sábado, 18 de dezembro de 2010

Nova Cruz celebra o Natal das família da rua Campo Santo

Presépio vivo, na missa da rua Campo Santo, em 2009

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebra o Natal das família da rua Campo Santo no dia 21 próximo, às 19h, próximo à Igreja Matriz. A celebração será presidida pelo Pe. Edilson Nobre.

Na rua Campo Santo residem várias famílias simples. Para o ofertório da celebração, os fiéis são convidados a doarem brinquedos que, depois, serão doados às crianças da rua Campo Santo. Na missa haverá um presépio vivo, composto pro moradores daquela rua.

8º Zonal definiu ações para 2011

O 8º zonal da Arquidiocese de Natal definiu as ações para serem realizadas pelas Paróquias e Áreas Pastorais no próximo ano. Entre as ações estão os encontros que serão realizados nas 3ª sexta-feira, a cada dois meses; a próxima será no dia 21 de janeiro, em Passa e Fica, cujo tema a ser estudado será Campanha da Fraternidade 2011. Também foi planejado para 2011 os encontros de formação para as pastorais, como coroinhas, dia 30 de abri; Ministros da Eucaristia, dia 12 de fevereiro, ambas em Nova Cruz; para Pastoral da Comunicação foi agendado o Miss@o.com, dia 03 de abril, em Brejinho; o encontrão do povo de Deus, dia 7 de agosto, em Santo Antonio e o encontro de formação para os agentes de pastorais que será desenvolvidas pelos padres do zonal.

As ações foram planejadas no último dia 17, em Lagoa de Pedras, com a participação de padres, religiosas, agentes e articuladores pastorais. O encontro foi dirigido pelo Pe. Mário Gomes, coordenado do zonal. Antes teve o momento de oração conduzindo pelo padre anfitrião, Pe. Darci Lopes. Na ocasião foi apresentado o novo padre, vigario paroquial de Nova Cruz, Pe. Janilson Francisco. O encontro terminou com almoço de confraternização.

Fotos: Flavio Luiz

Rocas celebra festa da Sagrada Família

Igreja Matriz da Sagrada Família
Foto: Antonius Manso

A festa da Sagrada Família, padroeira do bairro das Rocas, em Natal, começou dia 17 e se estende até 26 deste mês. As novenas, celebradas às 19h, contam com a participação de padres do clero natalense, que ajudam o povo a refletir sobre os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Antes das novenas, às 17h, há visitas aos enfermos e, às 18h, na Matriz, reza do Ofício de Nossa Senhora. Também, como parte da programação, neste dia 19, às 9h, há celebração da primeira Eucaristia, e, no dia 22, às 19h, celebração do Sacramento da Crisma, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

A programação de encerramento, no dia 26, terá início às 5h, com alvorada e apresentação da Banda dos Escoteiros; às 6h, Ofício de Nossa Senhora; às 10h, batismo de crianças; às 12h, repicar dos sinos e pipocaço; às 16h, procissão, seguida de missa solene, presidida pelo Vigário Geral, Pe. Aerton Sales da Cunha.

Em preparação para a festa, no período de 9 a 17, quadros com a imagem da Sagrada Família visitaram os lares dos paroquianos. “É com imensa alegria que convidamos todos os paroquianos para enriquecerem a festa de nossos padroeiros com a sua presença nas novenas, e reavivar a nossa caminhada rumo ao Pai, seguindo o modelo da Sagrada Família”, convida o administrador paroquial, Pe. Ednaldo Virgílio.

Fonte: Jornal A Ordem online

Setor Juventude assume compromissos para 2011

Marcha da Juventude, realizada no último dia 12, em Natal
Foto: Matheus
O Setor Juventude, da Arquidiocese de Natal, assumiu o compromisso de intensificar as ações contra a Violência e o Extermínio de Jovens, em 2011. Em 2010, o Setor Juventude realizou duas marchas: uma em abril e outra no último dia 12, encerrando as atividades do ano. O trabalho está em sintonia com a Campanha Nacional realizada pelas Pastorais da Juventude do Brasil. A Campanha foi assumida na 15a assembleia das Pastorais da Juventude, realizada em 2008, depois da constatação do problema da violência contra os jovens, apontado pela pesquisa “Perfil da juventude brasileira”, feita pelo Instituto da Cidadania.

A pesquisa apresentou um quadro dramático da violênica e extermínio de jovens, no Brasil: 46% dos jovens já perderam um parente ou um amigo próximo, de forma violenta; 38% dos jovens já viram de perto alguém que morreu de forma violenta, sendo que destes, 62% foram assassinados. A pesquisa ainda mostra que 48% dos jovens indicam a questão da violência como um dos principais problemas do Brasil.

Diante desse quadro, as Pastorais da Juventude, no Brasil, decidiram realizar a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O objetivo é construir uma cultura de paz em defesa da vida da juventude, denunciando as estruturas sociais que geram violência e morte. Nesse trabalho, estão as Pastorais da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular. Várias outras instituições estão se engajando na campanha, entre os quais o Setor Juventude, da CNBB, a Comissão Brasileira Justiça e Paz, a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, o Conselho Nacional de Leigos e Leigas, entre outras.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Papa lança mensagem para o 44º dia mundial da paz


Foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem de Bento XVI para o 44° Dia Mundial da Paz sobre o tema “Liberdade religiosa, caminho para a paz”. Participou da apresentação, entre outros, o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson. O dia mundial da paz é comemorado em 1º de janeiro.

Na mensagem, o Papa insistiu fortemente “no respeito pela criação”, auspiciando uma nova “responsabilidade ecológica” e uma nova solidariedade para com aqueles que vivem na pobreza. “Se você quiser cultivar a paz, proteja a criação” foi o tema do documento que recorda como hoje muitos conflitos surgem por razões ambientais, tais como o acesso aos recursos naturais. Bento XVI mostrou mais uma vez como é essencial a mudança no estilo de vida e auspiciou “a adoção de um modelo de desenvolvimento baseado na centralidade do ser humano”.

Fonte: catolicanet.com

Papa cria nova diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo


Monsenhor João Carlos Petrini foi nomeado pelo Papa Bento XVI primeiro bispo da nova Diocese de Camaçari. O Papa Bento XVI fundou na quarta-feira, 15, a Diocese de Camaçari, no território demarcado da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo ligada à Igreja Metropolitana.

Dados estatísticos da nova Diocese de Camaçari
Superficie = 2.382 km2

População = 708.122

habitantesCatólicos = 481.523

Paróquias = 16

Sacerdotes = 20

Seminaristas = 15

Religiosos = 8

Religiosas = 47


Dados da Arquidiocese de Salvador depois do desmembramento
Superficie = 2.718 km2

População = 3.247.278

habitantesCatólicos = 2.208.149

Paróquias = 106

Sacerdotes = 175

Seminaristas = 49

Religiosos = 208

Religiosas = 624


Os municícios que formam o território da nova Diocese de Camaçari são: Camaçari, Candeiais, Dias D’Avila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Simões Filho e Terra Nova.


Fonte: Canção Nova noticias

Definido o tema da Campanha Missionária 2011


"Missão e Ecologia" é o tema da Campanha Missionária, para o mês de outubro de 2011. A Campanha, coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) tem como lema "A misericórdia de Deus é para todo ser vivo" (Eclo 18,12b). Com o objetivo de iniciar a elaboração da Campanha, representantes de organismos ligados ao Conselho Missionário Nacional (COMINA), reuniram-se na sede das POM em Brasília.

Para os organizadores a Campanha Missionária 2010 foi muito positiva a reunião com destaque para a produção da Novena em DVD que popularizou o tema e sensibilizou as comunidades. Segundo as POM, entre outros subsídios, foram distribuídos 120 mil exemplares do livrinho com a Novena e 12 mil cópias do DVD para todas as paróquias do Brasil.

O maior desafio continua sendo o de garantir a distribuição do material que, por vezes, fica empilhado nas dioceses e paróquias. As coletas do Dia Mundial das Missões, recolhidas pelos Diretores Nacionais das POM das nações, constituem o Fundo Universal de Solidariedade para financiar projetos de evangelização em diversos países do mundo.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

8º Zonal se reúne em Lagoa de Pedra

Padres, religiosas, articuladores zonais e paroquiais, além de leigos das paróquias do 8º zonal se reúne na próxima sexta-feira, dia 17, na Paróquia de Lagoa de Pedras para avaliar as atividades realizadas em 2010, planejar as ações para 2011 e momento de confraternização. A reunião acontece todos os anos e tem uma boa participação das paróquia e áreas pastorais do zonal.

Lá o articulador da Pascom no 8º zonal, Flavio Luiz, vai agendar o miss@o.com, encontro realizado todos os anos com a participação da equipe arquidiocesana da pascom.

Foto: Encontro do zonal realizado em Serra de São Bento

Arquidiocese de Salvador ganha nova área pastoral


Para articular as ações da Igreja de Salvador na Avenida Paralela, região em larga expansão imobiliária e crescimento populacional, a arquidiocese de Salvador (BA) cria a Área Pastoral Ascensão do Senhor. Com sede na Igreja da Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia, a área ficará sob a responsabilidade do padre Manoel Filho, que também coordena a Pastoral de Comunicação, passando a acumular o cargo de delegado episcopal.

Durante a missa de instalação da área, o cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo revelou que a nova área é um desdobramento do pedido de estado permanente de missão proposto pelo Documento de Aparecida. “A Paralela, até poucos anos atrás, era uma região anônima e hoje é uma das mais populosas de Salvador, Por isso, vemos a necessidade de cria novos projetos para evangelizar”.

O padre Manoel Filho já prepara alguns projetos para serem desenvolvidos na localidade e tem feito contatos com os padres e autoridades da região. “Estou feliz, até porque gosto de um desafio. A missão dessa nova pastoral é articular as dez paróquias que margeiam a Paralela. É tornar a Igreja uma presença significativa por aqui”, explicou o padre.

Fonte:CNBB

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Encerramento da festa de Santa Luzia

Um multidão de devotos participaram da procissão de encerramento da festa de Santa Luzia, padroeira do bairro do mesmo nome em Nova Cruz. A festa teve inicio no dia 10, com missa. Durante o período festivo aconteceram missas, batizados, primeira Eucaristia e festa social.

Na tarde do dia 13, dia dedicado a Santa Luzia, uma multidão de fiéis vieram agradecer as inúmeras graças alcançadas por interseção da santa. Por volta das 16h30 saio a procissão com a imagem de Santa Luzia sendo conduzida por devotos, percorrendo as principais ruas do bairro, seguido de missa em frente a Igreja.




Muitos devotos de Santa Luzia aproveitam a ocasião para agradecer as graças alcançadas, tanto é que alguns se veste de roupas vermelhas, outras vestem uma túnica vermelhas e até mesmo participam da procissão descalços.


A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. Janilson Francisco, respectivamente administrador e vigario paroquial, com uma multidão de fiéis.


Fotos: Flavio Luiz

Pastoral Carcerária recebe Prêmio Direitos Humanos da Presidência da República



Na segunda-feira, 13, aconteceu a cerimônia de entrega do 16º Prêmio Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Entre os vencedores, estava a Pastoral Carcerária (PCr), da CNBB, que foi reconhecida pelo seu trabalho de combate à tortura nas prisões.

De acordo com o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, o prêmio reconhece o difícil trabalho desempenhado pelos mais de 6 mil agentes da Pastoral em todo o país. “O prêmio é sem dúvida alguma, um importante reconhecimento da luta difícil e desgastante que a Pastoral trava dia após dia com o fim de levar o mínimo de dignidade àquelas e àqueles que estão esquecidos, invisíveis, sob a sombra mais escura e remota de nossa sociedade”. No entanto, padre Valdir destaca que além das premiações, o Governo deve prezar pela garantia dos direitos dos presos. “Esperamos das autoridades governamentais postura firme no sentido de esvaziar as prisões, de garantir direitos de quem está preso [...]”.

A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com mais seis entidades agraciadas. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da entrega.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pastoral do Dízimo realizou confraternização

A Pastoral do Dízimo do setor Santa Maria Goretti realizou confraternização para todos os dizimistas. A confraternização aconteceu no dia 10, na Igreja de Santa Maria Goretti, com a presença dos equipe do setor. Na ocasião foi exibido o vídeo do Dízimo, produzido pela equipe arquidiocesana do dízimo, após uma reflexão do vídeo, prestação de contas, seguido de confraternização.

No próximo domingo, dia 19, a Renovação Carismática realizará a confraternização para servos, a partir das 20h30, no Centro Pastoral do Catolé.

Confraternização do dízimo
do setor Santa Maria Goretti

Fotos: Flavio Luiz

Dom Matias ordenará mais um Padre

Diác. Luiz Paulo será ordenado presbítero
Foto: Cacilda Medeiros

O clero da Arquidiocese de Natal contará com mais um Padre, a partir do dia 15 deste mês. Naquela data, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, o Diác. Luiz Paulo da Silva será ordenado presbítero, pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. A primeira missa do Pe. Luiz Paulo será no dia 18 de dezembro, às 19 horas, na Igreja de São Pedro, da cidade de Baia Formosa.


Atualmente, o Diác. Luiz Paulo faz estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Petrópolis, em Natal. Depois de ordenado, ele permanecerá naquela paróquia, como vigário paroquial. Na paróquia, ele presidirá missa, dia 19, às 9 horas, na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. No dia 23, às 19h30, ele preside missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luíza.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Papa Bento XVI abençoa imagens do Menino Jesus e saúda fiéis em língua portuguesa


No domingo, 12, um tradicional encontro na praça de São Pedro, Roma, reuniu cerca de 2000 crianças. Acompanhadas pelos pais e catequistas, os pequenos receberam a benção do papa Bento XVI sobre as imagens do Menino Jesus, que serão colocadas no presépio das paróquias e das casas de cada um.

“Quando colocardes o Menino Jesus na Gruta ou na cabana, recitai uma oração pelo Papa e pelas suas intenções”, disse o Papa durante a benção.

Após a recitação do Ângelus, ao meio dia, o papa saudou os fiéis em língua portuguesa. “Saúdo com amizade os fiéis das paróquias de Barcarena e Milharado, no Patriarcado de Lisboa, e demais peregrinos de língua portuguesa. Agradecido pela presença orante. Desejo que esta romagem confirme a vossa adesão a Cristo: confiai no seu poder, deixai agir a sua graça! Por modelo e proteção, tomai a Virgem Mãe”, disse o Papa.


Ainda durante a saudação, o Papa ressaltou a importância da virtude constância e da paciência. “O Advento chama-nos a potenciar aquela tenacidade interior, a resistência de espírito que nos permitem não desesperar na espera de um bem que tarda a chegar, mas a esperá-lo, ou melhor, preparar a sua vinda com confiança ativa de maneira equilibrada, fé e razão, sem ceder ao fatalismo e reforçando a constância e a paciência”, afirmou o papa Bento XVI.

Fonte:CNBB