quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Papa nomeia novo bispo para Aparecida/SP

Foto: dom Orlando Brandes

O papa Francisco, nesta quarta-feira, 16 de novembro, acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo cardeal Raymundo Damasceno de Assis e nomeou como arcebispo de Aparecida (SP) dom Orlando Brandes, transferindo-o da arquidiocese de Londrina (PR). Na mesma ocasião nomeou o monsenhor Welington de Queiroz Vieira, atualmente pároco em Araguaína (TO), como novo bispo da prelazia de Cristalândia.

Cardeal Raymundo renuncia por motivo de idade, conforme o Direito Canônico: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias” (DC 401, § 1). No próximo dia 15 de fevereiro de 2017, dom Damasceno completa 80 anos. 

Dom Orlando Brandes tem 70 anos e nasceu em Urubici (SC). Ordenado padre em 1974, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde também se especializou em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana. Nomeado por São João Paulo II bispo de Joinville (SC), em 1994, foi transferido pelo papa Bento XVI para Londrina, em 2006, e tornou-se seu quarto arcebispo.

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz conclui mais uma turma do Catecumenato


A Paróquia da Imaculada Conceição de  Nova Cruz e Lagoa d'Anta concluiu mais uma turma do Catecumenato. No último domingo, 13 de novembro, 26 jovens e adultos participaram da missa na igreja matriz, onde receberam os sacramentos da Crisma e Primeira Eucaristia. A missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis. 

O Catecumenato, também conhecido como Sacramento da Confirmação e crisma, é o sacramento que confirma e consolida a graça batismal e concede o dom especial do Espírito Santo, unindo, desta forma, o cristão a Cristo e à sua Igreja.







Padre Assis motiva fieis para festa da padroeira


Na missa dominical na Igreja de São Sebastião o padre Francisco de Assis, pároco de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, motivou os fieis paroquianos para participarem da festa da padroeira 2016. A festa terá inicio dia 29 de novembro com carreata saindo de Lagoa d'Anta. Em preparação para festa está acontecendo a peregrinação da imagem da Imaculada Conceição pelas comunidades da paróquia. 

Para o Pe. Assis, a motivação se dá pela participação dos fieis durante os festejos e principalmente no dia da padroeira, 8 de dezembro, quando todos devem participar da procissão de encerramento da festa. O Pe. Assis está motivando os fieis nas diversas missas da paróquia. 



Pároco de Nova Cruz participou de movimento contra PEC do governo federal



O Padre Francisco de Assis Inácio, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, participou do movimento Grevista Nacional e Geral deflagrada contra a PEC 55 do Senado Federal, antiga PEC 241 da Câmara dos Deputados. O movimento aconteceu no dia 11 de novembro e teve inicio no IFRN - campus Nova Cruz onde saiu em caminhada até a Praça de São Sebastião, onde na ocasião aconteceram diversos discursos de protestos contra a PEC e apresentações culturais.

Para o padre Assis, o apoio ao movimento se dá em relação a proposta do governo federal nas perdas nas diversas áreas sociais e dos trabalhadores ao longo das décadas em um prazo de 20 anos. Participaram do movimento os membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/regional de Nova Cruz, Sindicato Norteriograndense de Agentes de Saúde, SINDAS/Nova Cruz, do Centro Potiguar de Cultura –CPC/RN, Associação Municipal dos Estudantes –AMES/Nova Cruz, Igreja Católica, além do alunos/professores/servidores do Instituto Federal do RN –IFRN, Campus de Nova Cruz.  



Fotos: Claúdio Lima