sábado, 26 de outubro de 2013

Peregrinação movimentará comunidades de Nova Cruz



Como parte da preparação para festa da padroeira da paróquia Imaculada Conceição, que acontecerá no período de 29 de novembro a 8 de dezembro, iniciará a partir do dia 29 de outubro e se estende até dia 29 de novembro, a peregrinação da imagem centenária, pelas comunidades e bairros que integram o território da paróquia de Nova Cruz. 

A peregrinação da imagem centenária da Imaculada Conceição e dos os quadros peregrinos, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN, terá inicio com missa de envio, será às 19h, no salão do ECC.



Paróquia de Nova Cruz divulga arte da festa da padroeira 2013


Com o tema “Bem aventurada aquela que acreditou”, uma citação do Evangelho de Lucas, a festa da padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz, Imaculada Conceição, terá inicio dia 29. Nesse dia, às 18 horas, haverá carreata com a Imagem de Nossa Senhora, saindo da comunidade de São Sebastião para a Igreja Matriz. Às 19 horas, na Igreja Matriz haverá Palavra de abertura do Pároco Pe. Francisco de Assis Inácio, hasteamento das bandeiras e Show pirotécnico. Às 19h30, Missa solene de abertura da Festa da Imaculada Conceição na praça da Matriz, presidida por Dom Matias Patrício de Macedo – Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal.

O novenário da festa será realizado de 29 de novembro a 8 de dezembro. Neste período será desenvolvida uma vasta programação religiosa e social. Diariamente, haverá às 5 horas, Caminhada e a recitação do Terço, saindo da Igreja de São Sebastião, encerrando na Igreja Matriz. Às 12 horas, oficio da Imaculada Conceição. Às 18 horas haverá recitação do Terço, e às 19 horas, novena da Imaculada Conceição, seguido da Benção do Santíssimo Sacramento. 

Coroinhas promovem 3º Cristo Vive em Nova Cruz

Jovens, na Micareta Cristo Vive, em Nova Cruz.

A terceira edição do Cristo Vive, promovido pela Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, acontecerá dia 9 de novembro. Trata-se de uma espécie de micareta, ao som do Ministério de Música Claves de Deus. A programação começará com missa, às 19 horas, na Igreja de São Sebastião. Em seguida, os participantes sairão pelas ruas da cidade, cantando e louvando a Deus. O evento é organizado pelo grupo de coroinhas.
Ainda em Nova Cruz, no dia 10 de novembro, fiéis devotos de Santa Maria Goretti farão uma romaria até a cidade de Currais Novos. Lá, visitarão a capela dedicada a Santa Maria Goretti. Na mesma viagem, o grupo também visitará a estátua de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Festa da padroeira de Nova Cruz tem comissão formada

Comissão organizado da festa 2013

Em reunião realizada na noite desta terça-feira, dia 22, foi formada a comissão organizadora da festa da padroeira da Paróquia de Nova Cruz. A comissão é composta por Pe. Assis e Pe. Pedro, Vera Avelino, Robson de Oliveira e José Galdino, conhecido por Junior. A festa terá inicio dia 29 de novembro até 8 de dezembro. Durante o período festivo acontecerá uma extensa programação religiosa e social. Na reunião a comissão definiu detalhes da programação social para o funcionamento da quermesse com as barracas. A novidade deste ano será a instalação de tendas do comercio através de empresas/lojas de Nova Cruz que irão expor suas mercadorias durante os festejos. 




Arquidiocese divulga programação da festa da padroeira

Imagem de N. Sra. da Apresentação, na missa da Pedra do Rosário, em 21/11/2012.
Foto: Luiza Gualberto


A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal terá início dia 11 de novembro. No dia 11, às 18 horas, haverá procissão, saindo da antiga catedral para a Catedral Metropolitana, onde serão proferidas as palavras de abertura, com o arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 19h30, será celebrada missa, seguida de quermesse.

A partir do dia 12, será desenvolvida programação na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, e na Catedral Metropolitana. Na antiga catedral, diariamente, às 5 horas, haverá caminhada, saindo do adro da Igreja do Rosário para a Igreja Matriz, onde será celebrada missa. Às 16h30, acontecerá oração do terço, reza da ladainha e missa. No período de 18 a 20, também haverá celebração de missa, às 11h30.

Na Catedral Metropolitana, de segunda a sábado, haverá missa, às 11h e às 16h30 e, aos domingos, às 7h, às 11h e às 19 horas. Os fiéis também rezarão o Ofício de Nossa Senhora, diariamente, às 10h15 e às 15h45, e recitarão o terço, às 18 horas, transmitido pela Rádio Rural de Natal. O novenário será celebrado às 19 horas, presidido pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No dia 15, o pregador será o bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano.

A programação de encerramento, no dia 20, será extensa e começará a zero hora, com a Vigília da Apresentação, na Pedra do Rosário. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelo Rio Potengi, terminando na Pedra do Rosário, onde haverá a primeira missa do dia. Às 7h30, na antiga catedral, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales. Às 10h, na Catedral, missa solene, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime. Às 16h, procissão, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação para a Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, marcando o encerramento dos festejos.

Durante os festejos, serão arrecadados alimentos não perecíveis, material de limpeza e hospitalar, fraldas, papel ofício, escova e creme dental, para serem doados ao Hospital Varela Santiago. Em preparação à festa, será realizado o Cerco de Jericó, na Cripta da Catedral, no período de 4 a 10 de novembro. A festa será em ação de graças pelos 25 anos da dedicação da Catedral Metropolitana e pelo encerramento do Ano da Fé.

Fonte: Arquidiocese de Natal

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação começa domingo


Cerca de 800 pessoas, de várias partes do Brasil, chegarão à capital potiguar, no próximo domingo, 27, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento, que se estende até o dia primeiro de novembro, tem como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

A abertura acontece domingo, 27, às 19 horas, no auditório do Hotel Praia Mar, na Via Costeira de Natal. Na ocasião, haverá apresentação da Camerata de Vozes do RN e do cantor e compositor Ismael Du Mangue, além de saudações proferidas pelos representantes das instituições promotoras do Mutirão: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através das unidades acadêmicas: Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.


Encerramento do 7º Muticom no Rio de Janeiro

Atividades na UFRN

A partir da segunda-feira, 28, a programação será desenvolvida no campus da UFRN. Pela manhã, as atividades se concentrarão no Ginásio de Esportes, com a realização de celebrações, seminários e lançamentos de livros. No entorno do ginásio, acontecerá a Feira de Comunicação, com standes, restaurante e apresentações culturais. À tarde, das 14 às 18 horas, acontecerão, simultaneamente, 14 Grupos de Trabalhos, distribuídos em salas de aulas e auditórios distribuídos no prédio do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA, Laboratório de Comunicação, NESC, Comunica e no Setor 2.
A programação do dia 28 iniciará às 8 horas, no Ginásio de Esportes, com uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.  Logo após, haverá uma conferência com o professor emérito da UFRJ, autor de vários livros, Muniz Sodré. Nos dias 29, 30 e 31, na parte da manhã, acontecerão seminários, cada um contando com um assessor e dois debatedores.
A programação acadêmica do 8º Muticom será encerrada na quinta-feira, 31. A solenidade de encerramento terá início às 16h30, com homenagens às Rádios Rurais de Natal, Caicó e Mossoró, prestadas pela Signis Brasil, agradecimentos e anúncio da cidade que sediará o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em 2015. Para encerrar a programação, haverá uma apresentação da cantora Elba Ramalho. A apresentação será exclusiva para os participantes do 8º Muticom.

A sexta-feira, primeiro de novembro, será dedicada a passeios, organizados por uma agência de turismo, parceira do evento. A Agência preparou três roteiros: litoral norte, litoral sul e Natal.

Lançamentos

Lançamento do 8º Muticom


Durante o Mutirão, o final de cada manhã será destinado a lançamentos. No dia 28, o Padre Evaldo César, diretor executivo do Portal A12 e apresentador do Programa ‘Bem-vindo Romeiros”, na TV Aparecida, lançará o livro “Igreja na cidade: desafios e alcances de uma evangelização pela televisão”. 
A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador (BA) e a Universidade Católica de Salvador (UCSAL) vão lançar, no dia 29, o Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral”. A formação é com título de pós-graduação e será voltado para agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação e será realizada em módulos.

“Haiti por si: a reconquista da independência roubada” é o título do livro que será lançado no final da manhã do dia 30. Produzido pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, conhecida como Agência Adital, o livro busca mostrar as possibilidades de reconstrução política, econômica, social e cultural do Haiti.

No dia 31, acontecerá o lançamento do livro digital “Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas”, organizado por Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Ambos integram o grupo de pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Intercom.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pároco de Nova Cruz participa da inauguração do Sebrae



O Pároco da Paróquia de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, participou inauguração do novo escritório regional do Sebrae, em Nova Cruz. Na ocasião o padre proferiu a benção das instalações do escritório. A solenidade acontece na segunda-feira, dia 21, e contou com a presença de Zeca Melo, Superintendente do SEBRAE-RN, Silvio Bezerra, Diretor Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-RN, Leonel Pontes, Gerente do Escritório Regional do Agreste do SEBRAE, além de autoridades civis e militares. 







Planalto encerrou festa com procissão e missa


A comunidade do Planalto da Paróquia da Imaculada Conceição encerrou os festejos da padroeira Mãe Peregrina, no último dia 18. Fieis devotos saíram em procissão pelas ruas do bairro, em seguida participaram da missa de encerramento presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis. A festa da Mãe Peregrina aconteceu de 15 a 18 de outubro, com celebrações e quermesse. Veja algumas fotos: