sábado, 19 de março de 2011

CNBB premia melhores trabalhos de comunicação do Rádio, Imprensa, Televisão e Cinema


Estão abertas as inscrições para os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB – edição 2011. Na categoria de Rádio, será concedido o Prêmio Microfone de Prata; para a imprensa, Dom Helder Câmara; Cinema, Margarida de Prata; Televisão, Clara de Assis. São premiados os melhores trabalhos publicados entre 1º de março de 2010 a 31 de maio de 2011.

A entrega dos prêmios irá acontecer no dia 20 de julho de 2011, durante o Mutirão Brasileiro de Comunicação, no Rio de Janeiro (RJ). Mais informações no hotsite http://www.cnbb.org.br/premioscomunicacao/hotsite.html

O Colégio Nossa Senhora do Carmo completará 70 anos


A diretora do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, Irmãs, Professores, Alunos funcionários têm a honra de convidar toda sociedade novacruzense e cidades circunvizinhas abrilhantar a programação festiva em homenagem aos 70 anos de missão educativa na cidade de Nova Cruz. segue a programação:

27/03 – Feijoada dançante com show de prêmios e música ao vivo.
Senha: R$ 7,00
Local: Quadra de esportes do CNSC
Horário – 11:00 hs

02/04 – Torneio intercolégios da congregação
Local – Quadra de esportes do CNSC
Horário - 08:30 hs

15 e 16 /04 – Torneio de Ex-alunos do CNSC
Local – Quadra de esportes do CNSC
Horário – 08:30 hs

19/04 – Exposição do projeto “Meu colégio, minha referência”.
Local: Espaço CNSC
Horário: 08:00h às 11h30 / 14:00h às 17:00h

26/04 – Celebração Eucarística e gincana para todos os alunos (Páscoa – Nossa Senhora do Bom Conselho e os 70 anos do CNSC)
Local: Quadra do CNSC
Horário: 08:00 hs

29/04 – Carreata envolvendo as cidades circunvizinhas.
Horário: 17:00 hs

30/04 – Celebração Eucarística solene a partir das 19:30 hs, seguida de inauguração e benção da quadra esportiva do colégio. Corte do bolo de 70 anos do colégio. E Festa Baile a partir das 21:30 h. Local: Quadra do CNSC

Fórum debateu temática da CF em Nova Cruz

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou o Fórum Ambiental com o tema " A vida do Planeta em nossas mãos", com a finalidade de incentivar todos a realizar ações em prol da preservação do meio ambiente em sintonia temática da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é Fraternidade e a vida do planeta, e o lema "A criação geme em dores de parto"(Rm 8,22).

O Fórum foi realizado no auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo e contou com a participação de estudantes, professores, membros de pastorais, autoridades locais, representantes de entidades e Igrejas evangélicas e demais moradores de Nova Cruz.

O Pe. Edilson Nobre fez a abertura do Fórum e logo no inicio pediu um momento de oração pelas vítimas do Japão, depois o professor Valdic Luiz fez a palestra sobre o tema: Aquecimento global, suas conseqüências e causas, logo em seguida foi exibido fotos sobre a realidade local.




Durante o Fórum aconteceu um momento para debater as questões ambientais em Nova Cruz. Na ocasião várias pessoas presentes do auditório participaram com perguntas para algumas autoridades, como Pe. Edilson, Prof. Valdic, Dr. Pedro, promotor de Justiça, Francisco de Assis, secretario municipal de Meio Ambiente.

Dr. Pedro Lopes falou que a promotoria de justiça está aberto para toda população e sobre a agressão ao meio ambiente. Dr. Pedro disse que qualquer irregularidade as pessoas podem procurar para serem tomadas as providencias instaurando processo para reparar os danos ao meio ambiente.

Fotos: Pe. Janilson Macêdo

"Missão do leigo da Igreja" foi tema do encontro do 8º zonal


Padres, religiosas, articuladores paroquiais e zonais, como também fiéis leigos estiveram presentes no Encontro do 8º zonal, na manhã do dia 18, em Lagoa de Pedras. Na ocasião Randenclecio Xavier, foi o palestrantes sobre o tema "A missão do leigo na Igreja".

No encontro foram articuladas as atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses pelas paróquias e áreas pastorais do zonal. Entre as atividades estão: criação da paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brejinho, dia 21; criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica, dia 25; encontro zonal do Dízimo, dia 27, em Nova Cruz; encontro dos padres do zonal, dia 30, em Vera Cruz, todos neste mês de março.

Para o próximo acontecerá caminhada luminosa dos terço dos homens em Lagoa de Pedras, dia 5; criação da Paróquia de São Bento, em Serra de São Bento, dia 25; encontro para aarticuladore paroquiais, dia 2, na Livraria Paulinas, em Natal; Romaria Mariana de Serrinha para Lagoa de Pedras, dia 30; encontro zonal dos coroinhas, em Nova Cruz, dia 30 e o Miss@o.com, encontro da Pastoral da Comunicação para todas as pastorais, dia 3 de abril, em Brejinho, das 13h30 às 16h30. Neste encontro será abordado o tema: Motivação e Liderança no Trabalho Pastoral.



No encontro foram apresentandos o seminarista Shirleno
e a Ir. Simone, novos integrantes da Paróquia de Nova Cruz.
Foto acima, Shirleno e foto abaixo, Ir. Simone.

O Pe. Matias Soares coordenador pastoral da região Agreste,
Trairi e Potengi esteve presente no encontro.

Alguns padres do 8º zonal

Pastoral do Batismo e Legião de Maria realizam ações em Nova CRuz

Momento da consagração realizado em 2010

A Pastoral do Batismo da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realiza momento de formação para os integrantes, domingo, dia 20, no salão do ECC, a partir das 7h30. Ainda no domingo, a Legião de Maria realiza Festa de Acies,a partir das 14h30, na Igreja Matriz. Na ocasião os legionários farão a consagração a Nossa Senhora. Palestras, orações e a reza do terço fazem parte da Programação.

Cantores de Deus fazem show em Brejinho

Brasão da Paróquia Nossa Senhora das Dores

O grupo Cantores de Deus, de São Paulo, realizará show na cidade de Brejinho, amanhã, dia 21. O show será depois da missa de criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Os Cantores de Deus farão o show em praça pública, com acesso gratuito para a população.A missa será as 19h, presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patricio, no largo da Igreja Matriz.

O Pe. Roberlan Roberto convida todos para essa grande festa!

CNBB reúne líderes jovens em Natal

Pe. Sávio, assessor nacional da juventude
Foto: Cacilda Medeiros

Os coordenadores nacionais dos movimentos, novas comunidades, organismos e congregações que trabalham com os jovens, representando 31 expressões da juventude, de todo o Brasil, estão reunidos no salão da paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal, desde sexta-feira, dia 18. O encontro termina neste domingo, na parte da tarde. “Pela primeira vez, a Igreja reúne tantas expressões diferentes de jovens, num mesmo encontro”, comentou Franklin Campos, Articulador da Paróquia.

“São 40 líderes jovens. Nunca a CNBB havia conseguido reunir tantas expressões da juventude do Brasil”, comenta o Pe. Carlos Sávio, assessor do Setor Juventude, da Cconferência. Na pauta, estão em debate a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no mês de agosto, em Madrid, Espanha; ações conjuntas dessas expressões da juventude; estudo do Documento 85, da CNBB; e formatação de um calendário de 2011 a 2013.

Fonte: Jornal A Ordem Online

quinta-feira, 17 de março de 2011

Paróquia de Nova Cruz realiza hoje Fórum Ambiental

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará hoje, dia 17, o 1º Fórum Ambiental, no auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo. Com o objetivo de buscar soluções e amenizar o problema do meio ambiente em Nova Cruz, o Fórum Ambiental, terá a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade como também de entidades governamentais e não governamentais, além dos padres Edilson e Janilson, agentes de pastorais e religiosas.
A abertura será às 19 horas, com a palavra de acolhida feita pelo Pe. Edilson, seguido do video da Campanha da Fraternidade 2011 e de palestra proferida pelo professor Valdic Luiz da Silva, abordando o tema do Fórum: A vida do planeta em nossas mãos.
O Fórum está sendo realizado em sintonia com a CF 2011, cujo tema é Fraternidade e a vida no planeta, e o lema: A criação geme em dores de parto, onde no último domingo a paroquia realizou
a abertura.
Você novacruzense quer colaborar com alguma ação concreta para amenizar os diversos problemas exitentes em nosso municipio é convidado para participar do Fórum.

Mais de 500 homens rezam o terço em São José

O Terço dos Homens “Nossa Senhora Mãe dos Homens”, de São José de Mipibu, completará quatro anos de existência em maio deste ano, mas já conta com mais 500 homens, que se reúnem semanalmente. Fundado em 5 de maio de 2008, pela iniciativa de um grupo de homens que participou de um terço em Parnamirim, o grupo contou com o apoio do então Pároco, Pe. Josenildo Bezerra e hoje reza o terço todas as segundas-feiras, às 18 horas, na Matriz.

Um dos trabalhos que realiza é uma ação missionária, com visitas às famílias do setor missionário. Também apresenta um programa na Rádio FM local, às quartas-feiras, às 18 horas. Desde que foi fundado, o grupo já implantou o Terço dos homens em várias comunidades paroquiais. Hoje, o grupo recebe assistência e apoio do Pároco, Pe. Matias Soares, e do vigário paroquial, Pe. Valtair Lira Lucas.

Dom Matias faz novas transferências

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, realizou novas transferências e nomeações de padres. O vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Pe. Jailton Soares, assumiu as funções de Diretor Espiritual do Seminário de São Pedro e Capelão do Colégio Nossa Senhora de Fátima.

Para as funções de vigários paroquiais da catedral, foram nomeados o Pe. Helenildo Marques e Pe. José Daniel. O Pe. Elielson Cassimiro de Almeida, que estava no Seminário, assume a função de vigário paroquial de Santa Clara, no Pitimbu, em Natal.

Papa Bento XVI faz doação à Conferência Episcopal Japonesa

No último fim de semana, 12 e 13, o papa Bento XVI enviou uma doação de 100 mil dólares à Conferência dos Bispos Católicos do Japão. A doação tem o intuito de ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que devastou a ilha na sexta-feira, 11 de março.

Dom Anthony Figueiredo, do Pontifício Conselho Cor Unum, encarregado das obras de caridade do Vaticano, falou à Rádio Vaticano que este dicastério trabalha de perto com os bispos japoneses, com a rede da Cáritas Internationalis e outras organizações de ajuda para determinar a melhor forma de responder às necessidades dos habitantes do Japão.

O bispo disse que o ocorrido no Japão é “uma grande tragédia” que se soma ao tsunami de 2004 na Ásia, o terremoto e as inundações no Paquistão e o devastador terremoto do Haiti em janeiro de 2010. “O que devemos fazer é rezar para que estas pessoas tenham esperança”, ressaltou.

“Obviamente é necessária uma ajuda material e concreta. O Santo Padre enviou através deste Pontifício Conselho a quantia de 100 mil dólares à Conferência dos Bispos porque esta é a forma mais rápida que os recursos chegam as dioceses mais afetadas. Além disso, os bispos são os primeiros responsáveis pelas obras de caridade nas dioceses e eles conhecem as necessidades do povo”, disse dom Anthony Figueiredo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Caminhada e missa abriu CF em Nova Cruz

A Paróquia de Nova Cruz realizou a abertura da Campanha da Freternidade 20111, na noite do domingo, 13, com uma caminhada que saiu da Igreja de São Sebastião para a Igreja Matriz, onde aconteceu missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo.
Na igreja de São Sebastião os fiéis catolicos ouviram as boas vindas do Pe. Edilson seguido do primeiro momento de reflexão sobre a CF, feita por Flavio Luiz, da Pàscom, logo após todos sairam em caminhada pelas ruas da cidade. Durante o percusso houve outro momento de reflexão, feita por Jeova, e o terceiro momento de foi feita já na Igreja Matriz, com o casal Valdic e Cidinha.


A caminhada







A missa







Apresentação dos jovens


Fotos: Simone Fernandes e Flavio Luiz

CNBB lança concurso para música do hino da CF 2012

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2012. O prazo para o envio das composições à CNBB é até o dia 15 de maio. A primeira etapa foi concluída em 1º de fevereiro, com a escolha da letra.

“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2012”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.

A CF de 2012 tem como tema: “Fraternidade e saúde pública”, e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8).

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2012 é promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.

Maiores Informações no Site da CNBB: http://www.cnbb.org.br

Dom Manoel é o novo presidente do CONIC

O bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco, é o novo presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Ele foi eleito durante a 14ª Assembleia Geral do Conselho, que terminou neste sábado, 12, no Rio de Janeiro. Dom Manoel sucederá ao pastor sinodal Carlos Augusto Möller, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no cargo desde 2006.

Fundado em 1982, em Porto Alegre (RS), o CONIC é uma associação que reúne cinco Igrejas cristãs: Católica Apostólica Romana; Episcopal Anglicana do Brasil; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Sirian Ortodoxa de Antioquia; Presbiteriana Unida. Com sede em Brasília, tem entre seus objetivos promover as relações ecumênicas entre as Igrejas cristãs e o testemunho das Igrejas membros na defesa dos direitos humanos.

O atual primeiro vice-presidente do Conselho, dom José Alberto Moura, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB, presidiu a celebração de abertura da Assembleia, que discutiu o tema “Unidade e compromisso com o povo de Deus”. Participaram da reunião, que começou ontem, 30 pessoas das cinco Igrejas que compõem o CONIC.

“A Assembleia foi marcada por uma atitude de diálogo e convivência entre os delegados das Igrejas membros”, disse o assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff.

Para a presbítera Elinete Wanderley Paes Miller, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), “as igrejas estão se fechando cada vez mais”, por isso, é preciso “ampliar o exercício do diálogo, para que o conselho não se restrinja a relações institucionais, mas esteja vivo no cotidiano de nossas comunidades”.

Já a reverenda Cacilene Nobre, também da IPU, é necessário investir mais na defesa dos direitos humanos. “O CONIC tem uma boa expressão, mas pode melhorar. Precisamos trabalhar mais intensamente na defesa dos Direitos Humanos. Sonhamos com um conselho de igrejas que lute incessantemente pelos direitos das mulheres”.

O assessor da CNBB, por sua vez, ressaltou a esperança no futuro do CONIC. “Não obstante as dificuldades atuais no mundo ecumênico, é de se esperar que esse Conselho de Igrejas, com o apoio das Igrejas membro, consiga fortalecer seus projetos de ação, favorecendo sempre mais o diálogo e a cooperação ecumênica no Brasil”, observou.

Nova diretoria
Além de dom Manoel, da Igreja Católica Romana (ICAR), foram eleitos, para a 1ª vice-presidência, o bispo dom Francisco de Assis da Silva, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), e para a 2ª vice-presidência, a presbítera Elinete wanderlei Paes Muller, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU). A secretária eleita foi Zulmira Ines Lourena Gomes da Costa, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e para tesoureiro a Assembleia escolheu o pastor sinodal Altermir Labes, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Para o Conselho Fiscal foram eleitos o pastor Marcos Ebeling (IECLB), mons. Pacheco Filho, da Igreja Católica Romana (ICAR) e Fabiano Nunes (IEAB). O mandato da nova diretoria vai até 2015.

Morre Irmã Maria Doroteia, primeira superiora da Província Schoenstatt em Atibaia

Foi sepultado no cemitério de Atibaia (SP), nesta sexta-feira 11, o corpo da Irmã Maria Dorotéia Teixeira Beggiato, primeira superiora provincial da Província Schoenstatt-Tabor, em Atibaia. Antes do sepultamento, houve missa de corpo presente celebrada às 16 horas, na capela da casa provincial.

“Sua vida foi inteiramente consagrada à missão da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para anunciar ao mundo a Aliança de Amor. Seu contínuo empenho é para que a humanidade reencontre o caminho à perfeita aliança com Deus”, disseram, em nota, as Irmãs de Maria de Schoenstatt.

Ir. Maria Dorotéia nasceu no dia 19 de abril de 1928, em Três Pontas (MG), e cresceu em Londrina (PR). Em 1951, consagrou sua vida como Irmã de Maria, tendo conhecido pessoalmente o fundador do Movimento Schoenstatt, padre José Kentenich.

“Todos que se aproximavam da Irmã Maria eram logo conduzidos ao padre Kentenich por meio de seu testemunho de vida e por sua alegria em compartilhar tudo o que dele recebera”, diz a nota das Irmãs de Schoenstatt.

Ir. Maria Dorotéia atuou durante longo tempo como educadora no Instituto Secular Irmãs Maria de Schoenstatt. “De 1975 a 1986, ajuda a edificar tudo o que se fez neste lugar de graças. Em seguida, durante 12 anos, serve o Instituto, como membro do conselho geral, atuando como assistente para os países de idioma espanhol e português”, explica a nota das Irmãs.