sábado, 1 de fevereiro de 2014

Papa Francisco participará de Encontro da RCC

O Papa Francisco deverá participar da XXXVII Convocação da Renovação Carismática, a ser realizada no Estádio Olímpico, em Roma, nos dia 1 e 2 de junho de 2014 sob o tema: “Convertei-vos. Acreditais. Recebam o Espírito Santo. Por uma Igreja missionária”. Foi o que informou o Escritório da Renovação, por ocasião da conclusão da VIII Assembléia Nacional realizada em Fiuggi, de 24 a 26 de janeiro.



Será a primeira vez que o Papa Francisco entrará num dos ‘Aerópagos’ da capital italiana para encontrar-se com os cerca de 50 mil fiéis esperados, vindos de toda a Itália e de diversas partes do mundo.

“A notícia da presença do Santo Padre na Convocação da Renovação suscita em mim – comentou o Presidente da RCC, Salvatore Martinez – uma gratidão amorosa de um filho que olha o cuidado, o afeto, a força, a liberdade do pai. Por ocasião da minha audiência privada com o Papa Francisco em 9 de setembro, havíamos falado da nossa Convocação. O Papa já estava informado a respeito e manifestou o desejo de participar. A notícia ficou sob embargo até a Vigília do Natal, quando chegou a comunicação oficial da Secretaria de Estado. Hoje a anunciamos publicamente, junto ao programa de Convocação”.

A Porta-voz da RCC, Martina D’Onofrio, comentou por sua vez que “a presença do Papa Francisco será um fato histórico na história da Renovação. E acontece no ano em que, transferindo o evento eclesial da Feira de Rímini ao Estádio de Roma, a RCC quer salientar a vontade em apoiar o Santo Padre na sua obra de ‘renovação eclesial’, colocando a própria experiência espiritual no coração da Igreja e a serviço do mundo, a partir das indicações que o Pontífice expressou com eloqüência na Exortação Evangelii gaudium”.

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticaco

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vem aí o Ágape 2014

"Reunidos num só corpo, pela força da cruz"

O grupo de Oração Renascer da RCC de Nova Cruz, convida desde já todos os fiéis da Paróquia Imaculada Conceição e cidades vizinhas para participarem do Ágape, retiro de carnaval, no período de 02 a 04 de março, no Ginásio da Escola Municipal Nestor Marinho. O Ágape é um momento diferente para quem quer passar o carnaval com Cristo, com momentos de oração, adoração, missas todos os dias e muito louvor e animação para todas as idades. A programação ainda conta com Show ao vivo da banda Católica Jesus ENós e DJ Diogo. O Evento vai oferecer ótima estrutura de Lanchonete, Capela do Santíssimo,  banheiros e Cantinho da Criança. Programe-se e venha participar desta festa Cristã. Este ano o ágape refletirá o tema: Reunidos num só corpo, pela força da cruz.


Projeto "Ilumina Fé" terá novo formato em 2014

O Ilumina Fé teve início no ano passado, na Catedral Metropolitana de Natal
Foto: arquivo Ilumina Fé


Realizado pela primeira vez no ano passado, como caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ/Rio 2013), que aconteceu no mês de julho, o projeto "Ilumina Fé", se consolidou como evento permanente do setor juventude da Arquidiocese de Natal. Este ano, a novidade será a expansão para as Paróquias que estão no território arquidiocesano. A edição em nível de Arquidiocese vai acontecer somente uma vez por ano. A deste ano será realizada no dia 15 de fevereiro, na Paróquia de São Paulo Apóstolo, município de Pedro Avelino. 

Segundo o padre Inácio Lopes, coordenador do setor juventude, da Arquidiocese, o diferencial deste novo formato do Ilumina Fé será o de que a comissão organizadora do evento, juntamente com os jovens da cidade sede, realizarão visitas missionárias às famílias da comunidade. "Eles vão levar a Palavra de Deus, fazendo valer o Documento de Aparecida, que nos impulsiona sempre à missão, e também como uma forma de acolher a proposta do nosso arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, de irmos ao encontro dos jovens, sobretudo, daqueles que ainda não estão engajados na vida e missão da Igreja", conta.

Ainda de acordo com o padre Inácio, a programação vai englobar as visitas, durante o dia, e missa da juventude, à noite, encerrando com a vigília dos jovens adoradores. As atividades constam de momentos de adoração, intercessão e catequese.

Proposta do Ilumina Fé

O padre Inácio Lopes conta que o Ilumina Fé é um projeto que surgiu como forma de preparar os jovens da Arquidiocese de Natal para a vivência da Jornada Mundial da Juventude, por meio de uma vigília, e permanece, considerando as diretrizes da evangelização da juventude do Brasil, a qual visa à unidade na diversidade. "Esse projeto busca levar a juventude a compreender a vida, em sintonia com a Palavra de Deus, com o magistério da Igreja, na vivência da oração, que deve nos levar a uma ação. Além disso, tem a proposta missionária, que deve iluminar, incrementar e fortalecer a fé da nossa juventude", frisa.

O coordenador do setor juventude também destaca que a missão do Ilumina Fé é de levar os jovens ao conhecimento profundo, verdadeiro, eficiente e eficaz da celebração eucarística, para que seja dado o seu devido valor. "Assim, o jovens devem participar da santa missa, ao menos aos domingos, com o coração disposto e atento à escuta da Palavra de Deus, vivendo este ato sagrado com fé, devoção, amor, humildade e piedade, sendo o jovem iluminado, um sinal para os outros jovens que estão sedentos de Deus", pontua Padre Inácio.

Os objetivos específicos do projeto são, principalmente, os de levar os jovens a uma ampla reflexão a respeito da fé, devendo ajudá-lo a desenvolver, à luz dos ensinamentos de Cristo, o projeto pessoal de vida. "Uma vez participando do Ilumina Fé, o jovem deverá procurar servir à Igreja, buscando um engajamento nas diversas pastorais, serviços e movimentos, a fim de levar uma vida de pertença à Igreja de Cristo, como sinal de conversão e participação", reforça o padre Inácio. 

Ele também ressalta que o jovem "iluminado", deve buscar trazer outros jovens para a vivência desta experiência. "Deve ele mesmo ser um anunciador da Palavra de Deus, tornando-se um discípulo missionário de Jesus Cristo, da forma como nos pede o Documento de Aparecida. Seja assim o jovem iluminado, um verdadeiro farol que ilumina a fé de muitos outros jovens que estão afastados da Igreja", incentiva. 

Fonte: Arquidiocese de Natal

Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Piedade será dia 2


A festa em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz se encerra neste domingo dia 2 de fevereiro. A festa teve inicio desde o dia 24 de janeiro.  Durante o período da festa aconteceu caminhada penitencial, às 5 horas, reza do oficio de Nossa Senhora e celebrações todas as noites às 19 horas. A programação social será realizada nos dias 31 de janeiro e primeiro de fevereiro com quermesse e show religioso. A programação de encerramento da festa, terá procissão a partir das 16 horas, seguido de missa. Neste dia devotos se veste de roupas de cor azul, fazendo memoria ao manto de Nossa Senhora, em devoção e agradecimento por graças alcançadas. 


Fotos: procissão e missa de encerramento em 2013
Crédito: Claudio Lima


Pascom se reunirá em Lagoa d'Anta


A Pastoral da Comunicação da Paroquia de Nova Cruz fará a reunião mensal do mês de fevereiro em Lagoa d'Anta, próximo sábado, dia primeiro, no salão pastoral da Igreja Santa Terezinha, a partir das 19h. O objetivo da reunião é entregar o plano de ação para 2014, articular as atividades previstas e fazer entrosamento entre as duas equipes. Lagoa d'Anta pertence a Paróquia de Nova Cruz. Lá uma equipe esta desenvolvendo os trabalhos da Pascom.  

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Irmã Lúcia Domingos completa jubileu de prata de vida religiosa

Ir. Lúcia foi superiora da casas da  Irmãs FDC em Nova Cruz
Fonte da Foto: fdc-br.blogspot.com.br

A Província Nossa Senhora das Neves, das Filhas do Amor Divino, celebra a profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, no próximo domingo, 2 de fevereiro, às 9 horas, no Colégio Nossa Senhora das Neves. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A Ir. Lúcia Domingos também participará da solenidade. Ela foi superiora da casa da  Irmãs FDC, na Paróquia de Nova Cruz.

Três religiosas farão a primeira profissão e uma fará a profissão de votos perpétuos. A celebração também será em ação de graças de jubileu de prata de vida religiosa das Irmãs Ana Maria de Araújo, Maria Lúcia Domingos e Magna Lira Rodrigues; e pelo jubileu de ouro das Irmãs Maria Acácia Carneiro, Maria das Mercês de Andrade e Maria Helena Guimarães. Na mesma celebração, Irmã Maria Anacleta Pereira, Irmã Miquelina Medeiros, Irmã Maria Gilberta Marques e Maria Josefa Cavalcante renderão graças a Deus pelo jubileu de diamante, ou seja, 60 anos de vida religiosa.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Paroquianos participam de Evento em Santa Cruz/RN

Um Grupo de jovens da paróquia de Nova Cruz participou do 3º Fest Christ, realizado neste domingo, dia 26, na cidade de Santa Cruz. O grupo de 25 pessoas fizeram a locação de um ônibus para a viagem. O evento teve a programação iniciada por volta de 15 horas, com missa no Santuário de Santa Rita de Cassia, com a celebração do Pe. Jorge, vigário da paróquia. Após a missa, um trio elétrico, com a banda Missão Ágape, fez a animação dos participantes, fazendo o percurso do santuário até a matriz da cidade. Chegando na Praça da Matriz teve o show da principal atração do evento, a Banda Missionários Shalon. No meio do Show foi realizado um momento de adoração de Benção do Santíssimo Sacramento. O evento teve a organização do Grupo de Jovens Pescadores de Cristo juntamente com a Paróquia de Santa Cruz.












Veja um pouco do Show do Missionário Shalon

Fotos e Video: Diogo Oliveira

Renovação Carismática realiza retiro de conclusão do Servo de Partilha

A Renovação Carismática Católica de nova Cruz, realizou neste último domingo, dia 26, o retiro de conclusão do "Servo de partilha", no Centro pastoral do Catolé. O servo de Partilha é uma experiência de continuação do Seminário de Vida no Espirito Santo realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2013.

Os participantes do seminário tiveram neste período vários encontros de aprofundamento dos temas e palestras ministradas no seminário, como "O amor de Deus", "Pecado", "Falsas Doutrinas", "Comunidade fruto do Espirito Santo", entre outras. O servo de partilha, também chamado de grupos de perseverança, é um passo essencial para o serviço no carisma da RCC.

Neste último encontro, começou as 8 horas com animação do Ministério de Música Renascer, e logo após a pregação de Lindomar Prudêncio, refletindo o amor de Deus e sua presença constante em nossa vida. Depois do momento do intervalo, o coordenador da RCC em Nova Cruz, Marquinhos, falou do Batismo do Espirito Santo e seus Dons e conduziu o momento de oração e Efusão do Espirito Santo. Após esse momento os participantes puderam partilhar e testemunhar a experiência da oração e da perseverança.











Fotos: Robervânio

Bispos participarão de peregrinação no México

Dom Jaime e Dom Matias irão ao México
Crédito: Cacilda Medeiros


Cerca de dez bispos, do Regional Nordeste 2, da CNBB, entre eles o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo, participarão de uma peregrinação para o México, no período de 4 a 13 de fevereiro. A viagem é organizada pela Obra de Maria.

Segundo Dom Jaime, a viagem tenho cunho religioso e cultural. "Visitaremos, em especial, o Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, padroeira das Américas", diz o Arcebispo de Natal. O Santuário fica situado na Cidade do México.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paroquianos se despedem da Irmã Gilvanete


Os membros das Pastorais do Batismo, Familiar e Catequese da Paróquia de Nova Cruz se despediram da Irmã Gilvanete que foi transferida para para Emaús, em Parnamirim. A Irmã Gilvanete da Congregação Filhas do Amor Divino, Comunidade Mãe Admirável, em Nova Cruz recebeu muitas homenagens por todos os membros das pastorais. O evento aconteceu no Centro Pastoral do Catolé, na última sexta-feira, dia 24.





Pastoral Familiar

Pastoral do Batismo

Pastoral da Catequese