quinta-feira, 18 de junho de 2015

Léia e Sonia se apresentarão no Teatro Riachuelo


A dupla de cantoras católicas Léia e Sonia farão Show no Teatro Riachuelo em comemoração aos 18 anos de caminhada. O show será dia 08 de setembro, terça-feira, a partir das 20h. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro. A dupla convida todos: Mais uma vez, contamos com seu apoio, sua amizade, sua força, sua presença!... Convide seus amigos! Traga sua família! Nosso abraço, gratidão e orações, do fundo do nosso coração!

Padres da Arquidiocese de Natal recebem título de Monsenhor



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha entregou o título de Monsenhor na categoria de “Capelão de Sua Santidade” aos padres Luiz Teixeira de Almeida e Inácio de Loiola Bezerra, na missa de encerramento da Jornada de Oração pela Santificação do Clero, na Catedral Metropolitana.

Segundo Dom Jaime, a honraria é concedida aos dois sacerdotes pelo “zeloso desempenho de suas funções ao longo de muitos anos de sacerdócio”, destacando-se pelo “amor a Igreja e ao serviço pelo próximo”.

Monsenhor é um título honorário conferido pelo Papa a padres por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. O título é normalmente abreviado por “Mons.”.

Cada Bispo por intermédio das Nunciaturas Apostólicas pode propor ao Papa a honraria aos padres do seu clero, as propostas são avaliadas pela Santa Sé mediante vários critérios, incluindo requisitos de idade. O Papa Francisco aumentou para 65 anos a idade mínima para a concessão do título por proposta dos Bispos Diocesanos. O número total de Monsenhores de uma Diocese não pode ultrapassar 10% do clero diocesano.

Além dos Monsenhores Luiz Teixeira e Inácio de Loiola, a Arquidiocese de Natal conta com mais sete “Capelães de Sua Santidade” Mons. Agnelo Barretto, Mons. Armando de Paiva; Mons. Geraldo Almeida, Mons. Lucas Neto, Mons. Luiz Lucena, Mons. Lucilo Machado e Mons. Pedro Ferreira. A entrega do título aconteceu sexta-feira (12/06).


Arcebispo de Natal faz nomeações



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha comunicou novas nomeações para o governo arquidiocesano, em missa que marcou o encerramento da Jornada de Oração pela Santificação do Clero, celebrada na Catedral Metropolitana. Foi nomeado o Pe. José Sílvio de Brito, para a função de Vigário Episcopal para o Clero e o Pe. Antônio Ranis Rosendo dos Santos, CSsR, como  Vigário Episcopal para os Religiosos.

Pe. José Sílvio de Brito

Dom Jaime nomeou, na ocasião, os membros do Conselho Presbiteral, composto pelos membros natos: Pe. Edilson Soares Nobre, Pe. Valtair Lira Lucas, Pe. Francisco das Chagas de Souza, Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior, Pe. Matias Soares, Pe. Antonio Murilo de Paiva, Pe. José Sílvio de Brito, Pe. Antônio Ranis Rosendo dos Santos, CSsR, Pe. José Adelson da Silva Rodrigues, Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega, pelos membros eleitos pelo clero: Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, Pe. Francisco de Assis Inácio, Pe. Francisco de Assis Motta de Souza, Pe. Helenildo Marques de Morais, Pe. João Batista Nunes Filho, Pe. Jonerikson Gomes da Silva, Pe. José Roberto da Rocha, Pe. Luís Paulo da Silva, Pe. Manuel Henrique de Paiva, Pe. Severino dos Ramos Vicente, Pe. Valdir Cândido de Morais, Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto e pelos membros indicados pelo arcebispo: Pe. Júlio César Souza Cavalcante e Mons. Pedro Ferreira da Costa.

Ainda, publicou a nomeação dos novos componentes do Colégio de Consultores: Pe. Edilson Soares Nobre, Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega, Pe. José Sílvio de Brito, Mons. Pedro Ferreira da Costa, Pe. Valdir Cândido de Morais e Pe. Júlio César Souza Cavalcante.

Segundo o Código de Direito Canônico o Conselho Presbiteral é formado “por um grupo de Sacerdotes que, representando todo o Presbitério da Diocese, seja como o Senado do Bispo, cabendo-lhe, de acordo com o direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada” (Cân. 495 § 1)

O Colégio de Consultores é um grupo de padres que assume função decisiva nos casos de sede impedida ou vacante ou na dissolução do Conselho Presbiteral. As nomeações foram anunciadas sexta-feira (12/06).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nova Encíclica do papa Francisco pede conversão ecológica

O Vaticano divulgou na manhã de hoje, 18, a nova Encíclica do papa Francisco, "Laudato si - sobre o cuidado da casa comum”. O texto trata da ecologia humana e o clima está no centro das preocupações apresentadas pelo pontífice.  Além disso, são apontadas as problemáticas e desafios de preservação e prevenção, como também aspectos da proteção à criação e questões como a fome no mundo, pobreza, globalização e escassez.  
Este é o primeiro documento escrito integralmente pelo pontífice, que buscou inspiração nas meditações de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente. Em 2013, no início do pontificado do papa Francisco, o primeiro documento publicado foi "Lumen Fidei", que já tinha sido iniciado pelo papa emérito Bento XVI.
Em consonância com a encíclica do papa, em 2016, a Campanha da Fraternidade Ecumênica da CNBB terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. A atividade será coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Conversão ecológica
Ao final da Audiência Geral da quarta-feira, 17, o papa Francisco disse que a Terra tem sido maltratada e saqueada. “Esta nossa ‘casa’ está sendo arruinada e isso prejudica a todos, especialmente os mais pobres. Portanto, o meu apelo é à responsabilidade, com base na tarefa que Deus deu ao ser humano na criação: 'cultivar e preservar' o 'jardim' em que ele o colocou. Convido todos a acolher com ânimo aberto este Documento, que está em sintonia com a Doutrina Social da Igreja”, exortou Francisco.
O papa explicou que o nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco “Louvado sejas, meu Senhor”, que no Cântico das Criaturas recorda que a terra pode ser comparada com uma irmã e uma mãe.
A nova Encíclica é composta por seis capítulos, são eles: “O que está a acontecer à nossa casa”, “O Evangelho da criação”, “A raiz humana da crise ecológica”, “Uma ecologia integral”, “Algumas linhas de orientação e ação” e “Educação e espiritualidade ecológicas”.
Ao longo do texto, o papa convida a ouvir os gemidos da criação, exortando todos a uma “conversão ecológica”, a “mudar de rumo”, assumindo a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”.
“Deus, que nos chama a uma generosa entrega e a oferecer-Lhe tudo, também nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir. No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado!”, disse Francisco ao final da Encíclica.
Fonte: CNBB

Seminário contra a desertufucação

Nesta quarta-feira (17), dia em que se celebra a luta contra a desertificação, acontece um seminário para abordar o tema, realizado na diocese de Caicó, no centro pastoral Dom Wagner, com a participação de diversas representações, entre elas, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presidente do Serviço de Apoio aos projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). 

Foto: Cacilda Medeiros

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Articulador da Pascom visita Paróquia de Passa e Fica



O articulador da Pastoral da Comunicação no 8º zonal, Flavio Luiz, visitou a equipe da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica. O objetivo da visita foi conhecer os trabalhos desenvolvido,  fortalecer a equipe e articular o miss@o.com, encontro de formação para os membros da Pascom, agendado para 13 de setembro, na Paróquia de Lagoa de Pedras. A visita aconteceu no último sábado, 13/06 e contou com a presença do Pe. Iranildo Augusto, pároco de Passa e Fica.