quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade: 49 anos de amor ao próximo e referência democrática



Está chegando a Quaresma, tempo em que a liturgia da Igreja convida os fiéis a se prepararem para a Páscoa, mediante a conversão, com práticas de oração, jejum e esmola. E é justamente na Quarta-Feira de Cinzas, que acontece um dos principais eventos da Igreja Católica no Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade. A CF, como é conhecida, está na sua 49ª edição, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. Neste ano de 2012 a Campanha da Fraternidade destaca a saúde pública e suas variantes. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8); a CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

A CF é uma campanha conhecida em todo o país e reconhecida internacionalmente. Mas você sabe quando ela começou? Quem foram os seus criadores? A primeira Campanha da Fraternidade foi idealizada no dia 26 de dezembro de 1963, sob influencia do espírito do Concílio Vaticano II.

Antes disso, o primeiro movimento regional, que foi uma espécie de embrião para a criação do atual modelo da “Campanha da Fraternidade”, foi realizado em Natal (RN), no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico da Natal, dom Eugênio de Araújo Sales, de seu irmão, à época padre, Heitor de Araújo Sales e de Otto Santana, também padre. Esta campanha tinha como objetivo fazer “uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da arquidiocese, aos moldes de campanhas promovidas pela instituição alemã Misereor”, explicou dom Eugênio Sales, em entrevista a arquidiocese de Natal, em 2009. A comunidade de Timbó, no Município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu pela primeira vez.


A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Naquela época envolvidos pelo Concílio Vaticano II, os demais bispos brasileiros fizeram o lançamento do Projeto da Campanha da Fraternidade para todo o Brasil. Dessa forma, na Quaresma de 1964 foi realizada a primeira Campanha em âmbito nacional. Desde então, até os dias atuais, a CF é realizada em todos os recantos do Brasil.

Em 20 de dezembro de 1964, os bispos brasileiros que participavam do Concílio Ecumênico Vaticano II, em Roma, aprovaram o fundamento inicial da mesma, intitulado “Campanha da Fraternidade – Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma”. Em 1965, tanto a Cáritas quanto Campanha da Fraternidade foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A partir de então que a Conferência dos Bispos Brasileiros passou a assumir a Campanha da Fraternidade. Nesta transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF.

Em 1967, começou a ser redigido um subsídio para a CF auxiliando assim as dioceses e paróquias de todo o país. Nesse mesmo ano iniciaram também os encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da Campanha da Fraternidade.

Em 1970, a Campanha ganhou um especial e significativo apoio, uma mensagem do papa Paulo VI para o dia do lançamento da Campanha, o que virou uma tradição entre os papas.

A partir de uma análise dos temas abordados a cada ano, a história da Campanha da Fraternidade pode ser dividida em três fases distintas: de 1964 a 1972, os temas refletem um olhar voltado para a renovação interna da Igreja, provavelmente sob o influxo das reformas propostas pelo Concílio Vaticano II; de 1973 a 1984, aparece na Campanha a preocupação da Igreja com a realidade social do povo brasileiro, refletindo influências do Vaticano II e das Conferências Episcopais de Medelín e Puebla, sem deixar de lado a questão política nacional, que vivia uma de suas mais terríveis fases: a ditadura militar. A terceira fase, a partir de 1985, reflete situações existenciais dos brasileiros.

Ao longo da história, as Campanhas abordaram questões do compromisso cristão na sociedade. Em alguns casos, as essas questões discutidas geraram o surgimento de Pastorais ou serviços no seio da Igreja. Foram levantados e debatidos temas como, em 1985, a questão da fome; em 1986, o problema fundiário; em 1987, o tratamento do poder público para com o menor. Em 1988, a campanha apelou por uma adesão a Jesus Cristo; em 1989, conclamou o povo a assumir uma postura crítica frente aos meios de comunicação social; em 1990, abordou a questão do gênero, chamando a atenção para a igualdade do homem e da mulher, diante de Deus; em 1999, chamou a sociedade e o poder público para discutir o problema do desemprego; em 2000, convidou as igrejas cristãs e a sociedade a lutarem pela promoção de vida digna para todos. Em 2001, levantou o problema das drogas e as consequências na vida das pessoas; em 2008, propôs o debate sobre a defesa da vida; em 2011, falou sobre a vida no planeta.

Neste ano de 2012, a saúde pública será o foco das discussões. De acordo com o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Junior, a saúde é “dom de Deus” e, enquanto tal é um direito que além de ser preservado, precisa ser conquistado. “Além disso, pensemos na importância da alimentação e da preservação do ambiente. Porém, não podemos nos esquecer das estruturas insuficientes dos hospitais e dos postos de saúde”, disse. (RE)

Fonte: CNBB

Arquidiocese prepara posse do novo Arcebispo

Dom Jaime Vieira, sexto Arcebispo de Natal
Foto: cedida


Dom Jaime Vieira Rocha será empossado como o sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal, dia 26 próximo, às 9 horas, na Catedral Metropolitana. Antes, às 8h30, Dom Jaime será acolhido pelo clero, autoridades e fiéis em geral, em frente à Catedral. A celebração deverá contar com a presença dos bispos do Regional Nordeste 2 e até de outros regionais da CNBB, o clero natalense e de outras dioceses, como Caicó, onde Dom Jaime foi bispo e, especialmente, de Campina Grande (PB).

Dom Jaime sucederá Dom Matias Patrício de Macêdo, que governou a Arquidiocese de Natal por oito anos. Natural de Tangará (RN), Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947. Cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP); Ciências Sociais, na UFRN; e atualização para formadores de seminários, em Roma. Ordenou-se padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal. Foi nomeado bispo de Caicó, em 29 de novembro 1995. A ordenação episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. O lema episcopal escolhido por ele é: “Scio cui credidi”, que significa: “Sei em quem acreditei”.

Foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande, de 2005 a 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB. Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal. Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, no Regional Nordeste 2; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Natal credencia imprensa para posse do novo Arcebispo


A Arquidiocese de Natal está credenciando a imprensa para a solenidade de posse do novo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, que acontcerá no próximo dia 26, às 9 horas, na Catedral Metropolitana.

Os cinegrafistas e fotógrafos só terão acesso às proximidades do altar, devidamente credenciados. Com o intuito de facilitar o acesso e cobertura dos jornalistas, a assessoria de Imprensa da Arquidiocese solicita a todos os veículos que confirmem os nomes do fotógrafo/cinegrafista designado para a cobertura da posse, até o dia 23 de fevereiro, quinta-feira, pelo e-mail: pascom@arquidiocesedenatal.org.br ou pelos telefones: 3615-2800/9968-6507 (Cacilda Medeiros)/9982-9723 (José Bezerra).

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jovens Conectados" conta com programa na TV Canção Nova


A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, estreiou na quarta-feira, 15, o programa Jovens Conectados na TV Canção Nova. O programa irá ao ar toda quarta-feira às 18h53, pouco antes do telejornal Canção Nova Notícias, e será reprisado em outros horários.

Além do testemunho de jovens, haverá a participação de sacerdotes, religiosos e artistas do meio católico. O programa é produzido por jovens da equipe nacional de comunicação da Comissão para a Juventude.

Os primeiros programas estarão focados na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho de 2013, e na peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da JMJ.

A Comissão para a Juventude é presidida por Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar de Campo Grande. Fazem parte dela, também, Dom Vilsom Basso e Dom Bernardino Marchió, além de dois assessores nacionais, Padre Carlos Sávio Ribeiro e Padre Antônio Ramos Prado.

Além disso, a Comissão é auxiliada pelos 17 bispos referenciais da juventude nos Regionais da CNBB, por uma Coordenação Nacional de jovens, por várias equipes dedicadas à Evangelização da juventude e, ocasionalmente, por assessores e peritos convidados.

Fonte: Canção Nova noticias

Novos carros para Paróquia de Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz adquiriu dois novos veículos. O primeiro foi um Fiesta, cor preta, modelo 2011, adquirido em dezembro/11. O outro é o Golf, cor prata, modelo 2012, adquirido este mês. A aquisição dos veículos foi através do resultado financeiro da festa da padroeira 2011 e da venda dos outros dois carros que a paróquia possuía: um Palio 2005 e um Gol 2008.

O objetivo da compra dos carros é proporcionar o melhor atendimento aos fiéis católicos nas comunidades, tanto na cidade, como na zona rural. O carro Golf foi comprado à vista. Já o carro Fiesta foi dado uma entrada de 9 mil reais e a paróquia continuará pagando o financiamento.

Segundo o pároco, Pe. Edilson com os novos carros os padres terão melhores condições de trabalho. “Com a aquisição destes novos veículos vamos ter condições de trabalhar com tranquilidade, uma vez que os anteriores já vinham apresentando muitos problemas mecânicos”, disse Pe. Edilson. “agradeço a Deus e aos paroquianos por nos proporcionarem aquisição destes bens que serão uteis para o trabalho da evangelização nas comunidades”, concluiu o padre.

RCC muda inicio do Ágape para dia 18

A Renovação Carismática Católica – RCC da Paróquia de Nova Cruz dará inicio ao retiro de carnaval - Ágape, para sábado dia 18. Veja abaixo programação completa do Ágape, que acontecerá de 18 a 21 deste mês, na Escola Municipal Nestor Marinho. A abertura será com tradiocional arrastão pelas ruas da cidade.


18/02 - Sábado

20h – concentração na Praça de São Sebastião

20h30 - inicio do arrastão pelas ruas da cidade com muita animação

19/02 – Domingo

8h – abertura

Animação

Palestra

Intervalo/animação

Palestra

Almoço

14h – Animação

Palestra

Intervalo/animação

15h30- missa

19h30 – cristoteca

20/02 – Segunda-feira

8h – abertura

Animação

Palestra

Intervalo/animação

Palestra

Almoço

14h – Animação

Palestra

Intervalo/animação

Palestra

19h30 – Missa e Adoração ao Santíssimo (Noite dedicado à família)

21/02 – Terçaa-feira

8h – abertura

Animação

Palestra

Intervalo/animação

Palestra

Almoço

14h – Animação

Palestra

Intervalo/animação

15h30 – Missa de encerramento

Os pregadores serão: Neide e Andouglas, Socorro, os padres : Valtair Lira, São José de Mipibu; Shirleno Sharlison, de Canguaretama; Lenilson Morais, de Nísia Floresta; Edilson e Janilson, de Nova Cruz.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dom Matias receberá homenagens



O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá missa em ação de graças pelos 8 anos de pastoreio, no dia 16 de fevereiro, às 19 horas, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Na ocasião, os agentes das pastorais, os fiéis em geral e autoridades prestarão homenagens a Dom Matias.

Nestes 8 anos de pastoreio na Arquidiocese de Natal, Dom Matias se confessa um homem feliz, porque viveu momentos gratificantes. Neste período ele visitou todas as paróquias da Arquidiocese. Mas ele destaca outros momentos. “Tive a sorte de, durante estes 8 anos, ordenar 55 padres e 45 diáconos permanentes. Ordenei, também, um Bispo do nosso Clero para a Diocese de Bonfim, Bahia - Dom Francisco Canindé Palhano”, recorda Dom Matias. Para ele, tudo isso é “fruto do esforço pastoral dos formadores e, sobretudo, da ação da Graça de Deus que neles atuou”.

No próximo dia 26, Dom Matias passará o comando da Arquidiocese de Natal para o seu sucessor, Dom Jaime Vieira Rocha. Neste final de trabalho, ele se sente realizado e feliz. “De minha parte, digo como São Paulo: ‘combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé’. Estou feliz”, conclui.

2º carnaval do ECC foi um sucesso


O 2º carnaval do ECC realizado no último sábado, 11, foi um sucesso. A orquestra de frevo animou os participantes ao som das marchinhas de carnaval entre outras músicas. Os padres Edilson e Janilson participaram do evento junto com muitos casais que fazem o ECC e demais pessoas que também participaram.



Fotos: Diogo Oliveira
Veja mais fotos no site da Paróquia: Galeria de Fotos

Veja mais fotos do Bote Fé Natal


Passagem da cruz e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pela Arquidiocese de Natal, no período de 10 a 12 de fevereiro de 2012. Veja fotos de algumas atividades da vasta programação que foi desenvolvida no período: Click Aqui

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pe Paulinho e Salette Ferreira em Natal


O primeiro evento de 2012 da Canção Nova Natal contará com as presenças do Padre Paulinho e da Salette Ferreira, missionários da Canção Nova. Será um dia de “Kairos” no dia 04 de março, com muito louvor, Adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações e um “pocket show” da Salette pra você!

Fique ligado em nossa programação pela Rádio Rural de Natal (1090 KHz AM), siga o twitter @cnradiorural que em breve teremos mais informações.

Fonte:blog.cancaonova.com/natal