sábado, 24 de agosto de 2019

Paróquia de Nova Cruz participará do Desfile de 7 de setembro


No ano do centenário da cidade de Nova Cruz (1919-2019) a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participará do Desfile Cívico alusivo ao Dia 7 de setembro de 2019. Formada pelas pastorais, movimentos e serviços a Paróquia vai apresentar as diversas atividades na ação evangelizadora da Igreja. A última vez em que a Paróquia participou do Desfile Cívico foi por ocasião dos 150 anos de criação da Paróquia, no ano de 2005.





Paróquia realizará carreata na abertura do mês da Bíblia e do Dízimo


Na abertura do mês da Bíblia e do Dízimo a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz promoverá carreata no dia primeiro de setembro. Nesse dia a carreata sairá às 19h da Igreja de São Sebastião para Igreja de Santa Luzia, onde haverá Missa e bênção da capela do Santíssimo Sacramento. Após a Missa haverá quermesse e festival de prêmios em prol da reforma da capela de Santa Luzia. Por ocasião da abertura do mês da Bíblia no dia primeiro de setembro não haverá Missa da noite na Igreja Matriz.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Comunidade Primeira Lagoa inicia construção da torre da nova capela




A Comunidade Primeira Lagoa iniciou a construção da torre da capela São Francisco de Assis. O Pároco Padre Aerton Sales visitou a obra acompanhada da engenheira Eliane, com a presença da animadora da comunidade, Maria Lúcia Henrique e o pedreiro responsável pela obra, Elias. 

Após 117 anos da antiga capela iniciou a construção da nova capela, em 2014, com apoio do então pároco Padre Francisco de Assis. No dia 16 de julho de 2019 iniciou a construção da torre da nova capela idealizada pelo pároco Padre Aerton Sales.

História

A primeira capela de São Francisco de Assis foi fundada no ano de 1897, por José Pedro de Souza, filho da comunidade Primeira Lagoa. Os motivos que levaram a fundação da capela, foram que em certa missa de Natal, os familiares de José Pedro de Souza foram para missa na comunidade Serrote dos Bezerras. Naquela ocasião dono das terras, na época, não deu a atenção a família de José Pedro, e ele saiu dali, fazendo a promessa que iria construir uma capela em sua terra e quando se fizesse necessário iria trazer o padre para celebrar as missas na sua terra.

Após a construção da capela José Pedro faleceu. Em seguida Maria Emília da Cruz, conhecida por Maria Bento assumiu a capela. Debilitada pela saúde e idade, faleceu também. Em 1999, Maria Lúcia Henrique de Lima, assumiu como animadora da comunidade até dias atuais.





terça-feira, 20 de agosto de 2019

Arquidiocese de Natal publica nota de esclarecimento a respeito de um "pretenso falso padre"




NOTA DE ESCLARECIMENTO


Tem se apresentado, em algumas paróquias da Arquidiocese de Natal, especialmente na região do município de Goianinha e adjacências, um senhor chamado Paulo Henrique da Silva (não confundir com o nosso Vigário Geral, do qual é homônimo), munido de documentação falsa, que diz ser padre pertencente ao Instituto Missionário dos Servos do Senhor (Servitanos). Em contato mantido com o referido Instituto, recebemos a informação de que esta pessoa não pertence àquela Congregação Religiosa e que nem mesmo é conhecida dos membros do Instituto.

Por esta razão, considerando nossa condição de Pastor e tendo em vista o bem do Povo confiado aos nossos cuidados, aconselhamos nossos diocesanos, fiéis leigos e leigas, a não se deixarem enganar por este pretenso falso padre e a não participarem das celebrações que porventura o mesmo queira realizar.

Reiteramos o ensinamento canônico de que um padre desconhecido na comunidade só pode ser admitido para a celebração, pelo responsável de uma Igreja, se apresentar a autorização vigente de Uso de Ordens, dada pelo Ordinário e conferida na Cúria Metropolitana. Recordamos ainda aos irmãos padres que não pedir esta autorização constitui ato grave de abuso contra a Sagrada Liturgia, passível de sanções canônicas.

Natal, 16 de agosto de 2019.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo de Natal