sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mutirão Regional de Comunicação: inscrições vão até 30 de setembro



As inscrições para o 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Na Arquidiocese de Natal, as inscrições devem ser feitas com a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação. O Mutirão será realizado no período de 28 a 30 de outubro próximo, no Colégio Santa Madalena Sofia, em Maceió (AL), com o tema: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.

Durante os três dias, haverá conferência, oficinas, seminários, programação cultural e celebração eucarística. A conferência de abertura, na noite do dia 28, sobre o tema do Mutirão, será proferida pela doutora em comunicação, Irmã Joana Puntel, da Congregação das Irmãs Paulinas. Entre os assessores das oficinas e seminários, estão a Irmã Élide Fogolari, da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB; o Padre Manoel Filho, coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Salvador, e outras pessoas especializadas na área da comunicação.

O Mutirão Regional de Comunicação é aberto a agentes da Pascom e de outras pastorais, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas, profissionais e estudantes de comunicação, comunicadores populares e demais pessoas interessadas no assunto.

Acesse e saiba mais: 4muticom.blogspot.com/

Carmelitas Descalças constroem sede definitiva do Carmelo

Monjas visitam a obra, em construção
Foto: José Bezerra


Uma capela, portaria, hospedaria, oficinas de trabalho e aposentos das irmãs (celas), tudo distribuído em 5 alas. Esta é a descrição do que será a sede definitiva do Carmelo Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, das Irmãs da Ordem do Carmelo, na Arquidiocese de Natal. A nova sede do Carmelo fica na Rua Santo Antônio, em Emaús, próximo ao cemitério Morada da Paz.

Atualmente, as monjas Carmelitas Descalças estão em uma sede provisória, na área do Seminário Menor de São Pedro, em Emaús. São cinco irmãs e uma formanda, mas não há espaço para abrigar as vocacionadas. O Carmelo é dirigido pela Madre Priora, Irmã Maria de Jesus.

“Se não nos faltarem os recursos, esperamos nos mudar para a nova sede no próximo ano”, informam as Irmãs Maria Amada de Jesus e Maria Ângela. O engenheiro da obra, Rafael Azevedo, da construtora Monte Neto, confirma a previsão da irmã. Segundo ele, há condições para concluir a obra até o final do próximo ano.

A sede definitiva terá o mesmo nome da sede provisória: Carmelo Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha. Na nova sede, a hospedaria servirá para acolher grupos que querem fazer retiro ou pessoas que queiram se isolar para rezar.

Fonte: Jornal A Ordem online

Jornal da Arquidiocese


O Jornal da Arquidiocese, produzido pela Pastoral da Comunicação, vai ao ar, todas as sextas-feiras, de uma a uma meia da tarde. Na edição desta sexta-feira, 9, foram exibidas matérias sobre a Expocatequese, realizada domingo passado; sobre o Grito dos Excluídos, que aconteceu na última terça-feira; sobre o início da peregrinação da imagem de São José pelas paróquias do interior, e uma matéria com o Padre Raul Clépson, que vai fazer uma experiência missionária em Portugal. No quadro “entrevista”, o entrevistado será o Padre Francisco das Chagas de Souza, sobre a festa dos padroeiros do Santuário dos Mártires; e no quadro “Ação Pastoral”, o destaque será a Pastoral Familiar. O Jornal da Arquidiocese também pode ser visto na internet, no site: www.arquidiocesedenatal.org.br.

http://www.jornaldaarquidiocesedenatal.blogspot.com/

Equipe paroquial participa do Encontrão do Dízimo

Erica, Rozário, Laudicelia, esposa de Gilvan e Gilvan,
membros da equipe paroquial do dízimo


Rozário, Erica, Laudicelia, Gilvan e Meire da Equipe paroquial do Dízimo da Paróquia de Nova Cruz e cerca de mil agentes da Pastoral do Dízimo, da Arquidiocese de Natal, participarão do “Encontrão do Dìzimo”, dia 11 deste mês, das 8 às 16 horas, no Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol. A programação começará às 7 horas, com acolhida aos participantes. Após a solenidade de abertura, o ecônomo da Arquidiocese de Natal, Vital Bezerra, apresentará uma planilha, com dados relativos ao desempenho do dízimo, em 2010.

Ainda, pela manhã, haverá uma palestra e testemunhos. Às 14 horas, os participantes sairão em caminhada até à Catedral Metropolitana, onde, às 15h30, haverá missa, marcando o encerramento do encontro, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Paralelo à palestra e aos testemunhos, no Auxiliadora, haverá Tenda de Adoração, painéis sobre conversão pastoral e atendimento de confissões.




Rozário, Erica, Laudicelia, Gilvan e Meire da Equipe paroquial do Dízimo da Paróquia de Nova Cruz e cerca de mil agentes da Pastoral do Dízimo, da Arquidiocese de Natal, participarão do “Encontrão do Dìzimo”, dia 11 deste mês, das 8 às 16 horas, no Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol. A programação começará às 7 horas, com acolhida aos participantes. Após a solenidade de abertura, o ecônomo da Arquidiocese de Natal, Vital Bezerra, apresentará uma planilha, com dados relativos ao desempenho do dízimo, em 2010.

Ainda, pela manhã, haverá uma palestra e testemunhos. Às 14 horas, os participantes sairão em caminhada até à Catedral Metropolitana, onde, às 15h30, haverá missa, marcando o encerramento do encontro, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Paralelo à palestra e aos testemunhos, no Auxiliadora, haverá Tenda de Adoração, painéis sobre conversão pastoral e atendimento de confissões.

Xique-xique festeja Nossa Senhora da Dores


Foto: Imagem de Nossa Senhora das Dores,
padroeira da comunidade de Xique-xique


A comunidade de Xique-xique da Paróquia da Imacualada Conceição de Nova Cruz, festeja a padroeira Nossa Senhora das Dores, no período de 13 a 15 deste mês. A abertura dos festejos acontecerá terça-feira, 13, às 19h, com celebração. Durante o período festivo serão realizados celebrações, às 19h, seguido de quermesse. No dia 15, acontecerá o encerramento com missa às 19h, presidida pelo Pe. Edilson Nobre. A comunidade de Xique-xique está construindo a capela Nossa Senhora das Dores. Toda renda da festa será destinado para continuação da construção.


JMJ 2013: confira itinerário da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora



Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul. Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegam ao Brasil no dia 18 de setembro e serão recebidos em São Paulo com uma grande festa, o Bote Fé. A partir daí iniciam a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro. A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".

Depois do dia 18 de setembro, a Cruz e o Ícone vão peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo – o mais populoso do país e o que tem o maior número de dioceses, 50. Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão ao longo de todo o mês de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe.

A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.

Veja, no quadro a seguir, quando a Cruz e o Ícone visitarão cada regional.

Fonte: Canção nova noticia

Padre natalense fará experiência em Portugal

Pe. Raul irá para Portugal
Foto: Cacilda Medeiros

O Padre Raul Clepson de Macêdo viajará para Portugal, na segunda quinzena deste mês. Ele irá fazer uma experiência missionária, durante um período de três anos. O padre assumirá três paróquias: Santa Catarina de Alexandria, na cidade de Castelo Branco; Santo Espírito, em Praia do Norte; e Nossa Senhora das Dores, na cidade de Capelo, todas na Ilha do Faiol.

Para assumir essa experiência missionária, Padre Raul recebeu o convite do Instituto Sacerdotal Bom Pastor e Luz do Mundo, cujo diretor é um padre brasileiro. “Desde seminarista, eu tinha o desejo de fazer uma experiência missionária, na Europa, devido a escassez das vocações sacerdotais, naquela região”, revela o padre. “Quero servir à Igreja e levar um pouco da nossa vivência missionária”, complementa.

Padre Raul é sacerdote há cinco anos e, atualmente, estava à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre e Lagoa Salgada.

Fonte: Jornal A Ordem online

Pastoral da Pessoa Idosa divulga datas

Irmã Nain Guedes, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa
Foto: José Bezerra

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa participa de algumas atividades, nestes próximos dias. Dias 14 e 15, a coordenação participa da 3a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, no Hotel Imirá, na via costeira de Natal. A conferência discutirá: “compromisso de todos por um envelhecimento digno”.

No dia 24, a equipe participará da última etapa do processo de capacitação para os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Extremoz. No dia 27, será a comemoração do Dia do Idoso, na Paróquia Jesus Bom Pastor, no bairro Bom Pastor, em Natal, e contará com a participação da coordenação arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa.

Fonte: Jornal A Ordem online

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fernando da Pista realiza festa da padroeira



A Comunidade do Fernando da Pista, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima/Passa e Fica – RN, está festejando a padroeira Nª Srª Das Dores e na próxima sexta-feira, dia 9, realizará grande show religioso da Banda “Missão Ágape”, de Santa Cruz – RN. Uma banda que vem se destacando em todo o Estado do RN pelo o seu diversificado repertório musical que contagia todas as idades e por apresentar potencial e qualidade musical.

O show será no Estádio o Cazuzão, a partir das 20h. As senhas antecipada custa R$5,00, a venda durante os festejos. A equipe organizadora da festa convida a comunidade em geral para louvar ao Senhor nosso Deus por tudo o que ele tem feito em nosso favor. Venha e traga a sua caravana para louvar e agradecer a Deus.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia 17 tem show de Rosa de Saron em Nova Cruz



A banda Rosa de Saron se apresentará dia 17, em Nova Cruz em show unico no Rio Grande do Norte. O show será no campo de futebol São Sebastião, a partir das 21h. O Pe. Helito Marconi fará a abertura do show. As senhas antecipadas estão sendo vendidas ao preço de R$ 15,00, na secretaria paroquial, l0ja água de cheiro e supermecado Rede Mais, até dia 16. No dia 17, as senha serão vendidas ao preço de R$ 20,00. A Pascom de Nova Cruz fará cobertura completa do show através do site:www. paroquiadenovacruz.com e pascomnovaccruzrn.blogspot.com.

Assinante do Jornal A Ordem ganha camiseta

Foto: Fátima Costa, ganhadora da camiseta
Foto: Flavio Luiz

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realizou sorteio de mais uma camiseta do Jornal A Ordem. A ganhadora foi a assinante Fátima Costa de Oliveira. O sorteio dos assinantes que renovaram assinatura no mes de agotos, foi realizado no ultimo domingo, dia 4, pelo Pe. Janilson Macedo, na Igreja Matriz. A pascom sorteia mensalmente uma camiseta entre os assinantes que renovam assinatura. Já o blog da Pascom de Nova Cruz está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011. Para ganhar é preciso que os internauta vote no link que na pagina do blog: pascomnovacruzrn.blogspot.com.

No dia 25, a Pastoral da Comunicação vai realizar uma oficina sobre acolhida, no Centro Pastoral do Catolé, das 8h às 10. A oficina é destinado aos membros das pastorais, movimentos, serviços e fiéis da Paróquia. O objetivo preparar os fiéis para fazem acolhimento nas festas das padroeiras e padroeiros que terao inicio em outubro e se estende até fevereiro de 2012. São festas das comunidades e de bairros, além da festa da padroeira da paroquia.


Paróquia de Nova Cruz cria equipes para festa da padroeira 2011


Em reunião realizada na noite de segunda-feira, a Paróquia de Nova Cruz definiu as equipes que irão atuar na festa da padroeira, deste ano. A reunião contou com uma participação muito boa dos membros e coordenadores das pastorais, movimentos, serviços, como também das religiosas Filhas do Amor Divino e do secretário de obras, representando a prefeitura, Gelson Vitor. O Pe. Edilson Nobre fez uma breve apresentação, através de fotos, das festas realizadas nos últimos 3 anos. Em seguida foi feita o organograma da programação que terá inicio com a peregrinação de quadros e da imagem centenária da Imaculada Conceição.

A coordenação geral da festa ficará a cargo dos casais Major Enio Gaspar Linhares e Cap. Helena Linhares, e Maria Aparecida e Valdic Luiz. Várias equipes foram criadas para dar mais dinamicidade a festa, fazendo com que todos possam trabalhar em conjunto. A festa acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.






Confira as equipes:

· PEREGRINAÇÃO e PROCISSÃO – comunidades e cidade

Equipe: Ir. Aparecida, Ir. Lucia, Priscila, Rosário, Ir. Simone

Quem coordena: Ir. Aparecida e Ir. Lúcia.

· CAMINHADAS PENITÊNCIAIS

Equipe: Eunice, Simone e Jeová.

· CELEBRAÇÕES

Equipe de Liturgia

· TERÇO

Equipe: Ygor, Carlinhos e Zilda.

· CHÁ DA IMACULADA

Equipe: Coordenação da Festa.

· JANTAR

Equipe: R.C.C

· BARRACA E PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL

Equipe: Robson e Socorro, Sidney e Keylla, Sérgio e Mônica, Naldo e Liliane, Eudésio e Cilú, Gilvan e Neide, Leocádio e Fia, Léo e Nalva, Cláudio e Eloisa, Dido e Marilia, Naelson e Cristiane.

Quem coordena: Coordenação da festa.

· FESTIVAL DE GARROTES E OUTROS – COMISSÃO

Equipe: Carlinhos e Gerluce, Raimundo Martins, Edilson e Marize, Paulinho e Eugênia.

Quem coordena: Carlinhos e Gerluce.

· CAPTAÇÃO DE RECURSOS (BUSCA DE PATROCINADORES)

Equipe: Pe. Edilson, Lurdete, Vera, D. Gilma, D. Marly, Nonô e Tuquinha, Dindo e Myrian, Maria José Rodrigues.

Quem coordena: Coordenação da festa.

· PADRINHOS E MADRINHAS

Equipe: Liturgia

Quem coordena: Gracinha

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Eventos realizados no final de semana

Reunião com os crismando

Em Nova Cruz o final de semana foi bastante movimentado. O Pe. Edilson fez uma reuniao com os monitores de Crisma; jovens participaram do Acampamento do PHN e membro da Pascom participou da Congresso da Ames.

O Pe. Edilson Nobre fez uma reunião com os monitores de Crisma, cujo objetivo foi organizar uma equipe de articulação com os mesmos para melhor desenvolver os trabalhos referente a realização da Crisma, que acontecerá em novembro deste ano.

O grupo de Oração Renovo realizou o 1º Acampamento do PHN, no Centro Pastoral do Catolé. Pregação e animação fizeram parte da programação. Já o membro da Pascom, Claudio Lima participou da Congresso da Ames, realizado no ultimo sábado, na Escola Getulio Varga.o congresso a diretoria eleita já se mobiliza para participarem do VII CONANE-RN, que acontecerá dia 10 de setembro no IFRN - Campi de Currais Novos-RN, onde levará uma bancada de aproximadamente 15 delegados/estudantes. Não levarão mais delegados em virtude da falta de apoio.

A diretoria após o VII CONANE-RN, irá realizar a sua Conferência Livre de Juventude rumo ao II Conferência Nacional, que ocorrerá em dezembro na Capital Federal, Brasília, além da realização de Curso de Formação de Políticas Culturais e Educacionais. O Slogam da AMES, será: SEJA MAIS, MAS SEJA AMES!


CONAMES

Acampamento PHN

JMJ 2013: site oficial será lançado em 18 de setembro



O site oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro, que acontece em 2013, será lançado em 18 de setembro, dia em que a Cruz da Jornada e o Ícone de Maria chegam ao Brasil. O lançamento ocorre durante o Bote Fé, festa que a Arquidiocese de São Paulo promoverá para receber os símbolos da JMJ. No mesmo dia, serão lançados também os perfis da JMJ 2013 nas redes sociais.

A organização da próxima Jornada Mundial da Juventude está trabalhando com toda a disposição para compensar o menor tempo para organizar a JMJ – menos de dois anos. Por isso, em breve também serão lançados os concursos para escolha do hino e da logomarca oficial do evento.

O tema da JMJ 2013 já foi escolhido e anunciado pelo Papa Bento XVI no dia 24 de agosto: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Fonte: Canção Nova noticias

Relíquia de João Paulo II inicia peregrinação pelo México



A Catedral da Cidade de México recebe a visita de uma relíquia do Beato João Paulo II entre os dias 5 e 9 deste mês. Um viático com o sangue do Pontífice poderá ser venerado pelos fiéis. Durante os próximos quatro meses, a relíquia passará por 91 cidades do México.

O pároco da Catedral, padre Manuel Arellano Rangel, disse que a ocasião é "plena de graças e bênçãos para o povo do México, que era muito amado pelo Papa". Ele encorajou os católicos a rezar pedindo a intercessão de Karol Wojtyla pela paz no país e pela segurança nas famílias.

Na programação, está incluída a oração de um rosário especial, com reflexões sobre a vida do Santo Padre polonês e seu amor pelo México e Nossa Senhora de Guadalupe.

É possível acompanhar a peregrinação através do site http://www.siemprefiel.cem.org.mx/.

Fonte: canção nova noticia

Abertura do Mês da Bíblia em Nova Cruz

A Paróquia de Nova Cruz realizou a abertura do Mês da Bíblia e do Dízimo, no domingo, dia 4, com missas na Igreja Matriz, São Sebastião e em algumas comunidades. Nas missas foram realizado a entrada solene da Palavra de Deus, entrega de mensagens bíblicas e sorteio de Bíblias. As Bíblias que estão sendo sorteadas são doação de fiéis e os sorteiros serão realizados todos os domingos deste mês. As missa foram presidida pelo Pe. Janilson Macedo, que a partir deste dia 5, estará de férias. Já o Pe. Edilson, que esteve acompanhando o Encontrão do ECC, que foi realizado de 2 a 4, estará sozinho atuando em nossa paróquia. Veja abaixo a fotos da abertura do Mês da Bíblia: