sexta-feira, 5 de maio de 2017

Arquidiocese lança Caminhada da Solidariedade

Apresentação do projeto da caminhada para empresários, no último mês de abril 
(Foto: Edvanilson Lima)

No próximo dia 11 de maio, acontece o lançamento oficial da 3ª Caminhada da Solidariedade. A atividade será realizada às 10h, no auditório da FIERN, situada na avenida Senador Salgado Filho. O evento é aberto a todo público. A caminhada vai ser realizada no dia 03 de setembro e o valor arrecada através da venda de kits será destinado para as obras sociais da Arquidiocese, principalmente aquelas desenvolvidas com dependentes químicos, crianças e jovens.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Fraternidade e Arquidiocese lançam campanha de doação de sangue alusiva aos mártires do RN

Pe. Mario Gomes, pároco da Redinha, fazendo doação (Foto: cedida)


Uma parceria entre a Arquidiocese de Natal, Hemonorte e a Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus lançou o projeto “Doação de Sangue: Para a Salvação de Todos!”, alusiva à devoção aos mártires de Cunhaú e Uruaçu que derramaram o sangue pela fé e serão canonizados no próximo dia 15 de outubro.

De acordo com a fundadora da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, Mara Maria Carvalho, “a campanha nasce da necessidade da divulgação da devoção aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu/RN, como também da urgência que mais pessoas possam fazer a doação de sangue”, explicou. A doação poderá ser feita até o dia 14 de junho, dia da solenidade e Corpus Christi. A Unidade Móvel do Hemonorte vai circular em pontos de grande circulação na Grande Natal, indicados pelos párocos que já aderiram à campanha.

A proposta é incentivar as pessoas a doarem sangue voluntariamente em nome dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, propagando assim esta devoção. “Também pedimos que os doadores possam publicar uma fotografia, selfie, no momento da doação em suas redes sociais, divulgando assim a campanha”, afirmou Mara Maria.

COMO PARTICIPAR:

Ir a um local de doação de sangue e no momento do preenchimento do cadastro será perguntado em nome de quem será realizada a doação de sangue. A resposta do doador deve ser: estou doando em nome dos “Mártires de Cunhaú e Uruaçu”. Outras informações acesse: www.arquidiocesedenatal.org.br/martires.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bispos romeiros fazem a experiência de peregrinos em Aparecida (SP)




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comemoração aos 300 anos do encontro por pescadores da imagem de Nossa Senhora da Conceição, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, que teve início dia 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017.

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, várias atividades estão sendo realizadas para marcar os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida e também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima nas paróquias, dioceses regionais e também ao longo da 55ª Assembleia Geral da Conferência.

O bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, recorda que Nossa Senhora apareceu milagrosamente, numa época de escravidão, aos pescadores simples. “Celebrar os 300 anos da aparição em nossas paróquias e dioceses é procurar saber qual a mensagem de Deus, por meio de Maria”, disse.

Fonte: CNBB

Mensagem da CNBB aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil



Cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB, ao apresentar a “Mensagem aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”, no final da missa celebrada na manhã da sexta-feira, no Santuário Nacional, fez a seguinte declaração:

Queridos Irmãos e Irmãs, aqui reunidos, e os que estão unidos a nós pelas Mídias Católicas que transmitem esta celebração.

Nós, Bispo do Brasil, reunidos aqui em Aparecida, na Assembleia Geral da CNBB, estamos acompanhando com especial atenção e grande preocupação a crise política, econômica e ética que tanto sofrimento tem causado ao povo brasileiro, às nossas famílias, especialmente aos mais pobres.

Nós estamos muito unidos, pela nossa oração e pelo nosso afeto, às nossas comunidades, famílias, irmãos e irmãs que mais sofrem as consequências da crise por que passamos.

Estamos rezando hoje, de modo especial, pelos que participam das manifestações programadas no País, neste dia. Manifestações pacíficas são um direito na sociedade democrática. Devem ser respeitadas e garantidas!

Fazemos um apelo para que ninguém recorra à violência. A busca da justiça que conduz à paz nunca se faz pela violência, seja nas ruas, nas redes sociais ou em outros ambientes.

Nesta ocasião, nós nos dirigimos especificamente aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, com uma mensagem de solidariedade e esperança que será lida neste momento.

Acompanhemos com atenção!

Cardeal Sergio da Rocha

Eis a íntegra da Mensagem: AQUI

domingo, 30 de abril de 2017

Papa conclui a viagem ao Egito dedicando-se ao aspecto pastoral



Cairo (RV) – Depois de uma programação intensa em seu primeiro dia de visita ao Cairo, com encontros com o Presidente egípcio Al-Sisi, o discurso na Universidade Al-Azhar e a visita ao Patriarca copta-ortodoxo Tawadros II, neste sábado o Papa conclui a viagem dedicando-se inteiramente ao aspecto pastoral, recebendo o abraço da pequena, mas muito ativa, comunidade copta-católica.O dia começou com a despedida da Nunciatura e a saudação de um grupo de crianças alunas da Escola Comboniana do Cairo. Em seguida, em automóvel fechado, Francisco se deslocou ao estádio de futebol “Air Defense” e com o ‘golf-car’, (pequeno carro aberto) deu uma volta no campo, em meio aos fiéis. Cerca de 30 mil aguardavam o Pontífice.

A liturgia foi celebrada em latim e árabe, com as orações dos fiéis em várias outras línguas.

Em sua homilia, proferida em italiano, o Papa dissertou sobre o itinerário dos discípulos de Emaús, descrito no Evangelho de Lucas, e que se pode resumir em três palavras: morte, ressurreição e vida.

“Aquele sobre quem construíram a sua existência morreu, derrotado, levando consigo para o túmulo todas as suas aspirações. Na realidade, eram eles os mortos no sepulcro da sua limitada compreensão”.

“Ressuscitado, Jesus transforma o seu desespero em vida, porque, quando desaparece a esperança humana, começa a brilhar a divina”, prosseguiu o Pontífice, explicando: “Quando o homem toca o fundo do fracasso e da incapacidade, quando se despoja da ilusão de ser o melhor, ser o autossuficiente, ser o centro do mundo, então Deus estende-lhe a mão para transformar a sua noite em alvorada, a sua tristeza em alegria, a sua morte em ressurreição, o seu voltar atrás em regresso a Jerusalém, isto é, regresso à vida e à vitória da Cruz”.