quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Pároco de Nova Cruz divulga mensagem natalina


O NATAL É CADA DIA!

Certo dia, na plenitude dos tempos, quando o prazo da espera expirou, Deus bateu à porta do coração de uma Virgem Imaculada. Disse-lhe mansamente o que queria. “Ousadamente”, pediu para morar e viver na casa dos homens e mulheres. E Maria disse que sim. E sabe o que aconteceu? A vida divina começou a crescer.

O Natal não é só o dia 25! É cada dia! Porque carrega dentro de si o Filho Eterno. Em razão disto e do seu sentido, ele é mais do que todos os seus símbolos manipuláveis; é mais importante do que toda a estrutura mecanicista do consumo. Feliz de quem – para além de qualquer rotina – sabe que todos os dias é Natal.

 Há datas que têm um sentido tão grande em nossa vida que só mesmo colocando os joelhos no chão da vida e as mãos erguidas na direção do Céu para agradecê-las devidamente.

O que se vê no presépio? Eis que apareceu no presépio “a bondade e o amor humanitário de Deus, nosso Salvador” (Tt 3,4). O Verbo se fez carne. Por isso a carne se vez Verbo. Ele pode e quis realmente ser como um de nós, como eu e como você, “trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano, exceto no pecado” (GS, 22). 

É hora de decisões! É hora de desfazer equívocos, de orientar-nos a nós mesmos e a nossa gente, de pôr à mostra nossos corações de irmãos.

Vem, Senhor Jesus! Que o teu Advento seja realidade para nós. Que nós cristãos levemos tua presença às nossas famílias, para o meio do mundo. Presença atuante: derrete frieza; derrete egoísmo; acende amor.  Vamos esquecer mágoas, perdoar-nos mutuamente, “mergulhar na Caridade”.

Não é hora de Deus fazer-se homem e habitar entre nós? Não é hora N, hora de Natal? Não é hora J.C., hora de Jesus Cristo? Não pode ser a hora A, hora da acomodação, hora de marcar passo no mesmo terreno... 

Vem, vem Jesus, estamos à Tua espera. Aqui tens o nosso coração.

Irmãos e irmãs, que este Natal e o ano que se avizinha, sua vida e a da sua família, sejam repletas das bênçãos divinas.

 Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Fraternalmente, Pe. Francisco de Assis Inácio

Celebração Natalina e Auto do Natal em Santa Maria Goretti



A comunidade Santa Maria Goretti realizou na noite desta quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, a Celebração Natalina e Auto do Natal. A celebração foi  presidida pelo diácono Alexandre, logo após aconteceu o Auto do Natal com jovens da comunidade em frente a capela Santa Maria Goretti. A próxima celebração natalina com peça teatral acontecerá na capela Mãe Peregrina, no bairro Planalto, dia 23 de dezembro, a partir das 20h. No dia 24 de dezembro, será realizada o primeiro musical de natal, na Igreja Matriz, após a missa do Natal, na Igreja Matriz. A missa será às 19h30.












quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Paróquia de Nova Cruz e Lagoa d'Anta tem novo brasão

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta passa a ter partir deste mês de dezembro de 2016 um novo brasão. A pedido do pároco Pe. Francisco de Assis o novo brasão foi criado pelo Pe. Jorge Alves Cardoso, Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo em Coronel Ezequiel/RN. 

Segundo o Pe. Jorge a criação foi baseada no contexto do brasão anterior com novos detalhes simbólicos: O CÍRCULO: símbolo da perfeição. O BRASÃO: se abre como uma flor, revelando o Belo do Criador de todas as coisas em MARIA . No centro do Brasão na parte superior esta em azul cor que atribuímos a Nossa Senhora. Contém as letras "M" e "A" entrelaçadas e só redor 12 estrelas recordando as tribos de Israel e os discípulos. Embaixo no escudo a cor Verde da nossa Esperança. Temos uma Cruz que nos remetem ao nome da cidade "NOVA CRUZ" e o rio CURIMATAÚ que banha a cidade. A COROA DOURADA chama para a cidade conhecida como "A PRINCESA DO AGRESTE” e por fim a CRUZ DOURADA que nos lembra do Cristo Rei que vai a frente da Igreja conduzindo-à


DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Escudo do clero, Cortado na horizontal. O primeiro de blau (azul) com clássico monograma de Maria, formado pelas letras “M” e “A” sobrepostas, entre um círculo formado por doze estrelas, tudo de argente (prata) e um Rio. Uma coroa de rainha encimar do conjunto, e a Cruz de jalde (ouro). Entrelaçando o escudo um círculo de argente com borda de Jalde (ouro), com o nome da Paróquia é o lema: “Omnes Unum Sint”, em letras de Sable (preta).

JUSTIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

O escudo obedece às regras heráldicas. O campo de blau (azul) representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora, sendo que este esmalte significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama e nobreza. Com a monograma de Maria Santíssima, que é constituída pelas letras “M” e “A” sobreposta e que estão rodeadas de 12 estrelas de argente (prata). Maria é a mãe de Cristo e é a mãe da Igreja.  O segundo quartel de sinopla (verde) com uma Cruz de argente (prata) que nos remete ao nome da cidade “Nova Cruz” e o rio “Curimataú” que banha a cidade. A coroa de jalde (ouro) chama para a cidade conhecida como “A Princesa do Agreste”, E a Cruz que é o instrumento de salvação de todos os homens e representa Jesus Cristo e, sendo de jalde (ouro) traduz: nobreza, autoridade, generosidade e ardor. O círculo que entrelaça o conjunto simboliza a perfeição. Nós quando humanos somos imperfeitos, seguimos o Perfeito que é Jesus Cristo. Com o nome da Paróquia é o lema: “Omnes Unum Sint” (Que todos sejam um).


Brasão: anterior e o novo


Moldura com novo brasão

Brasão criado por Padre Jorge Alves Cardoso, Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo em Coronel Ezequiel/RN

Artes heráldicas criadas por Jailson Vitor da Silva, Santa Cruz/RN





Pastoral da Comunicação planejou atividades para 2017



Os membros da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta participaram do encontro de avaliação e planejamento realizado no último dia 18 de dezembro no Centro Pastoral do Catolé. Na ocasião aconteceu avaliação das atividades realizadas neste ano de 2016 e elaboração do plano de ação para 2017 com base na Meta 4 do Marco Referencial da Pastoral da Arquidiocese de Natal.

Entre as atividades prevista no plano para 2017 estão a realização de reuniões mensais, em Lagoa d'Anta e Nova Cruz; celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, dia 28 de maio, com a Feira das Pastorais e missa da Comunicação; momento de lazer para os membros da Pascom e familiares; aquisição de novos equipamentos de comunicação; espaços nas emissoras de rádio e novas ações serão conduzidas para a melhorar atuação nas divulgações da Paróquia e conseguir espaços nas emissoras de rádios. Os membros da Pascom também designarão a participação da missa no quinto domingo de cada mês, a Missa da Pascom, na Igreja Matriz, às 19h30. Um das novas ações está a visita a Pascom da Paróquia de Ceará-Mirim, dia 12 de fevereiro, onde a pascom visita pascom para troca de experiência entre as equipes. 

No plano da Pascom também consta a participação das atividades previstas no Plano Arquidiocesano, tais como Formação para correspondentes do Ritmo Pastoral; cursos da Escola de Comunicação - ECAN; receber a Visita do Núcleo de Formação da Arquidiocese de Natal, dia 21 de maio; Seminário de Comunicação; Miss@o.Com. dia 06 de agosto, em Lagoa Salgada, com Paróquias do 8º zonal; Seminário da Pascom, dia 23 de abril, em  São José de Mipibu, Retiro espiritual, dia 03 de setembro, Santuário Chama do Amor em Canguaretama, ambos com Paróquias do Vicariato Sul. 

O encontro contou a presença do pároco Pe. Francisco Assis Inácio e o Diácono Alexandre e encerrou com a almoço de confraternização. 


 


Setor Juventude realizará Musical de Natal


Os jovens dos vários grupos que compõe o Setor da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizarão o primeiro Musical de Natal, dia 24 de dezembro, logo após a missa do Natal na Igreja Matriz. A missa do Natal acontecerá às 19h30. O musical será mais momento para vivencia do Natal do menino Jesus. Confira os horários das missas do Natal: 

Dia 24/12

 Lagoa de Serra - 16h
Lagoa Limpa de Santo Antônio - 17h30
Igreja Matriz - 19h30
Lagoa d'Anta - 21h30
Juriti - 23h

Dia 25/12

Igreja Matriz - 7h
Lagoa Limpa do Fernando -  9h
Conceição - 16h
Capim Açu - 17h30
Serrote - 19h30
Primeira Lagoa - 21h

Grupo de jovens do Planalto realizará 2ª peça teatral


Os membros do grupo Jovens de Cristo da Pastoral da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará a 2ª apresentação da peça teatral "Cristo, o Menino que traz a esperança", dia 23 de dezembro em frente a Capela Mãe Peregrina, a partir das 20 horas, no bairro Planalto, em Nova Cruz. A primeira apresentação da peça foi realizada em 2015, no período natalino, preparando os fieis para o Natal de Jesus. 




terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Missa do Natal na Rua Campo Santo acontece nesta terça-feira



Nesta terça-feira, 20 de dezembro será realizado a Missa do Natal na Rua Campo Santo, em Nova Cruz, a partir das 19h30. As oferendas dos fieis para missa serão a doação de brinquedos para as crianças da referida rua. A iniciativa da celebração da missa na rua é do casal Lourdinha e Zé Carlo (in memorian), através da Pastoral da Criança desenvolvem um grande trabalho com os moradores da Rua Campo Santo


Fotos das missa anteriores

Dom Jaime anuncia transferência de padres

(Foto: Brunno Antunes)


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou a transferência de cinco sacerdotes:

Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz deixa a Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas, em Natal, e passa a integrar a equipe de formadores do Seminário de São Pedro, onde coordenará a dimensão espiritual.

Pe. Cláudio Luiz de Carvalho deixa a função de pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha, e assumirá a Paróquia da Sagrada Família, também como pároco, a partir de primeiro de fevereiro.

Pe. Luiz Paulo da Silva, até então administrador da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Tibau do Sul, passará ser o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, a partir de 6 de fevereiro.

Pe. Antônio Luciano de Freitas, atual vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Parnamirim, assumirá, a partir de 13 de fevereiro, a Paróquia de Tibau do Sul.

E o Pe. Elielson Cassimiro de Almeida deixará a função de vigário paroquial da Catedral e passará a ser vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Parnamirim.

Fonte: Arquidiocese de Natal