sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Igreja Católica sobe para 2º lugar no ranking de instituições mais confiáveis


Uma pesquisa que aponta o Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil), feita pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que a Igreja Católica está em 2º lugar no ranking de confiança das instituições. Com 54%, ela fica atrás apenas das Forças Armadas, que têm 66%.

Antes a Igreja ocupava a 7ª posição, com 34%. Houve, portanto, um aumento de 60% no terceiro trimestre deste ano em comparação com os três meses anteriores.

"A Igreja só perde para as Forças Armadas e ganha de longe do governo federal e, inclusive, das emissoras de TV que normalmente são instituições consideradas confiáveis pela população", disse a professora da Direito GV e coordenadora do ICJ Brasil Luciana Gross Cunha.

O ICJ Brasil foi criado pela Escola de Direito da FGV para verificar o grau de confiança no Judiciário e como a população utiliza o poder para a reivindicação de direitos e busca por soluções. Nesta pesquisa o Judiciário aparece em 8º lugar com 33%.

Outras instituições tiveram o seguinte resultado: Grandes Empresas (44%); Emissoras de TV (44%); Governo Federal (41%); Imprensa escrita (41%), Polícia (33%); Congresso Nacional (20%) e os partidos políticos (8%).

Fonte: CNBB

Nova Cruz acolhe vigário e líderes jovens fazem retiro


O Pe. Janilson Francisco de Macêdo será acolhido pela Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, onde será vigário paroquial, neste domingo, dia 21 de novembro. Uma missa presidida pelo Pe. Cidinei Firmino e concelebrada pelo Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial, às 19 horas, na Igreja Matriz faz parte da programação. No final da missa o articulador paroquial, João Germano, fará a leitura de uma mensagem em acolhida do novo vigário.

Os coordenadores de grupos de jovens da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participam de retiro, nestes dias 19, 20 e 21 de novembro, na Praia de Barra do Cunhaú. Um dos pregadores é o articulador da Pastoral da Juventude no 8º Zonal, Pe. Mário Gomes.

Arquidiocese encerra festa da padroeira

Abertura da festa, dia 11 de novembro
Foto: Cacilda Medeiros

A programação religiosa da festa da padroeira da Arquidiocese de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, é encerrada neste domingo, 21 de novembro. As atividades têm início a zero hora, na Pedra do Rosário, com uma vigília. Às 4h30, procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, com a imagem de Nossa Senhora. Às 5h, na Pedra do Rosário, missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, com pregação feita pelo Pe. Dalmário Barbalho. Às 7h30, na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, missa, presidida pelo Mons. Agnelo Dantas Barretto. Às 10h, na Catedral, missa solene, presidida pelo Arcebispo. À tarde, a partir das 14 horas, caminhada, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, com destino à Catedral Metropolitana, onde, às 17h, haverá a missa de encerramento da festa.

Ainda como parte da programação social, no dia 26, às 21h, no Colégio Salesiano São José, na Ribeira, haverá show com o Pe. Fábio de Melo.

Fonte: Jornal A Ordem online

Pascom realizará encontro arquidiocesano

Pe. Manoel Filho, da Pascom de Salvador (BA)
Foto: José Bezerra

Os coordenadores arqui-diocesanos, de zonais e paroquiais da Pastoral da Comunicação se reunirão no Centro de Treinamento de Ponta Negra, dias 27 e 28 deste mês. A manhã do sábado, 27, será dedicada a uma formação sobre o tema: “A missão da Pascom”, abordado pelo coordenador da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Salvador (BA), Pe. Manoel Filho. Ele também apresentará a experiência do trabalho da Pascom, na capital baiana.

À tarde, será feita a avaliação das ações realizadas neste ano e elaborado um plano para 2011. “A avaliação será feita com base nas respostas de um questionário enviado pela coor-denação arquidiocesana às paróquias e respondido, antes do encontro”, explica Cacilda Medeiros, da equipe arquidiocesana.

À noite, haverá um momento de confraternização, organizado pelos coordenadores paroquiais do 2º Zonal.

No domingo, será feita a apresentação do plano, elabora-do no sábado, para os devidos ajustes. “Também, aproveitare-mos para definir formas de ampliar a campanha de assinaturas do Jornal A Ordem”, diz Cacilda. O encontro será encerrado com a celebração eucarística, presidida pelo assistente eclesiástico da Pascom, Pe. Edilson Nobre.

Fonte: Jornal A Ordem

Gravatá acolhe a Imaculada Conceição

A comunidade de Gravatá acolheu na noite do dia 18, a imagem peregrina da Imaculada Conceição, da Paróquia de Nova Cruz. A chegou por volta das 21h30, vindo da comunidade de Lagoa do couro, depois da celebração de envio. A capela do Gravatá já estava lotada de fiéis que vieram acolher a imagem. A celebração de acolhida foi encerrada com a coroação da imagem feita por uma dos anjinhos.

Momento de evangelização, devoção e fé, fazem parte da peregrinação que movimenta as comunidades da Paróquia de Nova Cruz. Assim todos já estão sentindo o clima da festa da padroeira, que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.




Fotos: Flavio Luiz e Roberto Mendes

Pe. Cidinei preside primeira missa em Nova Cruz

O Pe. Cidinei Firmino presidirá a missa em Nova Cruz, depois de ordenado sacerdote no dia 21 de outubro. A missa acontecerá neste domingo, dia 21 de novembro, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, às 19 horas. O Pe. Cidinei fez o estágio pastoral em Nova Cruz, ainda quando era diácono. A partir do dia 22 deste mês o Pe. Cidinei estará na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Macau, onde será vigário paroquial.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Padre Fábio fará show em Natal


A Arquidiocese de Natal, nas comemorações da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, apresenta o show Piano e Voz, com o Pe. Fábio de Melo. Oportunidade maravilhosa de ter um momento maravilhoso de espitiritualidade, oração, poesia, música, reflexão e muito mais, em um show aconchegante com repertório variadíssimo.

O show acontecerá no próximo dia 26 de novembro (sábado), no ginásio do colégio Salesiano - Ribeira, com Ingressos limitados, à venda na Rádio Rural, ao lado da Catedral Metropolitana de Natal.

Cardeais participam de jornada de reflexão e oração no Vaticano


Cardeais se reunirão nas vésperas do ConsistórioOs atuais cardeais e os purpurados recém-eleitos por Bento XVI para integrar o Colégio Cardinalício participarão de uma jornada de "reflexão e oração" na sexta-feira, 19, na Sala nova do Sínodo dos Bispos, no Vaticano.


O encontro foi anunciado através de uma carta do decano do Colégio, Cardeal Angelo Sodano. Serão dois temas principais em discussão: o primeiro é a situação da liberdade religiosa no mundo e novos desafios, com uma colocação do atual secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone; já o segundo é a liturgia na vida da Igreja hoje, sobre o qual falará o prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera.


Fonte: Cançao nova noticia

Pastoral da Criança celebra Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança


A Pastoral da Criança em parceria com a Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC) vai celebrar no próximo sábado, 20, em quatro capitais brasileiras: Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Belém, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança.


O tema no Brasil este ano será “Reduzir a violência, a pobreza, e construir a paz”. A Pastoral da Criança, que integra a GNRC, mobilizou a sua rede de mais de 260 mil voluntários e 1,4 milhão de famílias brasileiras acompanhadas em todos os estados brasileiros. Para isso, foi impressa a oração em folhetos e cartazes e, também impressa no Jornal da Pastoral da Criança no mês de novembro, que será rezada nas 1,4 milhão de visitas domiciliares realizadas pelos voluntários da Pastoral da Criança, no mês de novembro, e também nas 42 mil Celebrações da Vida, dia em que as crianças são pesadas nas comunidades.


A data foi instituída durante o 3º Fórum da GNRC realizado em Hiroshima, no Japão, em maio de 2008. A proposta é direcionar, neste dia, todos os anos, orações e ações, sejam elas pessoais ou em grupos inter-religiosos para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Fonte: CNBB

Peregrinação mobiliza comunidade

As comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz estão se mobilizando para acolher a imagem peregrina. Na noite do dia 17, foi a vez da comunidade de Lagoa do Couro que organizou a acolhida da imagem que estava na comunidade de Lagoa Limpa e logo após a celebração do envio seguiu para Lagoa do Couro, onde teve muita animação e devoção em receber a Mãe Imaculada.
A peregrinação teve inicio dia 8 de novembro e já percorreu 10 comunidades rurais da paroquia de Nova Cruz. Hoje dia 18, acontece a celebração do envio na comunidade de Lagoa do Couro, em seguida sairá para comunidade de Gravatá.
O objetivo da peregrinação é motivar os fiéis a rezarem em família, a popularizar a devoção popular, preparar os paroquianos para a festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. Confira nas fotos a chegada da imagem na comunidade de Lagoa do Couro.




Fotos: Karla Priscila

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra: "reivindicação dos direitos da população afrobrasileira"


No próximo sábado, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Para comemorar a data, entidades da sociedade civil, de modo especial as ligadas ao movimento negro, realizam eventos por todo o país.

O assessor da Pastoral Afrobrasileira, padre Ari Antônio dos Reis, diz que a data é um momento para garantir os direitos dos negros. “Estes eventos têm uma orientação comemorativa, mas também estão voltados a afirmação da consciência política, da pertença étnico racial e da reivindicação dos direitos da população afrobrasileira”.

O dia 20 de novembro é a data que comemora a Consciência Negra, tendo como figura mestre Zumbi dos Palmares que, na mesma data 1695, tombava como o grande ícone da resistência do povo negro e da luta contra a escravidão.

Dia de Celebração

Ainda segundo padre Ari, o dia 20 de novembro é uma data de comemoração, que celebra “a história e a cultura dos negros, compreendida como fator de enriquecimento para a Igreja”. A celebração da missa é uma das expressões mais ricas para o fortalecimento da cultura afro e gratidão a Deus. “A Celebração da missa afro, que é em primeiro lugar a celebração do mistério Daquele que deu a vida pela nossa salvação, compreenderá também o necessário protagonismo nas diferentes ações que buscam a inclusão da população negra em uma vida cidadã. Para nós cristãos uma vida digna e feliz”.

Fonte; CNBB

Chá da Imaculada acontece dia 27


O 3º Chá da Imaculada será realizado no dia 27 deste mes no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 17 horas. O evento consta de desfile de jovens apresentando roupas e acessórios de grifes das empresas de Nova Cruz. O objetivo é preparar os fiéis paroquianos e divulgar a festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.

As senhas já estão sendo vendidas na secretaria paroquial ou com membros das pastorais, como também com a equipe do evento coordenada pela capitão Helena.

Nova Cruz acolhe novo vigário paroquial


A paróquia da Imaculada Conceição vai acolher em uma missa o novo vigário paroquial, Pe. Janilson Francisco de Macedo (foto ao lado). A missa acontecerá no próximo domingo dia 21, na Igreja Matriz, ás 19 horas, presidida pelo Pe. Cidinei Firmino e concelebrada pelo Pe. Edilson Nobre.

O Pe. Janilson Francisco é natural de Natal/RN, da paróquia do Bom Pastor. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de outubro, juntamente com o Pe. Cidinei. O Pe. Cidinei fez o estagio pastoral em Nova Cruz, quando ainda era diácono.

Todas as pastorais, movimentos, serviços e fiéis da paroquia de Nova Cruz estarão na missa para acolher o Pe. Janilson. É com muita alegria que vamos receber este novo sacerdote que vem ajuda na evangelização do povo de nossa paroquia.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Casa paroquial de Serra de São Bento foi inaugurada


Na noite do dia 15 de novembro, a cidade de Serra de São Bento/RN vivenciou uma grande festa para inauguração da casa paroquial, onde na ocasião o Padre Edilson Nobre administrador da Imaculada Conceição da cidade de Nova Cruz/RN e vigário episcopal para o clero da arquidiocese de Natal, presidiu a celebração de benção da casa e representou o arcebispo Dom Matias Patrício que esteve para almoço com as autoridades locais.

Uma grande multidão compareceu a inauguração que contou com caravanas das cidades de Monte das Gameleiras/RN, Nova Cruz/RN, Lagoa D´Anta/RN, Passa e Fica/RN, e comunidades rurais da região. Nas homenagens que aconteceram ao padre Mário Gomes pelo o grande trabalho que vem desenvolvendo, a vereadora Francimar Crizanto leu o requerimento feito por ela e enviado para Câmara municipal solicitando o titulo de cidadão Serra-bentense, na ocasião um grupo de fiéis de Nova Cruz foram participaram da festa e homenagearam o padre Mário.


O Pe. Mário inicio a obra de construção da casa paroquial em 15 de janeiro deste ano. Várias foram as doações vindo de pessoas das cidades de Nova Cruz, Lagoa Danta, Monte das Gameleiras, Natal e Serra de São Bento. Em 10 meses o padre conclui uma das maiores obras já feita naquela cidade, onde a casa foi construída em cima do centro pastoral. Ao agradecer a todos que colaboraram com esse projeto, o padre Mário disse que ainda falta concluir a reforma do centro pastoral.

Segundo Pe. Mário o arcebispo Dom Matias ficou bastante satisfeito com a casa paroquial e sentiu a preocupação e zelo do povo de Deus daquela área pastoral em ajudar o responsavel pela obra. Na ocasião ele falou sobre a criação da Paróquia de São Bento, adiantou ao padre Mário que vai proceder e adiantar com os processo para criação da paróquia.





Fotos: Erinilson Cunha e cedida

Emoção na despedida do Pe. Iranildo


No último domingo, dia 14, aconteceu a missa de despedida do Pe. Iranildo Augusto. A missa ocorreu na Igreja Matriz da Paróquia de Nova Cruz, com a participação dos representantes das diversas comunidades, pastorais, movimento, serviços e dos paroquianos. A missa foi presidida pelo Pe. Iranildo e concelebrado pelo Pe. Edilson Nobre que fez a pregação. Foi uma noite emocionante, com muitas homenagens e agradecimentos ao Pe. Iranildo pelo excelente trabalho realizado em quase 3 anos que esteve em Nova Cruz.

O Pe. Iranildo assumirá a área pastoral de São Miguel, em São Miguel do Gostoso. A posse está marcado para o dia 22 deste mês, às 19 horas, em missa na Igreja Matriz. O Pe. Edilson Nobre, que também é o vigário Episcopal para o Clero, dará posse ao Pe. Iranildo, em São Miguel.



A Igreja ficou lotada de fiéis e de crianças da Infância Missionária

O ministério de música de Macaíba animou a celebração

Jovens entraram com a Palavra de Deus

Pe. Edilson fez uma bela pregação

A missa teve a presença da secretaria e
coordenadora de pastoral da Área Pastoral de São Miguel,
Angelina Santana da Silva e Ana Celia Gomes.


No final da missa o articulador da paroquia, João Germano fez uma homenagem ao Pe. Iranildo, em nome dos paroquianos e foi apresentado um video sobre a vida do Pe. Iranildo.



Fotos: Flavio Luiz e Elias Gabriel

Rio de Janeiro homenageia Dom Helder com estátua de bronze


A arquidiocese e a prefeitura do Rio de Janeiro inauguraram, no sábado, 13, uma estátua de Dom Helder Câmara no Largo de Pilares. A homenagem é uma extensão das comemorações do centenário de seu nascimento, celebrado no ano passado. Dom Helder exerceu seu ministério por 28 anos na capital fluminense. Ele faleceu em 1999, como arcebispo emérito de Recife e Olinda, e ficou conhecido em todo o mundo por suas ações em favor dos pobres e como defensor dos direitos humanos.

Feita em bronze pelo escultor Otto Dumovich, medindo 1,80 metros de altura e pesando cerca de 250 quilos, a estátua foi instalada na esquina entre as avenidas João Ribeiro e Dom Helder Câmara, antiga Avenida Suburbana, Zona Norte do Rio.

“Dom Helder iluminou e inspirou muitas pessoas. Ele muito fez pela nossa cidade e, por isso, merece nosso reconhecimento. Que essa imagem possa servir de inspiração, a seguir o caminho da fé, da esperança e por dias melhores”, disse o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, também destacou as virtudes de dom Helder.

O arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta , presidiu uma missa e recordou o exemplo de vida e as ações realizadas por dom Helder no Rio, destacando o projeto de urbanização de favelas, conhecido como Cruzada São Sebastião, no Leblon, e a fundação do Banco da Providência, cuja atuação se desenvolve há 50 anos no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de mil pessoas participaram da celebração.

“Sabemos que o segredo de dom Helder para o êxito de suas atividades estava ligado ao seu profundo amor a Deus e ao próximo. Quanto mais a pessoa é exigida na sua coerência de vida, mais ela é chamada a traduzir em atitudes heróicas os valores Evangelho. Valores que nem sempre são compreendidos pela sociedade, mas que trazem alegria para quem vive, e dá sentido para a existência”, disse dom Orani.

Fonte: CNBB/Arquidiocese do Rio

Foto: Moioli

Catequese reuniu pais

A catequese da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou reunião com os pais das crianças que irão receber a primeira Eucaristia. A reunião aconteceu, dia 14, no Centro Pastoral do Catolé e contou com a participação do Pe. Edilson Nobre, Ir. Lúcia Domingos, catequistas, além dos pais. O objetivo foi preparar os pais para um dos grandes momentos da vida de uma criança cristã, pois a primeira Eucaristia é o inicio do engajamento da criança na Igreja.

A primeira Eucaristia acontecerá dia 8 de dezembro, na Igreja Matriz, dia da Imaculada Conceição, padroeira da paróquia e da cidade de Nova Cruz.


Pe. Edilson participou da reunião


Fotos: Liliane Pereira