sábado, 13 de março de 2010

Paróquia prepara missionários para a Semana Santa

Encontro de formação dos missionários realizado em 2009
Foto: Flavio Luiz

Os missionários da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participam de formação, neste domingo, 14, a partir das 8 horas, no Centro Pastoral do Catolé. A assessoria é dos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto e das Irmãs do Amor Divino. A formação acontece anualmente, com o objetivo de preparar os leigos para atuarem nas comunidades, no período da Semana Santa. Além dos missionários leigos, a Paróquia de Nova Cruz, contará, neste ano, com alguns seminaristas e religiosas, para o trabalho de missão, nas comunidades.

2º Encontro setorial do dízimo

A Paróquia de Nova Cruz realiza neste sábado,13, o segundo encontro setorial do dízimo, na comunidade de Primeira Lagoa. O objetivo é reunir os dízimistas daquele setor para um momento de formação e explicar a fundamentação bíblica do dízimo. O primeiro encontro aconteceu na comunidade de Conceição, ocorrido semana passada. Os padres Edilson e Iranildo juntamente com a equipe paroquial do dízimo fazem a assessoria do encontro.

Encontro do dízimo na comunidade de Conceição
Fotos: cedida



Caminhada encerrará Campanha da Fraternidade

Caminhada penitencial, realizada no início da manhã do dia 26/02
Foto: Márcia Nunes

A Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca - Natal, encerrará a Campanha da Fraternidade 2010, dia 27 próximo. A partir das 15 horas, acontecerá uma caminhada, saindo da Comunidade Cristo Redentor para a Comunidade Monte Líbano. No percurso acontecerão paradas, nas quais haverá reflexões sobre o tema da Campanha.

Durante o período da Quaresma, a Paróquia vem realizando Via-sacras nas comunidades, todas as sextas-feiras. A última será dia 26 de março, na Comunidade Cristo Redentor.

Na Paróquia de São João, também haverá Mutirão de Confissões, dia 31, das 8 às 11h e das 14 às 17 horas. O Pe. José Nazareno e outros padres atenderão aos fiéis.

Fonte: Jornal A Ordem online

Angicos celebra festa de São José

Procissão da festa de São José dos Angicos/ 2009
Foto: Paraíba

A programação da festa em honra a São José, padroeiro de Angicos, teve início dia 9 deste mês e prossegue até o dia 18, com o tema: “São José, pai do Pão Eucarístico, unidade dos discípulos missionários”. Diariamente, às 5 horas, há caminhada penitencial; às 11h, reza do Ofício de Nossa Senhora; às 17h, missa, na Matriz, e, às 19h, novena. A cada noite, a novena conta com a participação de um padre convidado.

Na programação sócio-cultural, neste domingo, dia 14, acontece a primeira Feirinha de São José, no pátio da Igreja Matriz. De 15 a 19, haverá funcionamento de barracas. No dia 19, a partir das 22h, também será realizada a Festa do Reencontro.

Os festejos religiosos serão encerrados no dia 19, com a seguinte programação: às 6h, missa dos devotos de São José; às 9h, concelebração solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo; às 12h, pipocaço; às 15h, missa dos peregrinos; às 16h, procissão, seguida da missa de encerramento, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales da Cunha.

Em preparação para a festa, a imagem de São José peregrinou pelos lares dos angicanos residentes em Natal, no período de 21 de janeiro a 8 de março.

Fonte: Jornal A Ordem online

sexta-feira, 12 de março de 2010

Aberto concurso para poster CF2011


Estão abertas as inscrições para o concurso do cartaz da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”. A Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB está responsável pelo concurso e receberá o material até o dia 31 de maio de 2010.

De acordo com a Comissão, além das figuras ilustrativas, o cartaz deve conter os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2011”, “Fraternidade e a vida no planeta” e “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22). Um júri deverá escolher o melhor cartaz, que será distribuído para todo o país.

Os interessados podem enviar material impresso para: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Setor de Comunicação Social; SE/Sul – Quadra 801 – Conjunto B – Brasília-DF; CEP 70200-014.

Os trabalhos digitalizados podem ser encaminhados para o e-mail comsocial@cnbb.org.br com cópia para cf@cnbb.org.br.

Fonte: catolicanet.com

Dom Gil recebe visita do Cardeal Dom Serafim


Nesta quarta- feira, 10 de março, esteve em Juiz de Fora, o Eminentíssimo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Emérito de Belo Horizonte, em especial visita ao Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, que se encontra em recuperação de saúde, após uma intervenção cirúrgica de risco ( apêndice supurado) realizada na quarta-feira de cinzas.
A visita de Dom Serafim trouxe ânimo a Dom Gil que se mostrou agradecido pela delicadeza de Sua Eminência, com suas palavras e sinceros votos de pronto restabelecimento para continuar servindo ao Senhor nesta Igreja Particular.
Dom Gil continua em repouso, em sua residência episcopal, e tem passado bem com acompanhamento dos médicos e enfermeiros, porém merecendo ainda cuidados para a sua convalescença.
Fonte: catolicanet.com

Bispos angolanos homenageiam Dra. Zilda Arns


A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) concluiu na terça-feira, em Luanda, sua primeira reunião anual, divulgando um comunicado em que deplora os males sociais que ainda assolam o país e a assimetria regional.


No texto, os bispos condenam: a violência doméstica, o aumento da delinquência juvenil, a exclusão social, a precariedade dos sectores da educação e da saúde, sobretudo nas zonas fronteiriças do leste do País e da província do Zaire; atrasos injustificados dos salários dos funcionários públicos; paralisação e recuperação lenta de algumas obras públicas.


Os prelados se solidarizaram com as vítimas das chuvas que têm caído torrencialmente sobre algumas regiões do País, colocando em risco a já precária segurança alimentar.


Durante a reunião, de 2 a 9 deste mês, a Conferência Episcopal aprovou o plano pastoral para o triénio 2011/13, que será subordinado ao tema «Família: levanta-te e anda. Repartindo do Sínodo para a África». Entre outras deliberações, aprovaram o Plano Estratégico da Caritas Nacional, visando a sua adequação aos novos tempos e a sua reestruturação em todas as Dioceses, realçando o seu papel, que é a Pastoral Social.

Por fim, os Bispos da Conferência, numa celebração eucarística, renderam homenagem à Drª Zilda Arns, Fundadora da Pastoral da Criança, falecida no Haiti, vítima do terremoto.
Fonte: catolicanet.com

quinta-feira, 11 de março de 2010

Presidência da CNBB atende à imprensa nesta quinta-feira


A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta à imprensa, nesta quinta-feira, 11, o documento sobre a reforma política, aprovado pelo Conselho Permanente, cuja reunião termina amanhã. O documento é uma contribuição da Igreja para a formação política dos cristãos e para a solidificação da democracia no país.

No documento, os bispos analisam a crise política do Estado e defendem a construção de novas estruturas como uma exigência das mudanças por que passa a sociedade.

Outro assunto a ser apresentado aos jornalistas é o apoio da CNBB à iniciativa da Sociedade Cruz de Malta que está lançando o concurso artístico-literário com o tema “Hanseníase tem cura: abrace esta causa!”. O concurso, que terá a participação de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, tem como objetivo conscientizar a população para a necessidade de reconhecer os sinais, sintomas e formas de tratamento da hanseníase.

A iniciativa tem a parceria da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e o apoio das Secretarias Municipais de Saude e Educação, da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), da CLAI e do ICC.

Participarão da coletiva, que será às 14:30h, na Sala de Imprensa da Conferência dos Bispos, em Brasília, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; o vice-presidente, dom Luiz Soares Vieira, e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa.

Fonte: cnbb

Paróquia conclui pintura da matriz


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz concluiu nesta semana a pintura externa da Igreja Matriz. A obra teve inicio no mês de fevereiro e agora será concluída a pintura interna da igreja. “A Igreja Matriz de Nova Cruz ganhou um brilho, ficou bela”, é o que dizem os paroquianos, aprovando a pintura. Os trabalhos da reforma da igreja estão sendo feitos com recursos do dízimo paroquial, informa o administrador paroquial Pe. Edilson Nobre. Confira as fotos como estava e como ficou a igreja após a pintura.
Fotos: Flavio Luiz
Antes

Antes

Depois

Antes

Depois

Depois

Antes

Antes

Depois

Pastoral da Dízimo tem novos coordenadores


Randenclécio e Nayara, novos coordenadores arquidiocesanos do Dízimo
Foto: José Bezerra

Randenclécio Xavier e Elaine Nayara são os novos coordenadores da Pastoral do Dízimo, na Arquidiocese de Natal. Eles foram escolhidos durante o encontro dos articuladores da Pastoral do Dízimo, nos zonais, realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Casa das Irmãs do Amor de Divino, em Ponta Negra. Os novos coordenadores substituem o casal Antônio Rodrigues e Luíza Rocha, que estiveram à frente da Pastoral, nos últimos três anos. “Nós agradecemos ao casal pela disponibilidade, pelo serviço missionário, que muito contribuiu para o crescimento da Pastoral do Dízimo, na Arquidiocese, nesse período”, diz o novo coordenador.

Randenclécio acrescenta que, a partir deste ano, a Pastoral do Dízimo vive um triênio de preparação para os 15 anos de atuação, na Arquidiocese, a serem comemorados em 2012. “A cada ano, enfatizeramos uma das dimensões do dízimo. Em 2010, trabalharemos a dimensão religiosa; em 2011, a missionária e, em 2012, a social”, explica Randenclécio.


quarta-feira, 10 de março de 2010

Vaticano roda filme histórico do papa Pio XI


Foi projetado no Vaticano o filme “Guerra à guerra” de 1948. O longa-metragem foi rodado depois de uma complexa obra de restauração digital. O roteiro gira em torno da condenação por parte do papa Pio XII à realidade bélica da Segunda Guerra Mundial, assim como a ajuda que dispensou a milhares de judeus desde a residência de Castelgandolfo.

Trata-se do “redescobrimento de um pedaço de história da humanidade e da Igreja mesma”. Disse o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, cardeal dom Claudio Maria Celli, sobre o filme.

Dom Celli sublinhou “como está bem documentada a presença recorrente de Pio XII” pelas filmagens da época recolhidas pelos autores do filme, “sua forte condenação à loucura da guerra, assim como a abertura da residência papal de Castelgandolfo aos perseguidos e refugiados" judeus.

O filme, produzido pela Orbis Filmes e pelo Centro Católico Cinematográfico, foi encontrado em maio do ano passado nos arquivos da Cinemateca Nacional Italiana. Sua restauração realizou-se com ajuda da Filmoteca Vaticana. Este filme foi também apresentado no Festival de Veneza, onde teve grande êxito entre o público e a crítica.

Estiveram presentes na projeção os cardeais Bertone, Sodano, Silvestrini, Saraiva Martins, Castrillón Hoyos e Foley, assim como numerosos bispos.


Fonte: CNBB

CNBB e Cáritas lançam a campanha SOS Chile


A Campanha SOS Chile, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira. Diferente da recente Campanha SOS Haiti, que tinha o objetivo de arrecadar dinheiro, a Campanha para o Chile vai arrecadar donativos para os atingidos do forte terremoto (magnitude 8,8) que acometeu o país no dia 27 de fevereiro.

A carta publicada ontem, 9, assinada pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; e pelo presidente da Cáritas Brasileira, dom Luiz Demétrio Valentini; destaca a catástrofe do Chile como “mais uma oportunidade para sermos solidários com nossos irmãos, vítimas de calamidades que não costumam atingir o povo brasileiro”.

Ainda no texto, CNBB e Cáritas expressam solidariedade ao povo chileno, como forma de encorajá-lo a enfrentar esse difícil momento. “Queremos prontamente expressar ao povo chileno nossos sentimentos de solidariedade, como estímulo para que neste momento se sinta encorajado a enfrentar com ânimo e redobrada coragem mais esta catástrofe, semelhante a outras já acontecidas em sua história”.

No dia 2 de março, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, enviaram carta fraternal ao presidente da Conferência Episcopal Chilena.

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil: Agência 3475-4 C/C: 24.129 – 6
Caixa Econômica Federal: Agência 1041, operação 003, C/C: 1108-9
Banco Bradesco: Agência 606. C/C: 177695-9
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16
Os recursos serão enviados à Cáritas chilena para custear ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo chileno.


terça-feira, 9 de março de 2010

Pastorais realizam atividades

Várias pastorais movimentos e serviços da paróquia de Nova Cruz estão realizando a Campanha da Fraternidade em Família - CF em Família . Os encontros acontecem semanalmente nas casas das famílias católicas. Nas terças-feiras, as pastorais realizam os encontros e nas sextas-feiras acontecem as via-sacras. A CF em família é um momento onde as famílias refletem sobre a temática da Campanha, este ano sobre "Economia e vida".

O encontro

A via-sacra

A Pastoral da Juventude está preparando a Semana da Cidadania que vai acontece no período de 14 a 21 de abril. A coordenação paroquial realizou uma reunião para planejar o evento.


Arquidiocese do Rio de Janeiro faz ato público em apoio ao projeto Ficha limpa


Acontecerá, no próximo dia 11, no Rio de Janeiro, um ato público em apoio ao PLP 518/09, conhecido como Projeto Ficha Limpa. O evento ocorrerá no auditório do edifício João Paulo II, sede da arquidiocese do Rio, às 14h30.

A data foi escolhida porque o grupo de trabalho, formado por parlamentares, apresentará um substitutivo ao PLP 518/09 e a outros dez projetos de lei que tratam do mesmo tema. O grupo tem até o dia 17 de março para apresentar o documento ao presidente do Congresso Nacional, que deve encaminhá-lo para votação no plenário.

O PLP 518/09 é originário do Projeto de lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, apresentado ao Congresso em setembro do ano passado, que já recebeu o apoio de 1,6 milhão de eleitores. O projeto pretende alterar a Lei de Inelegibilidade, considerando a vida pregressa dos candidatos, principalmente no caso de pendências com a justiça por envolvimento em crimes graves. Ele também propõe estender para oito anos o prazo de inelegibilidade e tornar mais rápidos os processos judiciais que tratam do tema.

O ato é aberto a todas as pessoas que apóiam o Projeto da Ficha Limpa.
Fonte: CNBB

CEBs promovem “Noite sobre Ética na Política”


Com o objetivo de refletir a ética na política e as lutas das comunidades eclesiais na cidade de São Paulo, em especial na periferia da cidade, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizam o evento “Noite das CEBs”. Alimentadas pelo espírito do 12° Intereclesial, realizado em julho de 2009, em Porto Velho (RO), os agentes de pastoral e lideranças, seguem em formação permanente.

A Noite das CEBs, contará com a assessoria de Luiza Erundina (deputada federal), Hélio Bicudo (jurista), Antônio Manzatto (cônego na Região Episcopal Brasilândia), dom Tomé Ferreira (vigário geral da arquidiocese de São Paulo).

O evento acontecerá dia 12/03, às 20h, no Auditório do Colégio São Bento, Largo São Bento, s/n°, Centro, com entrada franca.

Paróquia homengeia as mulheres e renova compromisso dos membros da Missão atos

Aconteceu domingo, 7, na Paróquia de Nova Cruz a homenagem as mulheres novacruzenses, pelo Dia Internacional da Mullher. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre, na Igreja Matriz, que também, renovou o compromisso dos membros da comunidade Missão Atos. A renovação foi para os membros Jocelmo Vieira, que realizou seu primeiro compromisso e Anderson José, Lidiane Fabricio, João Germano e Giovani Costa, que já vivenciam a vida comunitária na comunidade. Também foram acolhidos os novos membros que iniciarão o processo de formação para a vida na comunidade.
Pe. Edilson Nobre no momento da renovação do compromisso

As Mulheres foram homengeadas

Animação do ministério Renascer da RCC

Os membros que renovaram o compromisso

Momento da renovação


Todos os membros da comunidade Missão atos

Encontro Setorial do dízimo

A paróquia de Nova Cruz iniciou o encontro do dízimo nos setores. A primeira comunidade a receber o encontro foi Conceição, no último dia 6. Palestras sobre fundamentação bíblica do dízimo, apresentações, sorteios e animação fizeram parte da programação. A assessoria foi dos padres Edilson e Iranildo além da equipe paroquial do dízimo e da Ir. Edneide.
O próximo encontro acontecerá sábado, 13, na comunidade de Primeira Lagoa, abrangendo o setor 4, que compreende as seguintes comunidades: Serrote, Primeira Lagoa, Lagoa Limpa do Fernando, Arisco, Juriti e Lagoa Seca.









segunda-feira, 8 de março de 2010

Câmara dos Deputados abre Semana da Mulher com sessão solene póstuma à Drª Zilda Arns


A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta segunda-feira, 8, (Dia Internacional da Mulher) sessão solene em homenagem póstuma à fundadora e coordenadora internacional das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, que morreu aos 75 anos vítima do terremoto que atingiu o Haiti no dia 13 de janeiro deste ano. A sessão solene foi proposta por 11 deputados e abre as homenagens da Câmara à Semana da Mulher.

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE) afirmou que Zilda Arns representa grande patrimônio da solidariedade e da humanidade do Brasil. "Para todos nós brasileiros, a Dra. Zilda Arns é um exemplo de humanidade, de compromisso com a vida e morreu atuando em defesa das pessoas mais necessitadas", disse o parlamentar.

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns era fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, órgão de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Como era formada em medicina, especializou-se em saúde pública para ajudar crianças carentes a superar a mortalidade infantil, o que lhe rendeu sete prêmios e reconhecimento internacional. Ela estava no Haiti para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.

A Pastoral estima que cerca de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes sejam acompanhadas todos os meses pela entidade em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Zilda Arns foi indicada por três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Fonte: www.cnbb.org.br

O Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. O Dia Internacional da Mulher é data oportuna para olharmos e analisarmos nossa cultura das relações de gênero.



Mulherão

Peça para um homem descrever um mulherão.
“Ele imediatamente vai falar no tamanho dos seios,
na medida da cintura, no volume dos lábios,
nas pernas, bumbum e cor dos olhos.
Ou vai dizer que tem de ser loira, 1,80m,
siliconada, sorriso colgate.
Mulherões, dentro deste conceito, não existem muitas:
Veras, Giseles, Malus, Adrianes, Lumas e Brunas.
Agora pergunte para uma mulher o que ela considera
um mulherão e você vai descobrir que tem uma em cada esquina.
Mulherão é aquela que pega dois ônibus para ir para o trabalho
e mais dois para voltar, e quando chega em casa,
encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.
Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir
matrícula na escola, e aquela aposentada que passa horas
em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 reais mensais.
Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários
de segunda à sexta, e uma família todos os dias da semana.
Mulherão é aquela que sai do trabalho e vai para a faculdade
estudar até às 24 horas para ter uma vida mais digna.
Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas,
depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.
Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquila,
que faz dieta, que malha, que usa salto alto, meia-calça,
ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.
Mulherão é quem leva os filhos para escola,
busca os filhos na escola,
leva os filhos para natação, balé, leva os filhos para cama,
conta histórias, dá um beijo e apaga a luz.
Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme
enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo,
é quem faz serviços voluntários, é quem colhe uva,
é quem opera pacientes, é quem lava roupa para fora,
é quem bota a mesa, cozinha o feijão e
à tarde trabalha atrás de um balcão.
Mulherão é quem cria os filhos sozinha,
quem dá expediente de 8 horas e
enfrenta menopausa, TPM e menstruação.
Mulherão é quem arruma os armários, coloca as flores nos vasos,
fecha a cortina para o sol não desbotar o sofá
e mantém a geladeira cheia.
Mulherão é quem sabe onde cada coisa está,
o que cada filho sente e qual o melhor remédio para azia.
Marias, Patrícias, Anas, Luanas, Sheilas,Vitórias:
mulheres nota 10 no quesito lindas de morrer,
mas mulherão é quem mata um leão por dia para sobreviver.”
Feliz Dia das Mulheres!


Marta Medeiros
Porto Alegre - RS

Celam reforça necessidade de articulação da Pastoral da Comunicação


Terminou na sexta-feira, 5, a reunião dos responsáveis pelo Setor de Comunicação Social das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe. Convocada pelo Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), a reunião teve início na quarta-feira, 3, na sede da Conferência dos Bispos da Colômbia, em Bogotá, e contou com a participação de 25 pessoas, de 13 países.

A reunião teve como objetivo “discutir a importância da comunicação para a vida da Igreja e do ministério pastoral”. “Nosso desejo é fortalecer nossas relações, trocar experiências, partilhar com os assessores do departamento de comunicação e conhecer os projetos e programação das diversas organizações católicas de comunicação”, explica o secretário do Departamento de Comunicação e de Imprensa do Celam, padre Carlos Arturo Quintero Gómez.
O tema “pastoral da comunicação” foi debatido pelos comunicadores que expuseram as experiências realizadas em seus países. Segundo o padre Antonio Gutiérrez Montaño, de Guadalaja (México), é preciso ter clara a inter-relação entre pastoral e comunicação.

“A comunicação não é um setor da pastoral, mas uma dimensão que envolve toda a ação pastoral”, disse Montaño. “Que a comunicação esteja na pastoral, porque sem comunicação não há pastoral. A comunicação é o sangue do organismo que chamamos pastoral”, acrescentou.

A conversão pastoral e a missão continental também foram temas discutidos pelos participantes do encontro. Debateram também sobre o Dia Mundial das Comunicações. Segundo Quintero, é necessário intensificar a articulação da pastoral da comunicação entre as Conferências Episcopais da América Latina e Caribe. Para atingir esta meta, ele apresentou uma série de atividades que deverão ser desenvolvidas pelo Departamento de Comunicação do Celam ao longo de 2011 como encontros, produção de vídeos sobre Missão Continental e cursos sobre comunicação.

Representaram a CNBB o bispo de Picos (PI), dom Plínio Luz, responsável pelo Setor de Comunicação do Regional Nordeste 4; a assessora do Setor de Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari, e o assessor de imprensa, padre Geraldo Martins.