quinta-feira, 4 de julho de 2019

Santa Maria Goretti tem festividades em sua honra em Nova Cruz



As comunidades de Santa Maria Goretti e de Nova Esperança realizam de 03 a 06 de Julho as festividades, religiosa e social, em honra à jóvem mártir, Santa Maria Goretti, na Igreja que leva o seu nome, com programação que envolve terços, ofícios, caminhada penitencial, celebração da palavra, Missas e na parte social, quermesses todas as noites quermesses com muitas novidades, incluindo apresentação de quadrilha junina (sexta feira) e o jantar de Santa Maria Goretti (Sábado).

                                                          
MARTÍRIO DE GORETTI
Maria Teresa Goretti foi uma jovem católica italiana, declarada santa, com festa comemorada no mesmo dia de sua morte. Morreu aos 11 anos como consequência dos ferimentos a facadas - 11 ao total - infligidos durante uma tentativa de estupro, ao escolher o martírio, desferidos por Alessandro Serenelli. Goretti veio a morrer 20 horas após se esfaqueada perdoando seu algoz. Condenado a 30 anos de prisão, ao final acabou se convertendo e se tornando um frei capuchinho onde passou o resto de seus dias até morrer em 1.970.

INTERESSANTE
Nesta história a princípio de terror e violência, há de se destacar o amor. O amor cristão de Goretti pelos seus irmãos, perdoando seu agressor. O amor da mãe de Goretti que também perdoou o assassino tendo inclusive comungado ao lado dele em uma igreja antes dele ser preso. E o amor que venceu a ira e a loucura do próprio Alessandro Serenelli que acabou se arrependendo e se convertendo e prestando seus serviços nos últimos anos de vida como frei da Igreja Católica, segundo ele, após ter a visão dela lhe entregando flores e essas queimando nas suas mãos após serem entregues.