quinta-feira, 23 de maio de 2019

Arquidiocese de Natal entrega Prêmios de Comunicação durante o Seminário de Comunicação



Duas equipes paroquiais da Pastoral da Comunicação foram as vencedoras da primeira edição dos Prêmios de Comunicação da Arquidiocese de Natal. “A premiação foi criada com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas dos trabalhos realizados pelas equipes paroquiais da Pastoral da Comunicação”, explica o coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação, Padre Rodrigo Paiva. Nesta primeira edição, foram contempladas três categorias: rádio, impresso e internet. A entrega dos troféus às equipes vencedoras aconteceu durante o 5º Seminário Arquidiocesano de Comunicação, realizado dia 19 de maio, com a participação de cerca de 150 agentes e da secretária nacional da Pascom, jornalista Patrícia Luz.

Ao todo, 18 trabalhos concorreram à premiação. Os trabalhos foram submetidos a um júri, composto por profissionais da comunicação que atuam em dioceses ou instituições da Igreja Católica, em vários estados do Brasil.

Vencedores

 O prêmio da categoria rádio recebeu o nome de “Dom Eugênio Sales”, idealizador da Rádio Rural de Natal, na década de 50, hoje, 91.9 FM. O trabalho vencedor foi o programa ‘Manhã com Deus’, produzido pela Pascom da Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal, levado ao ar pela Webrádio O Precursor e pela 87 FM.


O prêmio impresso levou o nome do “Jornalista Manoel Chaparro”, que foi editor do jornal A Ordem, na década de 60, levando o periódico a ganhar “Prêmios Esso”, um dos mais importantes do país, naquela época. O trabalho escolhido foi uma reportagem sobre os 20 anos da Pastoral da Criança, publicada na revista O Roseiral, edição de 2018, produzida pela Pascom da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

Já, a categoria internet recebeu o nome de “São João Paulo II”, o primeiro Papa, na história da Igreja, a usar a internet para evangelizar. A equipe vencedora também foi a da Paróquia de Santa Cruz, com a TV Santa Rita

.

“Para a Pascom de Santa Cruz é uma grande alegria ser premiada em duas categorias, com cada uma com sua particularidade. A TV Santa Rita foi idealizada para ir além da simples transmissão de momentos litúrgicos. Ela foi criada com foco voltado para o telejornalismo. Sonhamos em crescer sempre mais, com o propósito de levar as ações evangelizadoras da Paróquia de Santa Rita de Cássia a outras cidades”, destaca Wallace Azevedo, agente da Pascom, diretor da TV. Ele também fala da alegria de ver uma reportagem da revista O Roseiral como a vencedora do Prêmio: “Em 2018, a Pastoral da Criança comemorou 20 anos de atuação na paróquia e podemos dizer que as comemorações culminam agora com essa premiação”. A revista circula anualmente, com matérias jornalísticas sobre ações da paróquia, sempre no mês de maio, na época da festa da padroeira.

Seminário de Comunicação


Em sua 5ª edição, o Seminário de Comunicação da Arquidiocese de Natal acontece em sintonia com o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). Neste ano, o evento trouxe como tema, um dos trechos da mensagem do papa Francisco para o DMCS 2019, “Do like ao amém”. Quem assessorou o encontro foi a secretária nacional da Pastoral da Comunicação, Patrícia Luz, de Salvador, que, durante a sua fala, destacou aspectos relevantes das mensagens do papa para a comunicação na Igreja. “É uma oportunidade de fazermos memória dessa caminhada do papa Francisco com a comunicação e, resumindo esses textos, de 2014 a 2019, a palavra-chave é proximidade. O papa define a comunicação como algo que nos leva ao encontro com o outro. Todo nosso movimento comunicativo deve favorecer as relações. A Arquidiocese de Natal está de parabéns por abordar esses temas e debatê-los com seus agentes pastorais”, frisou.

Fonte: Pascom Brasil

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Planalto inicia construção do salão pastoral


 
 A Comunidade Planalto da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, iniciou a escavação da base para construção do Salão Pastoral. Em mutirão através de moradores e paroquianos foi iniciado dia 21 de maio de 2019. O salão pastoral será construção num terreno adquirido pela comunidades com recursos oriundos das campanhas, eventos e festa da padroeira, Mãe Peregrina.



ECC de Nova Cruz implantará ECC em Montanhas


Cerca de 40 casais da Paróquia São João Batista, em Montanhas, participarão do 1º Encontro de Casais com Cristo, de 24 a 26 de maio, na Escola Estadual Professora Ocila Bezerril. Os casais do ECC da Paróquia de Nova Cruz serão os amadrinhados do ECC de Montanhas.

Santa Cruz encerra festa de Santa Rita de Cássia


Uma vasta programação será desenvolvida na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, em homenagem a padroeira do mesmo nome da santa. Uma multidão visitará a cidade para participar do encerramento dos festejos que começou dia 13 de maio. A festa de Santa Rita de Cássia é considerado uma das maiores do estado, na cidade santuário. Dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia. Confira a programação:

07h – Missa no Santuário – Cel. Pe. Vicente Fernandes
09h – Missa Solene (Matriz) – Cel. Dom Matias Patrício – Arcebispo Emérito.
10h – Missa no Santuário – Pe. Antônio Almeida – Vigário Paroquial
11h – Leilão (Quadra do Instituto Cônego Monte)
12h – Missa da Coroa – Cel. Pe. Vicente Fernandes
15h – Missa dos Peregrinos – Pátio da Igreja Matriz – Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano).
16h – Procissão da Imagem de Santa Rita de Cássia
18h – Bênção do Santíssimo Sacramento – Arreamento das bandeiras