quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cardeais vão visitar lugares do martírio de Cunhaú e Uruaçu

 
Dom Cláudio Hummes (Foto: Portal TV Aparecida)
Cardeal Raymyndo Damasceno (Foto: www.a12.com)


Os cardeais Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo; Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), e Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, estão na capital potiguar, nesta semana, participando do 22º Encontro Nacional de Marketing Católico. A convite de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Cláudio e Dom Raymundo vão visitar a comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, nesta quinta-feira, 18, às 16 horas. Na ocasião, será celebrada uma missa. Na sexta-feira, 19, Dom Cláudio vai conhecer a comunidade de Cunhaú, no município de Canguaratema, onde, às 10 horas, será celebrada missa.

A visita aos dois lugares se dá pela proximidade da canonização dos Mártires potiguares, que acontecerá dia 15 de outubro, em Roma. No engenho Cunhaú, aconteceu o martírio, em 16 de julho de 1645, quando foi morto o Padre André de Soveral e vários leigos. Em Uruaçu, em 3 de outubro do mesmo ano, foram mortos o Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros leigos.

Dom Cláudio Hummes

Gaúcho, Dom Cláudio foi bispo de Santo André (SP), de 1975 a 1996; arcebispo de Fortaleza (CE), de 1996 a 1998, e Arcebispo de São Paulo, de 1998 a 2006. Em 2001, recebeu o título de Cardeal, pelo Papa João Paulo II. No Vaticano, desempenhou algumas funções, entre elas prefeito da Congregação para o Clero, membro das Congregações para a Doutrina da Fé, para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e para os Bispos, e dos Pontifícios Conselhos para a Cultura, para os Leigos, para a Família e para a América Latina. Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reside em São Paulo.


Dom Raymundo Damasceno

Natural de Minas Gerais, Dom Raymundo foi bispo auxiliar de Brasília, de 1986 a 2003, e arcebispo de Aparecida (SP), de 2003 a 2016. Em 2010, recebeu o título de cardeal pelo Papa Bento XVI. Como arcebispo de Aparecida, o cardeal foi anfitrião de dois papas: Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013.

Entre 2011 e 2015, foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No Vaticano, foi membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para a América Latina. Atualmente, reside em Brasília.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 16 de maio de 2017

Natal sedia Encontro Nacional de Marketing Católico

Dom Orani, um dos conferencistas do encontro 
(Foto: Portal da Arquidiocese do Rio)


De 16 a 19 de maio, Natal sedia o 22º Encontro Nacional de Marketing Católico, com palestras, grupos de trabalho e celebrações. A programação vai ser desenvolvida no Hotel Serhs, na via costeira, e a abertura acontece nesta terça-feira, 16, às 10 horas, com uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, concelebrada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, Dom Orani vai proferir uma conferência sobre o tema central do evento: “A messe é grande, mas os operários são poucos” (Mt 9,37).
Outros dois cardeais também vão participar do Encontro, como conferencistas: o arcebispo emérito de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, e o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummens. O Encontro é promovido pelo Instituto Brasileiro de Marketing Católico.

Fonte: Arquidiocese de Natal


ECC Promoverá Feijoada dia 21 de maio



A Equipe Dirigente do ECC da Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz e Lagoa d'Anta promoverá Feijoada com música ao vivo, próximo domingo, dia 21 de maio, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 12h. As senhas estão à venda com os casais, ao preço de R$ 8,00, individual, e duas fica apenas R$ 15,00. Na feijoada haverá sorteio de brindes e a atração musical ficará por conta de Marlon Alexandre. 



Crianças e jovens receberam sacramentos


A Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz realizou celebrações da Primeira Eucaristia e Batismo para crianças, jovens e adolescentes. Acompanhados dos pais e padrinhos, os formandos iniciaram mais um ciclo em suas vidas e para alguns deles em preparação para o sacramento da Crisma. As celebrações aconteceram nas comunidades de Santa Maria Goretti  e Lagoa, Verde.

As missas foram celebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis, que ainda promoveu uma reflexão com os pais, que receberam a missão de levar as crianças à igreja e todos devem participar ativamente de uma vida religiosa.


Lagoa Verde
 


Santa Maria Goretti

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Comunidades realizam celebrações e homenageiam as mães



As comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição realizaram as celebrações e comemorações aos dias das Mães, no domingo, 14 de maio de 2017. As celebrações foram realizadas pelo Diácono Alexandre Rossino, religiosas Filhas do Amor Divino e ministros da Eucaristia. No final das celebrações aconteceu as homenagens as Mães com sorteio de brindes e outras atividades. Confira algumas fotos:


Conceição



Primeira Lagoa



Serrote


Santa Luzia


Santa Maria Goretti


Missa em homenagem as mães




Na missa do 5º Domingo da Páscoa a Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz realizou homenagens as mães. A missa foi presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis, com animação da liturgia do Coral da Imaculada. No inicio da celebração uma família fez a entronização da imagem da padroeira da Imaculada Conceição. No final da missa, uma mãe (Denise) acompanhada dos filhos (as) fizeram uma apresentação em homenagem as mães. O pároco parabenizou as mães pela passagem do dia dedicado, segundo domingo de maio e o coral cantou os parabéns. 











domingo, 14 de maio de 2017

Dia das Mães - Pároco de Nova Cruz divulga mensagem




DIA DAS MÃES



Há datas que têm um sentido tão grande em nossas vidas que só mesmo colocando os joelhos no chão da vida e as mãos erguidas na direção do Céu para agradecê-las devidamente.

 Hoje, o dia das Mães! Tenho presente todas as mulheres e mães do mundo, aquelas que se foram, as que ainda vivem conosco (amigas, conhecidas ou não) e as que virão no futuro.

 As nossas mães são sempre uma presença silenciosa e fraterna, uma ajuda oportuna e discreta, na maioria das vezes, a interferência única no instante mais grave.

 Algumas delas já contam com um acúmulo de décadas, por exemplo, a minha Mãezinha, já tem aglomerados 84 anos. Graças a Deus, ela está tão lúcida que ainda varre o terreiro e cuida bem das galinhas. Mas não só! Ainda consegue aconselhar e recomendar a Deus os filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Que bênção! 

 Atenção, Mamãe! Atenção, todas as Mães! Admito que algumas já estejam cansadas. Porém, desanimadas, nunca!

 Pensem nisso: “Velhice, bem aceita, bem aproveitada e bem vivida é matrícula direta na escola de santidade.

 Pois é, mulheres mães, Deus é a semelhança refinada na vida de vocês que procuram viver com seus filhos e filhas.
 Ao homenagear as Mães que por seu amor e por sua doação incansável perpetuam o milagre da criação e da educação, como não homenagear antes de tudo Maria, a Mãe de Jesus e de todos nós, pois nela foram redimidas e dignificadas todas as mulheres do mundo.

 Que Nossa Senhora com o título de Aparecida e de Fátima, neste ano jubilar, cada vez mais, vele pelas nossas queridas mamães! Quanto a mim, neste dia dedicado a elas, peço à Mãe de Deus e nossa, que guarde a todas, intactas, dentro de Si.

 Felicito a todas pelo dia tão especial como o de hoje, desejando-lhes alegria, paz e felicidade em suas vidas, dom de Deus. Parabéns, parabéns, parabéns! Contem sempre com minhas orações.

 O Senhor e a sua Mãe, a Virgem Imaculada, lhes abençoem neste tão abençoado e feliz dia.

Fraternalmente, 

Pe. Francisco de Assis Inácio.