A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) concluiu na terça-feira, em Luanda, sua primeira reunião anual, divulgando um comunicado em que deplora os males sociais que ainda assolam o país e a assimetria regional.
No texto, os bispos condenam: a violência doméstica, o aumento da delinquência juvenil, a exclusão social, a precariedade dos sectores da educação e da saúde, sobretudo nas zonas fronteiriças do leste do País e da província do Zaire; atrasos injustificados dos salários dos funcionários públicos; paralisação e recuperação lenta de algumas obras públicas.
Os prelados se solidarizaram com as vítimas das chuvas que têm caído torrencialmente sobre algumas regiões do País, colocando em risco a já precária segurança alimentar.
Durante a reunião, de 2 a 9 deste mês, a Conferência Episcopal aprovou o plano pastoral para o triénio 2011/13, que será subordinado ao tema «Família: levanta-te e anda. Repartindo do Sínodo para a África». Entre outras deliberações, aprovaram o Plano Estratégico da Caritas Nacional, visando a sua adequação aos novos tempos e a sua reestruturação em todas as Dioceses, realçando o seu papel, que é a Pastoral Social.
Por fim, os Bispos da Conferência, numa celebração eucarística, renderam homenagem à Drª Zilda Arns, Fundadora da Pastoral da Criança, falecida no Haiti, vítima do terremoto.
Fonte: catolicanet.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário