sexta-feira, 10 de abril de 2015

Jovens participaram de encontro vocacional no Seminário São Pedro

Participantes do encontro vocacional, realizado dia 28 de março
Crédito: Sérgio Alexandre


Trinta e sete jovens participaram do primeiro encontro vocacional deste ano, realizado pelo Seminário de São Pedro. A atividade aconteceu dia 28 de março, na sede da instituição, situada na Av. Campos Sales, no Tirol, em Natal, e contou com a participação do Diácono Rodrigo Paiva, que falou sobre o ‘chamado’. O próximo encontro vocacional está marcado para o dia 25 de abril.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Juventude Shekinah realizará Cristoteca



O Grupo Juventude Shekinah realizará Cristoteca, dia 11 de abril, no Lions Club, a partir das 20 horas. A cristoteca terá como atração a banda Swing do Alto de Natal/RN e o DJ Diogo Oliveira. No dia do evento será sorteado um kit religioso. Para concorrer basta adquiri o bilhete ao preço de R$ 2,00 com os membros do grupo. Para participar da Cristoteca, as senhas estão ao preço de R$ 5,00. 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Comissão da CNBB disponibiliza livreto para o Dia Mundial das Comunicações



O 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais propõe como tema "Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. O evento será celebrado no dia 17 de maio, domingo que antecede Pentecostes.

A mensagem do papa Francisco para esta celebração está em consonância com a Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família, que acontecerá em outubro próximo. 

“Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”, escreveu o papa Francisco na mensagem.

Subsídio para vivência

Buscando auxiliar os regionais, dioceses e paróquias na vivência e celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara, todos os anos, um subsídio com orientações e sugestões de atividades. Foram impressos 16 mil livretos. O material traz a mensagem do papa Francisco, reflexão sobre o tema, sugestões para comemorar a data e motivações da celebração eucarística.

“É desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação”, explica o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

Articulação nas dioceses

O material é enviado às coordenações e lideranças da Pastoral da Comunicação (Pascom), responsáveis por articular e animar a comunicação nas igrejas locais. A Comissão orienta, também, o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que traz pistas de ação.

O subsídio está disponível no link 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Paróquias fazem coleta de assinaturas pró reforma política


Dom Jaime, Arcebispo de Natal (Foto: Cacilda Medeiros)


Até o dia 30 de abril, as paróquias da Arquidiocese de Natal fazem a coleta de assinaturas a favor da reforma política. Em cada paróquia, há uma equipe responsável pela coleta. Os interessados em assinar, também podem procurar o Vicariato para as Instituições da Arquidiocese de Natal.

O assunto foi tratado na mensagem de Páscoa, do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, publicada no último dia 5, por ocasião do Domingo da Ressurreição. No texto, Dom Jaime ressaltou a co-responsabilidade de todos os membros da Arquidiocese de Natal – padres, diáconos, religiosos e leigos – para a promoção da campanha de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, elaborado pela coalizão pela reforma política democrática e eleições limpas. “O momento exige a participação de cada cidadão para cobrar das Casas do Congresso Nacional uma Reforma Política Democrática que estabeleça normas e procedimentos capazes de assegurar, de forma efetiva e sem influências indevidas, a liberdade das decisões do eleitor”, lembrou o Arcebispo, na mensagem. E conclamou: “Participemos todos, então, da campanha de assinaturas de adesão à proposição de uma Reforma Política Democrática, realizada por uma constituinte exclusiva e soberana, com a responsabilidade de mudar o sistema político para evitar que a esfera privada continue dominando e sugando a espera pública, além de promover as reformas urgentes e necessárias que garantam a igualdade de direitos econômicos, sociais, ambientais, culturais e civis para todos os brasileiros”.

Fonte: arquidiocesedenatal.org.br

Arquidiocese de Natal entrega Diretório de Pastoral



Dom Jaime entregou o Diretório ao clero, durante a Missa do Crisma (Foto: Cacilda Medeiros)


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez a apresentação e entrega do Diretório Arquidiocesano de Pastoral, ao clero da Arquidiocese e articuladores paroquiais, no último dia 02 de abril, durante a celebração da Missa do Crisma, na Catedral Metropolitana. O documento servirá como orientação para as celebrações litúrgicas e vida pastoral da Arquidiocese de Natal.

No decreto de promulgação do Diretório, o arcebispo destacou aspectos relevantes do documento e solicitou a apresentação do texto, em todo o território da Arquidiocese de Natal, no IV Domingo da Páscoa. “Recomendamos que seja recebido por todos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas engajados, com espírito de abertura e docilidade, e que ainda seja lido publicamente este decreto, bem como o texto de apresentação contido no Diretório Pastoral. O referido Diretório, no IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, seja entregue ao Conselho Pastoral Paroquial dentro da missa, com maior afluência de fiéis, significando a importância deste instrumento para a ação pastoral da nossa Igreja particular de Natal e para o profícuo conhecimento de todo o povo de Deus”, diz.

Segundo o padre Abelardo Freitas, organizador do material e revisor canônico, o Diretório Arquidiocesano tem o objetivo de apontar caminhos para a ação pastoral da Arquidiocese. “O Diretório é voltado a todos os agentes de pastoral das paróquias da Arquidiocese e o conteúdo está dividido em três capítulos e um anexo”, fala. Os capítulos tratam dos sacramentos da iniciação cristã, sacramentos de cura e sacramentos da comunhão ou do serviço, além do anexo, que trata sobre o estilo, a maneira e cronologia do caminho catecumenal.

Há mais de três anos foi formada uma comissão para organizar o material, coordenada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime, contando com a colaboração dos seguintes padres: Edilson Nobre, Francisco das Chagas, Bianor Junior, Matias Soares, José Nazareno, Murilo de Paiva, Valdir Cândido, Elielson Cassimiro, Paulo Henrique, José Valquimar, Abelardo Freitas e o diácono Edmar Conrado.

Os fiéis em geral podem adquirir o Diretório, na sala da tesouraria da Arquidiocese – Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), no valor de quatro reais.

Fonte: arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 6 de abril de 2015

53ª Assembleia Geral da CNBB será eletiva e atualizará Diretrizes Gerais


Durante a 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontecerá de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP), os bispos atualizarão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). As orientações pastorais aprovadas em 2011 serão apenas revisadas a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do papa Francisco aos bispos ocorrido no Rio de Janeiro (RJ), em julho de 2013.

 “As diretrizes gerais continuarão a inspirar o trabalho da Igreja nos próximos quatro anos, levando em consideração a atuação do papa Francisco”, explica o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva.

Assembleia Geral

O encontro anual do episcopado brasileiro  reúne mais de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, avalia a assembleia geral como momento de comunhão, de encontro, de alegria e de celebração da Igreja no Brasil. “A assembleia é um momento extraordinário para nós bispos. Essa troca de ideias, essa troca de afeto colegial. Imagina todos nós podermos celebrar juntos a Eucaristia? Todas as Igrejas particulares ali presentes na figura do bispo. Isso é extraordinário!”, sugere.

Neste ano, além da atualização das DGAE, os bispos terão a missão de eleger a nova Presidência da entidade, composta pelo presidente, vice e secretário geral; os presidentes das doze comissões episcopais pastorais; além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

Fonte: http://www.a12.com/

Padre José Moreira assumirá Paróquia do Planalto em Natal

Pe. José Moreira, novo pároco do Planalto
CRÉDITO: Cacilda Medeiros


O Padre José Moreira de Lima será empossado como pároco da Paróquia do Bem Aventurado Ambrósio Francisco Ferro, no bairro de Planalto, em Natal, no próximo dia 13 de abril, às 19 horas, na Igreja Matriz. A celebração eucarística, durante a qual acontecerá o rito de posse, será presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Edilson Nobre.

Padre Moreira, até então vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Nova Parnamirim, sucederá o Padre Valdemar Fernandes de Pinho, que estava no Planalto desde 1995, quando ainda era capela do Sagrado Coração de Jesus, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, de Felipe Camarão. Padre Valdemar afirma que já se colocou à disposição do Arcebispo, para atender a celebrações ocasionais.

Ele também se disponibilizou para auxiliar ao novo pároco do Planalto e continuará presidindo as missas, nos finais de semana, no Centro de Evangelização da Comunidade Shalom, no bairro do Planalto.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Reforma Política é tema da mensagem de Páscoa do Arcebispo de Natal



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, publicou neste Domingo (5) sua mensagem anual de páscoa, na celebração do Domingo da Ressurreição, na Catedral Metropolitana de Natal.

Este ano, Dom Jaime Rocha ressalta a co-responsabilidade de todos os membros da Arquidiocese de Natal – padres, diáconos, religiosos e religiosas e fiéis leigos – para a promoção da Campanha de assinaturas para o projeto de Lei de Iniciativa Popular elaborado pela coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Confira o texto na integra: Mensagem de Páscoa 2015

O formulário para as assinaturas podem ser encontrados nos plantões da Pastoral do Dízimo, nas diversas paróquias e junto ao Vicariato para as instituições sociais, no subsolo da Catedral.

Qualquer pessoas pode baixar o formulário diretamente no site da Coalizão pela Reforma Política clique aqui

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pastoral da Saúde promove Campanha de doação de sangue

“Solidariedade tá na veia!” é tema da Campanha Nacional “Abril Solidário” promovida pela Pastoral da Saúde, de 1º a 30 de abril. A iniciativa busca incentivar e orientar a população sobre a doação de sangue. A Campanha quer ajudar os hemocentros que passam por dificuldades em manter os estoques de sangue para atendimentos de emergência.
Para o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Sebastião Geraldo Venâncio, o ato de doar sangue é simples e pode salvar vidas. “Significa muito para quem recebe e para quem doa, pois é um gesto em favor da vida e da saúde plena”, explica Sebastião.
Iniciativas
Com a proposta de motivar as doações e disponibilizar informações, foi lançado site da Campanha Nacional e página no Facebook. De acordo com a coordenadora da Pastoral da Saúde no regional Sul 1 da CNBB, Wilda Aparecida Haynes, a Campanha “Abril Solidário” quer contar com o maior número de doadores.
“Ainda a doação de sangue não faz parte da vida da maioria dos brasileiros e brasileiras, e precisamos entrar nessa corrente de solidariedade. Doação de sangue é um gesto de Servir”, disse Wilda.
Nesta terça-feira, 31, o bispo de Piracicaba (SP), dom Fernando Mason, e membros da Pastoral da Saúde, participaram de coletiva de imprensa para apresentação da Campanha “Abril Solidário”. O evento ocorreu às 15h, no Centro Diocesano de Pastoral.
Acesse o site da campanha nacional: http://solidariedadetanaveia.com.br

Papa lembra dos cristãos perseguidos

Na mensagem Urbi et Orbi deste Domingo de Páscoa, o papa Francisco falou sobre a humildade como o caminho da vida e da felicidade, sobre estar a serviço, respeitar o próximo e sobre o perdão.
Francisco lembrou dos cristãos perseguidos pela fé. “A Jesus vitorioso pedimos que alivie os sofrimentos de tantos irmãos nossos perseguidos por causa do seu nome, bem como de todos aqueles que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências em curso”, rogou.
 Pediu, ainda, pela paz na Síria, Iraque, Terra Santa, Líbia, Iêmen, Nigéria, Sudão, República Democrática do Congo, Ucrânia. Recordou, de modo especial, os jovens mortos na última quinta-feira na Universidade de Garissa, no Quênia.

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:

Bênção 'Urbi et Orbi'

Sintonia do Bem é apresentada ao governador do RN

Na tarde de quarta-feira (01), o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e o diretor da Rádio Rural de Natal, o padre Carlos Sávio, estiveram reunidos com o governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. O objetivo foi apresentar ao governador, a campanha “Sintonia do Bem”, em prol da Rádio Rural de Natal, que está no processo de transição de AM para FM. Na apresentação, o padre Carlos Sávio solicitou o apoio institucional do governo, no sentido de auxiliar na divulgação da Rádio, que será a primeira FM católica de Natal.

Foto: Luiza Gualberto

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arcebispo de Natal participará de Assembleia da CNBB

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, participará da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontecerá no período de 14 a 25 de abril, em Aparecida (SP). A Assembleia Geral de 2015 será eletiva, ou seja, haverá a escolha da nova Presidência da CNBB, para o próximo quadriênio (2015-2019). Haverá também a revisão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
FOTO
LEGENDA: Dom Jaime, arcebispo de Natal
CRÉDITO: Cacilda Medeiros