sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Procissão e missa encerram festa de Santa Luzia


A festa em homenagem a padroeira Santa Luzia, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz teve o encerramento com procissão, seguido de missa presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis. A festa de Santa Luzia, teve inicio dia 10, com programação religiosa, nos outros dias a festa demora. 























Veja mais Fotos

Comunidade festeja Santa Luzia



Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a comunidade de Santa Luzia da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, festeja a padroeira com o mesmo nome do bairro. A programação  social foi realizada na noite de quinta-feira, 12, com barraca, leilão e show musical. A programação religiosa termina com procissão seguido de missa a partir das 16 horas. 

 Fotos da festa Social





Santa Luzia

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz.

Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia sou...be que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do "não" para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.

 Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade".

Santa Luzia, rogai por nós!


Fonte texto: paroquiadesaobentoabade.blogspot.com.br/

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Hoje é Dia de Nossa Senhora de Guadalupe a Imperatriz da America

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
Conheça a Historia do Milagre de Guadalupe e os mistérios da Imagem de Maria:

História da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe

Mistério do manto de Nossa Senhora

Comissão prepara Campanha da Fraternidade 2014


Comissão responsável pela Campanha da Fraternidade 2014, na Arquidiocese de Natal
Foto: José Bezerra

O coordenador da Comissão de Campanhas, da Arquidiocese de Natal, Pe. João Maria do Nascimento, reuniu a equipe para organizar os detalhes do encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2014, que acontecerá no dia 19 deste mês, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, bairro de Candelária, Natal. "Vimos o vídeo da campanha e encaminhamos os trabalhos para o dia 19", explicou o Pe. João Maria.

A equipe também confirmou a data de lançamento da Campanha, no próximo ano. Será no dia 9 de março, às 9 horas, na paróquia do Beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro do Planalto, em Natal. No próximo ano, o tema da Campanha é Fraternidade e Tráfico Humano, e o lema é um versículo da carta de São Paulo aos Gálatas: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5, 1).


Fonte: Arquidiocese de Natal


Dom Jaime concede o Ministério de Acólito a seminaristas


Seminaristas com Dom Jaime Vieira Rocha, após a recepção do Leitorato, em 17 de novembro de 2013
Crédito da foto: José Bezerra


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, concede o Ministério de Acólito a seis seminaristas do 3º ano de Teologia, do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese, e os de Leitor e Acólito a um deles, na mesma ocasião, dia 20 deste mês, às 9 horas, em missa na antiga Catedral. Nesta celebração também será oficialmente concluído o ano letivo do Seminário.

Receberão o ministério de Acólito os seminaristas: Alexandre Rossino do Nascimento Oliveira, Antônio Roberto Gomes de Lima, Marcondes Eduardo Alexandre, Robson Paulo de Oliveira Silva e Rodrigo Fernandes de Souza Paiva. Já o seminarista Andreson Madson Ferreira do Nascimento receberá os Ministérios de Acólito e Leitor. Atualmente, Andreson realiza missão na Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia.

Os ministérios de Acólito e Leitor são concedidos aos futuros diáconos e padres, antes da recepção do Sacramento da Ordem. Os que recebem o ministério de Acólito estão autorizados a distribuir a Santa Eucaristia, como ministros extraordinários, e servir os doentes da comunidade com o Viático (comunhão para pessoas que não podem ir à missa e já receberam a Unção dos Enfermos).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Clero natalense fará confraternização natalina



Padres da Arquidiocese de Natal, durante missa na Catedral Metropolitana
Crédito da foto: Cacilda Medeiros

O clero da Arquidiocese de Natal realizará a confraternização natalina, com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 9 horas, na Casa do Clero, em Emaús. "Desejamos que todos estejam conosco e, com espírito natalino, possamos agradecer ao Deus-Menino por podermos, mais uma vez, celebrar a alegria do Mistério da Encarnação", afirma Dom Jaime, no convite ao clero.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vaticano divulga vídeo histórico por ocasião dos 50 anos do Inter Mirifica

Imagens gravadas há mais de cinquenta anos dos momentos da Assembleia Conciliar do Vaticano II foram divulgadas pela Filmoteca Vaticana. O arquivo traz fotos e vídeos da promulgação do Decreto Inter Mirifica sobre os Meios de Comunicação Social, assinado pelo papa Paulo VI, em 4 de dezembro de 1963.
Uma página criada na internet pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, traduzida para cinco idiomas, celebra estes 50 anos do histórico documento e mostra as imagens em vídeo da aprovação do decreto. É possível conferir, também, fotos da sala conciliar e textos que contam a trajetória do Decreto. Para ver os conteúdos basta acessar: www.intermirifica50.va
No site em português há um vídeo com a participação do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, que explica o Decreto Inter Mirifica e sua importância na vida da Igreja. “Este documento pode ser considerado um divisor de águas em relação à comunicação social. Foi a primeira vez que um Concílio Ecumênico da Igreja abordou essa temática da comunicação, indispensável para a ação pastoral, abrindo caminhos para reflexões nesta área”, recorda dom Orani.
Sobre o Decreto
A delegada da Filmoteca Vaticana, Claudia Di Giovanni, explicou que o dia 4 de dezembro de 1963, marcou uma etapa fundamental nas relações entre a Igreja e os meios de comunicação. “A sessão pública do segundo período do Concílio Vaticano II foi fechada e o voto do Decreto sobre os meios de comunicação Social, Inter mirifica, foi feito”, disse Di Giovanni.
O Decreto foi aprovado com uma grande diferença de votos: 1960 a favor e 164 contra. Antes da votação final de 1963, o documento foi muito criticado porque se argumentava que não tivesse a dignidade de um documento conciliar. O texto inicial foi reduzido de 114 para 24 parágrafos, de Constituição passou a ser Decreto Conciliar.

Vídeos da promulgação do Decreto Inter Mirifica sobre os Meios de Comunicação Social

Encontro Nacional debate a evangelização da juventude no Brasil

Com a finalidade de planejar as atividades de evangelização dos jovens no Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB promove, de 11 a 15 de dezembro, em Brasília, o Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil. O evento acontece no colégio Dom Bosco, com início às 20h, desta quarta-feira.
O objetivo é contribuir para que a Igreja no Brasil e as expressões juvenis possam colher os frutos dos trabalhos com a juventude desenvolvidos nos últimos anos. É destinado às lideranças que atuam na evangelização em movimentos, pastorais, novas comunidades e congregações religiosas.
O presidente da Comissão para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, explica que este é um momento de avaliação e planejamento, dando continuidade à JMJ Rio 2013. “A Jornada Mundial da Juventude deixou uma grande marco no Brasil e no coração de todos aqueles que apostam nos jovens. Vamos continuar a jornada que dependerá de cada jovem, dos adultos e agentes de pastoral. Agora precisamos dar continuidade aos trabalhos de evangelização em nossas paróquias e comunidade”, comenta dom Eduardo.
Debates
Estão previstos painéis que tratarão de temas como “A Igreja no Brasil e os Jovens”, “Realidade Juvenil”, “Os 4 pilares da Evangelização da Juventude”, entre outros. Serão discutidas pistas de ação para os trabalhos com a juventude no âmbito nacional e regional. Confira a programação completa.
Participarão do encontro bispos referenciais da juventude nos Regionais da CNBB, bispos referenciais regionais para as questões da JMJ; o coordenador nacional dos Centros e Institutos de Juventude e da Pastoral Presbiteral do Regional; os coordenadores nacionais de algumas pastorais afins; além das equipes Jovem de Comunicação e a Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional. O evento contará com a presença do conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, monsenhor Piergiorgio Bertoldi.
Histórico
Durante os últimos anos, foram diversas as atividades voltadas à evangelização da juventude no país, como a peregrinação dos símbolos da JMJ, os Botes Fés, os seminários nacionais de jovens, a Campanha da Fraternidade, a Jornada Mundial da Juventude, entre outros eventos diocesanos e diversas expressões que trabalham com juventude.
Fonte: CNBB

Mensagem do Papa ao continente americano


Em vista da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, que a Igreja celebra no dia 12, o Papa Francisco aproveitou a Audiência Geral desta quarta-feira para enviar uma mensagem para todo o continente americano.

Eis as palavras do Santo Padre:
Amanhã é a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira de toda a América. Nesta ocasião, quero saudar os irmãos e irmãs do continente, e o faço pensando em Nossa Senhora de Tepeyac .
Quando apareceu a São Juan Diego, seu rosto era o de uma mulher mestiça e suas vestes estavam cheias de símbolos da cultura indígena. Seguindo o exemplo de Jesus, Maria está perto de seus filhos, como uma mãe carinhosa acompanha o seu caminho, partilha as alegrias e as esperanças, os sofrimentos e as angústias dos homens de Deus, que são chamados a fazer parte de todos os povos da terra .


A aparição da imagem da Virgem na tilma (manto) de Juan Diego era um sinal profético de um abraço, o abraço de Maria a todos os habitantes das vastas terras americanas, que já estavam lá e os que virão depois.


Este abraço de Maria apontou o caminho que sempre caracterizou a América: uma terra onde povos diferentes podem conviver, uma terra capaz de respeitar a vida humana em todas as fases, desde o nascimento até a velhice, capaz de acolher os migrantes, assim como os pobres e marginalizados de todas as idades. Uma terra generosa.


Esta é a mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe, e esta é a minha mensagem, a mensagem da Igreja. Encorajo todos os habitantes do continente americano a ter os braços abertos como a Virgem Maria, com amor e ternura.


Eu oro por todos vós, queridos irmãos e irmãs em todas as Américas, e peço que oreis por mim. Que a alegria do Evangelho esteja sempre em seus corações. O Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos acompanhe.


Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Encerramento da Festa da Imaculada Conceição 2013

Neste Domingo, dia 8, a Paroquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz celebrou o ultimo dia da Novena em  honra de Nossa Senhora neste ano de 2013. Paroquianos das zonas rurais e urbana se reuniram para realizar a tradicional Procissão com a imagem centenária da Imaculada Conceição. Saindo da praça da Igreja Matriz e percorrendo as diversas ruas de Nova Cruz, via-se altares e enfeites nas janelas e portas dos moradores em veneração a Mãe de Jesus. Após a  caminhada pelas ruas da cidade a procissão retornou para matriz para celebração de encerramento da Festa. A missa foi presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis e co-celebrada pelo Pe. Pedro e Diácono Jeová. Após a missa foi realizada o arreamento das bandeiras. 











Fotos: Robervânio
Mis Fotos AQUI

Festa da Imaculada Conceição - Noiteiro da Juventude

Mais uma noite de novena em honra da Imaculada Conceição, e desta de vez os noiteiros foram os grupos da Juventude, e comunidades do Serrote dos Bezerras, Gravatá e Lagoa do Couro. Neste dia 06 de dezembro, sexta-feira a novena foi presidida pelo Pe. Mario Gomes, pároco da Cidade de Serra de São Bento e Gameleira, que já passou pela cidade de Nova Cruz como vigário. A novena foi também celebrada pelo Pe. Pedro.

















Fotos: Diogo
Mais Fotos AQUI