sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ser Mãe: doando a vida, doando-se como Deus!


     
    Tomado pelo clima do Dia das Mães, desde alguns dias próximos passados, já comecei me antecipando a pedir pelas Mães, à Mãe das Mães, Nossa Senhora, a Mãe de Deus e nossa também, pela fé. Infelizmente ainda não conheço todas, nominal e pessoalmente, as senhoras mães paroquianas, aqui de Nova cruz.
         A festa das Mães nos traz à lembrança não só de nossas queridas Mamães particulares, mas de todas as mulheres e Mães do mundo, aquelas que já se foram deste mundo para eternidade, outras que estão enfermas, as que estão por vir e as que ainda convivem conosco, graças a Deus. Há quem esteja feliz. Há quem esteja sofrendo... Nenhuma delas será esquecida!
         São essas e tantas outras: Mãe adolescente! Mãe solteira! Mãe casada! Mãe separada! Mãe viúva! Mãe boêmia! Mãe poetisa! Mãe vestida de chita! Mãe louca! Mãe astronauta! Mãe torturada! Mãe doente! Mãe indolente! Mãe de todas as raças! Mãe índia! Mãe preta! Mãe branca! Mãe afra! Mãe mulata! Mãe quilombola! Mãe pobre! Mãe rica! Mãe sadia! Mãe doente! Mãe “nossa”! Mãe estrangeira! Mãe de segunda união! Mãe de todos os credos! Mãe infeliz! Mãe feliz! Mãe consciente! Mãe inconsciente!  Mãe doméstica! Mãe artista! Mãe desempregada! Mãe empregada! Mãe trabalhadora! Mãe campesina! Mãe educadora! Mãe anônima! Mãe marginalizada! Mãe ateia!  Mãe cristã! Mãe evangelizadora! Mãe pública! Mãe prostituta! Mãe encarcerada! Mãe nunca lembrada! Mãe brasileira! Mãe do Terceiro Mundo! Mãe de todos os Continentes! Mãe nossa! MÃE DE DEUS E MÃE DE TODAS E DE TODOS, rogai por nós que recorremos a vós!
         Pois bem, vão aqui nesta listagem, silhuetas de algumas mães, que na sua realidade, descrevem como é grande o mistério maternal: Saibam vocês, Mães, que vivas ou falecidas, continuam a razão da vida! 
       Antes de mais nada, temos de reconhecer que, em nome de um machismo estúpido, muitos sofrimentos foram causados e muitas lágrimas foram derramadas por tantas mulheres.
         Não fossem palpável e, por isso, atribuídos à mulher determinados preconceitos como a emotividade, fragilidade, indecisão, ciúme, passividade, delicadeza, beleza, elas seriam bem mais cidadãs. E por aí vai a ideia de alguns: Ela não raciocina, mas pensa com o coração. Sabe dirigir as tarefas domésticas. Antes de tudo é esposa e mãe. Ela deve executar as decisões do homem e obedecer às suas leis. A sociedade vê a mulher sempre em relação ao homem e em função dele: a esposa em função do marido; a mãe em função dos filhos. Deixando de lado todos esses preconceitos, fica a pergunta: Quem é então a mulher? Ela, tanto quanto o homem, é um ser humano feito à imagem e semelhança de Deus. A mulher, tanto quanto o homem, é chamada a construir um mundo novo”.
         Não se pode negar que, às vezes o amor e o ódio andam juntos e são frutos da mesma paixão, é também verdade que não se pode odiar alguém que está sempre disponível a doar-se totalmente e a sacrificar-se incondicionalmente no palco e no altar do amor: a Mãe.
         Como as flores das quais empresta os nomes, a Mãe reflete a beleza e espalha o aroma. Nem os anos conseguem ofuscar o brilho de seus olhos. O seu rosto encanta e atrai, pois a meiguice e o sorriso de criança acompanham-na durante toda a vida.
         A sua força reside em sua confiança, sua doçura e em sua inesgotável esperança. Seu apelo fez o Filho realizar o primeiro milagre em Caná, além de ressuscitar o filho da viúva de Naim.
         A este protesto de veneração e respeito às mulheres que por seu amor e por sua doação perpetuam o milagre da criação, queremos brindar antes de tudo Maria, Mãe de Jesus e de toda a humanidade cristã, pois nela foram redimidas e dignificadas todas as mulheres.
         Em seguida, homenageamos a Mamãe que nos gerou e que, de seus lábios, aprendemos a balbuciar o suave nome de Mamãe. Viva ou falecida, permanece presente no pensamento e eterna hóspede do nosso coração. Nenhuma outra opção amorosa será capaz de preencher o vazio deixado por ela.
         Mãe, você é o projeto mais belo que Deus criou, esperança e garantia do futuro da humanidade, alimento da chama do verdadeiro amor.

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

NOVA CRUZ - RN
Pe. Francisco de Assis Inácio

Pároco

Pascom promove encontro com impressa neste sábado



A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz promove Encontro de blogueiros, jornalistas, radialistas, comunicadores e estudantes de comunicação da cidade, realizado sábado, dia 11, no Salão Paroquial de São Sebastião, a partir das 8 horas. O objetivo é refletir sobre a mensagem do Papa emérito Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é: Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização.

Na ocasião a Pascom apresentará o blog da Pastoral e o site da Paróquia e divulgará os próximos eventos, entre esses estão a Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação.


Nova Cruz participa de missa de aniversário de Pe. Edilson Nobre


Na noite de quinta-feira, 9, um grupo de paroquianos de Nova Cruz foram a Natal para participar da missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Edilson Soares Nobre, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal e ex-pároco de Nova Cruz. A missa foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, presidida pelo Pe. Edilson e concelebrada pelo Pe. Janilson de Macedo.

Na ocasião participaram também fieis de outras paroquias por o Pe. Edilson já passou, como Macau e Lages e as religiosas Filhas do Amor Divino, Ir. Eulália e Maria Aparecida. No final da missa Pe. Edilson agradeceu a presença de todos que vieram desejar felicitações e participar da santa missa. 














quarta-feira, 8 de maio de 2013

Padre Janilson é transferido para São Rafael




O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, transferiu o Padre Janilson Francisco de Macedo, atualmente vigário paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que compreende os municípios de São Rafael e Itajá. Lá, ele também desempenhará a função de vigário paroquial. A despedida do Padre Janilson, na Paróquia de Nova Cruz, será dia 19 próximo. A chegada a São Rafael, está prevista para o dia 25.

A Paróquia de Nova Cruz tem pároco o Padre Francisco de Assis Inácio. Em São Rafael, o pároco é o Padre Antônio Gomes da Silva.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 7 de maio de 2013

Divulgada programação da viagem do Papa ao Rio de Janeiro



Foi divulgada ao meio-dia de hoje, 7 de maio, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.

Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).

A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados.

- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.
- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.

O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.


Às 18h30 a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Santo Padre. O Santo Padre se despedirá da Presidente da República nas escadas do avião. A partida para Roma está prevista para às 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana. Conclusão da 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco.


Leia mais AQUI

Fonte: CNBB

Abertas as inscrições para o VI Encontro Nacional de Jornalistas da CNBB


 

A Assessoria de Imprensa da CNBB está recebendo as inscrições para o VI Encontro Nacional de Jornalistas, que será realizado em Brasília (DF) entre os dias 7 e 9 de junho. Neste ano de 2013, os participantes do evento deverão colaborar com a elaboração de um manual de redação e estilo. A assessora do Encontro será a jornalista Dad Squarisi, editora de Opinião do jornal Correio Braziliense. 

O Manual elaborado deverá ser adotado nas assessorias de imprensa e nos veículos de comunicação institucional da Igreja no Brasil. O desejo é que o subsídio possa auxiliar os redatores a adotar certo padrão na forma e na linguagem utilizada nos textos jornalísticos.

A carta convite e a ficha de inscrição foram enviadas para todos os bispos diocesanos e auxiliares, com as orientações sobre como deve ser feita a inscrição. Cada bispo deverá enviar formalmente uma carta indicando o profissional que irá representar a sua diocese. As inscrições seguem até o dia 04 de junho.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pascom de Nova Cruz prepara comemorações para o Dia das Comunicações



Os membros da Pastoral da Comunicação Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz esteve reunido para preparar as comemorações do  47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerão nos dia 11 e 12 deste mês. No dia 11, um encontro reunirá os comunicadores da cidade,no Salão Paróquia de São Sebastião, e no dia 12, será realizado a missa da Comunicação no Salão do ECC.

Na ocasião os membros refletiram a mensagem do Papa Emerito Bento XVI para  47º Dia Mundial das Comunicações. A Pascom de Nova Cruz se reúne mensalmente para momentos de estudos, reflexões e planejar as atividades do plano anual. As reuniões acontecem na sala da Pascom. 

Democratização do Estado Brasileiro é tema de Seminário



A Arquidiocese de Natal promoverá Seminário, dias 10 e 11 próximos, no auditório do SESC, da Cidade Alta, na capital potiguar. O evento faz parte da programação de preparação para a 5ª Semana Social Brasileira e debaterá o tema: “Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro”.

O Seminário terá início, na próxima sexta-feira, 10, às 9h, com um momento de espiritualidade, conduzido pelo cantor e compositor  de músicas religiosas, Zé Vicente. Depois, haverá uma mesa redonda, com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; do bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e do administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira. À tarde, serão realizadas mais duas mesas redondas, que terão como expositores professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Paraíba. A partir das 19 h, haverá palestra sobre “O papel civilizatório dos Movimentos Sociais e a luta pela democratização”, proferida pelo Frei Beto, frade dominicano, autor de mais de 50 livros, e que já recebeu vários prêmios pela atuação em prol dos direitos humanos.
No sábado, 11, das 8 às 12h, acontecerão oficinas temáticas, com vistas da construção de pistas propositivas sobre o tema: “O Estado que queremos”.

O Seminário é aberto a pessoas que atuam em pastorais sociais, movimentos sociais,  sindicatos e demais interessados no assunto. Para participar é necessário fazer inscrição, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. A taxa de inscrição é de dez reais. Os interessados podem obter mais informações através do telefone (84) 3615-2800 e do e-mail setorsocial@arquidiocesedenatal.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

ECC realizou Feijoada


O ECC realizou neste domingo, dia 05 de maio,no Centro Pastoral do Catolé, mais uma grande feijoada entre casais, amigos e paroquianos. Este ano a feijoada aconteceu em comemoração ao dia das mães. Além da feijoada foi  realizado um festival de prêmios. Grande número de famílias se reuniram para apreciar um bom almoço entre amigos, com boa musica, num ambiente natural em contato com a natureza.Além da feijoada foi oferecido serviço de bar e churrasco. Momento propicio para descontração e diversão para as crianças. Compareceram também neste evento o pároco Pe. Francisco de Assis e o vigário Pe. Janilson.










Mais fotos AQUI

domingo, 5 de maio de 2013

Missa dominical acontece no salão do ECC em Nova Cruz


A missa do 6º domingo do tempo Pascal aconteceu no salão do ECC da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Como foi divulgado anteriormente, as missas que antes acontecia na Igreja Matriz, foram transferidas para o salão do ECC, que fica ao lado da Matriz. No domingo, 5 de maio, foi realizado a primeira missa dominical no salão. A Renovação Carismática foi o noiteiro mariano do domingo. A missa foi presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. 













COMENTÁRIO LITÚRGICO: SEXTO DOMINGO DO TEMPO PASCAL




Só ama Jesus, quem esta de bem com a Trindade!

Jo 14,23-29

     O trecho do evangelho deste 6º domingo trás o discurso de Jesus a respeito da sua despedida. Atenção para não nos deixarmos levar pela ideia de que a despedida, porém, venha significar debandada, indiferentismo, ausência por parte do Senhor Ressuscitado, nada disso! Ele continuará atuando mediante a ação de sua Palavra e as reações do seu Defensor – o Espírito Santo.
      Não sei se vou conseguir traduzir com a devida eficiência a verdade que há por entre o texto, por causa da sua completa densidade. Pelo menos tentarei, com a ajuda do Espírito traduzi-lo em palavras simples.
      Antes de qualquer preocupação, chamo atenção para três importantes momentos:
- A primeira afirmação de Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará a ele e nele faremos nossa morada (vv. 23-24).
      Quanto a isso, qual é mesmo a preocupação do Mestre? Aqui Jesus apresenta como prova da sua unidade com o Pai as obras que ele realiza sempre em favor da vida. Para alguns não é fácil entender a manifestação da morte e ressurreição do Senhor, realidade inserida dentro da resposta de Jesus à pergunta de Judas: “Senhor, por que vais manifestar-te a nós e não ao mundo?” (v. 22). “À proposta de Judas, não o Iscariotes, desejo de que o Messias se manifestasse ´ao mundo´, Jesus responde com a proposta do amor ativo: amar a Jesus é guardar sua Palavra, isto é, assumir com ele o Projeto do Pai”. Por isso mesmo está explicado, a razão pela qual o mundo não ama Jesus nem guarda seus mandamentos.

- Jesus promete o Espírito Santo. O “Consolador que ensinará e recordará” (v. 26) tudo o que lhes tinha dito.
      Pergunta-se sempre e com razão: qual é a função do Espírito?
      Duas são as suas funções: a de “ensinar” e a de “recordar”.
      Quer dizer que Jesus deixou de ensinar alguma coisa? Não! Porém, é necessário que o Espírito explique todas as consequências e todas as aplicações concretas da sua mensagem.
      A segunda função do Espírito será a de “recordar”. Há muitas palavras de Jesus que, embora estejam gravadas no Evangelho, correm o risco de ser postas à margem, de ser esquecidas com facilidade. Por exemplo, entre tantas recomendações, podemos recordar a seguinte: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam... Ao que te ferir numa face...” (Lc 6,27-29).

- A última parte da passagem (vv. 27-29): Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá.  
      Por causa do clima da despedida, como entender a morte de Jesus? Num clima de tristeza por parte dos amigos de Jesus (os discípulos), o Mestre tem palavras de paz e alegria. Ele está para morrer e dá a paz aos seus.
      Jesus se submeteu em tudo ao Pai. Por isso o Pai é maior do que ele. Sua obediência em tudo suscita a fé nos que o seguem, fazendo-os disponíveis para a ação amorosa e ativa de tal forma que seu amor torne presente o Cristo em suas vidas. Sejamos francos: podemos afirmar que pelo menos nas nossas pastorais, nos nossos movimentos, nas nossas comunidades cristãs reina esta paz?



PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco