quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Paróquia realizará Retiro para Crismandos



A Paróquia da Imaculada Conceição realizará  Retiro para Crismandos em preparação para o Sacramento da Crisma. O retiro será domingo, 18 de novembro, no Santuário Chama do Amor, em Cunhaú, Canguaretama, das 8h00 às 15h30. Cerca de 600 crismandos participaram do retiro. 

Na programação consta momentos de acolhida, animação, oração, pregação sobre Crisma Sacramento da Confirmação e os Dons do Espírito Santo, além de confissões, apresentação teatral Missas e testemunhos. 

O retiro terá como pregadores os alunos da Escola Diaconal Julio Cesar e Sidney Silva, ainda a participação do padres da paróquia e animação dos Grupo Geração de Adoradores e o Grupo Renascer. 

Pré-Novena começa dia 18


Em preparação para Festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia da cidade de Nova Cruz, acontecerá de 18 a 28 de novembro, a Pré-Novena. A abertura será no domingo, 18, com carreata com a Imagem Centenária da  da Imaculada Conceição, às 19h00, saindo da Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas até o Bairro Planalto, onde haverá louvor e Missa. 

A programação da Pré-Novena será a mesma para todas comunidades e bairro. Durante o período acontecerá carreata, às 19h00, seguida de louvor com animação do Diácono Cícero e Missa. No último dia, 28, será realizado o Arrastão dos Filhos da Imaculada, saindo do Bairro Frei Damião para Igreja Matriz, encerrando com Missa.


segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Pároco apresenta programação da Festa da Padroeira 2018



O Pe. Aerton Sales, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios Nova Cruz e Lagoa d'Anta, apresentou a programação oficial da Festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz, em reunião com representantes das comunidades e coordenadores das pastorais, movimentos e serviços, realizada dia 09 de novembro de 2018.

"Neste ano vamos receber os padres filhos desta paróquia e por isso teremos como tema a citação de João capítulo 19, versículo 27, quando, do alto da cruz e na hora derradeira, Jesus diz: "Filho, eis aí a tua Mãe."  Maria será reapresentada a cada filho sacerdote e a cada novacruzense e visitantes como MÃE", disse Pe. Aerton. 

Os festejos da Imaculada Conceição acontecerão no período de 29 de novembro a 8 de dezembro, com várias atividades religiosas e culturais, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, e diversos locais da cidade de Nova Cruz. A programação terá início na última quinta-feira do mês, dia 29 de novembro, com vigília em preparação à Missa com oração de cura, das 5h00 às 7h00; confissões, das 9h00 às 12h00; terço mariano, às 18h00 e logo após a Missa com oração de cura e libertação. 

Durante o período festivo acontecerá, diariamente, às 12h00, Oficio de Nossa Senhora da Conceição na Matriz; 18h00, Terço Mariano e acolhimento aos santos Padroeiros das comunidades convidadas e às 19h00, Missa presidida pelos padres filhos da terra. De 30 de novembro a 08 dezembro acontecerá quermesse com funcionamento de barracas na Praça da Matriz, com atrações culturais.

No sábado, primeiro de dezembro, acontecerá o 2º Conceição Byke, às 9h00; e 2º Maria passa na frente, com motociclistas, às 16h00. No domingo, dia 02, às 9h00, 2º Cavalgada da Imaculada Conceição, e às 16h00, Casamentos comunitários. E no dia 08, festival de prêmios.

De 03 a 05, acontecerá Madrugada com a Imaculada e Missa no Marco zero, na Capela do Cedron, na Capela de N.Sra. da Luz, na Antiga estação ferroviária e no leito do Rio Curimataú, a cada dia em um desses locais. 

Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, será realizada Visita da Imaculada ao Colégio Nossa Senhora do Carmo, à Câmara Municipal e 8º Batalhão da Polícia Militar. 


NOVIDADES

Este ano na programação cultural será realizado noites temáticas, com desfiles de todos os Santos, dia 30 de novembro; show de calouros ou gospel, no dia primeiro de dezembro; show valores da terra, com cantores locais, no dia 02; noite da saudade, com seresteiro, no dia 03; noite do pé de serra, com forró dos idosos, dia 04; Exibição do filme curta metragem: A LENDA DA ANTA ESFOLADA (produção: Coletiva Anta audiovisual) e noite dos cantadores de viola, no dia 05; concurso da mais bela voz, no dia 06; jantar da imaculada com música ao vivo, dia 07 e festival de prêmios no dia 08 de dezembro.

Ainda na programação da festa a Paróquia abrirá o ano Jubilar do Centenário de Nova Cruz, no dia 03 de dezembro, dia do aniversário de emancipação política de Nova Cruz, com Missa às 19h00, seguida da inauguração e Benção do Marco de abertura do ANO JUBILAR,  lançamento do hino e logomarca do centenário de Nova Cruz – 1919/2019.

ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS

No dia 08 de dezembro, feriado no município de Nova Cruz, dia da Imaculada Conceição, padroeira da paróquia e da cidade. Neste dia, a partir das 6h00, vai acontecer a alvorada festiva. Às 9h00, acontecerá Missa Solene e 1ª Eucaristia para mais de 200 crianças. Às 11h00, Batizados e às 12h00, repique dos sinos e fogos. Às 16 horas, haverá a procissão, com a Imagem da padroeira e todas as Imagens dos santos padroeiros das capelas, pelas principais ruas da cidade, seguida de Missa de encerramento, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. 



Pastoral Familiar realizou 2º Baile dos Casais


A Pastoral Familiar da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizou 2º Baile dos Casais, no último sábado, 10 de novembro, com show musical da banda Raio do Sol e outras atrações locais.




Escola e grupos pastorais participam da Peregrinação



A Comunidade de Santa Maria Goretti está vivenciando a Peregrinação da Imagem da Imaculada Conceição, em preparação para Festa da Padroeira 2018. A Escola Municipal Deputado Márcio Marinho recebeu a visita da equipe da peregrinação com a Imagem.  A comunidade também realizou  momento com as crianças da catequese e infância Missionária. A peregrinação acontece até dia 18 de novembro pelas comunidades e bairros da Paróquia de Nova Cruz.





Batizados das Crianças da Primeira Eucaristia


Mais de 20 Crianças que estão na Catequese para Primeira Eucaristia foram Batizadas no último domingo, 11 de novembro de 2018. A Missa com Batizados foi presidida pelo Pároco Pe. Aerton Sales, na Igreja Matriz de Nova Cruz. Agentes das Pastorais do Batismo e Catequese da Primeira Eucaristia também participaram da Celebração Eucarística.