. Iranildo Augusto de Assis (Paróquia N. Senhora de Fátima - Passa e Fica), Pe. Francisco de Assis Inácio e Pe. Janilson de Macedo.
Tema: Transmitir o tesouro da fé aos outros é uma tarefa que o Senhor nos confiou! (cf. DA, p.17)
Noiteiros: Secretaria Municipal de Educação, Universidades, Comunidades: Lagoa da Mata, Lagoa Verde, Catolé, S. Maria Gorete, Catequese, Coroinhas e Infância Missionária 

Programação cultural

Dia 30/11 (sexta-feira)
20h - MPB e Forró com Grupo G2 de Nova Cruz/RN



Thiago e Geraldo aninarão a segunda noite da festa

Abertura da festa da padroeira



A festa da padroeira de Nova Cruz, Imaculada Conceição, teve inicio, nesta quinta-feira, 29, com carreata e missa. Foi uma que entra para história de Nova Cruz, com a participação dos fieis paroquianos que foram até a comunidade de Conceição, participaram da celebração de envio da imagem peregrina da Imaculada Conceição, depois de peregrinar por todas as comunidades. 

Após percorrer algumas ruas da cidade, a carreata chegou na Igreja Matriz, onde aconteceu missa de abertura presidida pelo Pe. Assis, concelebrada pelo Pe. Janilson, participação do Diácono José Jeová e das religiosas Filhas do Amor Divino. 

Na missa o Pároco de Nova Cruz falou sobre a importância do Ano da Fé, cujo tema da festa enfatiza: Com a Imaculada Conceição, acolhemos Jesus, razão da nossa fé!. Depois da missa aconteceu o hasteamento das bandeiras e teve inicio a programação cultural, em frente a igreja Matriz, com funcionamento de quermesse. Veja como foi a abertura: 

Saída  da carreata em Conceição


A Polícia de transito participou do trajeto organizando a carreata


Por onde a carreata passava fieis pararam pra ver

Em frente a matriz fieis aguardavam a chegada da image

chegada da imagem da padroeira


Religiosas Filhas do Amor Divino

Missa de abertura


Ministério de música animou a santa missa

Momento da Comunhão

Os missionários (Ministros da Eucaristia) levaram quadros da Imaculada  

Momentos da homenagens aos padrinhos da noite

Coroinhas com a lembrança da festa para os padrinhos 

Hasteamento das bandeiras

Programação cultural com  presença das famílias novacruzense