sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dom Matias encaminha o pedido de renúncia


O arcebispo dom Matias Patrício de Macedo acaba de completar 75 anos de vida e segundo o Direito Canônico, todo Bispo ou padre ao completar 75 anos pode enviar uma carta ao seu superior eclesial solicitando a aposentadoria. No caso dos Bispos, Arcebispos, Cardeais a Carta é enviada ao Papa Bento XVI que posteriormente decreta a aposentadoria.

O Arcebispo Metropolitano de Natal informou que depois de encaminhada o pedido de renúncia ao cargo, previsto aos 75 anos no Direito Canônico, o Papa vai dizer se aceita uma resposta que é normalmente sim. Depois, explicou ele, inicia-se um processo de consultas, “que decorre em segredo”, no qual o próprio Arcebispo e o clero do Rio Grande do Norte são ouvidos.

Dom Matias Patrício disse que esse processo pode ser rápido ou demorado, lembrando o caso do arcebispo dom Heitor de Araújo Sales, que mesmo depois de encaminhar carta-renúncia ao Vaticano, ainda ficou dois anos no exercício do governo da Arquidiocese Metropolitana. Outro caso citado por ele foi o do norteriograndense D. Eugênio de Araújo Sales, que mesmo depois de ter completado 75 anos, permaneceu cinco anos à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Banda de música da PM se apresenta em Nova Cruz


A partir do dia 16, estará acontecendo a festa em homenagem ao Santo Expedito, padroeiro da capela do 8º Batalhão de Polícia Militar em Nova Cruz. A festa prossegue até dia 19, com caminhada penitencial, missas, show's culturais e quermesse.

Na abertura da festa, dia 16, logo após a missa que será presidida pelo Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial, acontecerá a apresentação da Banda de Música da PM/RN.

Procissão de Ramos abre Semana Santa

A Paróquia de Nova Cruz abre a Semana Santa com a tradicional procissão de Ramos, que será realizado próximo domingo, 17. Este ano a procissão sairá às 18h da capela Santo Expedito, ao lado do 8º BPM. Antes do inicio da procissão acontecerá o ato litúrgico sobre a benção dos ramos, conduzida pelo Pe. Edilson Nobre, Pároco de Nova Cruz. logo após sairá a procissão pelas ruas da cidade com destino à Igreja Matriz, onde haverá missa.

Fotos: Procissão de Ramos em 2010

Congresso da RCC do Rio Grande do Norte acontece neste final de semana



Teve início na última quinta-feira, 14, em Caicó, o Congresso Estadual do Rio Grande do Norte. A abertura foi marcada pela celebração da missa e recepção dos congressistas. Nesta sexta, haverá formação durante todo o dia, voltada aos servos e lideranças da RCC-RN. A equipe do Conselho Nacional está em Caicó, onde participa das atividades no Centro Pastoral Dom Wagner.

Entre os temas das pregações desta sexta-feira, estão comunicação, Sede Nacional e identidade do Movimento, com Lúcia Zolin, Coordenadora Nacional do Ministério e Comissão de Comunicação, Márcio Zolin, diretor executivo e Marcos Volcan, presidente do Conselho Nacional, respectivamente.

A abertura para o público geral acontece hoje à noite, a partir das 20h, na Igreja São José. No sábado e domingo todas as atividades serão concentradas no Complexo Cultural Ilha de Santana. Sábado, a partir das 7h30 até às 22h e domingo, das 7h30, com encerramento às 13h40.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Hospitalidade carioca presente no Muticom 2011



As vagas são oferecidas por casais da Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que devem acolher em suas casas pelo menos 300 participantes do Muticom. O anúncio foi feito pelo Padre Marcio Queiroz, Coordenador Eclesiástico da Pastoral da Comunicação, durante o lançamento do site do Mutirão.

Segundo Padre Marcio, o importante é que ninguém deixe de vir ao evento por não poder custear a hospedagem: “Essas vagas são direcionadas àquelas dioceses que têm mais dificuldade financeira. Por exemplo, o pessoal do Norte. Eles já vão ter uma despesa alta de passagem e, somando a hospedagem, isso provavelmente tornaria inviável a participação deles”, ressalta.
As vagas disponíveis serão distribuídas entre os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Por isso, a indicação das pessoas que precisam da hospedagem solidária deve partir dos coordenadores da Pastoral de Comunicação de cada regional. Aos interessados cabe procurar esses coordenadores e justificar a necessidade da vaga.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro já vivenciou a experiência da hospedagem solidária quando o Papa João Paulo II esteve na cidade, em 1997. Durante o Encontro do Papa com as Famílias, os católicos cariocas receberam cerca de mil pessoas em suas casas. Um exemplo de solidariedade e partilha.

Para saber a que Regional pertence a sua comunidade e como entrar em contato com o coordenador da Pastoral de Comunicação, acesse www.cnbb.org.br/site/regionais.

Igreja de Natal se solidariza com a dor da comunidade escolar do Rio de Janeiro


A Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, da Cidade do Natal, realizará uma concentração das Escolas Municipais da cidade, na Procissão do Encontro, em solidariedade à comunidade escolar do Rio de Janeiro, vítima do massacre que provocou a morte 12 crianças. O tema é: Educação, Vida e Paz.

A concentração das Escolas acontecerá na Praça Cívica, sexta-feira, dia 15, às 15h30. Às 16 horas, as escolas sairão em caminhada para a Catedral Metropolitana de Natal, onde se dará o encontro com as imagens do Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora da Soledade, que sairão, respectivamente, da Matriz do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, e da Antiga Catedral, Cidade Alta, na tradicional Procissão do Encontro, realizada sempre na sexta-feira que antecede a Semana Santa.

Durante o encontro, em frente à Catedral, serão feitas preces relacionadas a três dores: a dor de Maria, que se encontra com o seu Filho, Jesus, com a Cruz; a dor do Planeta, que “geme como em dores de parto” (Campanha da Fraternidade 2011); e a dor da comunidade escolar do Rio de Janeiro, com o massacre.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Parabéns dom Matias

Pe. Edilson e dom Matias

Dom Matias celebrará hoje 75 anos e junto a alguns bispos do Regional Nordeste 2, o clero da Arquidiocese de Natal, religiosos e fiéis leigos se reunirão na Catedral Metropolitana de Natal, às 18 horas, para celebração de ação de graças pelos 75 anos de vida de Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Metropolitano de Natal.

Dom Matias nasceu em 14 de abril de 1936, em Santana do Matos (RN). Foi ordenado presbítero em 14 de julho de 1963, em Natal, e bispo, em 21 de outubro de 1990, em Nova Cruz, paróquia onde era pároco. Como bispo, atuou em Cajazeiras e Campina Grande (PB) e, desde 25 de janeiro de 2004 está à frente da Arquidiocese de Natal.

Hoje a Paróquia de Nova Cruz tem como pároco o Pe. Edilson Nobre, que também é o vigário episcopal para o clero da arquidiocese de Natal. O Pe. Edilson fará uma mensagem em nome de toda Arquidiocese, na missa, logo mais às 18h.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sexta-feira acontecerá via-sacra nas ruas de Nova Cruz

Um grupo de fiéis membros de pastorais e moradores do centro da cidade de Nova Cruz estão realizando toda sexta-feira, a via-sacra na Igreja Matriz. O objetivo é levar as pessoas que participam desse momento a vivenciarem o Tempo da Quaresma.

Na próxima sexta-feira, dia 15, será a última sexta-feira, antes da semana santa. Neste dia a via-sacra será realizado em algumas ruas do centro de Nova Cruz. A partir das 19h, a via-sacra sairá da capela Perpertuo Socorro, no bairro Cedron, para Igreja Matriz.

Vários outros grupos de pessoas também estão vivenciando a quaresma de forma mais intensa, com a CF em família que estão sendo realizados nas diversas residências de Nova Cruz. No bairro Planalto e Santa Maria Goretti, os grupos encerrarão os encontros da CF em família com uma celebração na capela Santa Maria Goretti, na quinta-feira, dia 14.

Via-sacra na Igreja Matriz

Dom Orani celebra hoje Missa de 7º dia pelas crianças de Realengo


O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, vai presidir, nesta quarta-feira, 13, às 9h, a Missa de 7º dia pelas 12 crianças vítimas da violência na Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira.

A Celebração Eucarística será na Rua General Bernardino de Matos, em Realengo, próximo à Escola Municipal, onde aconteceu a tragédia na última quinta-feira, 7. A decisão de transferir a Missa — anteriormente programada para o pátio do colégio — para um local público foi devido ao grande número de fiéis que têm demonstrou o desejo de participar deste momento de solidariedade e fé cristã.

Fonte: Canção Nova noticias

João Paulo II terá memória litúrgica em outubro


A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos emitiu ontem, 11, um decreto regulamentando o culto litúrgico reservado ao futuro beato João Paulo II.

Após a sua beatificação, em 1º de maio, no Vaticano, João Paulo II terá sua memória celebrada na diocese de Roma e nas dioceses da Polônia no dia 22 de outubro, dia em que inaugurou seu pontificado, em 1978.

As autoridades religiosas não concederam o “culto universal”, ou seja, a veneração em todas as igrejas do mundo, como ocorre com os santos, apesar da solicitação feita pelo Vicariato, no início do processo de beatificação.

Ser proclamado beato é o terceiro passo no caminho da canonização. O primeiro é Servo de Deus, o segundo venerável, o terceiro beato e o quarto, santo. Para ser santo é necessário comprovar que interveio em dois milagres.

Falecido em 2 de abril de 2005, João Paulo II será beatificado no prazo recorde de seis anos e um mês.

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da Semana Santa


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz divulga a programação da Semana Santa que acontecerá de 17 a 24 deste mês. A procissão de Ramos que este ano será dia 17, abre a Semana Santa, saindo às 18h, da capela Santo Expedito, ao lado do 8º Batalhão de Policia Militar, com destino para Igreja Matriz, onde haverá missa.

No dia 20, será realizado a 2ª procissão do encontro, com encenação. Neste dia acontecerá duas procissões, uma dos homens saindo da capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, e outra das mulheres saindo da Igreja Matriz, ambas às 18h. Na procissão das mulheres uma jovem representará Nossa Senhora, enquanto a dos homens um jovem simboliza Jesus, carregando a cruz. Ainda nas procissões os padres Edilson Nobre e Janilson Macedo, farão parte da procissão dos homens rezando e fazendo reflexões, já nas das mulheres as Irmãs Filhas do Amor Divino farão o mesmo. O encontro das procissões acontecerá na praça de São Sebastião, onde haverá reflexões.

Procissão de Ramos

20/04- Quarta-feira Santa
9h - confissões em São Sebastião
15h - confissões na Matriz

Procissão do encontro

21/04 - Quinta-feira Santa
9h- Missa dos Santo Óleos na Catedral
8h- Envio dos missionários que irão fazer
missão nas comunidades rurais da paróquia
19h- Celebração da Ceia e Lava-pés na Igreja Matriz
20h30- Inicio da Adoração ao Santissimo Sacramento


22/04- Sexta-feira Santa
Adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia na Igreja Matriz
15h- Celebração da Paixão, seguido de procissão com imagem do Senhor Morto


Procissão


23/04- Sábado da vigília
20h- Celebração da vigília na Igreja Matriz
22h- Procissão da luz com Santíssimo Sacramento,
saindo da Igreja Matriz para Igreja de São Sebastião



24/04- Domingo de Páscoa
7h30 - missa na Igreja Matriz
10h - missa em Primeira Lagoa e Juriti
15h30 - missa na capela Sagrada Familia,Cidade do Sol
16h - missa em Conceição
17h - missa em São Sebastião
19h - missa na Matriz em Serrote dos Bezerras

Obs.: A programação poderá sofrer alguma alteração, caso seja necessário

Fotos da Semana Santa realizada em 2010, em Nova Cruz
Fotos: arquivo da Pascom

terça-feira, 12 de abril de 2011

Colégio comemora 70 anos



O Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Nova Cruz, realiza vasta programação, neste mês, em comemoração aos 70 anos de fundação. Nos dias 15 e 16 será realizado torneio do ex-aluno; dia 19, exposição do Projeto “Meu colégio, minha referência”; dia 26, celebração eucarística e gincana cultural; e, no dia 29, haverá uma carreata, envolvendo as cidades de Santo Antônio, Passa e Fica, Montanhas, Lagoa D’Anta, São José de Campestre, Nova Cruz, além de Caiçara (PB).

A programação será encerrada no dia 30, às 19h30, com missa e bênção da cobertura da quadra de esportes. Depois, haverá festa dançante. O Colégio foi fundado em 19 de abril de 1941e é administrado pelas Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nova Cruz festeja Santo Expedito

O padroeiro da capela do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Cruz, Santo Expedito, será festejado no período de 16 a 19 deste mês. No dia 16, haverá missa de abertura, presidida pelo vigário paroquial, Pe. Janilson Macedo, seguido da apresentação da Banda de Música da Polícia Militar. No dia 17, às 18 horas, haverá a procissão de ramos, que este ano sairá da capela Santo Expedito, com destino à Igreja Matriz, onde o Pe. Edsilon Nobre preside missa. No mesmo dia, após a missa haverá show com Marcos Aurelio, fazendo show religioso em frente a capela do Batalhão.

No dia 18, a missa será presdida pelo Pe. José Adelson e logo em seguido show com atração musical. O encerramento da festa será dia 19, com procissão às 16h, seguido de missa. Durante o período da festa haverá quermesse após a missa. Veja abaixo fotos da festa realizada em 2010.


Papa envia mensagem ao povo do Rio de Janeiro e se diz consternado com atentado contra crianças


O papa Bento XVI enviou um telegrama, ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, no qual se diz “profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas”, no bairro de Realengo (RJ). O telegrama foi enviado por meio do secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone.

Segundo o cardeal, o papa convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que “constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos”, disse.

No final da mensagem o papa concede a todo o povo brasileiro a sua Benção Apostólica.

No mesmo telegrama, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, diz estar unido à dor dos que perderam parentes e amigos e manda uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani.

“Uno às palavras do cardeal Tarcisio Bertone, à minha fervente oração a Deus Todo poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua arquidiocese”, disse dom Lorenzo.

Fonte: CNBB

Coordenação da PJ visitou grupo de jovens

Membros da equipe paroquial da Pastoral da Juventude realizou uma visita ao grupo de jovens da comunidade de Lagoa Verde, na noite de domingo, 10. Na ocasião os participantes tiveram um momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema aborda sobre a vida no planeta.

A coordenadora da PJ, Karla Priscila falou da importância da preservação do meio ambiente. Essas visitas acontecem a cada mês com o objetivo de fortalecer ainda os grupos de jovens da Paróquia de Nova Cruz.


Pastoral da Criança promoveu formação

Agentes da Pastoral da Criança, da área de Nova Cruz, participaram de formação no domingo, dia 10, no Centro Pastoral do Catolé. Na ocasião tiveram presente agentes das cidades de Nova Cruz, Passa e Fica e Santo Antonio. A assessoria foi feita por membro da equipe diocesana da Pastoral da Criança.