sexta-feira, 12 de abril de 2013

Comentário liturgico - III Domingo da Páscoa



Introdução:

“Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”. É sempre e em torno do Ressuscitado que nós nos reunimos. Ele é continuamente o Verdadeiro Cordeiro que proporciona a vida em plenitude. Por isso, a Ele demos glória e graças eternamente, porque nos alimenta com sua Palavra proclamada e com o pão partilhado, alimento que fortalece a quem quer ser verdadeiramente discípulo missionário, buscando como Ele a defender a vida, dom de Deus.

· Evangelho (Jo 21,1-19 ou 1-14)
A narração do texto de hoje é riquíssima de detalhes na sua exegese teológico-bíblica. É impressionante perceber que o evangelista João, sem dúvida, deseja nos informar que os apóstolos provaram de perto a experiência do ressuscitado, além da incrível catequese repassada aos cristãos das comunidades.
Alguns destaques não podem passar despercebidos, tais como, por exemplo: As duas aparições do ressuscitado foram em dias de domingo, enquanto o Evangelho de hoje situa a aparição de Jesus num dia de semana, pois a aparição ocorre enquanto os discípulos estão trabalhando, estão pescando. Outros destaques, também importantes são: o número dos ocupantes da barca: são sete. Este número indica a perfeição, a totalidade dos discípulos que formam a comunidade; o mar: O mar é para os israelitas o símbolo que mais representa a força inimiga do homem. A missão dada por Jesus aos seus discípulos foi a de enfrentar as “ondas” do mar para “pescar” os homens, para tirá-los das águas, para livrá-los de todas as situações negativas que os impedem de ser livres e felizes.
Pois bem, agora, vamos ao núcleo da mensagem do trecho do Evangelho de hoje: Os discípulos trabalharam a noite toda, mas não conseguiram absolutamente nada. Quanto esforço em vão. Às vezes acontece o mesmo conosco: não será, talvez, a falta de fé no Ressuscitado? Porém, quando seguem as orientações de quem de direito, eis o milagre: o resultado foi surpreendente.
O Evangelho de hoje ainda nos apresenta a singular iniciativa de Jesus, embora estando na “margem”, isto é, na glória do Pai, está sempre conosco.
O resultado da ação missionária da Igreja é indicado pela extraordinária quantidade de peixes pescados: 153. O sentido deste detalhe curioso é, pois, o seguinte: a comunidade cristã levará em frente de modo pleno e total a sua missão de salvação. A missão dos discípulos de Cristo (os de ontem, como os de hoje) é retirar de condições desesperadoras toda pessoa que se encontra embrulhada nas forças do mal. O que não pode faltar a esses é a generosidade na doação de si mesmos.
Uma simples proposta para a nossa reflexão: Como temos reagido após a celebração eucarística, quando nos vemos diante das carências dos irmãos marginalizados?

· II Leitura (Apocalipse 5,11-14)
Algumas particularidades do texto de hoje merecem ser tratadas:
1ª) As comunidades às quais foi escrito o livro passavam por momentos difíceis por causa do testemunho: insultos, perseguições, exílio, mortes.
2ª) João garante às comunidades que Jesus Cristo, o ressuscitado, é só Ele e não há outro que dá sentido à história.
3ª) O trono. Esse é um símbolo que expressa a estabilidade de Deus e de seu projeto.
4ª) E os anciãos, qual é o seu significado? São figuras que representam os irmãos e irmãs que, mesmo diante das terríveis perseguições e outras artimanhas diabólicas, perseveraram no seu autêntico testemunho de fidelidade ao ressuscitado.
5ª) E o Cordeiro, quem o é? O autor atribui a Cristo, morto e ressuscitado; ele é o Cordeiro. Só a ele, o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor (v. 12).
6ª e última particularidade: A dinâmica liturgia na sua plenitude se encerra no céu com um amém solene. Ou seja, isto é verdade; fidelidade de Deus. O seu veredicto é seguido do convite à seguinte fidelidade: adorar a quem: Ao Deus da Vida, ou ao deus da morte? Claro, ao Deus da VIDA.

· I Leitura (Atos 5,27-32.40-41)
É sabido que os apóstolos foram presos pelos chefes e anciãos do povo, e levados por esses, para serem açoitados. Pergunta-se: Qual foi o crime que eles cometeram? Desobedeceram aos sumos sacerdotes! A ordem dada era a seguinte: “de não ensinar nesse nome” e os censura: “quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem” (vv. 27-28). Note-se que eles até evitam pronunciar o nome de Jesus: Chamam-no “este”, “aquele homem”.
Um detalhe: Mas nem um pouco amedrontado, o velho Pedro, em nome dos amigos, profeticamente responde: “Importa obedecer antes a Deus do que aos homens” (v. 29).
Vejamos bem o que tudo isso significa: É Claro que Jesus incomodou os detentores e representantes do poder, quer político, quer econômico, quer religioso, como também às mentalidades arcaicas e patrocinadoras de todo e qualquer questionamento que viesse propor mudança da realidade patrocinadora das injustiças dessa ou daquela ordem. Também não faz diferença a atitude cristã autêntica de alguns irmãos e irmãs, em nossos dias; de fato, não podem deixar de serem pessoas antipáticas e incômodas para aqueles e aquelas que propugnam e defendem situações injustas, porque incompatíveis com o Evangelho.
Para ajudar nossa meditação: “Dando nome aos bois”: “Nós cristãos”, “nós catequistas”, “nós animadores de comunidades”, “nós agentes de pastorais”, “nós, nós, nós...”, obedecemos mais a Deus ou aos homens?   
Resumindo a mensagem cristã sobre a Ressurreição, Pedro, fortalecido pelo Espírito Santo, contrapõe a Ação de Deus à das autoridades judaicas: “Deus ressuscitou Jesus que vós matastes”.



Paróquia da Imaculada Conceição
Nova cruz-RN

Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -

Arquidiocese de Natal participa de ato público contra a PEC 37


Padre Edilson Nobre participou da mesa diretora dos trabalhos, 
durante ato público contra a PEC 37
Foto: Luiza Gualberto



O vigário-geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre, participou na manhã desta sexta-feira (12), de um ato público promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN), contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC 37), que retira o poder de investigação do MP. O ato aconteceu na Assembleia Legislativa e integra as ações da Campanha Brasil contra a impunidade – Não à PEC 37, que está sendo realizada em todo o país. A manifestação contou com a presença de diversas representações sociais e jurídicas, bem como, da sociedade em geral, sendo grande parte, composta por jovens. Além de Natal, outras capitais brasileiras realizaram o mesmo ato nesta sexta, e, no próximo dia 24, vai ser realizada uma mobilização nacional, em Brasília, que pretende reunir diversas representações civis e do Ministério Público.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota contrária à PEC 37, no último dia 06 de fevereiro. De acordo com o texto “A consequência prática de tal acréscimo significa a exclusividade de investigação criminal pelas Polícias Civil e Federal, que hoje têm o poder de investigar, mas sem que tal poder seja “privativo”. Tal exclusividade não garantiria uma melhor preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (Art. 144). Ao contrário, poderia criar um clima de insegurança pública e jurídica, limitando ou impedindo uma ação civil dos cidadãos”.


O Projeto de Emenda Constitucional 37 continua em tramitação no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Cinema na comunidade Planalto



A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realizou mais uma sessão do Cinema itinerante, desta vez na comunidade Planalto, na noite de quinta-feira, 11. Na ocasião foi exibido o filme "Santa Maria Goretti". A partir deste mês a comunidade Planalto realizará várias atividades toda quinta-feira, com  celebração do kilo, exibição de filmes, missas e encontros. 

No final da sessão do cinema itinerante na comunidade Planalto foram distribuídos pipocas e lã doce para os participantes. Só nesta semana a Pascom realizou duas sessões do cinema, uma na comunidade Assentamento, domingo dia 7 e outra no Planalto, dia 11. 










Terços do homens de Nova Cruz tem nova coordenação


O grupo do Terço dos Homens da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, elegeu nova coordenação paroquial em encontro que contou com a presença do coordenador nacional e arquidiocesano João Pinheiro. O encontro aconteceu no salão paroquial de São Sebastião e teve a presença do pároco Pe. Francisco de Assis. Na ocasião foram eleitos para coordenação: João Batista, coordenadores paroquiais e João Joaquim; Rosalvo Soares e Manoel Maria, primeiro e segundo secretários; Renato, tesoureiro e Francisco Neto, apoio.

A equipe de coordenação paroquial do Terços dos Homens participará de encontro de formação arquidiocesano, dia 20 deste mês, em Natal. Os homens se reúnem semanalmente para rezar o terço, toda segunda-feira, às 19 horas, na Igreja de São Sebastião, em Nova Cruz. Em várias comunidades da paróquia  existe grupos do terço dos homens. 





João Batista, coordenador paroquial do Terço dos Homens




quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bispos estudam texto do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil






Durante a tarde desta quinta-feira, 11 de abril, os bispos que participam da 51ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP) realizaram, em grupos, um estudo sobre o texto do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. Antes, acompanharam uma exposição do conteúdo do documento, coordenada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação.

O presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa, acompanhado dos assessores e especialistas que colaboraram na elaboração do Diretório, recordou o processo de construção do mesmo. “Este texto vem sendo trabalhado há muito tempo, inicialmente como texto de estudos. A partir da experiência com o texto do Diretório italiano, recebemos contribuições que vieram de todo o Brasil, e podemos dizer que o texto que temos agora é praticamente novo”, explicou.

Dom Dimas enfatizou que, se aprovado, a Igreja no Brasil será a segunda no mundo a ter um diretório como este, que será importante para a articulação das diferentes iniciativas existentes neste campo. Com dez capítulos, o diretório trata das mudanças e práticas culturais com o avanço da tecnologia e também dos desafios da ação pastoral da Igreja no campo da comunicação.

Os bispos realizam estudos em grupos durante a segunda sessão da tarde desta quinta-feira, e deverão voltar ao tema nos próximos dias desta Assembleia Geral.

Outros trabalhos

Também durante esta tarde, foi apresentado ao episcopado o relatório da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, dom Darci José Nicioli, apresentou uma comunicação sobre o projeto da celebração dos 300 anos da devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Fonte: CNBB

Vicariato abre inscrição para Seminário




Foto: www.robsonleite.com.br



O Vicariato para as Instituições Sociais, da Arquidiocese de Natal, está com as inscrições abertas para o Seminário sobre a Semana Social Brasileira, nos dias 10 e 11 de maio, no auditório do SESC, em Natal. As inscrições podem ser feitas no Setor Social da Arquidiocese, situado no Edifício Nossa Senhora da Apresentação, nos fundos da Catedral, av. Floriano Peixoto, das 14 às 17 horas, e na sala da Pastoral do Dízimo, no subsolo da Catedral, das 8 às 12 horas, até o dia 30 de abril. Será cobrada uma taxa de R$ 10,00.

O Seminário contará com a presença do Frei Beto, como um dos assessores, do cantor Zé Vicente e de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. A programação consta de três mesas redondas, com os temas: Origens do Estado, O Estado que Temos e o Papel Civilizatório dos Movimentos Sociais e a Luta pela Democratização. No dia 11, haverá oficinas temáticas. O evento é aberto a qualquer pessoa, desde que esteja inscrita, mas especialmente os engajados nas pastorais e movimentos sociais.

Fonte: Arquidiocese de Natal

51ª Assembleia Geral: balanço do início do trabalho dos bispos


   

Foi realizada a primeira entrevista coletiva com o balanço do início dos trabalhos da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). Coordenada pelo Porta-Voz do evento, dom Dimas Lara Barbosa, atenderam a imprensa o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer; o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Mol; e o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen. A entrevista aconteceu na tarde desta quarta-feira, 10 de abril.

O Porta-Voz iniciou recordando aos jornalistas o tema central da Assembleia Geral: “Comunidade de Comunidades: a nova paróquia”, bem como os temas prioritários: o Diretório de Comunicação para orientar a pastoral da Igreja neste campo, e a aprovação de um texto sobre a Questão Agrária no país. “A Assembleia é uma ocasião de tomar consciência do processo em que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, aprovadas há dois anos pelos bispos, são colocadas em prática”, explicou dom Dimas.

O Cardeal Odilo Scherer destacou que o encontro do episcopado brasileiro segue o clima de novidade que a Igreja vive por conta da eleição do Papa Francisco. “Há um clima de novidade no ar, por conta da eleição do novo Papa, que está imprimindo um novo ritmo no exercício do pontificado. Até porque, um papa não é igual a outro, e é bom que seja assim”, afirmou. O cardeal enfatizou a relevância do tema central, e destacou que em relação à queda do número dos católicos, apresentada nos números do Censo 2010, preocupa os bispos, mas não existem soluções mágicas. “É necessária uma verdadeira conversão pastoral para que possamos ir ao encontro das pessoas. Não é somente a Igreja Católica que perde fiéis. A nossa urgência é evangelizar, e temos que nos adequar para bem evangelizar”.

Esta adequação da estrutura da Igreja aos novos tempos exige uma aproximação dos pobres, como lembra dom Mol. “É algo muito importante, e é uma escolha que o próprio Jesus faz: o caminho da vida simples que conduz para o Pai. Todos os papas tem tocado neste tema de uma Igreja pobre e para os pobres, e isso está presente também na reflexão dos bispos nesta Assembleia”. Dom Mol destacou a preocupação dos bispos com a evangelização dos católicos “não praticantes”. “Há um texto que está sendo analisado pelos bispos. Mas em todo processo de evangelização, seja para os batizados, praticantes ou não, ou mesmo os novos membros, o mais importante é a experiência com a pessoa de Jesus Cristo. E é isso que deve ser promovido”.

Também quanto ao tema central da Assembleia Geral, dom Severino Clasen destacou a importância das comunidades cristãs como lugar de convivência fraterna. “As pessoas precisam de calor humano. Nós hoje temos facilidade de nos encontrar com as outras pessoas, através das redes sociais, mas falta-nos o calor do coração, da proximidade, e está aí a diferença”.

Encontro de Universitários Católicos

Dom Joaquim Mol também respondeu aos jornalistas sobre o Congresso Mundial das Universidades Católicas, que será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 18 e 21 de julho próximo. “O evento antecede a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (RJ), e gostaríamos de ter a presença do Papa Francisco apresentando a sua mensagem ao final do evento aos participantes. Porém, o assunto ainda está sendo discutido”.

Fonte:  CNBB

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cinema itinerante chega a comunidade Planalto


A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realizará mais uma sessão do cinema itinerante, próxima quinta-feira, dia 11, na comunidade Planalto. O filme será exibido a partir das 19 horas, na capela Mãe Peregrina, no bairro Planalto. A proposta da comunidade é a realização do cinema mensalmente, toda 2ª quinta-feira de cada mês. "O Cinema Itinerante tem o objetivo de levar filmes com mensagens cristãs às comunidades da Paróquia", explica o coordenador paroquial da Pascom, Flávio Luiz.

Tudo pronto para realização da 51ª Assembleia da CNBB



A 51ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começa, neste dia 10 de abril, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP). O episcopado brasileiro se reúne para participar do evento que tem como tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Para acolher os bispos brasileiros, o Santuário Nacional e a CNBB acertam os últimos detalhes de infraestrutura e organização. Os Bispos vão contar com toda infraestrutura do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no Pátio da Basílica.

Salas de apoio, secretaria, Sala de imprensa, acesso à internet, segurança e ambulatório médico foram preparados para recepção do encontro. Durante todos os dias da Assembleia, os bispos poderão contar com um ambulatório médico montado exclusivamente para a ocasião.

Das 7h às 19h os bispos terão atendimento médio, poderão fazer exames laboratoriais e também terão vacinação contra gripe. Paramentos litúrgicos em geral, livros, objetos e vestes estão à disposição em 22 estandes pelos corredores do Centro de Eventos para auxiliar os bispos do Brasil. Várias empresas do ramo colocaram seus colaboradores durante toda a Assembleia para o atendimento aos bispos.

Programação – A programação da Assembleia já está definida pela coordenação da CNBB. As missas serão realizadas no Altar Central da Basílica. A celebração de abertura da AG será no dia 10 de abril às 7h30 na Basílica e a Cerimônia de encerramento no dia 19 de abril às 10h30 no Centro de Eventos.


Mais de 360 bispos estão inscritos para a 51ª Assembleia Geral. A Assembleia contará com a participação de bispos dos 17 regionais da CNBB: Centro-Oeste, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul. De acordo com o regulamento geral, “a Assembleia, órgão supremo da CNBB, é nesta a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. Durante a Assembleia, os bispos tratarão de “assuntos de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização”.

Fonte: CNBB

Cristoteca animou o final de semana em Nova Cruz


 No último final de semana os grupo de coroinhas promoveram  2ª Cristoteca, evento que vem animando e atraindo os jovens. A cristoteca aconteceu no Lions Club e teve uma boa participação dos jovens. Uma nova opção para toda a juventude católica, a Cristoteca está envolvendo cada vez mais os jovens. Tendo em vista, o ano da juventude na Igreja Católica, por ocasião da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude, 2013, promete ser um ano cheio de atividades voltado para este publico. A próxima Cristoteca está previsto para o mês de junho, na programação do Tríduo da Comunicação, em Nova Cruz.





terça-feira, 9 de abril de 2013

TV Potiguar completa 2 anos de atuação



Encontro com empresários de Natal marca 
comemoração pelos dois anos de fundação da TV Potiguar
Foto: José Bezerra


Uma noite de encontro e celebração marcou a comemoração pelos dois anos de fundação da TV Potiguar, afiliada da Rede Século XXI, em Natal. O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha recebeu a classe empresarial de Natal, para um encontro que teve a proposta de fortalecer a emissora, que pretende entrar em canal aberto ainda este ano. O evento aconteceu ontem, segunda-feira (08), no Hotel Paradise, em Ponta Negra, e contou com a participação de representantes dos diversos segmentos comerciais da capital.

Segundo Dom Jaime, a TV Potiguar se mostra como um canal voltado para a educação e a evangelização, daí a importância para a sociedade. “A TV apresenta uma potencialidade muito viável, e tem uma representatividade significativa para o nosso estado, pois é um empreendimento que tem inspiração católica, voltado para os bons costumes, com uma programação sadia”, ressalta.

Para encaminhar o processo de implantação da TV em canal aberto e atuar no fortalecimento comercial da emissora, uma comissão foi formada, composta pelos padres Edilson Nobre e João Batista Chaves, Sônia Abreu, Eleida Morais, João Pinheiro, Antonio Gerôncio, Cleiton Luiz, e pelo diretor-superintendente da TV, Carlos Santos.

Atualmente, a TV Potiguar está no ar pelo canal 27, a cabo, e conta com uma programação variada, que envolve programas de variedades, jornalísticos e de espiritualidade.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Paróquia e prefeitura de Nova Cruz firmam parceria



A Paróquia da Imaculada Conceição acaba de firmar uma parceria com a Prefeitura de Nova Cruz para realização da Semana Missionária, evento que acontecerá antes da Jornada Mundial da Juventude. A Paróquia de Nova Cruz receberá cerca de 30 jovens estrangeiros, no mês de Julho, que participarão de várias atividades da Semana Missionária, evento que faz parte da pré-jornada cuja programação acontecerá nas paróquias uma semana antes da Jornada Mundial que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Francisco.

A parceria entre a Paróquia e Prefeitura foi firmada após reunião convocada pelo Pároco Pe. Francisco de Assis para apresentar como será realizada toda programação da Semana Missionária. Na reunião estiveram presente representantes da prefeitura através das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Transportes e serviços urbanos. Segundo Pe. Assis um evento desse porte não poderia acontecer sem a participação e ajuda dos orgãos governamentais, cuja finalidade é garantir um ambiente acolhedor, com segurança e comodidade aos jovens estrangeiros que estarão em Nova Cruz.

A Semana Missionária é forma especial da Igreja no Brasil viver o programa "Dias nas Dioceses", que vai ser realizada uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que prepara os jovens peregrinos para este importante evento da Igreja Católica. As secretarias municipais irão dar suporte a Paróquia durante a realização do evento, com apoio na área de assisitência social, transportes, saúde e educação. Várias equipes foram formadas pelas as pastorais da Paróquia para auxiliar antes e durante a Semana Missionária.

Pascom realiza cinema itinerante


 A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realizou mais uma sessão do Cinema Itinerante, na comunidade Assentamento, domingo, 7. Na ocasião foi exibido o filme "Gonzaga, de pai para filho". Na próxima quinta-feira, dia 11, a equipe da Pascom promove mais uma sessão, desta vez na comunidade Planalto, a partir das 19h30, na capela Mãe Peregrina. O projeto Cinema Itinerante é desenvolvido pela Pascom desde 2008, com o objetivo de exibir filmes que tenha mensagens cristã, levando um atrativo para as comunidades da Paróquia. 

Fotos do cinema na comunidade Assentamento









segunda-feira, 8 de abril de 2013

Plano Pastoral Arquidiocesano está disponível



O Plano Pastoral Arquidiocesano está impresso e disponível para aquisição, pelos Padres, Diáconos e Agentes pastorais, na Tesouraria da Arquidiocese, ao preço de R$ 4,00. O Plano, com o titulo "Igreja Missionária, partilha a tua fé", contém as propostas pastorais para o período de 2012 a 2015.

No documento também estão os planos dos Vicariatos Territoriais Urbano, Norte e Sul e quatro apêndices. "O plano não significa um conjunto de obrigações, de ações paralelas ou de metas desconexas da realidade. Pelo contrário, ele quer ser um instrumento de ação e de renovação da vida pastoral e da evangelização da Igreja de Natal", diz o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na mensagem sobre o Plano.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Posse do Bispo de Roma


   
Na tarde deste domingo, 7 de abril, Papa Francisco tomou posse da sua Cátedra na Basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma, com uma solene cerimônia na qual ressaltou a paciência e a misericórdia de Deus.

Chegando à Basílica a bordo do papamóvel em meio ao entusiasmo dos fiéis e peregrinos presentes que o aguradavam, pouco antes, o Santo Padre abençoara, na praça diante do vicariato, a placa toponomástica que muda o nome do lugar para "Praça João Paulo II, Pontífice de 1978 a 2005".

Na sua homilia, comentando as leituras do dia, falou da relutância de Tomé em acreditar nos demais apóstolos, quando lhe dizem «Vimos o Senhor».

E qual é a reação de Jesus? A paciência: Jesus não abandona Tomé, não fecha a porta, espera. E Tomé acaba por reconhecer a sua própria pobreza, a sua pouca fé. Também Pedro renegou por três vezes Jesus. Quando toca o fundo, encontra o olhar de Jesus que, com paciência e sem palavras, lhe diz: «Pedro, não tenhas medo da tua fraqueza, confia em Mim».

“Como é belo este olhar de Jesus! Quanta ternura! Irmãos e irmãs, jamais percamos a confiança na paciente misericórdia de Deus!” – exortou o Pontífice.

Este é o estilo de Deus: não é impaciente como nós, que muitas vezes queremos tudo e imediatamente, mesmo quando se trata de pessoas. Ele é paciente conosco, porque nos ama; e quem ama compreende, espera, dá confiança, não abandona, não corta as pontes, sabe perdoar.

“Recordemo-lo na nossa vida de cristãos: Deus sempre espera por nós, mesmo quando nos afastamos! Ele nunca está longe e, se voltarmos para Ele, está pronto a abraçar-nos.”

Todavia, destacou Francisco, a paciência de Deus deve encontrar em nós a coragem de regressar a Ele, qualquer que seja o erro, qualquer que seja o pecado na nossa vida.

Talvez alguém possa pensar: o meu pecado é tão grande, o meu afastamento de Deus é como o do filho mais novo da parábola, a minha incredulidade é como a de Tomé; não tenho coragem para voltar, para pensar que Deus me possa acolher e esteja à espera precisamente de mim.

“Mas é precisamente por ti que o Senhor espera!” – disse com veemência o Papa e continuou: “Só te pede a coragem de ires ter com Ele. Ouvimos tantas propostas do mundo ao nosso redor; mas deixemo-nos conquistar pela proposta de Deus: a proposta Dele é uma carícia de amor. Para Deus, não somos números; somos importantes, antes, somos o que Ele tem de mais importante.”

É precisamente sentindo o meu pecado, disse o Papa, olhando o meu pecado que posso ver e encontrar a misericórdia de Deus, o seu amor, e ir até Ele para receber o seu perdão.

“Amados irmãos e irmãs, deixemo-nos envolver pela misericórdia de Deus; confiemos na sua paciência, que sempre nos dá tempo; tenhamos a coragem de voltar para sua casa, habitar nas feridas do seu amor deixando-nos amar por Ele, encontrar a sua misericórdia nos Sacramentos. Sentiremos a sua ternura, sentiremos o seu abraço, e ficaremos nós também mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor.”

A posse da Cátedra foi feita logo no início da Missa. Depois, alguns representantes da diocese manifestaram, em nome da Igreja de Roma, a obediência e a filial devoção ao próprio bispo.

Na Missa de início de pontificado, a obediência foi prestada por seis cardeais, representando todo o Colégio Cardinalício. Desta vez, na Catedral da Diocese de Roma, foi prestada por representantes de vários membros da comunidade eclesial: o cardeal-vigário, um bispo auxiliar, um pároco, um vice-pároco, um religioso, uma religiosa, uma família e dois jovens (uma moça e um rapaz).

Concelebraram com o Santo Padre o Vigário de Roma, Card. Agostino Vallini, o Vigário emérito, Card. Camillo Ruini, o conselho episcopal da diocese e o conselho dos párocos prefeitos.

Antes de deixar a Basílica o Santo Padre assomou à sacada da Igreja-Catedral para mais uma vez saudar os milhares de fiéis que, em clima de festa, aguardavam-no do lado de fora. Francisco pediu orações dizendo precisar muito das orações dos fiéis convidando-os a caminharem junto, povo e bispo. Por fim, concedeu mais uma vez a sua Bênção.

Fonte: CNBB

domingo, 7 de abril de 2013

Grupo de Jovens de Nova Cruz promove ação solidária



Com o objetivo de ajudar famílias carentes, o grupo de jovens da comunidade Planalto da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizaram uma a ação solidária. A ação teve inicio com a celebração do kilo que passará a ser realizado mensalmente, toda primeira sexta-feira de cada mês. No último dia 5, aconteceu a primeira celebração na capela Mãe Peregrina. No outro dia, os jovens foram entregar as cestas de alimentos arrecadados na celebração.