sexta-feira, 16 de novembro de 2012

33º Domingo do Tempo Comum





Introdução

               A temática central deste 33º domingo do Tempo Comum é a“consumação da história, coma parusia do Senhor”. “Parusia”, quer dizer “no último dia” (Jo 6,39-40. 44.54; 11,24); “no fim do mundo” (LG 48). Também a terminologia “escatologia”, carrega cosigo o mesmo sentido, ou seja, “para entrar na casa de Deus, é preciso atravessar o limiar, símbolo da passagem do mundo ferido pelo pecado para o mundo da vida nova ao qual todos os homens são chamados. Finalmente, a Igreja tem um significado escatológico” (CIC, n. 1186).
            A (I leitura) ao tratar da consumação, preanuncia a ressurreição, no final dos tempos, daqueles considerados os justos; eles receberão a vida eterna.
            Também e, sobretudo, o (evangelho), nos estimula a descobrir os sinais de um mundo novo que está nascendo das cinzas do reino do mal.
            E a (II leitura), o que tem a nos dizer? O sacerdócio de Cristo garante para o homem desesperado: Cristo foi ontem, é hoje e será amanhã, a esperança, porque Ele derrotou e derrotará sempre o pecado, fazendo reinar a vida.

I leitura (Dn 12,1-3)
O texto (12,1-3) faz parte do livro de Daniel e é conhecido como um texto “apocalíptico”. Apocalipse, o que significa? Alguns pensam que esta palavra significa “confusão”, “mistério estranho”. Nada disso.
Apocalíptico é uma forma literária na qual os ensinamentos são transmitidos através de imagens, aparentemente misteriosas, mas explicáveis.
A I leitura e o evangelho deste domingo utilizam a linguagem apocalíptica, porque falam do “sol que escurece”, das “estrelas que caem”, dos “anjos que convocam os eleitos dos quatro cantos do mundo”, do “filho do homem que vem dobre as nuvens do céu”, do “arcanjo Miguel, do tempo da grande aflição”, da “ressurreição dos mortos”. 
É válido salientar que esse livro surgiu no tempo de muitas dificuldades para o povo de Deus (II século a.C). O autor procura mostrar, portanto, o conflito entre o povo de Deus e os dominadores para daí tirar lições de vida.
Quanto ao objetivo do livro e desse modo de escrever é animar o povo para a resistência diante dos opressores, sobretudo da dominação selêucida, com Antíoco IV Epífanes [morto no ano 164 a.C.] (cf. Pe. Bertolini, Roteiros Homiléticos, p. 483). O povo não está sozinho, mas pode contar com Deus, o seu Eterno parceiro.
A lição que poderá ser tirada é esta aqui: se a luta é sincera, isto é, é em prol da vida e tem Deus como parceiro, ela não será improfícua. Ou seja, nenhum sofrimento, nenhuma lágrima se perderá. A nossa fidelidade acelerará o alvorecer do mundo novo.

Evangelho (Mc 13,24-32)
            Vejamos bem, o cap. 13 do evangelho de Marcos é considerado “apocalipse de Marcos”. Duas situações são tratadas pelo autor: a destruição do templo de Jerusalém, no ano 70 da nossa história (13,1-8) e o futuro da comunidade cristã dentro da história (13,9-37).
            O interesse catequético que está por trás das letras é o “final dos tempos”. Ou seja, a catequese feita  é sobre “o rumo da história e sobre a vinda do Filho do Homem”.
            A situação em que se encontra a comunidade é de perseguição, opressão, tortura e condenação à morte. Entre eles há também discórdias e divisões. Para esses cristãos, abalados pela tentação do mal, sentem-se abalados, Marcos recorda as palavras de Jesus: o Filho do homem não permitirá que eles sejam dispersos.
            Para esses cristãos, deprimidos pela tentação do desânimo, Marcos recorda as palavras de Jesus: o Filho do Homem não permitirá que eles sejam dispersos. Reuni-los-á, não para a prestação de contas, para o julgamento, mas para a salvação.
a)     “A vinda do Filho do Homem é julgamento e salvação”
Há sempre interrogações por parte dos discípulos e da comunidade a respeito de sinais sobre a vinda do Filho do Homem. O Mestre garante que a comunidade sobreviverá à destruição de Jerusalém e do Templo. A tribulação é sempre sinal de que a vinda do Filho do Homem está próxima.
A vinda do Filho do Homem é descrita no v. 26 como próprio poder de Deus que age na história.
b. O que fazer até a vinda do Filho do Homem? (vv. 28-32)
Catequeticamente falando, a metáfora da figueira mostra, por um lado, que o Reino de Deus já está presente na vida da comunidade. Mas ainda é necessário prestar atenção nos sinais e nos acontecimentos da história.
A lição a ser tomada: A esperança que nasce desse texto é que Deus salvará seus eleitos e julgará os que combateram o projeto divino de liberdade e vida. Daí nasce a urgência do compromisso que passa pelo discernimento, em vista da construção do mundo novo.

II leitura (Hb 10,11-14)
            Um detalhe: Israel herdou muito das práticas tradicionais antepassadas. No tempo dos sacerdotes ofereciam continuamente sacrifícios a Deus para destruir os pecados do povo.
            Alcançavam eles o seu objetivo? Claro que não! Como é que o sangue de animais poderia purificar o coração de pessoas?
            Só o sacrifício de Cristo tem o poder de comunicar essa purificação. Oferecido uma vez para sempre, ele libertou de fato os homens e mulheres dos seus pecados.
            Dito isto, a pergunta: Quais os inimigos de Cristo a comunidade cristã deverá submeter-lhe debaixo de seus pés? Como cristãos, qual tem sido a nossa reação enquanto aguardamos a vinda do Filho do Homem?

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Imaculada Conceição – Nova Cruz-RN

Festa da Padroeira de Nova Cruz já tem programação definida

Arte da festa: Ação Gráfica


No período de 29 de novembro a 8 de dezembro a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz promoverá a Festa da Padroeira "Imaculada Conceição". Uma vasta programação religiosa e social será desenvolvida durante o novenário. "Considerando a abertura do Ano da Fé, uma iniciativa tomada pela Sua Santidade o Papa Bento XVI, em 11 de outubro de 2012, e que terminará no dia 24 de novembro de 2013, (solenidade da Festa de Cristo Rei), o tema geral escolhido para o Novenário da Festa deste ano é: Com a Imaculada Conceição, acolhemos Jesus, razão da nossa fé!, o qual objetiva ser "um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo" (Porta Fidei, 6), Disse o Pároco Pe. Francisco de Assis, na mensagem de abertura da programação.

Dia 29 deste mês acontecerá a abertura com uma carreata conduzindo a imagem centenária da Imaculada. a partir das 18 horas saindo da comunidade de Conceição, para Igreja Matriz, onde haverá missa presidida pelo Pe.Francisco de Assis e concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo. 

Durante o novenário a programação diária consta de Caminhada penitencial, às 5 horas; Ofício da Imaculada Conceição, às 11 horas; Bênção do Santíssimo Sacramento, 12 horas;  Recitação do Terço; às 18h30 e Celebração Eucarística, às 19 horas, presidida por padres da Arquidiocese de Natal. A partir das 20 horas será desenvolvida a programação sócio cultural, com barraca em frente a Igreja Matriz, onde haverá apresentação de grupos musicais, ao vivo. 

Serão nove noites de muita animação com atrações musicais no período de 29 de novembro a 6 de dezembro, em frente a Igreja Matriz, após a santa missa. No dia 7 de dezembro a Paróquia realizará mais um festival de prêmios, com 6 prêmios em cinco chamadas. Este ano a programação está bastante diversificada com show´s religiosos e grupos musicais de Nova Cruz, valorizando os artistas da terra. 


Confira a programação religiosa AQUI

Confira a programação sócio-cultura AQUI


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Seminário discutiu Escatologia


Aconteceu na quinta-feira, 15, o Seminário sobre Escatologia cujo assessor foi o vigário paroquial de São José de Mipibu, Pe. José Lenilson de Morais. o Pe. Lenilson fez uma abordagem de temas como Céu, Inferno e Purgatório. Vários fieis paroquianos de Nova Cruz participaram do seminário que aconteceu no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. O seminário foi pela Escola de Fé Santo Tomás de Aquino, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz.

Pe. Lenilson 






Peregrinação movimenta comunidades de Nova Cruz


A Peregrinação da imagem da Imaculada Conceição está acontecendo por todas as comunidades da Paróquia de Nova Cruz. Momentos de louvor, devoção e preparação para a Festa da Padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. A peregrinação movimenta as comunidades desde a preparação para chegada da imagem até o envio para outra comunidade. No dia em que a imagem vai chegar numa comunidade as religiosas Filhas do Amor Divino estão lá preparando os fieis. Na chegada acontece a celebração de acolhida de coroação. No dia seguinte acontece a missa de envio e carreata conduzindo a imagem para outra comunidade. 

Na noite de quarta-feira, 14, a imagem chegou na comunidade Lagoa Seca. Antes foi realizada missa de envio na comunidade Primeira Lagoa, presidida pelo Pe. Janilson Macedo. Em Lagoa Seca a Irmã Flaviana estava animando e preparando a comunidade para a chegada da imagem onde aconteceu celebração e coroação. 

Chegada da image


Pe. Janilson e Ir. cida com os anjinhos em Lagoa Seca



Inicio da celebração





Pe. Janilson fez uma breve reflexão sobre a peregrinação 

Momento da coroação 


A Peregrinação continua até dia 29 deste mês. Dia 16, a imagem chega na comunidade de Lagoa do Couro; dia 17, em Gravata; dia 18, domingo, chega em Lajedo do Paiva; dia 19, em Macacos;  dia 20, no sitio Boqueirão; dia 21, Sitio Catolé; dia 22 sai do Sitio Catolé para Lagoa Verde; dia 23, chega em Lagoa da Mata; dia 24, chega em Trigueiro; dia 25 sai de Trigueiro e chega em Lagoa de Serra; dia 27, chega em Assentamento; dia 28, chega em Conceição de onde sai dia 29 para Igreja Matriz. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Padre Lenilson de Morais é o assessor Seminário de Escatologia em Nova Cruz



A Escola de Fé Santo Tomás de Aquino, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará seminário de Escatologia, dia 15 de novembro, às 14 horas, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. O Seminário terá como assessor o vigário paroquial de São José de Mipibu, Pe. José Lenilson de Morais, que fará abordagem de temas como Céu, Inferno e Purgatório. Os interessados em participar deverão fazer inscrição na Secretaria da Paróquia de Nova Cruz e pagar uma taxa de R$ 5,00.

Fonte da foto: http://discipulosna.blogspot.com.br

Crismandos irão conhecer as pastorais de Nova Cruz



Os quase 200 jovens que se prepararam para receberem o Sacramento da Crisma, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, participam de encontro, domingo, 18, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. A programação consta de palestra, proferida pelo Diácono José Jeová, sobre o tema: “Juventude, fé e Igreja”. Em seguida, os jovens vão conhecer as pastorais, movimentos e serviços que atuam na Paróquia. A celebração do Sacramento doaCrisma acontecerá no mês de dezembro.

Festa de Nossa Senhora da Apresentação 2012




A festa da padroeira da Arquidiocese de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, é celebrada no período de 11 a 21 de novembro. A programação é desenvolvida na antiga catedral e na catedral metropolitana. 


PROGRAMAÇÃO PARA A NOITE DESTA QUARTA-FEIRA, NA FESTA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO, NA CATEDRAL METROPOLITANA:

DIA 14/11 – QUARTA-FEIRA 19h – NOVENA NA CATEDRAL. Tema: A UNIÃO DE MARIA COM CRISTO E A IGREJA.

Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo Metropolitano 

Pregador: Pe. Matias Soares – Pároco da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim – São José de Mipibu e Vigário Episcopal Sul. Bênção do Santíssimo: Pe. Cláudio Luis de Carvalho – Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis – Pedro Velho.

Noiteiros: Paróquias do 8º, 9º e 13° zonal, Setor de Leigos, Pastoral Arquidiocesana do Dízimo, Núcleos Arquiocesanos do Apostolado da Oração, Legião de Maria, Diocese de Caicó e devotos de Sant'Ana residentes em Natal.

20h30min - Show e quermesse.


VEJA MAIS FOTOS DA FESTA AQUI

Fonte: Arquidiocese de Natal

Papa nomeia bispo auxiliar para a arquidiocese de Aparecida



A Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre, o papa Bento XVI, atendendo ao pedido do arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno, em contar com um bispo auxiliar, nomeou o atual reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida.

Monsenhor Darci Nicioli é natural de Jacutinga (MG). Fez Teologia no Instituto Teológico São Paulo (SP) e mestrado em Teologia, no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma. Tem ainda, licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).

O novo bispo auxiliar de Aparecida já desempenhou as funções de reitor do Instituto Filosófico Redentorista; professor de Teologia no Instituto Teológico São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi ainda superior da Comunidade Religiosa de Campinas; Superior da Casa Geral dos Missionários Redentoristas, em Roma; Superior e Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (2009-2013) e vigário provincial da Província Redentorista de São Paulo (2010-2014), entre outros.

Mensagem do arcebispo de Aparecida

Atendendo ao nosso pedido, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da Arquidiocese, o Santo Padre Bento XVI concedeu-nos, benignamente, um bispo auxiliar na pessoa do Revmo. padre Darci José Nicioli, CSsR, atual Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Como colaborador do bispo diocesano, o bispo auxiliar exerce o múnus episcopal como serviço a toda a diocese. É um irmão que colabora e caminha lado a lado com o bispo diocesano na missão de pastor, de servidor, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que veio para servir e não para ser servido.

São mãos que se unem para a promoção do bem do Povo de Deus e da Igreja de Cristo. O bispo auxiliar é chamado a participar da solicitude do bispo diocesano e a desempenhar seu múnus em harmonia com ele em trabalho e espírito. Ele presta um serviço à Igreja presente no território da diocese, ao colocar-se ao lado do bispo diocesano, e ao trabalhar com ele em unidade, respeito e total comunhão. Cabe a ele exercer seu episcopado abraçando com amor e dedicação a caminhada e a vida da Igreja local. Como todo ofício e múnus exercido na Igreja de Cristo, o bispo auxiliar como sucessor dos Apóstolos, participa da missão salvífica confiada à Igreja pelo próprio Salvador.

Agradecemos, de coração, ao Sumo Pontífice pela acolhida ao nosso pedido. Ao padre Darci José Nicioli, que já exerceu a função de ecônomo do Santuário Nacional e hoje é seu Reitor, nossos cumprimentos pela sua disponibilidade a serviço do Reino e as nossas mais fraternas boas-vindas ao colégio episcopal, à CNBB, e à arquidiocese de Aparecida, como bispo auxiliar. O Espírito Santo o ilumine e o fortaleça no seu ministério episcopal e a Virgem da Conceição Aparecida, sob cujo manto inicia sua nova missão, o proteja sempre.

Aparecida, 14 de novembro de 2012.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente da CNBB

Fonte: CNBB

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Feijoada do ECC reuniu famílias novacruzenses




A feijoada do ECC realizado no último domingo, 11, no Centro Pastoral do Catolé, fez um grande momento de descontração, confraternização para as famílias novacruzenses. Com bastante alegria  grupo G 2, composto por Thiago e Geraldo, ambos de Nova Cruz, fizeram a animação. A cada ano os casais do ECC promovem a feijoada que tem se tornando tradição. Este ano a participação superou a expectativa da equipe dirigente 2012. Essa foi uma das últimas atividades desta equipe que deixam a função em dezembro. 






G2 animou feijoada do ECC


Veja mais fotos: Aqui

ECAN encerra mais um módulo



Alunos da primeira turma do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela ECAN
Foto: Cacilda Medeiros



Os alunos do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal, encerram mais um módulo, no próximo final de semana, com as disciplinas de Comunicação na Liturgia, ministrada pelo Padre Elielson Cassimiro de Almeida, e de Comunicação Pessoal e Grupal, com o professor Milton Dantas.

O Curso será encerrado em dezembro próximo. No dia 15, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, na Cidade Alta, cada aluno apresentará um projeto, na área de comunicação, para ser executado na paróquia, onde ele atua. No dia 16, às 9 horas, na capela do Santíssimo Sacramento, subsolo da Catedral, haverá missa em ação de graças pelo término do curso, presidida pelo assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação, Padre Edilson Nobre. Após a missa, será oferecido um coquetel para os quase 40 alunos que concluirão o Curso.

A Paróquia de Nova Cruz tem dois membros da Pascom que estão cursando a Ecan. As matrículas para a próxima turma do Curso de Comunicação para a Pastoral serão realizadas em fevereiro de 2013.