sexta-feira, 21 de julho de 2017

Arquidiocese criará mais duas paróquias e uma área pastoral



A Arquidiocese de Natal contará com mais duas paróquias e uma área pastoral, nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, na reunião do clero, realizada na última quinta-feira, 20. No dia 29 de agosto, acontecerá a criação da Paróquia de São João Batista, na praia de Pitangui. Há mais de um ano, a comunidade já havia se tornado Área Pastoral. Ela será desmembrada da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Extremoz.

No dia 12 de setembro, às 19h, acontecerá celebração, durante a qual será criada a Área Pastoral São Francisco de Assis, com sede de Pirangi do Norte. A nova Área compreenderá também as comunidades de Pium, Colônia de Pium, Cotovelo, Lagoa Azul, Colônia e Hortigranjeira, e será desmembrada das Paróquias de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, e de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta. O responsável será o Padre Ândreson Madson do Nascimento.

No dia 21 de setembro, será criada a Paróquia de São Vicente Férrer, com sede no município de Itajá. Será desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de São Rafael.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Comunidade Santa Maria Goretti acolheu Pe. Luciano


Comunidade Santa Maria Goretti acolheu o novo vigário paroquial, Pe. Luciano Inácio, na noite de quarta-feira, 19 de julho. Na ocasião Pe. Luciano presidiu a primeira missa na comunidade e recebeu mensagens de boas vindas. A missa contou com a presença da Irmã Lucia Domingos, da Congregação Filhas do Amor Divino que está visitando a Paróquia da Imaculada Conceição.








Padres visitam futura capela do Santíssimo no Planalto


Os padres Aerton Sales e Luciano Inácio visitaram as instalações da futura capela do Santíssimo Sacramento na Capela Mãe Peregrina no bairro Planalto em Nova Cruz. Segundo Gilza, responsável pela comunidade, os materiais para implantação do Sacrário já foram adquiridos. Em breve o Pe. Aerton marcará inauguração e benção da capela do Santíssimo no Planalto. A visita aconteceu no último dia 18 de julho.


CNBB lança quarta edição da coleção “Pensando o Brasil”, texto é sobre educação



O texto ‘Pensando o Brasil: Educação’, quarto da série ‘Pensando o Brasil’ já está disponível no site da ‘Edições CNBB’. O documento, objeto de estudo aprofundado pelos mais de 300 bispos durante a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida em Aparecida (SP), no mês de abril, aborda três aspectos da realidade educacional brasileira, entre eles, o cenário da educação no Brasil; os caminhos para a superação dos principais desafios e, por último, as pistas para a ação.

As reflexões apresentadas no texto buscam caminhos para uma melhoria na qualidade da educação no Brasil, condição fundamental para o desenvolvimento da nação. “Que este texto seja instrumento para provocar a discussão nas escolas e universidades, nas famílias e comunidades”, exorta o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. Para ele, é preciso estimular o diálogo, a avaliação e a participação em um amplo debate nacional que trará ganhos não apenas para a educação, mas para a própria vivência da cidadania.

A coleção é uma contribuição da CNBB para a construção de um Brasil mais ético, justo e fraterno. “São textos que desejam provocar o debate e a reflexão”, afirma dom Leonardo Steiner. Em volumes anteriores, o “Pensando o Brasil” já abordou os “Desafios diante das eleições de 2014; “A desigualdade social no Brasil” e “Crises e Superações”. “É no diálogo que se pode chegar a um movimento benfazejo e transformador”, finaliza dom Leonardo.

A publicação pode ser adquirida pelo telefone: (61) 2193-3019, no site da Edições ou ainda pelo e-mail: vendas@edicoescnbb.com.br.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Jovens do Planalto realizarão 1ª festa junina


O pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Pe. Aerton Sales, participou de uma reunião com o grupo de Jovens de Cristo da comunidade Planalto. Na ocasião os jovens apresentaram ao padre o evento já programado para dia 29 de julho, 1ª festa junina do grupo de jovens do Planalto. A festa será em prol da construção para o salão paroquial da comunidade. 

A 1ª festa junina do Planalto contará com apresentações de quadrilhas juninas, barracas com comidas típicas e música ao vivo. A reunião preparatória contou com presença do diácono Alexandre Rossino, Irmã Maria Aparecida e representantes da prefeitura que ajudará na infraestrutura do evento.


Padre Iranildo Virgílio será novo administrador da paróquia Santo Antônio do Potengi



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o Padre Iranildo Virgílio da Cruz para a função de administrador da Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Potengi, no município de São Gonçalo do Amarante. A posse está marcada para o dia 2 de agosto próximo.

Até então, Padre Virgílio exercia a função de vigário paroquial de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, em Natal. Em Santo Antônio, ele sucederá o Padre José Sílvio de Brito, que está administrando a paróquia, provisoriamente.  Padre Iranildo Virgílio é natural da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Diáconos Permanentes fazem retiro espiritual


Participantes do retiro espiritual, em 2015 (Foto: Diác. José Bezerra)


Cerca de 60 diáconos permanentes da Arquidiocese de Natal participam de retiro, no período de 21 a 23 deste mês, no convento dos Franciscanos, em Lagoa Seca (PB). O pregador será o Pe. Robério Camilo da Silva.

Pelas normas canônicas, todos os clérigos – Bispos, Padres e Diáconos – estão legalmente obrigados a fazer retiro uma vez a cada ano. Os diáconos da Arquidiocese que estão impossibilitados de se retirar, por motivos que não sejam doença ou idade, justificaram-se perante o Arcebispo e assumiram o compromisso de buscar outra ocasião para fazer o retiro.

O Regional Nordeste 2, da CNBB, por sua vez, oferece retiro para diáconos, aspirantes e respectivas esposas, no período de 28 a 30 deste mês, no Convento dos Frades Carmelitas, em Camocim de São Félix (PE).

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 18 de julho de 2017

Padre Aerton presidiu primeira missa na comunidade Planalto


O novo pároco de Nova Cruz, Pe. Aerton Sales, esteve na noite desta terça-feira, 18/07, na comunidade Planalto, onde presidiu a primeira missa. A celebração contou a presença do diácono Alexandre Rossino, que fez a proclamação do Evangelho, e das irmãs Filhas do Amor Divino, Ir. Aparecida e Ir. Lúcia. Pe. Aerton fez o ato de renovação da aliança de amor da missionárias da Mãe Peregrina. No final a comunidade fez uma mensagem de acolhimento aos padres Aerton e Luciano, que ora tinha chegado na comunidade. 

Pe. Aerton apresentou o Pe. Luciano a anunciou que em conjunto com diácono Alexandre e as religiosas Filhas do Amor Divino, estarão assumindo as atividades pastorais e paroquiais. A comunidade também fez mensagem de agradecimento as Irmãs Aparecida e Lúcia pela visita à comunidade, eles que foram grande incentivadoras e apoiadoras na implantação da comunidade Planalto. 












Comunidade Santa Luzia acolheu novo vigário paroquial


A comunidade Santa Luzia acolheu na noite desta terça-feira, 18 de julho, o Pe. Luciano Inácio, novo vigário paroquial. A missa aconteceu na igreja da comunidade (19h) e contou com presença de fieis paroquianos. Na ocasião foi realizada um momento de acolhida ao Pe. Luciano pela chegada na paróquia e pela primeira missa presidida na comunidade. 




Posse do novo pároco e vigário paroquial de Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz e Lagoa D'Anta, acolheu, na noite desta segunda-feira, 17, o novo pároco, Padre Aerton Sales da Cunha, e o novo vigário paroquial, Padre Luciano Inácio da Silva. A celebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, aconteceu às 19h, na Igreja Matriz. 

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades civis e militares, além de agentes de pastorais, movimentos, serviços, da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz e Lagoa D'Anta, religiosas das Congregações Filha do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho de Nova Cruz, diáconos e dezenas de padres da Arquidiocese de Natal e arcebispo emérito Dom Matias Patrício. Fieis das ex-paróquias do Pe. Aerton, tais como Santa Cruz, Monte Alegre e Arez, além de outras cidades como Goianinha, Georgino Avelino, Japi, Campo Redondo e outras.

Na ocasião o arcebispo Dom presidiu a cerimonial no qual os padres foram empossados como pároco e vigário paroquial. No inicio aconteceu a leitura da nomeação do pároco, feita pelo Pe. Severino dos Ramos Vicente, vigário episcopal do vicariato sul. Depois teve a entrega do Evangeliário, renovação das promessas sacerdotais, profissão de fé e juramento de fidelidade, ida ao Santíssimo Sacramento, confessionário e pia batismal.

No final aconteceu as homenagens aos novos padres. Os ex-paroquianos de Arez apresentaram faixas e belos textos de agradecimentos pelos trabalhos pastorais realizados naquela paróquia. O prefeito Targino Pereira, fez a entrega simbólica da chave da cidade e falou que a cidade acolhe de braços abertos. O casal Clovis e Gracinha fizeram a acolhida aos padres em nome da  Paróquia da Imaculada Conceição. Por fim, o Pe. Aerton fez seu primeiro pronunciamento sobre sua nomeação de pároco para Nova Cruz, cidade de onde ele saiu em 1989 para o Seminário São Pedro, antes de passar pelo Seminário Menor que era na cidade. Ele falou da grande satisfação em volta a Nova Cruz, desta vez como pároco para dar continuidade aos trabalhos pastorais e evangelizador. Ele agradeceu aos ex-paroquianos de Arez pelo apoio e participação nas atividades. Mencionou alguns padres, como Armando Paiva, pároco de Goianinha, pelo envio ao seminário, e caminhada vocacional, como Pe. Robério e hoje, Dom Matias Patrício. Pe. Aerton chamou o Pe. Luciano e diácono Alexandre e falou que juntos eles estão disponíveis para levar a Boa Nova de Jesus Cristo e conta com o apoio das religiosas e dos novos paroquianos o que ele chamou de "queridos paroquianos de Nova Cruz e Lagoa d'Anta". 
Leitura da nomeação 





Visita ao Santísimo

Entrega do Evangeliário




Entrada da Palavra




Ida a pia batismal

Ida ao confessionário

Na cadeira de presidente da celebração


Homenagens





Veja o álbum de fotos: Click AQUI

População novacruzense acolhe os padres Aerton e Luciano



Uma multidão foram as ruas da cidade de Nova Cruz para acolher os novos padres da Paróquia da Imaculada Conceição, Pe. Aerton Sales e Luciano Inácio. Na ponte da entrada da cidade, os padres foram acolhidos por autoridades e fieis paroquianos que seguiram em caminhada até a Igreja Matriz, ao som da Orquestra de música. Na igreja matriz outra multidão além de autoridades fizeram a recepção dos padres.












Veja mais fotos: AQUI