quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Diocese de Mossoró festeja sua padroeira


No período de 3 a 13 de dezembro Mossoró ( RN) viverá um clima diferente. É chegado o momento de reverenciar Santa Luzia – a padroeira da Diocese de Mossoró. A programação religiosa inclui novenas, missas, confissões individuais, alvoradas e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Todos os anos, milhares de pessoas participam da festa que atrai centenas de romeiros de outras cidades. A coordenação da Festa é do Vigário geral da Diocese, Pe. Flávio Augusto e do Pe. Walter Collini, da Paróquia de Santa Luzia..

A festa religiosa, que este ano traz como tema '“Sob o olhar de Santa Luzia, caminhamos na Palavra de Deus” e lema “Ver com os olhos do Coração”, terá novidades em sua abertura. No dia 3 de dezembro será celebrada uma Missa às 15h em Riacho da Cruz, cidade que também tem como padroeira Santa Luzia. Em seguida, às 16h, será realizada uma carreata com a imagem e as relíquias de Santa Luzia.

Fonte: www.cnbbne2.org.br

Pascom de Nova Cruz ganha computador

Da esq.: Cacilda, Flavio e Pe. Edilson
na entrega do computador

A equipe da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, ganhou um computador, sorteado entre as equipes paroquiais da Pascom que realizaram campanha de assinaturas do Jornal A Ordem, neste ano de 2010. O sorteio aconteceu no final do Encontro Arquidiocesano da Pascom, realizado dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, com a participação de mais de 40 coordenadores paroquiais e articuladores da Pastoral da Comunicação, nos zonais.

Atualmente, na Paróquia da Imaculada Conceição há 149 assinantes do Jornal, sendo, portanto, a paróquia com o maior número de assinaturas.

Confira programação de hoje, na festa da padroeira

Pe. Ramos Vicente e Pe. Edislon

Nesta quarta-feira, dia primeiro de dezembro a festa continua com confissões pela manhã e noite, terço, missa e show com religioso com a Banda Portal de Nova Cruz. A missa será presidida pelo Pe. Ramos Vicente e concelebrada pelo Pe. Edilson Nobre.


19h - Recitação do terço com crianças e adolescentes

19h30 - Missa

Presidente: Pe. Ramos Vicente - São Paulo de Pontegi

Noiteiros: Orgão governamentais, comunidade rurais do sitio Macacos, Lagoa Limpa, Lajedo do Paiva e Nova Descoberta - Coroinhas, Catequese, Infância Missionária e Movimento Jesus Misericordioso.

Noite da Juventude na festa da Imaculada

Na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, a juventude compareceu para participar da 2º noite da festa da padroeira de Nova Cruz. Às 19 horas teve inicio a recitação do terço e em seguida missa presidida pelo Pe. Mário Gomes e concelebrada pelo Pe. Janilson Francisco. Na progrmação socio-cultural teve show com a dupla Léia e Sônia e continuação da quermesse em frente a Igreja Matriz.

A reza do Terço
A missa

Na quermesse, ao som da dupla Léia e Sônia
Fãs da dupla de Léia e Sônia vieram de Campestre/RN
Fotos: Diogo Oliveira e Pe. Janilson

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A festa da Imaculada continua com show de Léia e Sônia

A programação da festa da Imaculada, padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz, continua hoje, dia 30. Logo às 5 horas da manhã teve inicio a caminhada penintencial, seguido de missa. Á noite terá inicio a novena com terço, missa e show com Léia e Sônia.

Há 11 anos levando música, alegria e palavras de fé para platéias de todas as idades, a dupla de cantoras Léia e Sônia virá a Nova Cruz mais uma vez para cantar músicas do seu primeiro DVD, "Retalhos da Vida".



Confira a programação de hoje:

Terça-feira, 30 de novembro
19h- Recitação do Terço com a juventude;
19h30- Missa presidida pelo Pe. Mário Gomes,
administrador da área de Serra de São Bento e coordenador do 8º zonal;
Noiteiros: Educação e universitários, comunidades de Lagoa da Mata,
Lagoa Verde, Sitio Catolé e Santa Maria Goretti -
Pastoral da Juventude e Crismados
20h30- Show religioso com Léia e Sônia

Léia Maria Fernandes e Sônia Abreu Falcão se conheceram há 36 anos, nos encontros do grupo de jovens da igreja de Quipapá, município do interior de Pernambuco. Apaixonadas por música e poesia, as duas logo começaram a compor e tocar juntas. O trabalho sério que daria origem à dupla, porém, seria adiado por alguns anos devido a uma breve separação. "Vim morar em Natal e Léia ficou em Pernambuco. Quando nos reencontramos, pensamos logo em formar a dupla", conta Sônia.

Banda de música da Polícia Militar animou a primeira noite da festa

Música de qualidade para as famílias católicas foram tocadas na primeira noite de festa da padroeira de Nova Cruz, ao som da Banda de Música da Polícia Militar. Na quermesse, em frente a Igreja Matriz, muitas famílias ficaram para prestigiar o momento socio-cultural da festa.


As barracas foram montadas e as pastorais
as vendas. Dom Matias esteve por lá prestigiando.

Fotos: Flavio Luiz

Uma multidão de fiéis na abertura da festa da Imaculada Conceição de Nova Cruz

No dia 29 de novembro uma multidão foi as ruas de Nova Cruz para participar da abertura da padroeira da paróquia e da cidade, Imaculada Conceição. Muitos foram até a comunidade de Serrote, onde por volta das 14h30, a Ir. Edneide, Pe. Edilson e animadores do canto fizeram a celebração e animaram o inicio dos festejos. Outros ficaram esperando na Igreja de São Sebastião, com os quadros da Imaculada, que peregrinou pelas residencias nos bairros da cidade.
Na comunidade do Serrote às 17 horas saiu a carreata conduzindo a imagem peregrina, passando por diversas outras comunidades e ruas de Nova Cruz. Centenas de carros participaram da carreata que foi acompanhada pelos policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Celebração na comunidade do Serrote

Saida da imagem peregrina e inicio da carreata


Na entrada da cidade o Pe. Janilson dava boas vindas
e abençoava todos os participantes


Na Igreja de São Sebastião os fiéis esperavam a carreata

Logo depois, iniciou a caminhada pelas ruas da cidade,
com os quadros e a imagem da Imaculada

Na Igreja Matriz mais fiéis aguardavam a
chegada da imagem e do povo de Deus


Os quadros e a imagem chegaram e foram acolhidos ao som hino da padroeira


A missa de abertura da festa foi presidida pelo arcerbispo
Dom Matias, concelebrada pelos padre Edilson e Janilson

Pe. Janilson proclamou o Evangelho e Dom Matias fez a reflexão

Pe. Edilson fez os agradecimentos, entregou os brindes para padrinhos da noite;
a capitã Helena, coordenadora da festa anunciou os padrinhos
No final, o Pe. Janilson, o Major Linhares e
dom Matias fizeram o hasteamento das bandeiras
Fotos: Flavio Luiz

Pascom de Nova Cruz ganha computador

A Pascom de Nova Cruz ganhou um computador sorteado entre as paróquias que realizaram campanha de assinaturas do Jornal A Ordem. O sorteio ocorreu durante o encontro arquidiocesano da Pastoral da Comunicação realizado nos dias 27 e 28 de novembro, em Natal. Flavio Luiz, Roberto Mendes e Pe. Edilson Nobre, participaram do encontro, representando a Paróquia de Nova Cruz.

O no dia 27, a assessoria do encontro ficou por conta do Pe. Manoel, coordenador da pascom da Arquidiocese de Salvador-BA, logo em seguida foi feita avaliação das atividades realizadas em 2010 e depois foi elaborado o plano de ação da pascom para 2011.

No dia 28, o encontro terminou com missa presidida pelo Pe. Edilson

No final do encontro aconteceu o sorteio do computador,
onde a pascom de Nova Cruz foi a ganhadora

Pe. Edilson concede entrevista na 107 FM

O administrador da Paróquia de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre, concedeu uma entrevista na Radio 107 FM, onde foi divulgar, convidar e motivar todos os novacruzenses para a grande festa da padroeira. A entrevista ocorreu por volta da 11h30, do dia 29, dia da abertura da festa, com o apresentador Fran Emidio. Na ocasião o Pe. Edilson foi por Giselda, membro da equipe da 107 FM.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pe. Edilson presidiu missa de abertura da festa da padroeira de Ceará-Mirim


O Pe. Edilson Nobre fez a abertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da paróquia e da cidade de Ceará-Mirim. A programação teve iniciou com uma carreata que percorreu as comunidades com a imagem da padroeira acolhida com muita festa e animação pelos moradores de cada bairro por onde passava. O destino final foi a Igreja Matriz, onde o Pe. Bianor Francisco, administrador paroquial, e o Mons. Rui Miranda saudaram a todos os que já se faziam presentes, uma verdadeira multidão. Em seguida, Pe. Bianor convocou representantes das autoridades para realizar o hasteamento das bandeiras ao som do Hino da Padroeira, tocado pela Banda Municipal.

A celebração teve início com a acolhida dos noiteiros e de toda a comunidade paroquial, seguida por coreografia do Grupo de Teatro Renovação para coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre, Administrador Paroquial de Nova Cruz/RN e Vigário Episcopal para o Clero, concelebrada pelo Pároco Emérito Mons. Rui Miranda e pelos padres Bianor, Edvaldo e João Maria (Ceará-Mirim).

Na homilia, Pe. Edilson lembra da importância da devoção mariana, refletindo o tema da Festa "Sob o Olhar de Maria: Edificai a Igreja do Senhor".


Antes da missa Pe. Edilson foi entrevistado para 87 FM de Ceará-Mirim


Fotos: Flavio Luiz

Dom Paulo Evaristo Arns comemora 65 anos de sacerdócio




A Catedral da Sé, em São Paulo, ficou lotada no sábado, 27, para a missa dos 65 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns. A cerimônia foi presidida pelo cardeal arcebispo dom Odilo Pedro Scherer, concelebrada por 25 bispos e mais de uma centena de padres.
O papa Bento XVI enviou uma mensagem de congratulação ao cardeal e destacou os 28 anos em que dom Paulo esteve à frente da Arquidiocese. O papa manifestou “gratidão eclesial pela sua vida de doação com Cristo à humanidade e com votos de poder consumá-la até ao fim na alegria, serenidade e confiança do Amor divino”. (leia a mensagem na íntegra no site: http://www.cnbb.org.br/)

O bispo emérito de Catanduva, dom Antônio Celso Queiroz, que foi auxiliar da Arquidiocese no período de dom Paulo, destacou que o cardeal ajudou a Igreja de São Paulo a viver aquilo que o seu lema episcopal diz – “De esperança em esperança”. “Fiel ao seu lema, o senhor nos ajudou a viver a esperança. E nos ajudou através de sua vida, não se deixando abater pelas contrariedades do mundo [...]. Quem de nós não percebeu, um dia, sua mão paterna sobre o ombro, enquanto ouvia de sua boca: ‘Coragem! Anime-se!’”, lembrou.

O bispo ainda recordou que não apenas os bispos e padres experimentavam o seu apoio, mas os pobres nas favelas, nos cárceres, mesmo os que não pertenciam à Igreja, mas buscavam a prática do bem. “Nunca esquecemos de suas palavras repetidas tantas vezes: ‘Para lutar pelos pobres, pelos Direitos Humanos, é preciso aceitar sofrer um pouco’”.

Fonte: CNBB

domingo, 28 de novembro de 2010

Conselho Pastoral define últimos detalhes da festa

Da esq.: Padres Edilson e Janilson



O Conselho Pastoral da paróquia de Nova Cruz definiu os últimos detalhes para a festa padroeira que começará nesta segunda feira, dia 29. A reunião contou a participação dos representantes das pastorais, das equipes da festa, dos padres Edilson e Janilson, e da capitã Helena da coordenação da festa.
Na ocasião o Pe. Edilson apresentou os coordenadores das pastorais ao Pe. Janilson, vigário paroquial, que participou pela primeira vez da reunião do conselho. Uma carreata abrirá a festa da Imaculada Conceição, com a saida às 16h30 da comunidade do Serrote até a Igreja Matriz, onde acontecerá a missa de abertura com dom Matias Patricio.

Fotos: Flavio Luiz