sábado, 8 de junho de 2013

Pároco de Nova Cruz participa da Conferência intermunicipal de Educação


 A cidade de Nova Cruz sediou a Conferência intermunicipal de Educação - COIME 2013, realizada na última sexta feira, 07 de Junho, no auditório do IFRN em Nova Cruz. O objetivo da conferência foi debater e caso necessário, alterar as propostas apresentadas nas conferências municipais, cujo documento final será apresentado na Conferência Estadual de Educação, além de elegerem os delegados das diversas instâncias para a mesma.

A solenidade contou com a presença do Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, Prefeito Cid Arruda Câmara de Nova Cruz, Secretária Municipal de Educação de Nova Cruz, Dra Valeria Maria Vieira Arruda Câmara, Deputada Federal, Fátima Bezerra, professora Maria de Fátima Feitosa, Representante do Fórum Estadual de Educação do RN, Professora Ana Lígia de Brito, representante da UNDIME, Professora Rosangela Cilene, Diretora da 3ª DIRED,  Professor Antonio Barbosa, diretor do SINTE, regional de Nova Cruz, do Professor Francisco Assis de Oliveira, diretor do IFRN, campus de Nova Cruz, do Vereador Tiago Costa, Presidente da Câmara Municipal de Nova Cruz, do Sr. José Maria Cosme, representando os pais de alunos e Lucas Divino, representante dos Estudantes, além de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e representantes da sociedade civil organizada dos municípios participantes, além dos Delegados da área de Educação dos municípios de Nova Cruz, Santo Antonio, Montanhas, Canguaretama, Passa e Fica, Várzea, Vila Flor e Jundiá.

O Prefeito Cid Arruda desejou boas vindas a todos e enfatizou a importância dos debates naquele encontro, pois formatariam o documento final da Regional a ser apresentado e defendido pelos delegados locais na conferência estadual. 

A deputada Federal Fátima Bezerra aproveitou o momento para relembrar da luta que ela e o prefeito Cid Arruda, a época, travaram para tornar o Instituto Federal – IFRN, antigo CEFET, uma realidade em Nova Cruz com abrangência regional. Também aproveitou para conclamar a população novacruzense e da região, para participarem da Audiência Pública, próximo dia 17 de Junho, sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde a sociedade vai se manifestar perante os dirigentes da Universidade cobrando o retorno dos Cursos presenciais naquela instituição de Ensino Superior.



Padre Assis e Secretária Municipal de Educação Drª Valéria Arruda Câmara

Padre Assis, Dep. Federal Fátima Bezerra e o prefeito Cid Arruda

Fonte:
Matéria Claudio Lima (adaptado)
Fotos: eduagreste.blogspot.com.br/

10º Domingo do Tempo Comum

Para Jesus o que importa é a vida!
Lc 11,11-17
                Temos hoje uma página do Evangelho retirada de Lucas, que nos coloca frente a mais uma entre tantas atitudes misericordiosas praticadas por Jesus: trata-se de uma procissão de enterro de um único filho de uma pobre mãe viúva, que recebe dele a feliz iniciativa de fazer o jovem voltar a viver.   
                 Lembro-me aqui da preocupação embaraçada de João Batista, em querer saber se Jesus era realmente o Messias, para melhor dissipar sua dúvida, ou seja: “És tu aquele aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” (7,19). E, logo em seguida, vem a resposta: “”Ide informar a João sobre o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a visão, coxos caminham, leprosos ficam limpos, surdos ouvem, mortos ressuscitam” (7,22).
                Pois bem, aqui está a mais autêntica resposta de Jesus dizendo quem ele é e ainda quem é João Batista, como num verdadeiro testemunho recíproco.
                A compaixão só é autêntica se for provada e comprovada. Frente a frente com a mãe enlutada, a reação de Jesus é de total solidariedade. O Senhor se compadece de uma própria viúva, que há pouco perdera o marido; e, como não bastasse o seu sofrimento pela eterna partida de um ente querido, o amor da sua vida, agora a morte do seu único filho querido: quanto sofrimento!  Jesus avança, ordena que interrompa sua caminhada em direção da morte e lhe diz: “Não chore!”. Continua a narração, dizendo que ele aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” Isso é o que fez e faz Jesus!
                O texto nos faz lembrar a procissão do encontro: uma é composta por Jesus e pelos que lhe acompanham; a outra é a procissão dos que choram pelo jovem que faleceu. E Jesus, de que lado se posiciona? Ele puxa a procissão dos que vivem; isto é, dos que anunciam a esperança e a salvação.
                Por conseguinte, irmãos e irmãs, no Evangelho de hoje, o Senhor nos faz despertar para algo importante, porque diz respeito à nossa vida de cristãos e cristãs. Assim sendo, somos chamados a fazer o que Jesus fez e faz: sempre que encontrarmos alguém nas amarguras da vida, nos pedindo ajudas, devemos ser capazes de parar aquilo que estamos fazendo para oferecer a nossa mais expressiva solidariedade, afim de, pelo menos aliviar o seu sofrimento. Atenção, ouçamos a ordem do Querido Filho de Deus: “Vamos servir, Jesus manda servir!”
                Tem ou não tem importância a Palavra de Jesus? Aliás, ela tem o poder de transformar a escuridão em claridade, o feio em bonito, o choro em sorrisos, o não sem razão em sim feito de felizes, belos e definidos horizontes.
                Nada de pranto! Nada de assombro! As multidões se encontram num só patamar da vida! Apenas louvam, agradecem e concluem expondo o que sentem: “Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo!” (v. 16).
                Ao refletir sobre esta página de hoje, a respeito da atitude de Jesus, em Naim, confesso em “alta voz e bom som”, que tal gesto me faz mais e mais provar e decidir pela confiança na Palavra transformadora do Senhor, reconhecendo que Ele é Senhor da morte e da vida. Se Ele, Jesus, o Senhor, venceu a morte, pode, e como pode fazer com que eu e tantos outros também ressurjamos de nossas mortes. Acreditemos nisso e abramos o coração para ouvir: “Eu lhe digo: levante-se!”


Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz – RN

Pe. Francisco de Assis Inácio
 - Pároco -


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Padres da Arquidiocese se reúnem para rezar pela santificação do clero

Momento de Adoração ao Santíssimo, durante a realização da hora santa pela santificação do clero
Foto: Luiza Gualberto



Aconteceu na manhã desta sexta-feira (07), dia em que se comemora a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, uma hora santa pela santificação do clero, das 10h às 11h, conforme proposto pelo Papa Francisco, e que reuniu diversos padres da Arquidiocese de Natal, além do arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, diáconos, seminaristas e fiéis, na Catedral metropolitana. 

O momento foi conduzido pelo vigário episcopal para o clero, o padre José Nazareno. A hora santa contou com Adoração ao Santíssimo Sacramento e também com momentos de reflexão e oração pelos padres da Arquidiocese, encerrando com a celebração eucarística, presidida por Dom Jaime. Na ocasião, a imagem do Sagrado Coração de Jesus foi abençoada e entronizada na Catedral.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Vaticano confirma a Cidade da Fé como local de encontro do Papa com os voluntários da JMJ Rio 2013


O Vaticano já divulgou a agenda do Papa Francisco pela ocasião de sua vinda ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Dentre as atividades previstas para o Santo Padre uma delas é o seu encontro com os voluntários na Cidade da Fé (Riocentro) às 17h do domingo dia 28 de julho.

A Cidade da Fé é um grande centro de apoio da JMJ onde ocorrerão diversas atividades sendo elas: catequese, cultura, diversão, doação, vocação, oração e música, muita música!

A Cidade da Fé vai abrigar o Bote Fé Brasil, evento que vai acontecer a partir de 20 de julho que reunirá os principais nomes da música católica como Dunga, Eliana Ribeiro, Banda Conexa, Amor e Adoração, Brais Oss, Anjos de Resgate, Martin Valverde, Eugênio Jorge, Ziza Fernandes entre outros e santa missa com Pe. Fábio de Melo e Pe. Reginaldo Manzotti em um grande momento de celebração e festa. O Bote Fé Brasil será a edição nacional deste grande evento idealizado pela CNBB e que encerra a passagem da Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora pelo Brasil.

Outros eventos importantes que acontecerão na Cidade da Fé simultaneamente serão: a ExpoCatólica em sua 10ª edição, o FÉstival que em parceria com o Ministério do Turismo receberá estandes dos estados brasileiros incentivando o turismo religioso, EXPO VOCACIONAL e o Espaço ADORAR (Ação, Doação, Oração, Respeito, Atitude e Recreação) onde o jovem poderá fazer doações de agasalhos, alimentos e do próprio sangue que será recolhido por profissionais da saúde.

Fonte: CNBB

Pascom de Nova Cruz receberá visita da coordenação arquidiocesana


Membros da coordenação arquidiocesena da Pascom

A equipe de coordenação da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, vem cumprindo um calendário de visitas às paróquias, desde o mês de março. A finalidade é conhecer o trabalho desenvolvido pela Pascom, nas paróquias;  preparar as equipes para celebrar os 15 anos da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, e para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será sediado na capital potiguar, no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano. 

No próximo domingo, dia 9, o membro da coordenação arquidiocesana, Seminarista Antonio Roberto estará na paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz. O objetivo incentivar os trabalhos desenvolvidos pela equipe da Pastoral da Comunicação, em Nova Cruz e a participação nas comemorações dos 15 anos da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, que serão celebrados no dia 16, quando acontecerá um encontro arquidiocesano com os agentes da Pascom, no Instituto Maria Auxiliadora, em Natal. A reunião será na sala da Pascom a partir das  8 horas.

Membros da Pascom de Nova Cruz com equipe arquidiocesana

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Festa do Sagrado Coração de Jesus em Nova Cruz


A Festa do Sagrado Coração de Jesus na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, esta acontecendo desde o último dia 4. A festa acontece na Igreja de São Sebastião. A programação de encerramento terá inicio às 8 horas da manhã, nesta sexta-feira, 7, seguido de Hora Santa com unção dos enfermos e benção do Santissimo Sacramento, às 18 horas os fieis sairão em procissão e em seguida acontecerá a missa de encerramento presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis.

 FOTOS DA FESTA











Fotos cedida

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Catequese arquidiocesana reunirá coordenadores


Diácono Edma Conrado
Foto: Cacilda Medeiros

A Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Natal, coordenada pelo Diácono Edmar de Araújo Conrado, reunirá os coordenadores de catequese dos setores Eucaristia, Crisma e Batismo, dia 15 de junho, das 8h30 às 13 horas, na Igreja de São Pedro, do Alecrim, em Natal. Cada paróquia da Arquidiocese deve enviar um coordenador de cada setor – Eucaristia, Crisma e Batismo.

O encontro servirá para avaliar o período, mas também terá caráter de convivência fraterna e troca de experiências entre os coordenadores dos setores. Haverá a cobrança de uma taxa de R$ 12,00 por cada pessoa, para cobrir as despesas do evento. A presença deverá ser confirmada pelo e-mail: edmar_conrado@yahoo.com.br ou pelos telefones: 8807-6542 / 8896-9930.

Fonte: Arquidiocese de Natal

6ª Marcha Nacional pela Vida pede aprovação do projeto de lei do Estatuto do Nascituro


A 6ª Macha Nacional da Cidadania pela Vida foi realizada na terça-feira, 04 de junho, em Brasília, com a participação de diversas expressões religiosas e apoio da Igreja Católica e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 6 mil pessoas marcharam em defesa da vida. Parados em frente ao Ministério da Saúde, manifestantes da 6ª Marcha Nacional pediram mudanças nas políticas da pasta, chamadas de "cultura da morte" por alguns que falaram dos carros de som.

A concentração teve início na Torre de TV, reunindo jovens, adultos e famílias, além de representantes da Igreja como padres, religiosos, religiosas e membros de outras denominações. Com faixas e cartazes com frases e mensagem em favor da vida, os participantes caminharam pela avenida principal da cidade até o Ministério da Saúde. A manifestação teve como foco a pressão pela aprovação do projeto de lei do Estatuto do Nascituro, que garante direitos aos embriões, o que colocaria em xeque a realização dos abortos já autorizados no país. O texto pode ser votado nesta quarta, na Comissão de Finanças da Câmara.


Fonte: CNBB

Pároco de Nova Cruz divulga formação para conselheiro



O Padre Francisco de Assis, pároco de Nova Cruz, membro titular do Conselho Municipal de Assistência Social de Nova Cruz participou de reunião realizada na última terça-feira, 4. O padre Assis, aproveito para divulgar o encontro de formação para conselheiros que acontecerá dia 15 deste mês, promovido pelo SAR – Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal.  A Secretária Assistência Social, Márcia Valeria, falou do funcionamento dos Programas Peti e Projovem, dos Centro: CRAS, CREAS e CCI.

Na reunião os conselheiros criaram a comissão preparatória para VI Conferência Municipal de Assistência Social, definiram a data para realização da referida conferência que acontecerá no dia 17 de julho e a serão realizadas reuniões ampliadas para falar sobre a importância da participação e realização da VI Conferência Municipal de Assistência Social, sendo uma na cidade e duas nas comunidades rurais de Primeira Lagoa e Juriti.

As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS – Sistema Único da Assistência Social, ocorrendo no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. São espaços de caráter deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. O objetivo geral é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Este ano a VI Conferência Municipal de Assistência Social, tem como tema geral: “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.



terça-feira, 4 de junho de 2013

Pároco de Nova Cruz participa da inauguração do Ministério Público


Em solenidade realizada na segunda-feira, 3, foi inaugurado oficialmente o novo prédio do Ministério Público em Nova Cruz. O Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participou da solenidade onde fez a celebração da benção do novo prédio. A cerimonia contou com a participação de autoridades civis e militares. O Ministério Público de Nova Cruz já estava funcionando no novo prédio, situado no bairro Frei Damião, próximo ao CSU. 






Fotos: Diego Menezes

domingo, 2 de junho de 2013

Planalto encerra mês mariano


A comunidade Planalto da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou celebração de encerramento do mês mariano. A celebração aconteceu no domingo, 2, na Capela Mãe Peregrina, presidida pela Irmã Maria Aparecida - FDC, contou com a participação de muitos fieis catolicos que foram prestigia a tradicional "queimagem de flores". No final da celebração foi realizado a coroação de Nossa Senhora feita por uma criança da comunidade.

 O fato marcante foi logo após a celebração quando as crianças, anjinhos, realizaram a queimagem de flores. Esse momento foi bastante festejado pelo motivo que a queimagem de flores acontecem anualmente nas comunidade rurais.

A celebração





A coroação





A queimagem de flores 



VEJA MAIS FOTOS AQUI