sábado, 24 de novembro de 2012

34º Domingo do Tempo Comum



34º Domingo (Cristo Rei)
Introdução
As leituras deste “domingo de Cristo Rei” chama atenção de cada um de nós e de toda a comunidade cristã, para que compreendamos a profunda natureza da realeza de Jesus Cristo, “a razão da nossa fé”. Ele é o Rei, mas o seu reinado tem uma outra razão de ser.
O Mestre não diz: “o meu Reino não é neste mundo”, mas sim: “o meu Reino não é deste mundo”. Não diz: “o meu reino não é aqui”, mas sim: “o meu reino não é daqui”. Com efeito, o seu Reino é aqui na Terra até o fim dos séculos... Contudo, não é daqui, porque é peregrino no mundo” (Santo Agostinho, Comentários ao Evangelho de São João).
“O Reino de Deus não pode associar-se com o Reino do pecado... Tenha Cristo em nós o seu trono” (Orígenes, padre da Igreja, ano 185).

1ª leitura (Dn 7,13-14)

                Para facilitar melhor a compreensão dos dois versículos desse trecho (7, 13-14), faz-se necessário uma consideração precisa a respeito de todo o capítulo.
                Daniel na sua narração, chama atenção para alguns pormenores:
Ele começa dizendo (7,2-8): “Tive uma visão noturma... quatro feras gigantescas saíam do mar. Trata-se de Leão, urso, leopardo com quatro asas, uma outra com dez chifres. Em meio à visão, Daniel diz que viu também um ancião sentado num trono. E por aí segue a narração.
O que significa a presença de desses animais no contexto da leitura? O próprio agente do texto indica a explicação: trata-se dos grandes reinos que se sucederam no mundo e que oprimiam os filhos de Deus.
O leão é (a Babilônia); o urso e o leopardo (os povos dominadores: A Média e a Pérsia); a quarta e a mais terrível, significa (o reino de Alexandre Magno e seus sucessores), ou seja, especialmente, Antíoco IV, o perseguidor dos israelitas. Esse último rei está no poder, exatamente no período em que profetiza Daniel.
O melhor está aqui: o vidente contempla outra cena importante: no céu são instalados alguns tronos e um ancião (que simboliza o próprio Deus) senta-se para o devido julgamento.
Há um “final feliz”: Entra em cena a sentença: os animais são privados de poder e a última é trucida, destruída e atirada na fornalha (Dn 7,912).
Pois em, é nesse alvo que se encontra o texto. Daniel procura mostrar “um ser semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu”. Logo é possível chegarmos a esse denominador: É Deus confiando o seu poder, a glória e o reino. E mais: As Ações justas e misericordiosas em prol da vida não vêm do mar, com os seus monstros, mas do céu, de Deus.
Clareando melhor o que acabo de dizer no parágrafo anterior, a profecia se realizou em toda a sua plenitude só com a vinda de Jesus. Porque é Ele, não tenhamos dúvida, aquele que dá início ao Reino dos Santos do Altíssimo (Mc 14,62).

Segunda leitura (Ap 1,5-8)
                É incontestável a informação de que um cristão chamado João, autor de um dos Evangelhos, das Cartas (Primeira, Segunda e Terceira) e do chamado Apocalipse de São João, tenha vivido confinado numa ilha por confessar Jesus Cristo. Ele próprio se autodenomina João (1,1.4.9;22,8).
                O objetivo do autor é proporcionar coragem para os que fazem a comunidade da Ásia Menor (é possível ser exatamente aquela à qual ele pertencia), que está condenada a enveredar pela dispersão por causa da terrível perseguição.
                Antes de qualquer outra preocupação, João lembra aos fiéis cristãos a condição fundamental da fé: “Cristo é o príncipe dos reis da terra” (v. 5). Eis a razão da esperança para todos aqueles que ainda hoje são vítimas de injustiças: Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida.
                Nele, cada cristão é sacerdote porque apresenta a Deus o único sacrifício que lhe agrada: a vida doada aos irmãos.
                A última parte da leitura (vv. 7-8) alude as palavras de Daniel: “Eis que Ele (Jesus) vem do meio das nuvens”, e todos poderão Vê-lo. É a concelebração da sua mais expressiva vitória.
                Atenção: Diante do sofrimento e injustiças da vida, jamais busquemos o revide diante dos nossos inimigos e também de Cristo. Não! Com Cristo, procuremos transformar os corações “deles”: reconhecerão os seus erros e se converterão ao Amor que, infelizmente, nem sempre é amado.

Evangelho (Jo. 18,33b-37)
               
Jesus Cristo, Rei do Universo. “Sou Rei! O meu Reino não é deste mundo”.
                A Festa de Cristo Rei encerra o Ano Litúrgico. Tem, por isso, uma dimensão escatológica e parusíaca: Ele há-de-vir de novo, no fim dos tempos, para julgar os vivos e os mortos e entregar o mundo ao Pai, que será tudo em todos. Ele é o Princípio e o Fim, o Alfa e Ômega.
Quem instituiu esta festa foi o Papa Pio XI, no ano de 1925. Foi uma iniciativa que teve como objetivo, pelo menos naquele momento, de contrariar os comportamentos laicistas e ateístas que continuam a desenvolver-se na sociedade.
                Algumas considerações sobre esta realidade:
                De que Reino se trata?
                Falar de realeza em tempo de democracia pode soar a saudosismo palaciano ou o triunfalismo. Mas trata-se de uma realeza de outra esfera, de outra dimensão: o reinado de Cristo é servir! Ele mesmo disse que veio “não para ser servido, mas para servir e dar a vida”. O seu Reino não é deste mundo. Reina desde a Cruz. Os reis e “príncipes” deste mundo (reis, presidentes, primeiros-ministros, etc.) muitas vezes servem-se a si mesmos, são narcisistas, gostam de poder. Não é assim com Jesus que se sacrificou por nós e fez da Cruz o Seu trono. O cristão tem de tentar “reinar” ao jeito de Jesus: servindo, sacrificando-se pelos irmãos. “Não podemos servir a dois senhores” – a nós (ou ao mundo) e a Deus. Devemos aderir de alma e coração ao Reino de Deus que está em Jesus Cristo e na Sua Igreja e dentro de nós: “o Reino de Deus está dentro de vós!” “Eu sou Rei!” “O meu jugo é suave, e leve a minha carga. Venha a nós o vosso Reino!”.
                Durante toda a sua vida pública, Jesus teve extremo cuidado para que não se desse uma interpretação política à sua missão. De quanto em vez, queriam fazê-lo rei, mas ele sempre procura evitar tratar de tal proposta.
                Tratando-se das características do Reino de Cristo, o Prefácio da Missa de hoje aponta algumas delas: Reino de Verdade (num mundo de tanta mentira verbal e vital) e de Vida (num mundo cheio de morte: aborto, eutanásia, terrorismo, guerras, homicídios, suicídios, assaltos mão-armada, perseguição política, etc. ...); Reino de justiça (tanta injustiça feita aos pobres!), de Amor (tanto ódio, ressentimentos e egoísmo!) e de Paz (entre tantas guerras e guerrilhas que começam dentro de nós e nas famílias). Outras características podiam inspirar-se nas bem-aventuranças.
                “É preciso que Ele reine!”, exclama São Paulo:
                Um fiel soldado deve estar ao lado dos seus superiores e nunca lhes voltar às costas. É necessário combater com eles e por eles! Antigamente celebrava-se hoje (domingo) a festa da Ação Católica. É preciso agir na sociedade. Ser sal e luz, num mundo insosso e às escuras. Mas muitos cristãos estão a cadência do indiferentismo, estão dormindo. Urge despertar. Todos à obra no apostolado, na evangelização, na ação sócio-caritativa, no testemunho verbal e vital. É preciso que Ele reine! Só Ele deve reinar! Com os três poderes: legislativo (cuja Constituição é o Evangelho, e Ele o Mestre), executivo (é Pastor, Servo) e judicial (é Juiz e Advogado universal dos direitos humanos – já vai fazendo justiça e há-de fazer no fim dos tempos: “Vinde, benditos de meu Pai...”).

                Propósitos
1)      Reinar desde a Cruz: foi assim que fez Jesus;
2)      Estar mais disposto a servir do que a ser servido;
3)      Combater pela verdade, pela justiça, pelo amor, pela paz.


Pe. Francisco de Assis

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Arcebispo de Natal recebe medalha ao mérito policial Luiz Gonzaga



Dom Jaime com a Governadora Rosalba Ciarlini



O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu nesta sexta-feira (23), a medalha ao mérito policial Luiz Gonzaga. A comenda foi concedida pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em razão da comemoração dos 178 anos de criação da Força Armada Estadual, aos membros da Polícia Militar, Forças Armadas, e aos cidadãos que se distinguiram por serviços prestados à corporação ou à Segurança Pública Potiguar, seja no campo militar, científico, social ou econômico. Dom Jaime recebeu a medalha das mãos da governadora do estado, Rosalba Ciarlini. Além do arcebispo de Natal, outras 29 autoridades foram agraciadas com a comenda. A solenidade foi realizada no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal.



Agraciados com a medalha ao mérito soldado Luiz Gonzaga



Em seu discurso, Rosalba Ciarlini destacou o governo arquidiocesano de Dom Jaime, lembrando do importante papel da Igreja Católica para a sociedade. “Precisamos da benção do Bom Pastor, Dom Jaime, nosso arcebispo, para que assim, possamos seguir no rumo certo para melhorar o nosso Estado”, ressaltou a governadora.

Além da medalha, a PM entregou o Diploma Amigo da Polícia, a pessoas que colaboraram para o bom desempenho das atividades policiais militares, de forma direta ou indireta.

Fotos: Luiza Gualberto
Fonte: Arquidiocese de Natal

Pároco fez visita a Cadeia Pública de Nova Cruz




O Padre Francisco de Assis Inácio, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, Retomou esta semana as visitas a entidades, autoridades e instituições. No último dia 22, ele visitou à Cadeira Pública da Comarca de Nova Cruz. Pe. Assis foi recebido pela diretora Mariana de Almeida Soares e demais agentes penitenciários que estavam em serviço, entre eles o agente Felipe Bruno dos Santos Barbosa.  Na ocasião Pe. Assis conheceu as instalações da cadeia e ficou admirado com administração e com os trabalhos desenvolvidos pelos agentes penitenciários. “Um trabalho muito humanístico, eles realizam com os detentos”, disse o Pe. Assis. 



Segundo Pe. Assis falta um trabalho evangelizador da Igreja naquele local. Ele sentiu o apelo por parte dos agentes que pede a presença da Igreja. Padre Assis tem o desejo de criar a Pastoral Carcerária para atender esta necessidade. Ao Pe. Assis foi solicitado livros para a criação de uma biblioteca para os detentos, que de mediato o Pe. Assis se prontificou em doar. 

Pe. Assis, o agente Felipe Bruno visitando os dententos


 Pe. Assis, o agente Felipe Bruno  e a diretora Mariana de Almeida



Fotos: Drielison Inácio


Lagoa Limpa encerra festa da padroeira Nossa Senhora Virgem dos Pobres

 
A comunidade Lagoa Limpa encerra os festejos em homenagem a padroeira Nossa Senhora Virgem dos Pobres. No dia 20, aconteceu a missa da Primeira Eucaristia, presidida pelo Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial de Nova Cruz. A festa termina nesta sexta-feira, 23, com procissão seguido de missa presidida pelo Pároco Pe. Franscisco de Assis. Vejas as fotos da Primeira Eucaristia:







Paróquia de Nova Cruz divulga programação cultural da festa


A Paroquia de Nova Cruz realizará a Festa da Padroeira e no período da festa acontece a programação social cultural.  O pároco Pe. Assis, membros da equipe de coordenação da festa esteve reunido  com o prefeito Flavio Azevedo, onde ficou acertado que a prefeitura irá ajudar a festa com estrutura de palco, som, iluminação, barraca e atração para o dia 2 de dezembro.

Serão nove noites de muita animação com atrações musicais no período de 29 de novembro a 6 de dezembro, em frente a Igreja Matriz, após a Santa Missa.  No dia 7 de dezembro a Paróquia realizará mais um festival de prêmios. A festa começa dia  29 de novembro, com carreata saindo às 18 horas de Conceição para Igreja Matriz. Confira abaixo as atrações:

Dia 29/11 (quinta-feira)

Show Louvor com Grupo G2

Dia 30/11 (sexta-feira)

MPB e Forró com Grupo G2

Dia 01/12 (sábado)

Jantar da Imaculada

Show Louvor com Ministério de Música da RCC Nova Cruz/RN




Dia 2 – (domingo)

Show com a Banda Balança Bebe e Edson


Dia 3 – (feriado municipal – segunda-feira)

Arrasta-Pé com Forró Aquilo Bom de Natal/RN



Dia 4/12 – (terça-feira)

MPB- Seresta com Agnelo de Currais Novos/RN




Dia 5/12 – (quarta-feira)

Seresta dançante com Edson de Nova Cruz/RN 

Dia 6/12 – (quinta-feira)

Forró Pé de Serra - Tayson do Acordeon  de Santo Antonio/RN

Dia 7/12 – (Sexta-feira)

Festival de Prêmios da Paróquia Imaculada Conceição – Nova Cruz

Prêmios:

1º Prêmio: 1 Garrote

2º Prêmio: 1 TV 21P

3º Prêmio: 1 Fogão e 1 Forno Microondas

4º Prêmio: 1 Micro System

5º Prêmio: 1 Computador

Cartelas a venda ao preço de R$ 5,00 com membros das pastorais, movimentos e serviços



Apoio e patrocínio:

COMÉRCIO LOCAL e PREFEITURA DE NOVA CRUZ




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação inicia com missa na Pedra do Rosário


Momento de fé e devoção a Nossa Senhora. Foi assim, o clima da tradicional missa na pedra do Rosário, às margens do rio Potengi, nesta quarta-feira (21), às 5h, marcando um dos pontos principais da programação de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade de Natal. Centenas de fiéis participaram da celebração, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre. A programação teve início à meia noite, com a vigília, seguida da procissão fluvial, em que a imagem de Nossa Senhora foi conduzida pela Marinha, através do rio Potengi. 

Em suas palavras, padre Edilson lembrou da importância da pedra do Rosário, marco para a cidade de Natal, onde Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada por pescadores, no ano de 1753. “Esse local marca uma história de fé e louvor a Nossa Senhora, muito representativo para a nossa Arquidiocese”, conta. Ele também recordou a mensagem que veio junto à imagem, no caixote encontrado pelos pescadores “onde está imagem chegar, nenhuma desgraça acontecerá”. “Essa frase ecoa mais forte em nossos ouvidos e em nosso coração neste dia, principalmente, por vermos tantas desgraças acontecendo em nosso meio ultimamente, e somente a intercessão de Maria, é que pode nos conduzir para o caminho de luz”, ressaltou. 

Celebração foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre, e reuniu centenas de fiéis devotos da padroeira de Natal


Fé e devoção

Muitos fiéis participam todos os anos da celebração na pedra do Rosário, como sinal de fé e devoção a Nossa Senhora da Apresentação. Este é o caso do servidor público, Edinildo Emídio. Há 10 anos, ele participa da missa, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas por meio da intercessão da padroeira de Natal. “Para mim, é um momento de agradecimento e de muita devoção. Venho há 10 anos, com muita alegria, celebrar a padroeira de Natal. Tenho muita fé em Nossa Senhora da Apresentação, e, por meio dela, já alcancei inúmeras graças, como a cura de doenças”, diz.

Para a professora Ana Maria (52), a celebração na pedra do Rosário é o ponto principal do encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação. “Celebrar a padroeira de Natal, neste local onde ela foi encontrada, é, sem dúvida, uma oportunidade de reavivar a nossa fé. Estou participando desta celebração pela segunda vez, e, com certeza, participarei nos próximos anos, pois me sinto mais próxima de Nossa Senhora neste momento”, destaca.

Eventos Arquidiocesanos

Durante o encerramento da celebração eucarística, o padre Edilson Nobre falou de importantes eventos que a Arquidiocese de Natal irá promover no próximo ano, como o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, Semana Missionária, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação.

Programação de encerramento

A programação de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação continua durante todo o dia de hoje (21). Às 10h, acontece a missa solene na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 14h, será realizada a tradicional procissão pelas ruas de Natal. A caminhada sairá do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, com destino à Catedral, onde será celebrada a missa de encerramento da festa da padroeira de Natal. A celebração vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Texto: Luiza Gualberto
Foto:Cacilda Medeiros 

MISSA SOLENE DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

A celebração aconteceu às 10 horas, deste dia 21 de novembro, na Catedral Metropolitana de Natal, e foi presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. 





CAMINHADA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

Centenas de fiéis saíram às ruas de Natal, no trajeto do Santuário dos Mártires até à Catedral Metropolitana, na caminhada de encerramento da festa da padroeira da Arquidiocese de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, na tarde deste dia 21 de novembro.




Veja mais fotos, click nos nomes abaixo: 




Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mensagem do papa Bento XVI para a 28ª Jornada Mundial da Juventude



"Ide e fazei discípulos entre as nações!" (cf. Mt 28,19)

Queridos jovens,

Desejo fazer chegar a todos vós minha saudação cheia de alegria e afeto. Tenho a certeza que muitos de vós regressastes a casa da Jornada Mundial da Juventude em Madrid mais «enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé» (cf. Col 2,7). Este ano, inspirados pelo tema: «Alegrai-vos sempre no Senhor» (Fil 4,4) celebramos a alegria de ser cristãos nas várias Dioceses. E agora estamo-nos preparando para a próxima Jornada Mundial, que será celebrada no Rio de Janeiro, Brasil, em julho de 2013.

Desejo, em primeiro lugar, renovar a vós o convite para participardes nesse importante evento. A conhecida estátua do Cristo Redentor, que se eleva sobre àquela bela cidade brasileira, será o símbolo eloquente deste convite: seus braços abertos são o sinal da acolhida que o Senhor reservará a todos quantos vierem até Ele, e o seu coração retrata o imenso amor que Ele tem por cada um e cada uma de vós. Deixai-vos atrair por Ele! Vivei essa experiência de encontro com Cristo, junto com tantos outros jovens que se reunirão no Rio para o próximo encontro mundial! Deixai-vos amar por Ele e sereis as testemunhas de que o mundo precisa.

Leia mensagem do papa na íntegra AQUI

Fonte: http://www.rio2013.com/

Lançado o "Kit" do peregrino para o Ano da Fé


 
O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização lançou essa semana o “Kit do Peregrino” como um auxílio para se viver o Ano da Fé. O kit é constituído por uma mochila, um mapa com sete itinerários que convidam à formação catequética, um passaporte do peregrino, que será selado nas diferentes basílicas romanas, uma vela branca, um livro de orações e um bracelete vermelho que diferenciará o turista como peregrino do Ano da Fé.

Os peregrinos que desejarem poderão adquirir o kit por cinco euros em diferentes pontos de informação de Roma, e inclusive através da internet, no site www.annusfidei.va. O percurso experimental divide-se em quatro etapas: oração e reflexão sobre a fé; a celebração do Sacramento da Penitência e da Eucaristia; o encontro com os Santos como testemunhas de fé e espiritualidade; e a solene profissão de fé na Basílica de São Pedro com a escuta da palavra do sucessor de Pedro, papa Bento XVI.

Cada um dos sete itinerários propostos percorre diversas igrejas de Roma e finaliza na Basílica de São Pedro do Vaticano. De acordo com o convite do papa Bento XVI, estas etapas levarão o peregrino a redescobrir a fé rezada, meditada, vivida, celebrada e professada.

Fonte: CNBB

Padres da Arquidiocese participarão da Festa da Padroeira em Nova Cruz


Pe. Assis preside dia 29 de Novembro e Pe. Janilson concelebra

Na alegre expectativa da Festa da nossa Padroeira a Imaculada Conceição, a “Mãe diletíssima”, a “Sem mancha”, a “Toda bela”, a “Cheia de Graça”, que ocorrerá no período de 29/11 a 08/12, do corrente ano, vimos com o coração repleto das disponibilidades do Espírito, conclamar a todos, para que, cada vez mais conheçamos, amemos e sigamos a Jesus. E isso, o faremos rezando, ouvindo a Palavra de Deus, celebrando a Eucaristia e amando o nosso semelhante

Assim o pároco Pe. Assis abre a programação da festa da padroeira de Nova Cruz, a Imaculada Conceição. Durante o período vários padres da Arquidiocese de Natal foram convidados para presidir as missas. A Paróquia da Imaculada Conceição divulga os nomes desse padres e dias que estarão em Nova Cruz.   



Pe. Assis preside dia 29 de Novembro e Pe. Iranildo Augusto preside dia 30

Pe. Matias Soares preside dia 01 de dezembro e Pe. Roberio preside dia 02/12



Pe. Edilson Nobre preside dia 03 de dezembro e Pe. Jose Adelson preside dia 04/12

Dom Matias preside dia 05 de dezembro e Pe. Mário Gomes preside dia 06/12

Pe. Assis preside dia 7 e Dom Heitor preside missa de encerramento dia 8


Pascom se preprara para 2012



Encontro Arquidiocesano da Pascom, realizado em novembro de 2011
Foto: Cacilda Medeiros


A coordenação arquidiocesana, articuladores zonais e coordenadores paroquiais da Pastoral da Comunicação se reúnem dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. Durante o encontro, os coordenadores fazem uma avaliação das ações realizadas pela Pascom, em âmbito arquidiocesano e paroquial. “Há cerca de dois meses, estamos contando com assessoria de Verônica Barros e Marilene Moura. Ambas trabalham no Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, da Arquidiocese de Natal, e têm experiência em metodologia de avaliação e planejamento”, diz Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana da Pascom.

No encontro, os participantes também definem quais as principais atividades a serem realizadas pela pastoral, no próximo ano. Em 2013, dois momentos serão marcantes: 15 anos da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese, e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será sediado em Natal, de 27 de outubro a primeiro de novembro.

O encontro será encerrado ao meio-dia, de domingo, 25, com missa, presidida pelo assistente eclesiástico da Pascom, Padre Edilson Nobre.

Fonte: Arquidiocese de Natal


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nova Cruz festejará padroeira


Arte: Ação Gráfica


A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realiza, no período de 29 de novembro a 8 de dezembro, a festa da padroeira. Uma programação diversificada será realizada. A abertura dos festejos será dia 29, às 18h, com carreata pela cidade, seguida da celebração de missa, presidida pelo pároco, padre Francisco de Assis, e concelebrada pelo vigário paroquial, Padre Janilson Macedo. Nos demais dias, a programação envolve realização de caminhada penitencial, às 5h; confissões, recitação do ofício da Imaculada Conceição, às 11h; benção do Santíssimo Sacramento, às 12h; recitação do terço mariano, às 18h30, e celebração eucarística, às 19 horas. 

Além das atividades religiosas, será desenvolvida uma programação social, com quermesse no largo da Matriz, com apresentações musicais. No dia primeiro de dezembro, será realizado o Jantar da Imaculada. No dia 7, acontece o tradicional festival de prêmios. Os festejos encerram no dia 8 de dezembro, com procissão pelas ruas da cidade e missa solene.

Crismando conheceram pastorais de Nova Cruz




Os cerca de 200 jovens, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, que estão em preparação para receber o Sacramento da Crisma, participaram de um encontro, no último dia 18 de novembro, que teve como objetivo, apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas pastorais, movimentos e serviços da paróquia. A proposta foi incentivar o engajamento dos jovens, nas atividades realizadas pela paróquia. 

VEJA MAIS FOTOS AQUI