sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Arquidiocese prepara comemoração de aniversário de A Ordem

Capa do primeiro exemplar de A Ordem, em 14 de julho de 1935


Em julho passado, o jornal A Ordem completou 80 anos de história. A data, porém, será comemorada no próximo dia 9 de setembro, às 19h30, na Academia Norte riograndense de Letras, situada na Rua Mipibu, 443, no bairro de Petrópolis, em Natal. Na ocasião, além do pronunciamento do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e de pessoas que fizeram a história do periódico, será ministrada uma palestra com o jornalista Diego Amorim, do Correio Braziliense, sobre o ‘Presente e o futuro do jornal impresso’.

A solenidade é aberta aos sacerdotes, diáconos, religiosos, autoridades, agentes da Pastoral da Comunicação, profissionais e estudantes de comunicação social e à comunidade em geral.

Edição nº 35, 30-08-15, do Jornal A Ordem

O primeiro exemplar do jornal A Ordem foi publicado em 14 de julho de 1935, sob a responsabilidade da Congregação Mariana. A história do periódico pode ser dividida em três fases: 1935 a 1953, 1960 a 1967 e a terceira teve início em 1999 e se prolonga até hoje. Atualmente, o jornal circula semanalmente, com 1.400 exemplares, e chega às paróquias, através de assinaturas. Além da versão impressa, o jornal também é disponibilizado, todas as segundas-feiras, no site arquidiocesedenatal.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bispos do Rio Grande do Norte se reúnem em Mossoró

Bispos e equipe de formadores dos seminários, reunidos em Mossoró (Foto: cedida)


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, se reuniram na última terça-feira, 25, em Mossoró. Junto com eles, se reuniram as equipes de formação dos seminários, e, também, os diretores das rádios das três dioceses.  Na pauta da reunião, os planos de formação dos seminários da Província Eclesiástica; a situação das emissoras de rádio das dioceses; a crise hídrica no Rio Grande do Norte; a possibilidade da visita dos bispos às obras de transposição do Rio São Francisco, entre outros assuntos.

No dia primeiro de dezembro, em Natal, os formadores dos seminários se encontrarão mais uma vez, para dar sequência à elaboração do plano de formação.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Noite de adoração Semana Catequética



A Semana Catequética da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizado desde o dia 23 com termino previsto para dia 30 deste mês. Na programação desta quinta-feira, 27/08, aconteceu missa, seguido de adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja Matriz, encerrando com benção do Santíssimo, presidida pelo Pe. Francisco de Assis, pároco de Nova Cruz.

O encerramento da Semana Catequética será domingo, dia 30, com retiro para catequistas, a partir das 8h, no sitio Tanques Dantas, zona rural de Nova Cruz, seguido de missa e entrega de brindes para os catequistas na Igreja de São Sebastião, às 17h.




Caminhada da Solidariedade quer chamar atenção para situação dos abrigos de idosos



A  Arquidiocese de Natal promove a primeira Caminhada da Solidariedade, no próximo domingo, 30, iniciando às 7 horas, no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, com destino ao Instituto Juvino Barreto, no bairro Barro Vermelho.

O objetivo da Arquidiocese ao organizar a Caminhada é chamar a atenção das pessoas para a problemática dos idosos, especialmente os que residem nos abrigos.  Para participar, as pessoas são convidadas a adquirir um kit, composto por camiseta e boné, no valor de R$ 20,00. O kit pode ser adquirido na Catedral Metropolitana até esta sexta-feira, 28, e durante o evento, no domingo. Foram confeccionados 6.500 kits.

A renda será repartida entre sete abrigos de idosos: Juvino Barreto, Casa do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico, Centro de Convivência de Mãe Luiza e Lar da Vovozinha, todos em Natal; além do Anísia Pessoa, em São José de Mipibu, e Abrigo São Vicente de Paulo, em Ceará-Mirim.

A programação da Caminhada  inicia às 7 h, com a celebração eucarística, no Santuário dos Mártires, situado na Av. Miguel Castro, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.  Após, acontecerá caminhada, saindo do Santuário, na Av. Miguel Castro,  seguindo pela Av. Coronel Estevão, Rua Amintas Barros, Av. Prudente de Morais e Av. Alexandrino de Alencar, encerrando no Instituto Juvino Barreto, por volta das 11 horas, onde haverá apresentação do grupo ‘As Nordestinas’.

 Fonte: Arquidiocese de Natal



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pascom vai realizar Miss@o.Com no 8º Zonal


Membros da Pascom de Nova Cruz e Lagoa D'anta


Agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias do 8º Zonal participam do Miss@o.Com, no próximo dia 13 de setembro, das 8 às 16h, na cidade de Lagoa de Pedras. Na primeira parte da manhã, haverá um momento de reflexão sobre a missão da Pascom, dirigido pelo Padre Edilson Nobre, coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação.  Em seguida, serão ministradas, simultaneamente, quatro oficinas: Fotografia, Como falar em público, Liturgia e Mídias Sociais, ministradas por membros do Núcleo Arquidiocesano de Formação da Pascom e da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Sacramentos. A programação será encerrada às 16h, com a celebração eucarística, presidida pelo pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras, Padre Idelbrando Medeiros Basílio.


Os que forem participar devem confirmar presença até este domingo, 30, com o articulador da Pascom no Zonal, Flávio Luiz, através do e-mail pascom.novacruz@gmail.com. A taxa de inscrição, por pessoa, é de quinze reais.

O 8º Zonal é composto pelas Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, de Santo Antônio; Imaculada Conceição, de Nova Cruz; Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre; São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras; Divino Espírito Santo, de Vera Cruz; Nossa Senhora de Fátima, de Passa e Fica; Nossa Senhora das Dores, de Brejinho; São Bento, de Serra de São Bento; e Imaculada Conceição, de Lagoa Salgada.

Membros da Pascom de Passa e Fica





Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre o idoso

Pe. Edilson: “, queremos chamar a atenção para com a situação de dificuldade enfrentada pelas instituições que abrigam as pessoas idosas” (Fotos: Cacilda Medeiros)

Representantes da Arquidiocese de Natal, dos poderes legislativo e municipal e de abrigos de idosos participaram de uma audiência pública, na manhã desta segunda-feira, 24, na Assembleia Legislativa do Rio GRANDE do Norte. A audiência, proposta pelo deputado estadual Gustavo Fernandes, foi realizada em função da 1ª Caminhada da Solidariedade, organizada pela Arquidiocese de Natal, e que acontecerá no próximo domingo, dia 30.

“Precisamos pensar na situação das pessoas idosas. As políticas públicas existentes não são eficientes para atender as necessidades da população idosa, no Brasil, que só cresce. Precisamos valorizar essas pessoas que tanto já fizeram por todos nós”, disse o Deputado Gustavo, na abertura da audiência. “A audiência pública é algo muito importante, porque são os deputados e vereadores, pessoas que lidam diretamente com as leis, que podem fazer alguma coisa pelas políticas públicas para os idosos”, destacou o Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Padre Edilson Nobre, ao usar a tribuna do plenário da Assembleia. “Com essa audiência, queremos que as pessoas vejam o idoso com dignidade e, também, queremos chamar a atenção para com a situação de dificuldade enfrentada pelas instituições que abrigam as pessoas idosas”, reforçou.

Diácono Teixeira, assessor jurídico da Arquidiocese


O assessor jurídico da Arquidiocese, Diácono Francisco Teixeira, falou, na audiência pública, sobre a situação das instituições. “A Arquidiocese de Natal, mais uma vez, se coloca à disposição para colaborar, no sentido de fazermos o regulamento do Marco regulatório dos direitos dos idosos, além de lutarmos por um espaço público digno, que seja de acordo com as necessidades do idoso”, disse o Diácono. No final, ele lembrou que a Arquidiocese também pode colaborar com a capacitação dos gestores dos abrigos e das pessoas que trabalham nas secretarias de estados e que atuam junto aos idosos. “Firmamos uma parceria com a Paulus Editora para financiar oficinas de capacitação. Provavelmente, em outubro próximo, vamos realizar a primeira de cinco oficinas dirigidas aos gestores das instituições que acolhem os idosos”, enfatizou o Diácono Teixeira.

Caminhada da Solidariedade

 O objetivo da Arquidiocese de Natal ao organizar a Caminhada é chamar a atenção das pessoas para a problemática dos idosos, especialmente os que residem nos abrigos. Para participar do evento, as pessoas são convidadas a adquirir um kit, composto por camiseta e boné, no valor de R$ 20,00, à venda nas paróquias e no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral).

A renda será repartida entre sete abrigos de idosos: Juvino Barreto, Casa do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico, Centro de Convivência de Mãe Luiza e Lar da Vovozinha, todos em Natal; além do Anísia Pessoa, em São José de Mipibu, e Abrigo São Vicente de Paulo, em Ceará-Mirim.

A programação, no próximo domingo, 30, iniciará às 7 h, com a celebração eucarística, no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após, acontecerá caminhada, saindo do Santuário, na Av. Miguel Castro, seguindo pela Av. Coronel Estevão, Rua Amintas Barros, Av. Prudente de Morais e Av. Alexandrino de Alencar, encerrando no Instituto Juvino Barreto, por volta das 11 horas.

Fonte: Arquidiocese de Natal