sexta-feira, 15 de junho de 2012

ECC promove arraiá


A Equipe de Casais do ECC da Paróquia de Nova Cruz promove o Arraiá neste sábado, dia 16, na AABB, a partir das 21 horas, com churrasco, comidas típicas, brincadeiras, quadrilha junina e música ao vivo com Thaison do Acordeon.

O arraiá do ECC já virou tradição em Nova Cruz como vem sendo realizado a cada ano a equipe dirigente faz uma grande festa em comemoração aos santos juninos.  As reservas de mesas estão sendo feita no Empório da Construção, na rua 6 de julho ou com a equipe dirigente, ao preço de R$ 5,00 para quatro pessoas.  No sábado as mesas podem ser adquiridas no local do evento ao preço de R$ 10,00.







Fotos do Arraiá do ECC em 2011

Pe. Edilson vai a Roma participar da entrega do Pálio a Dom Jaime




No próximo dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal (RN), estará entre os arcebispos do mundo todo que receberão o Pálio das mãos do Santo Padre, o papa Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Na ocasião o pároco de Nova Cruz participará da solenidade em companhia de outros padres da Arquidiocese de Natal.

O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele estão bordadas seis cruzes. É confeccionado com a lã de dois cordeirinhos, ofertados ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã posteriormente é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

Nos primeiros séculos da era cristã, o Pálio era usado exclusivamente pelos Papas. A partir do sexto século é que passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos. Os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, sobre o qual está o altar principal da Basílica Vaticana. No dia 29 de junho, os Pálios são dali levados para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.

No início de seu pontificado, o papa Bento XVI se referiu ao Pálio com as seguintes palavras: “tecido em lã pura, que me é colocado sobre os ombros (…), a lã do cordeiro pretende representar a ovelha perdida ou também a doente e frágil, que o pastor coloca sobre os ombros e conduz às águas da vida”. Afirmou ainda, “o pálio diz antes de tudo que todos nós somos guiados por Cristo (…), ao mesmo tempo convida-nos a levar-nos uns aos outros.” O simbolismo da lã pura sobre os ombros recorda o Bom Pastor que leva as ovelhas consigo e, as cruzes bordadas em lã negra lembram as chagas de Cristo e sua Paixão salvadora.

Cada ano cerca de 35 arcebispos do mundo inteiro recebem o pálio. Quando retornam para suas arquidioceses, levam não só o colarinho de lã que lhes foi imposto pelas mãos do sucessor de São Pedro, mas também o compromisso de traduzir nas atividades pastorais aquilo que esse tradicional sinal litúrgico representa, isto é, a fé em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, o compromisso de imitar o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas, e a comunhão com a Sé Apostólica.

Arcebispo divulga nota sobre padres na política




Diante das últimas notícias publicas pela imprensa potiguar sobre o fato de que algum padre do clero natalense estaria disposto a participar, como candidato, nas próximas eleições municipais, o arcebispo de Natal (RN), dom Jaime Vieira Rocha, publicou uma nota sobre o assunto.

O arcebispo se fundamenta nas normas da Igreja, fundadas no Código de Direito Canônico.

Em um trecho da nota, dom Jaime adverte: "É de pleno conhecimento dos padres da arquidiocese de Natal as reiteradas exortações publicadas pelos bispos que nos precederam no governo da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, nas quais deixam claro a posição dessa mesma Igreja vedando a participação ativa de qualquer padre em partidos políticos ou como candidatos no processo eleitoral".


Fonte: Arquidiocese de Natal

Igreja presente na Conferência Rio+20 e na Cúpula dos Povos



Vinte anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), o Rio de Janeiro volta a ser o ponto de encontro para lideranças do mundo inteiro e sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho. Paralelamente a esse grande evento, de 15 a 23 de junho, acontecerá, no Aterro do Flamengo, a Cúpula dos Povos, numa oportunidade para tratar dos problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. Dentro dessa perspectiva, a arquidiocese do Rio de Janeiro, bem como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) marcam presença ao longo do evento propondo reflexões e debates sobre a integração do homem com o mundo à sua volta.

A Rio+20 também conta com a participação da Santa Sé, que enviou uma equipe para representar o papa Bento XVI. À frente dessa comitiva está o arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer. Para ele, esse será um grande desafio, uma vez que a presença da Santa Sé no evento representa a palavra da Igreja.

“É uma tarefa importante porque eu irei integrar e, ao mesmo tempo, chefiar a delegação da Santa Sé, que representa a palavra da Igreja, a posição da Igreja sobre as questões tratadas na Rio+20. No entanto, com grande honra, porque é a oportunidade de apresentar o pensamento da Igreja, que tem uma grande autoridade moral no conselho das nações. Embora o Vaticano seja um Estado pequeno, a sua representatividade é muito grande e importante no âmbito das nações”, disse o cardeal.

A primeira das atividades será no dia 15 de junho, na Tenda da Paz, no aterro do Flamengo, onde haverá uma mesa de diálogo sobre meio ambiente e justiça social.

Dom Odilo ressaltou a forte presença da Santa Sé em eventos promovidos pelas Nações Unidas e outros órgãos internacionais. “Ela tem se feito presente através do Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e por isso também apresenta a Santa Sé em eventos como este, que é a Rio +20. “A Igreja tem um pensamento, um olhar próprio sobre todas essas questões, uma visão sobre o homem, uma visão sobre a economia, cultura, sobre a vida e assim por diante. Portanto, são oportunidades da Santa Sé, em nome da Igreja, de estar colocando a posição, a palavra da Igreja para ajudar a servir e iluminar, e isso faz parte da missão evangelizadora da Igreja”, concluiu.

Fonte: CNBB

Caritas Internationalis divulga documento sobre a Rio+20





“Todos com fome de justiça, equidade, sustentabilidade ecológica e co-responsabilidade!”. É com esta afirmação que a Cáritas Internationalis, uma confederação mundial de 164 organizações solidárias, da qual e Cáritas Brasileira faz parte, inicia o documento que declara o posicionamento da entidade com relação a Rio+20.

O futuro na perspectiva da Caritas defende o enfoque no desenvolvimento humano, por meio do respeito e da realização dos direitos humanos. Erradicar a fome, a pobreza e a exclusão são prioridades fundamentais para a Cáritas.

“Conclamamos a uma mudança de paradigma, a uma nova civilização do amor pela humanidade, que coloque a dignidade e o bem-estar de homens e mulheres no centro de toda ação. Todo compromisso que se assuma na cúpula da Rio+20 deve validar esta perspectiva. Conclamamos os líderes do mundo a enfrentar este desafio, com valentia e confiança, a fim de que esta cúpula seja uma mensagem de esperança para a humanidade, sobretudo para os pobres e excluídos.”

Cinco elementos são apontados no documento como fundamentais para um caminho de mudança: um futuro sem fome; um futuro com visão; um futuro de cuidados com a nossa casa: A criação; um futuro com o novo marco econômico verde; e um futuro que respeite mulheres e homens criados à imagem de Deus: um novo contrato social.


Fonte: blog da CNBB

Peregrinação marcará início do Encontro Mundial de Jovens




Uma grande demonstração pública de fé integra a programação do primeiro dia de atividades do Encontro Mundial de Jovens da RCC, que ocorre entre os dias 10 e 15 de julho, em Foz do Iguaçu/PR. Munidos de cruzes que percorreram todos os estados brasileiros desde 2010, os jovens participantes percorrerão uma distância de seis quilômetros em um itinerário de muita reflexão e oração.

As cruzes e ícones distribuídos durante o Encontro Nacional de Jovens de 2010 serão unidos em um grande símbolo no início da procissão, ainda na concentração, que ocorrerá na paróquia Nossa Senhora de Fátima. O destino será a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

Segundo o coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin, o evento será para tornar pública a nossa fé. “Este será um momento marcante no Encontro”, diz.

Profecia
A cruz e o ícone de Maria, em forma de bandeira, foram entregues aos coordenadores estaduais dos Ministérios Jovem e Universidades Renovadas para que percorressem as dioceses nas quais estivesse acontecendo atividades missionárias.

Leia a profecia na qual foi baseada essa dinâmica:

“Meu povo! Eu não trouxe vocês aqui para o centro do Brasil por acaso. Eu quero estabelecer a minha soberania nesta pátria. Partindo daqui para todos os estados deste país. Vejam quem segurará a minha cruz e o ícone de minha mãe: serão os jovens. Juventude, Eu dou para vocês uma unção nova, um poder novo, para adentrarem os novos quarenta anos da RCC, levando o Batismo no Espírito Santo a todos os rincões dente país. Estabeleço sobre a juventude a minha soberania, o meu poder, a minha graça, para que possam ir em busca dos outros jovens. Implanto aqui a minha bandeira e a minha soberania.”(Profecia dada pelo Senhor no Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Missionários, Brasília/DF, 2007).

Fonte: www.rccbrasil.org.br 

Cruz do Dízimo visita comunidades em Nova Cruz



A Cruz do Dízimo que está peregrinando pelas paróquias da Arqruidiocese de Natal, em comemoração aos 15 anos de ação evangelizadora está na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Nesta quinta-feira, dia 14, a Cruz chegou na comunidade Santa Maria Gorette. Uma carreata saiu da comunidade Frei Damião e segui até Santa Maria Gorette. Lá aconteceu celebração de acolhida da cruz com participação de membros da equipe paroquial do Dízimo e fieis da comunidade. A cruz continua sua peregrinação nesta sexta-feira, onde irá em procissão para comunidade do Planalto, no sábado para São Sebastião e no domingo após a missa às 17h, a cruz será entregue a Paróquia de São Bento, em Serra de São Bento.








quarta-feira, 13 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente no IFRN - Campus Nova Cruz


Termina nesta quarta-feira, dia 13, a  II Semana do Meio Ambiente do Câmpus Nova Cruz. O evento começou dia 12 e ofereceu algumas oficinas para os alunos e o público em geral. Palestras, exposições de trabalhos, exibição de vídeos e gincana fazem parte da programação. Na manhã de hoje aconteceu o plantio de mudas na área verde do Campus. Vejas algumas fotos:











terça-feira, 12 de junho de 2012

Campanha colhe assinaturas pela aprovação do Estatuto do Nascituro


 
O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto - intensifica a coleta de assinaturas para a aprovação do Estatuto do Nascituro. As entidades que integram o movimento, como a Pastoral da Família, estão engajadas na mobilização que visa a defesa da vida humana, desde a concepção.

A campanha pretende entregar ao presidente da Câmara Federal as assinaturas que exigem a aprovação do Estatuto do Nascituro.  “A aprovação desta lei que é muito importante para garantir os direitos do bebê em gestação, desde o primeiro instante de vida, ou seja, desde a concepção”, explica Jaime Ferreira Lopes, vice-presidente do Movimento. A iniciativa tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Atualmente, o projeto do Estatuto do Nascituro segue tramitando nas comissões internas da Câmara. A coleta de assinaturas está sendo realizada no site do Movimento (www.brasilsemaborto.com.br), mas também pode ser baixada no mesmo endereço a lista impressa para ser preenchida pelas pessoas que não tem acesso à internet. Esta lista deve ser devolvida via Correio para a sede do Movimento, em Brasília.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Peregrinação da Cruz do Dízimo em Nova Cruz acontece até dia 17


A Paróquia de Nova Cruz realiza durante toda esta semana a peregrinação da Cruz do Dízimo. Todas as capelas da cidade irão receber a cruz e lá acontecerá celebração e momentos de oração pelos dizimistas. A cruz está peregrinando pelas paróquias da Arqruidiocese de Natal, em comemoração aos 15 anos de ação evangelizadora. 

A primeira capela a receber será de Santa Luzia que recebe neste dia 11. No dia 12 a Cruz será levado para Capela da Cidade do Sol; no dia 13 para a Capela de Frei Damião; dia 14 para a Capela de Santa Maria Gorete; dia 15 para a Capela do Planalto; dia 16 para a Igreja de São Sebastião e de lá no dia 17 sairá para outra paróquia.

 Momentos da chegada acolhida da cruz, dia 10


JMJ Rio será apresentada no 50º Congresso Eucarístico Internacional


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2013, será apresentada no 50º Congresso Eucarístico Internacional que teve início nesse domingo, 10, em Dublin, na Irlanda. 

A partir desta terça-feira, um Stand da JMJ será exposto no Hall principal do congresso para mostrar vídeos, tirar dúvidas, dar orientações sobre o evento, distribuir panfletos e cartazes para que a juventude conheça e ajude a divulgar a jornada, explicou o representante da Comissão Organizadora Local (COL) da JMJ, padre Leandro Lenin Tavares. 

O sacerdote, que é diretor do setor de Preparação Pastoral da JMJ, destaca que a celebração dos 50 anos do Congresso Eucarístico Internacional será um momento muito importante para a Igreja na Irlanda e será uma oportunidade de inserir a jornada mundial em um evento muito grande da Igreja, onde são esperadas pessoas de toda a Europa, principalmente jovens. 


Jovens elaboram projeto de comunicação para a CF 2013



Em 2013, a juventude estará em destaque na Igreja no Brasil e no mundo. Em âmbito mundial, acontecerá em julho, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e, alguns meses antes, no dia 13 de fevereiro, começará em todo o país, a Campanha da Fraternidade (CF), que irá proporcionar, durante os 40 dias do período quaresmal, reflexões sobre o tema "Fraternidade e Juventude" e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (cf. Is 6,8). 

Para promover um maior alcance do conteúdo da Campanha da Fraternidade, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu, nesse final de semana, 9 e 10, em Brasília, alguns jovens do Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Manaus e Paraná, que já realizam um trabalho com a juventude, para elaborar um plano de divulgação da CF 2013.  

O assessor da CF, padre Luiz Carlos Dias, explicou que há um projeto para ampliar as divulgações pelos meios de comunicação, principalmente através das redes sociais, para favorecer que os jovens conheçam o que é a Campanha da Fraternidade, qual o trabalho que ela realiza, quem a promove, e assim possam participar mais intensamente de todas as propostas. 

"Nós vamos buscar uma veiculação da campanha pelas redes sociais, pois entendemos ser necessária essa atuação, sobretudo para atingir os jovens. Para que, assim, eles possam se empenhar na participação na campanha, recebam todo conteúdo e dessa forma sejam motivados para um agir efetivo", explicou padre Luiz Carlos. 

O sacerdote contou que, na reunião do final de semana, foram divididos os trabalhos e estabelecidas metas e datas para a produção de todo material de divulgação. Entre as propostas estão vídeos, spots, banners, utilização do facebook, twitter, hotsite e matérias sobre a CF, a JMJ e a juventude. 

Com a intenção de atingir o maior número de jovens, até os não-católicos, a comissão pensa em enviar conteúdos sobre temáticas juvenis para fundações, colégios, universidades católicas, realizar seminários ecumênicos e fóruns para que as dioceses se encontrem com jovens, educadores, políticos e religiosos. 

Com tudo isso, a Campanha da Fraternidade pretende ser uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, o ponto alto de todo esse trabalho de evangelização com os jovens, mas que terá continuidade após a JMJ. 


Dom Odilo é enviado do Papa para Rio+20



O Arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, será o enviado especial do Papa Bento XVI e chefe da Delegação da Santa Sé na Conferencia das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustenstável (Rio+20), que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho (o arcebispo foi nomeado para os dias 20 a 22, quando acontece o Segmento de Alto Nível da Conferência, com a presença de diversos chefes de Estado), na cidade do Rio de Janeiro. Dom Odilo foi comunicado da nomeação pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello, por carta datada de 29 de maio. A carta do Núncio informa, ainda, que "também farão parte da Delegação da Santa Sé o Ex.mo Mons. Francis Chullikatt, Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, o Rev.do Philip J.Bené, o Ver.do Justin Wylie e o Advogado Lucas Swanepoel".

A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza"; e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Hino de Mutirão de Comunicação será escolhido em concurso


 Equipe de Espiritualidade, responsável pela elaboração do regulamento
Foto: Cacilda Medeiros

A equipe coordenadora do 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação publicou o regulamento do concurso que escolherá o hino do evento. Pelo regulamento, as composições devem ser enviadas à Coordenação do Mutirão, na Arquidiocese de Natal, até o dia 30 de agosto deste ano.

O concurso é destinado a compositores e intérpretes, residentes nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, que compreendem o Regional Nordeste 2, da CNBB. Cada concorrente poderá inscrever, no máximo, três músicas. A letra deve ter como base o tema do Mutirão, que é: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

O resultado será divulgado dia 30 de outubro. O regulamento se encontra disponível no site: www.arquidiocesedenatal.org.br . Os interessados podem obter mais informações com a coordenação do 8° Muticom, através do e-mail: contato@muticom.com.br.

O 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em parceria com outras instituições, será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.

Fonte: Arquidiocese de Natal

domingo, 10 de junho de 2012

Blog da Gruta tem novo visual



O blog da Gruta Nossa Senhora da Conceição de Nova Cruz está de cara nova. Acesse e grutansconceicao.blogspot.com.br/ e confira. Queremos parabeniza o casal Junior e Iracilda pelo excelente trabalho que realiza através da Gruta, onde reúne mensalmente fieis devotos de Nossa Senhora para momento de oração e reflexão. Com essa página na internet o casal evangeliza divulgando as boas notícias de nossa paróquia e da Igreja Católica.